Queridos amigos,
Dentre minhas atividades profissionais, a que sempre me trouxe maior satisfação foi a de falar sobre arbitragem de futebol (não que as outras não me dêem – faço tudo prazerosamente – e gosto de trabalhar, mas o futebol supera a todas!)
Sempre estudei futebol. Como árbitro, procurava além das regras estudar o posicionamento, esquemas táticos e comportamento dos jogadores. Gosto do tema. E repartir minha experiência da minha extensa carreira de árbitro é oportuno.
Alguns amigos sugeriram um espaço exclusivo para tira-dúvidas sobre a regra de jogo. Ao invés de um espaço restrito à tag “Árbitro” na nuvem de tags do meu blog pessoal, um blog só para esses assuntos!
Estou amadurecendo a idéia. Por enquanto, essa versão é apenas de demonstração. Estou aberto à sugestões! Espero que gostem.
Att
Rafael Porcari
(OBS: o blog não tem vínculo com nenhum sindicato, associação, cooperativa, federação e confederação. Também não tem patrocínio. É puro gosto mesmo)

Porcari, você é professor nessa matéria também. Parabéns e boa sorte.
CurtirCurtir
Vou trabalhar e deixo uma pergunta para o professor. Nos fale de sua carreira de árbitro, o que impediu seu sucesso, porque não chegou a apitar a primeira divisão. Seria bom conhecer um autor que escreve muito bem sobre sua antiga profissão.
CurtirCurtir
Antonio, parei por esses motivos: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2010/04/29/meu-adeus-a-funcao-de-arbitro-de-futebol/
Chegar na 1a divisão, ÀS VEZES, não é necessário apenas competência, mas sorte, culhão, etc. É como jogador de futebol: tem cabeça d ebagre na Seleção e craque que morre na segundona…
Abraços!
Porcari
CurtirCurtir