São os jogadores que decidem o Campeonato Brasileiro; às vezes, com mais ou mesmo facilidade (erros de arbitragem, mudanças de tabela, salários atrasados, e outros tantos contratempos). A integridade do Brasileirão não pode ser colocada em dúvida; e, entenda-se “Integridade” como “Honestidade”.
Entretanto, me dá um incômodo muito grande quando vejo que por R$ 15 mil, neste mesmo campeonato, tem-se a permissão de chamar um árbitro de safado, ladrão e mal-intencionado. Por esse mesmo valor também você pode acusar a Comissão de Árbitros de armar esquema e do adversário manipular o campeonato por corrupção.
Pelo noticiário do contra-golpe da Força de Segurança no Rio de Janeiro sobre os traficantes de drogas, e até mesmo pelas emoções da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, não repercutiu como devia a levíssima punição imposta pelo STJD ao dirigente cruzeirense Zezé Perrela: 1 mês de gancho (ou 2 jogos apenas) e uma multa de R$ 15.000,00.
Lembro que Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras em lua-de-mel com a CBF, após uma partida envolvendo Fluminense X Palmeiras, chamou o árbitro Carlos Eugênio Simon de “vigarista, crápula e safado (…); está na gaveta de alguém”. Pegou 870 dias de punição.
Perrela fez a mesma coisa, mas acrescentou além do árbitro Sandro Meira Ricci o nome de Sérgio Correia da Silva, presidente da CA-CBF e a instituição SC Corinthians Paulista. A pena não deveria ser maior?
Ambos estavam de viagem marcada para chefiar a delegação da Seleção Brasileira no Oriente Médio (Omã e Catar, respectivamente). Ambos mantinham boas relações com a CBF. Belluzo rompeu, Perrela não.
Às vésperas do julgamento, Belluzo disse que estava nervoso na hora, mas o argumento foi irrelevante para a sua defesa. Perrela, também às vésperas, repetiu as acusações! Ou seja, o palmeirense refugou e o cruzeirense reiterou.
Qual foi a diferença do “crime” de um e do crime de outro?
Será que como Perrela poupou a CBF, a pena foi outra?
Ou a pena de Belluzo foi severa, ou a de Perrela foi branda…
O que você achou da pena de Zezé Perrela? Deixe seu comentário:
Obs: Ainda não vi manifestação pública da CA-CBF sobre Zezé Perrela. Um ato de repúdio em defesa do árbitro não era necessário? Cadê as ações da ANAF?