Calma, não é um projeto nem a curto nem a longo prazo. É que nesta quarta-feira, a montadora alemã acertou a compra de 20% da montadora japonesa Suzuki. Aos poucos, a VW deseja assumir a empresa.
Como a Volks não fabrica motos, o mercado já brinca com a ideia de que a Suzuki será a divisão de motos da VW, assim como a Audi é a de luxo e a Porsche a de esportivos.
Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u663848.shtml
VOLKSWAGEN COMPRA PARTE DA SUZUKI
A montadora alemã Volkswagen, líder europeia, anunciou nesta quarta-feira que comprará 19,9% da japonesa Suzuki até janeiro de 2010 e que esta última receberá uma participação na empresa da Alemanha.
“Volkswagen e Suzuki assinaram uma carta de intenções para estabelecer uma aliança a longo prazo”, afirmam as empresas em um comunicado conjunto.
“As empresas preveem um enfoque conjunto a respeito da demanda mundial crescente de veículos mais ecológicos”, acrescenta.
A Volkswagen pretende comprar 19,9% das ações da Suzuki até janeiro e a montadora japonesa investirá metade do dinheiro recebido em participações na empresa alemã.
A Suzuki é especializada em pequenos modelos econômicos, área em que a Volkswagen está pouco presente, e em motos. Também está bem presente no sudeste da Ásia e na Índia, o que pode beneficiar Volks.
A Volkswagen acaba de comprar 49,9% da compatriota Porsche, que pretende adquirir completamente até 2011. A Porsche será a 10ª marca do grupo Volkswagen.