– Cuidados com o 13º Salário

 

Por Reinaldo Oliveira

 

FIM DE ANO. CUIDADO COM O SEU DINHEIRO

 

O fim do ano chegou. Este é um período que, suscitado pelo clima de fraternidade, as pessoas ficam mais sensíveis, afetivas. Há uma mudança nos costumes, tudo é enfeitado com cores que traduzem alegria. Porém, é necessário cautela com os gastos de fim de ano. É preciso ter cuidado com o uso do dinheiro para que, o início e todo o novo ano, sejam de acordo com os votos que costumeiramente desejamos uns aos outros: de feliz ano novo. E porque este cuidado, esta prudência com os gastos? Simples. Como está cheio de exemplos por aí, e como diz o dito popular, às vezes dá-se o pulo maior do que a perna; ou seja: se gasta mais do que ganha. Logo, é importante lembrar que só a poupança garante o futuro. Dados recentes informam que a população, a massa de trabalhadores está endividada. Uma pesquisa informa que 60% dos assalariados vão usar o 13º para pagar contas atrasadas, que são contas muito caras – porque normalmente nelas estão embutidos muitos juros. Para se ter uma idéia, o cartão de crédito chega a 240% de juros ao ano. E é comum muitas pessoas estarem com o pagamento do cartão atrasado. Outro que come boa parcela do dinheiro, em forma de juros é o cheque especial: 140% ao ano. E o 13º salário que foi criado como um bônus, um prêmio com direito ao ócio, está sendo incorporado no orçamento do trabalhador hoje, apenas para pagar contas atrasadas. Apenas 12 de cada 100 trabalhadores vão guardar o 13º para o pagamento de impostos de início de ano e despesas escolares e, apenas 3% vão usar para reforma ou aquisição da casa própria. No ano passado e neste, a crise no mundo afligiu países como Islândia, Espanha, Grécia e mais recente Irlanda e Portugal. Durante estas crises no mundo, internamente a área econômica do governo pediu para que a população brasileira continuasse produzindo, comprando, consumindo e foi atendida neste pedido. Parece que, de acordo com as pesquisas, aos poucos a conta foi aparecendo, e agora no fim do ano tem uma grande parcela da população com dívidas quase impagáveis. O alívio é o 13º.  Logo ele não é mais do trabalhador, mas sim, para pagamento de tudo aquilo a que ele é ou foi induzido a consumir. TV analógica? Que coisa antiga. Compre uma HD. Seu colega de serviço comprou carro novo? Que vergonha, você com o mesmo carro já há vários anos. Celular? O negócio é deixar o antigo de lado e comprar sempre o modelo mais recente. E assim vai. As tentações são grandes. E você cai que nem patinho. Com isso o comércio lucra, o povo se endivida e os banqueiros, que trabalham como o seu, meu e o dinheiro de todo mundo, ficam cada vez mais ricos. Então esteja atento e economize seu suado, mas importante dinheirinho. Ano novo e governo novo. A mudança de ano e de governo não espanta a crise, nem aumenta seu poder aquisitivo. Logo cuidado com o seu dinheiro. É isso!!

– Adulterações do Álcool Combustível (Etanol) com Corantes e Água!

 

Os bandidos da adulteração de combustíveis estão ousados. Com corantes e álcool “batizam” os produtos descaradamente e não estão nem aí para a lei. Felizmente, em alguns casos, vão para cadeia.

 

Olhem esse golpe, que nefasto!

 

(enviado pela consultora em vendas Vanessa Áurea e extraído de:  http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/chega-15-numero-de-presos-em-acao-contra-adulteracao-de-alcool.html)

 

CHEGA A 15 O NÚMERO DE PRESOS EM AÇÃO CONTRA ADULTERAÇÃO DE ÁLCOOL

 

Grupo adicionava água e corante em até 1 milhão de litros por mês. Produto comprado em São Paulo e Minas Gerais era fraudado em Alagoas.

 

Subiu para 15 o número de pessoas presas em uma operação contra fraude de combustíveis da Polícia Rodoviária Federal, em Alagoas, nesta quarta-feira (24). A quadrilha agia principalmente na adulteração de álcool, misturando água e corante ao produto.

