A pergunta vem do internauta Dênis Garcia, mas poderia ser de qualquer torcedor, jogador ou árbitro. Vale a pena por ser interessante:
“No jogo da Argentina aconteceu um lance difícil. O jogador Colombiano iria fazer o gol e foi derrubado (pênalti), mas a bola sobrou livre-livre para o outro atacante da Colômbia marcar. Pergunto: tem ou não tem vantagem neste caso a penalidade?
E pra não causar confusão, não importa se alguém achou que foi ou não falta. Vamos supor que a falta foi ABSURDA, dentro da área. Um lance onde ninguém tivesse dúvida. E a bola teria sobrado livre, pingando dentro da pequena área. O árbitro tem que marcar neste caso ou vale a ética de “gol feito”? Vamos aproveitar esse lance da Argentina, inclusive imaginando um gol mais feito ainda..rss…até pq o atacante errou!!!!!!..rss Queria muito te ouvir a esse respeito.”
Dênis, bela pergunta e vamos lá:
Derrubar um adversário é cometer infração. Seja no meio do campo, na lateral ou na frente do gol, é falta. E se estiver dentro da grande área, logicamente é pênalti. E toda infração PODE DEIXAR DE SER MARCADA caso exista alguma vantagem para quem sofra a infração.
Se o jogador colombiano fosse bater no gol, sofresse o pênalti e a bola pingasse sozinha na cara do gol para ser chutada por um companheiro, deve-se dar a vantagem.
O árbitro, para tomar a decisão, deve pensar (claro que em fração de segundos): o que dará maior vantagem à equipe que sofre a infração: bater um pênalti (onde há o risco de chutar para fora ou o goleiro defender; mas com maior chance de marcar um gol), ou deixar o jogo seguir, já que o gol está aberto e haverá maior possibilidade de gol?
Você já deve ter ouvido a máxima: “Pênalti não tem vantagem”. Mentira. Tem sim. Mas é que normalmente, na maioria dos lances, a grande vantagem para o atleta é abdicar da posse de bola e cobrar um tiro penal, pois haverá mais chances de um gol acontecer.
Isso vale para qualquer falta. Precisamos desmistificar a idéia de que vantagem é posse de bola. Se um jogador do São Paulo ou Palmeiras está na entrada da área tentando lançar uma bola para o atacante e sofre uma falta, a vantagem seria deixar seu companheiro ficar com a posse da bola e terminar o lançamento ou marcar a falta para o Rogério Ceni ou o Marcos Assunção cobrar?
Percebeu como “dar vantagem” é subjetivo? A Regra diz que você deve avaliar as seguintes condições para deixar de marcar uma falta e deixar o jogo seguir:
– O local da falta (se a bola está na defesa, o zagueiro sofre uma falta e seu companheiro, rodeado por muitos atacantes, fica com a posse de bola, não deve dar vantagem).
– O local onde se encontrava a bola no momento da falta (nem sempre a bola está na jogada em que ocorre a falta. Por exemplo: a bola está pingando, pingando, pingando na pequena área, não tem goleiro, ela está pedindo para ser chutada e um jogador da equipe que ataca sofre falta no bico da grande área. Entretanto, havia um atacante próximo da bola com chance de chutá-la. Tem que dar a vantagem!)
– A intensidade da falta (A bola sobrou livre para o companheiro do jogador que sofreu a falta, mas ele levou um chute tão forte que precisa de atendimento médico urgente; não é prudente parar o lance?)
– O clima do Jogo no momento da falta (tá todo mundo batendo em todo mundo? Cuidado ao não marcar faltas…)
Mas não se esqueça: se você der uma vantagem, na primeira paralisação tem que aplicar o cartão caso o infrator mereça. Você pode deixar de marcar a falta, mas não pode deixar de puní-la.
Abraços, e qualquer dúvida, escreva novamente.

Muito obrigado, Professor. Todos os pontos esclarecidos. Abs e boa semana.
CurtirCurtir
Não sabia que para Penalti pode se aplicar a lei da vatagem. Para mim “Pênalti não tem vantagem”. Vi que estava errdado, muito obrigado por esclarecer. Abraço’s
CurtirCurtir
Boa Tarde,
Acredito que pênalti não deve existir vantagem em um tipo de lance: “Quando o jogador adversário será expulso”. No caso professor, cito o jogo do Corinthians e Boca (28.06.12), em que o Chicão coloca a mão na bola, ele seria e expulso e ainda o Boca teria um penal a bater, acredito que seja mais vantagem ter um penal e um jogador expulso, do que apenas um penal.
CurtirCurtir
Pois´é, Willian, mas aí a Regra deveria ser modificada… O árbitro acertou, embora muitos não gostem do texto da Regra.
CurtirCurtir
Concordo plenamente com o willian, na minha opiniao o juiz errou no lance do jogo boca e corinthians !!!
Por isso que eu digo a regra nao tao clara como dizem !!rsrsrrsr
CurtirCurtir
Foi dado a vantagem o jogador chega na cara do gol e perde.
O Juiz tem que voltar de dar o Penalti?
Penso que não pois a vantagem foi dada e eles disperdicou nao tem como voltar a tras certo?
Obrigado.
]No aguardo
CurtirCurtir
Nesse caso NÃO deve voltar atrás e marcar o pênalti, pois houve uma vantagem efetiva que foi desperdiçada pelo atacante, única e exclusivamente por culpa dele.
CurtirCurtir