Estamos a frente do resto do mundo e beirando a excelência na arbitragem brasileira? Claro que não!
Mas para a CBF, a arbitragem nacional está em momento excepcional. Clubes não reclamam dos árbitros; os juízes dão conta do recado; torcida os aplaudem na mais perfeita harmonia.
Utopia?
Não. É o Relatório Nacional de Notas dos Árbitros da CBF.
Vejam que números interessantes: segundo a entidade, na Copa do Brasil deste ano, vencida pelo Vasco da Gama, as notas em todos os jogos trouxe o seguinte resultado:
Ruim – 0,00%
Regular – 3,60%
Boa – 25,23%
Ótima – 54,05%
Excelente – 17,12%
Será critério não-rigoroso ou árbitros acima (e bota acima) da média? Será que nenhum jogo do torneio inteiro teve ao menos uma única arbitragem ruim?
Mas se você acha que a Copa do Brasil deste ano já faz parte do passado, leve em conta os números do Brasileirão-2011 até a última rodada:
Ruim – 1,56%
Regular – 0,00%
Boa – 26,56%
Ótima – 60,94%
Excelente – 10,94%
Quer dizer que em quase 70 jogos, temos 98,44% de partidas bem apitadas e apenas 1,56% ruins?
Uau. Estamos acima de qualquer bom campeonato do planeta!
E a sua sensação sobre esses números? Batem com o que você percebe nos jogos ou não?
Obs: Artigo escrito após pergunta via Twitter de @arbitXXXXX (endereço preservado e com a mesma grafia do twitteiro): Porcari viu as notas malucas dos árbitros da CBF. oLowco daki a poco daum 10 pra todo mudno. (Na sequência, um link encurtado redirecionando ao Blog do Marçal, do site Apito Nacional – www.apitonacional.com.br). Todos esses dados são do próprio site sugerido, pois não foi possível localizá-los no site da CBF. O link ao site é: http://is.gd/fHcyuq
