– Humor Negro, sem Trocadilhos e com Tom Desagradável

Nunca gostei de humor negro. Agora, menos ainda. Digo isso devido a piada de mau gosto feita pelo humorista Danilo Gentil (Programa CQC), que utilizou de humor negro justamente contra a raça negra (se é que existe a raça negra, pois considero apens a existência de uma raça, a raça humana). O mesmo comparou o macaco King Kong com jogadores de futebol negro, por gostarem de loiras.

Piada irresponsável, que poderia ser evitada e de tom lamentável. Pessoas que estão a frente de programas de audiência, devem cada vez mais tomar cuidado em suas ações. Policiar-se é necessário!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u601611.shtml

PIADA DE DANILO GENTIL NÃO TEVE GRAÇA, DIZ HÉLI DE LA PEÑA

O integrante do “Casseta & Planeta” (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado “A coisa ficou afrodescendente para o humor negro”, o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).

“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?” A frase foi postada por Danilo Gentili, do “CQC” (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.

“Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso”, escreveu La Peña. “Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos.”

Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o “casseta” discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.

“Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse ‘olha aqui, seu macaco.’ Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei.”

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o “repórter inexperiente”. “Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal”, disse José Vicente, presidente da ONG.

De acordo com Hélio de La Peña, “se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave”.

À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do “CQC” disse estar “disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse”. “Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo.” 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.