– Hospital-dia está sendo instalado no Instituto Luiz Braille

por Reinaldo Oliveira

Hospital-dia está sendo instalado no Instituto Luiz Braille

O Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, fundado em 1941, e que atualmente atende 4,5 mil consultas/mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de pacientes das cidades de Jundiaí, Itatiba, Várzea Paulista, Louveira, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Itupeva, está ultimando os trâmites legais para, em breve, prestar atendimento como hospital-dia. Por este motivo uma grande reforma estrutural foi realizada em suas instalações. O Setor Social foi transferido para outro prédio e onde ele funcionava foram construídos apartamentos para internações, alojamento para médico plantonista, posto de enfermagem, sala de expurgo, consultório médico, depósito para o centro cirúrgico, sanitário masculino e feminino. Foram adquiridos equipamentos hospitalares e aumento do efetivo do quadro de pessoal. Sobre os procedimentos burocráticos para que a instituição se torne um hospital-dia a solicitação já passou pelos setores da Prefeitura e aguarda a vistoria que é realizada pela Vigilância Sanitária. Satisfeitas estas exigências, o presidente Antonio Pacheco Finati informa que o atendimento que além das cirurgias de baixa e média complexidade que são realizadas atualmente, também as de alta complexidade poderão ser realizadas. “Hoje realizamos 90% das cirurgias da área de oftalmologia. Com o hospital-dia realizaremos 100%”, disse Pacheco. Importante destacar que a instituição, além das cirurgias, presta atendimento às pessoas que nascem com a deficiência ou que se tornaram deficientes em qualquer idade e através de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional, entre outros profissionais que orientam em questões desde a locomoção, até como escolher cores ou utilizar transporte público. Para ser atendido na instituição o paciente deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e, através da carteirinha solicita agendamento com um oftalmologista da instituição. Vale lembrar que o Instituto Luiz Braille presta serviço para a Secretaria Municipal de Saúde e o único que atende só pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na área de oftalmologia para pacientes de Jundiaí e cidades da Região. Com o início do atendimento através do hospital-dia, a instituição avança em mais uma etapa de serviços voltados para o bem-estar dos deficientes da visão.

– OI & VIVO: o marketing de emboscada

Dias atrás citávamos em aula o chamado “marketing de emboscada“. Nesta semana, a operadora de telefonia OI praticou isso muito bem, ao acertar o patrocínio pessoal do treinador da Seleção Brasileira, Dunga. A equipe é patrocinada pela concorrente VIVO, que deverá engolir o comandante evitando sua associação.

Como resolver esse problema? Ué, era “só” a VIVO se blindar patrocinando todos os atletas…

– Que sirva de exemplo!

Semana passada, Serena Willians foi condenada por ofensas a uma árbitra num jogo de tênis. A ótima tenista mandou a árbitra “engolir a bolinha“. Por esta manifestação desrespeitosa, a atleta foi condenada a pagar US$ 82,500.00.

Tem jogador de futebol que ficaria pagando desrespeitos e ofensas a carreira toda, segundo essa lógica.

– Justiça que pune, mas ao mesmo tempo não pune

O que dizer do episódio que envolveu a Torcida Organizada do Palmeiras e o Vágner Love na semana passada? O fato foi divulgado pela mídia e já bem explorado. Nenhum ato de violência justifica nada.

Entretanto, me chama a atenção o resultado da ação criminosa dos bandidos envolvidos: o “Lagartixa”, como é conhecido o agressor, não foi preso por chantagem, agressão, formação de quadrilha ou algo assim. Foi preso por racismo, ao dizer: “Vai marcar 3 gols domingo, negão?”

Não dá para enquadrá-lo em nenhuma outra tipificação criminal???

É de espantar…

– Chuva que não pára!

O que dizer do caos sofrido pela cidade de São Paulo em decorrência das chuvas?

É fato que a água não tem para onde escoar. Só tem concreto em São Paulo, falta terra, chão virgem onde a água poderia ir embora. A cidade está impermeabilizada.

Agora, não dá para culpar a construção das novas faixas das marginais pelo alagamento. Ouço pessoas dizerem que tiraram o pouco de verde que sobrava para asfaltar a pista intermediária. Bobagem. O problema é muito mais grave…

Aqui em Jundiaí, os ônibus que partem para a capital fazem o retorno no Rodoanel e voltam para casa. A Polícia Rodoviária pede para quem não se vá para São Paulo.

Literalmente, a cidade está ilhada.

– ENEM: Começou torto, terminou torto

Lamentável a frequência de candidatos para o ENEM. Depois do escândalo que envolveu a prova na data inicial, a realizada neste domingo, segundo a Folha de São Paulo na edição desta última segunda-feira, teve uma abstenção de 38% no Brasil. O maior índice, assustadoramente, foi o da cidade de São Paulo: 47%.

Alguns motivos:

– descrédito da lisura da prova;

– não aceite das notas por algumas instituições de ensino superior;

– rodada final do campeonato brasileiro (é mole?).

Para ajudar, após o término da prova foi divulgado um gabarito errado. Trapalhada total

Entretanto, vejo uma nota positiva sobre a realização das provas: a flexibilidade de horário para alunos que professam crenças religiosas que guardam o sábado. Para estes, a prova pode ser realizada na noite de sábado, onde não infrigiria seus preceitos (embora tivessem que entrar com os demais). Atitude respeitosa e salutar para o convívio democrático.

– Portugal crê em exclusão do Brasil na Copa-10, graças ao Guarani

Em tempos natalinos, vale acreditar em tudo, de Papai Noel até ao noticiário da respeitada televisão portuguesa SIC.

A emissora sediada em Lisboa (retransmitida no Brasil pela Sky) informa que devido ao pedido da Portuguesa de Desportos na FIFA para que o Guarani de Campinas perca a vaga na série A por ter escalado um jogador irregular, e o não pronunciamento da CBF sobre o caso até então, pode fazer com que a FIFA puna o Brasil cortando-o da Copa.

Sabe quais são as chances práticas disso?

ZEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOO.

Mas não deixa de ser uma manchete curiosa:

Extraído de: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4144558-EI14416,00.html

PORTUGUESES COGITAM EXCLUSÃO DO BRASIL DA COPA DO MUNDO

O imbróglio jurídico envolvendo a Portuguesa e o Guarani na Série B pode acabar custando a vaga do Brasil na Copa do Mundo de 2010 – pelo menos, é o que se cogita em Portugal. De acordo com o jornalista Rui Santos, da rede de TV portuguesa SIC, a Fifa poderia excluir a seleção de Dunga da competição caso não sejam atendidas suas determinações no caso do atacante Bruno Cazarine.

Cazarine atuou pelo Guarani na Série B, após ter disputado o Campeonato Catarinense pela Chapecoense e ter atuado pelo Gyengnam, da Coreia do Sul, entre junho e agosto. No entanto, segundo lembraram os portugueses, o Estatuto de Transferência de Jogadores da Fifa prega que “os jogadores podem estar inscritos no máximo em três clubes na mesma temporada, mas durante esse período, o jogador somente poderá atuar em jogos oficiais por dois clubes”.

Defensores uma punição ao clube campineiro, os portugueses apontaram o caso como “uma bomba nas mãos” da CBF. Se a entidade não cumprir a exigência de uma sanção possivelmente exigida pela Fifa ao Guarani, poderia ser punida – neste caso, com a “exclusão de uma competição” futura, segundo o Código Disciplinar da Fifa. “Algo tem de acontecer nos próximos dias”, pediu o jornalista português.

A CBF já admitiu sua falha no caso, mas não se pronunciou oficialmente a respeito de uma punição ao Guarani. Na Copa do Mundo de 2010, o Brasil está no mesmo grupo de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.