 

Segundo a PRF, o combustível era comprado em São Paulo e em Minas Gerais e levado para Alagoas, onde era adulterado. Por mês, o grupo tinha capacidade de adulterar até 1 milhão de litros de álcool. Por causa da sonegação fiscal, o estado perdia cerca de R$ 10 milhões por mês.

 

Nesta quarta-feira, foram apreendidos 147 mil litros de combustível já adulterado, além de carretas que transportavam o produto, corantes e documentos fiscais.

A operação da PRF foi realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, a Justiça Estadual e a Secretaria Estadual da Fazenda.

– Um “Jóia” de “uma Jóia”!

Jóia?

Marina… nossa princesa!

– Ainda Mantenha o cuidado contra o site “Compre da China”

 

Lembram-se da pendenga que relatei sobre o site “Compre da China”, onde eles fazem a cáca e não estão nem aí com o consumidor?

 

Para quem não leu, está aqui: CUIDADO COM O SITE COMPRE DA CHINA

 

Hoje já é dia 25/11, perdi as contas de quantas ligações fiz a esta desrespeitosa empresa, e continuam respondendo com a mesma frase “continue aguardando”.

 

Só faltam dizer: “continue aguardando, trouxa…”

– Dia do Doador Voluntário de Sangue

 

Parabéns aos Doadores de Sangue. Eu, orgulhosamente, faço questão de dizer que sou um deles. Digo e repito, pois, afinal, doar é um ato de amor!

 

Doe sangue, o corpo dos outros e o seu espírito agradecem. Faz bem ajudar ao próximo de maneira tão cidadã.

– O Fim de uma Mentalidade Feliponesca

Árbitro de Futebol, em geral, detesta Luiz Felipe Scolari. Calma, separe o sentimento pessoal do profissionalismo da categoria, nada a ver com perseguição deliberada. Mas é Felipão, nos anos 90, quem foi um dos grandes incentivadores (junto com Vanderlei Luxemburgo) da estratégia de culpar os árbitros por suas poucas derrotas em campo, em meio suas campanhas vitoriosas.

 

Normalmente, após uma derrota, Felipão criticava (e critica) os árbitros responsabilizando-os. O Pós-Jogo destes técnicos se resumia à critica para a arbitragem. O Pré-Jogo, entretanto, era da imprensa, onde se iludia e criava um clima de teoria conspiratória dos jornalistas para com suas equipes.

 

Em suma, a estratégia era a mesma: a busca de um inimigo comum formado pelo congraçamento entre torcida, jogadores e comissão técnica, a fim de buscar motivação. E esse inimigo invariavelmente sempre foi a categoria dos árbitros ou as dos jornalistas.

 

Como treinador, Felipão sempre teve um esquema de jogo contestado. É mais um vitorioso pseudo-psicólogo do que técnico. Sim, pseudo, pois não creio que a honrada categoria dos psicólogos busque covardemente a eleição de inimigos entre profissionais que respeitosamente estão trabalhando.

 

O ano de 2010 pode ser marcado pelo mico de técnicos consagrados: Luxemburgo lutou para não cair; Felipão parece que perdeu a mão no ofício; Leão pagou mico no Goiás; Dunga elegeu a antipatia como sua bandeira; Jorginho demonizou a imprensa…

 

O que esses treinadores têm em comum? Talvez a brutalidade na relação com as pessoas que trabalham fora do seu cercadinho. Nisso, árbitros e jornalistas são sempre os eleitos para suas desforras.

 

Na noite desta quarta-feira, Felipão assumiu a responsabilidade pela vexatória eliminação da Sulamericana (torneio, aliás, em que os adversários do Palmeiras eram os candidatos ao rebaixamento no Brasileirão). Nada mais do que justo, pois não dava para culpar os outros. Me lembrou Ronaldo, que certa vez disse quando a coisa complicou: “eu tenho costas largas”…

 

E agora, José? Se o Palmeiras ganhar do Fluminense (para amenizar a crise), ajuda o Corinthians e a Torcida Organizada (que no Palmeiras tem peso) fica fula. Se perder o jogo do Campeonato Brasileiro, o vexame continua. O que o guia-mestre Felipão planejará?

 

E você, se fosse o Scolari, o que faria a partir de agora? Deixe seu comentário: