– Nas Barbas dos Federais

SÓ NO BRASIL ! – A 10 km da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, funciona a “Feira do Paraguai”, um tradicional ponto de venda de produtos pirateados e contrabandeados.

Precisa dizer algo?

Extraído de: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0948/economia/so-brasil-486158.html

NAS BARBAS DOS FEDERAIS

De terça a domingo, funciona em Brasília, a 10 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, a “Feira do Paraguai”, um dos maiores centros de venda de produtos ilegais do país. O incrível é que a pirataria não só rola solta nas barbas do QG da Receita e da Polícia Federal mas também em terreno cedido pela União. Sim, são 70 000 metros quadrados doados pelo governo. Na época da doação, em 1997, a ideia foi concentrar ali ambulantes — que trabalhassem legalmente, é claro. Hoje, a feira é dominada por máfias e oferece todo tipo de muamba. Há desde cópias de produtos de grifes, como Louis Vuitton e Gucci, até remédios, armas e munição de procedência duvidosa — boa parte seria fruto de roubo de cargas. Como a contravenção permanece escancarada tão perto das autoridades? Parte da resposta é que há apenas seis auditores para fiscalizar toda a Região Centro-Oeste. Nos últimos três anos e meio, a PF e a Receita apreenderam 12,6 milhões de reais em mercadorias em batidas na feira. O valor é uma fração dos estimados 70 milhões por ano comercializados ilegalmente. Lá, como em tantas outras “feiras do Paraguai” espalhadas pelo país, a vizinhança com os federais não incomoda.

– A Beleza do Viver

Compartilho com os amigos um belíssimo e rico texto de Sandro Arquejada, a respeito da alegria de viver! Àqueles que tem se deixado abater na caminhada diária, vale como reflexão e incentivo.

Extraído de: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11479

A beleza do viver da Divina Providência

A proposta divina do pensar e do agir conjuntamente com o Senhor

Quem ama cuida. Amar é desejar o bem. Cuidar é promover esse bem, é a ação efetiva da manifestação do amor. Deus ama o ser humano, por isso cuida dele. E a forma concreta de esse amor ser expresso e de nos conduzir é conhecido como Divina Providência. É a proposta divina do pensarmos e do agirmos conjuntamente com o Senhor, pois o Pai tem o controle do que não podemos perceber nem enxergar e quer nos dar sustento e ensinar, mas, principalmente, quer participar das nossas vidas.

 

Para que possamos viver essa experiência precisamos aprender a olhar todos os fatos segundo a luz divina. Nada acontece por acaso. Deus lhe diz algo, direciona e constrói em todas as ocasiões, sejam estas pequenas ou grandes, alegres ou tristes, de encontros ou desencontros.

 

É necessário que nunca deixemos de acreditar nesse amor/cuidado, ainda que tudo pareça contrário ao que interpretamos como bondade divina. Assim como necessitamos ter sempre em mente que o Altíssimo é poderoso o bastante para tirar algo melhor, mesmo dos males que venhamos a sofrer. Lembremo-nos de que oportunidades também surgem de situações contrárias.

 

Não desista diante das frustrações. Persevere! É natural sofrer numa situação de perda ou resultado diferente aos nossos sonhos e pretensões; mas não pare nisso. É preciso levantar a cabeça e continuar sempre, contando com a força de Deus em você, a qual se faz presente através da Eucaritia, do contato com a Palavra e nos fatos comuns do dia-a-dia. Pois contrariedade nenhuma é eterna. Em algum momento o Senhor irá mostrar onde está o amor nessa adversidade.

 

Não se revolte com os fatos e com a vida nem culpe o céu. Mesmo aquilo que parece bom, pode ser ruim se não servir como crescimento humano e espiritual. Tudo tem que servir para nos impulsionar para o Alto. Que tudo seja para a salvação de almas. Pode ser também que não se esteja preparado para usufruir de um bem corretamente, segundo o verdadeiro propósito para o qual foi criado, nisso lhe seria nocivo.

 

Embora a Providência Divina seja um abandono aos cuidados de Deus, não podemos cruzar os braços esperando que tudo provenha do céu. Trabalho é fundamental. O divino não depende do esforço de nossas mãos, mas também por intermédio dele quer agraciar o ser humano com Sua benevolência. Dê matéria-prima, tanto para o plano material quanto para o sobrenatural para agir em seu favor.

 

Por fim, o anseio de viver segundo a Divina Providência nos aproxima d’Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas. O mais bonito disso tudo é que cria um relacionamento de intimidade do Todo-poderoso com o ser humano e realiza verdadeiramente o significado do nome como O conhecemos: Deus Conosco, Emanuel. Ele está no meio de nós fazendo sempre o melhor.

 

Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará.

 

Que Ele o abençoe.

– Jornalismo Sem-Terra

Essa é inédita: a Universidade Federal do Ceará está criando curso de graduação em jornalismo EXCLUSIVO a estudantes do MST!

Loucura, demagogia, ou real necessidade?

Extraído de: http://www.linearclipping.com.br/cnte/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=93&codnot=816254

Universidade já recebeu aval do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, diz coordenadora

por Carmen Pompeu e Roldão Arruda

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai oferecer, a partir de janeiro, o primeiro curso de jornalismo no Brasil voltado para estudantes ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST). O curso, segundo a professora Márcia Vidal Nunes, coordenadora de pós-graduação da área de comunicação social da universidade, já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Ainda de acordo com a professora Márcia Vidal, serão ofertadas 60 vagas anuais. O curso terá duração de quatro anos e o acesso será feito através de vestibular.

As aulas serão ministradas pelos próprios professores do curso de comunicação da Federal do Ceará. Além das disciplinas comuns, os jovens ligados ao MST terão matérias voltadas para temas da área rural. Parte das aulas será ministrada na universidade e parte, nas comunidades dos assentados.

Instituído em 1998, o Pronera destina-se a estimular a educação nas áreas de reforma agrária em todo o País. Inicialmente era voltado sobretudo o combate ao analfabetismo. Mais tarde passou a apoiar o ensino profissionalizante e a formação universitária.

Hoje a maior parte dos recursos do Pronera são destinados ao financiamento de turmas especiais nas universidades. Dos R$ 9 milhões destinados ao programa neste ano, quase 60% são para o ensino superior. Foi quase a mesma média de 2008, quando os recursos eram de R$ 58 milhões.

O Pronera possui convênios com quase 50 universidades públicas. Os sem-terra contam com cursos especiais nas áreas de geografia, história, direito, agronomia, artes, pedagogia e outros. Agora passarão a contar com o curso de jornalismo.

CONTESTAÇÃO

A criação dos cursos especiais, porém, tem sido cada vez mais contestada. Em junho, a Justiça Federal determinou a extinção do curso de direito agrário da Universidade Federal de Goiás, destinado só para assentados.

De acordo com a decisão do juiz Roberto Carlos de Oliveira, da 9ª Vara Federal, o curso especial, com critérios diferenciados de seleção dos candidatos, feria “os princípios da igualdade, legalidade, isonomia e razoabilidade do direito brasileiro”.

Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a criação de um curso de medicina veterinária para assentados também foi parar na Justiça. O procurador Max dos Passos Palombo, que impetrou ação civil pública contra o funcionamento do curso, alegou inconstitucionalidade. “O assentado da reforma agrária não constitui nenhuma categoria jurídica jurídica à parte que justifique a criação de cursos exclusivos para eles. Trata-se de um privilégio”, disse ele

No Ceará, o Pronera estimula atividades voltadas para assentados há onze, em parceria com as duas universidades públicas do Estado – a Federal do Ceará e a Estadual. Além de jornalismo, os assentados já contam com cursos de educação para jovens e adultos, a partir dos 15 anos, com conteúdo programático do 1º ano ao 4º do ensino fundamental, e de escolarização. No nível superior, são ofertados curso de pedagogia da terra, e de pós-graduação. O objetivo é qualificar profissionais para os programas de assistência técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

– 60 anos de Osmar Santos

Talvez o maior narrador de todos os tempos (se não o for, certamente o mais criativo), Osmar Santos completa 60 anos de idade hoje! Pena que um gravíssimo acidente o impeça de continuar narrando. A luta, hoje, é para sobreviver! E vem vencendo, gloriosamente!

Os bordões “ripa na chulipa e pimba na gorduchinha“, ou “tiruriluli-tirurilulá… e que gooooooool” o imortalizaram.

Compartilho um belo texto do “Blog do Milton Neves”, com alguns gols de arrepiar do Osmar Santos!

Para ler e ouvir, clique em: http://blog.miltonneves.ig.com.br/2009/07/29/osmar-santos-completou-60-anos/

– Preconceito Contra Mulheres Inadmissível

No Sudão, uma mulher é condenada por… USAR CALÇAS COMPRIDAS!

Tudo bem que se deve respeitar os costumes locais. Mas tal nota chamou a atenção mundial pelo radicalismo e menosprezo ao respeito à pessoa humana.

Extraído de: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3899513-EI294,00-Para+enfrentar+juri+mulher+presa+por+usar+calcas+sai+da+ONU.html

Sudanesa presa por usar calças deixa ONU para enfrentar júri

A sudanesa que pode levar 40 chibatadas por usar calças afirmou que vai largar seu emprego nas Nações Unidas para poder enfrentar a lei islâmica vigente no país. Lubna Hussein costumava escrever para um jornal e atualmente trabalha em uma missão da ONU no país, o que lhe garante imunidade, segundo o jornal britânico The Times.

Lubna estava entre as 13 mulheres detidas em um café em Cartum, capital do Sudão, no último dia 3 de julho, por policiais responsáveis pela ordem pública. Todas elas estavam usando calças, roupa considerada indecente pelas leis islâmicas adotadas pelo regime que governa o país. Todas, exceto Lubna e outras duas mulheres, foram açoitadas dois dias depois.

“Este não é um caso sobre eu estar usando calças. Este é um caso sobre anular o artigo que fala sobre o código de vestimenta da mulher, que se apoia na ‘indecência’. Esta é a minha batalha. Este artigo é contra a constituição e até mesmo contra a lei islâmica”, afirmou. A Justiça adiou o julgamento até o dia 4 de agosto para dar tempo de Lubna largar seu trabalho.

Ela afirmou que vai sair imediatamente e agradeceu a ONU por intervir e impedir uma possível punição. Seu advogado, Nabil Adeeb, explicou que as Nações Unidas querem proteger seus empregados, mas Lubna preferiu enfrentar o julgamento. Em entrevista à rede CNN, ele mostrou indignação. “Isso precisa parar. Trata-se de algo desnecessário, apenas perseguição”.

– Os Empreendedores Sustentáveis

Ecologicamente engajados, uma nova safra de empreendedores surgem. Preocupados com o meio ambiente, eles tem feito a diferença.

Extraído de: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid382362,0.htm

Uma nova safra de empreendedores sustentáveis

Desconfiança de mercado e falta de investimentos não inibem criatividade de empresários com ideias ‘verdes’

Crédito escasso, alta carga tributária, acesso restrito a mercados e burocracia. Não são poucos os desafios que um empreendedor enfrenta para fazer seu negócio caminhar no Brasil. E quem optou por agregar o atributo “sustentabilidade” ao seu produto ou serviço ainda tem outros percalços para transpor, como a desconfiança inicial dos investidores, os custos elevados de uma produção sem escala, o consumidor pouco sensível à causa.

Ainda assim, uma nova safra de empreendedores tenta frutificar. À medida que o conceito de sustentabilidade começa a ser valorizado pelo mercado, algumas dessas barreiras iniciais vão sendo rompidas.

André Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ces), está há seis anos no comando do New Ventures, um programa que coloca, vis-à-vis, donos de negócios “verdes”, geralmente empresas emergentes (ou start-ups, como se diz no jargão dos negócios) e possíveis investidores, como fundos de investimentos, empresas e “anjos” – pessoas físicas que aportam recursos em pequenos negócios com potencial promissor.

 

Não há estatísticas sobre a taxa de natalidade e mortalidade dos negócios verdes. Mas a experiência de Carvalho à frente do New Ventures indica que sobram boas ideias e falta quem invista nelas. De 2003 até hoje, os pesquisador da FGV fez contato com mais de 500 empreendedores “verdes”.

Destes, 180 chegaram a construir planos de negócios; 49 foram apresentados a investidores e seis efetivamente receberam aportes de recursos.

“Os empreendedores verdes têm pela frente um cenário ainda mais difícil, pois enfrentam desconfiança por terem um produto ou serviço menos convencional”, diz Carvalho.”Em muitos casos, o mercado está longe de assimilar uma ideia que seja muito inovadora”, avalia.

 EMPRESÁRIO DO AÇÚCAR QUE ABOLIU A QUEIMA DA CANA

Colher a cana-de-açúcar crua soava como uma insanidade em meados da década de 1980 no Brasil. Saiu de Sertãozinho, no coração da indústria canavieira paulista, a vontade de mudar alguns preceitos do ‘modus operandi’ da cultura da cana. Tudo começou como um projeto de reflorestamento de matas ciliares. Eliminar as queimadas nos canaviais foi a segunda providência.

Depois, veio o controle biológico de pragas. Fornecedores de equipamentos tiveram de desenvolver máquinas para colher e processar a cana sem ela ser queimada. Vinte anos depois, as mudanças transformaram o Grupo Balbo, dono da marca Native, no maior produtor de açúcar orgânico do mundo. No ano passado, o grupo gerou 56 mil toneladas do produto, o que representa 20% do total de açúcar orgânico produzido no mundo.

“O que nos motivou a investir nesse projeto em 1986 foi o desejo de manifestar o potencial ecológico da cana-de-açúcar. A cana está entre as cinco culturas mais ecológicas que existem, dependendo do manejo que se dá à produção”, afirma o diretor da Native, Leontino Balbo Júnior. Terceira geração da família Balbo – pioneira no agronegócio de cana na região -, ele abraçou a ideia de que era possível fazer mais pelo ambiente do que recompor as matas ciliares.

“Muita gente achava que essas ideias eram uma loucura e que quebrariam a empresa”, conta Fernando Alonso, diretor comercial e braço direito de Balbo Jr. Na época, o mercado inexistia no País. Causou estranheza quando a Global Organics, grande distribuidora de orgânicos dos EUA, bateu na porta dos Balbo. “A empresa tinha se convertido em um produtor de orgânicos sem se dar conta disso.”

O passo seguinte foi certificar a produção orgânica, que abriria as portas do mercado internacional. Hoje, 85% da produção é exportada.

Além de fornecer açúcar para indústrias de alimentos, a empresa desbrava o mercado com a marca Native, conhecida dos consumidores da Coreia do Sul, Espanha, Portugal e França. A entrada, neste ano, na rede de produtos naturais Whole Foods, dos EUA, deve consolidar a marca no mercado internacional.

As novas frentes de batalha são a produção de álcool orgânico, já em andamento, e de plástico biodegradável, do açúcar. “Sustentabilidade é consequência do trabalho. A grande missão é mudar a maneira das pessoas pensarem”, diz Balbo Jr.

– Campeonato Argentino Parado por Dívidas

Que feio… O Campeonato Argentino, previsto para começar dentro de poucos dias, está adiado até que os clubes paguem suas dívidas com os jogadores. Os calotes são tantos, que os atletas ameaçaram fazer greve!

Se os clubes brasileiros só pudessem jogar depois de pagar o que devem, acabou o futebol no Brasil!

Extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,inicio-do-campeonato-argentino-e-adiado-por-dividas-de-clubes,410383,0.htm

Início do campeonato argentino é adiado por dívidas de clubes

BUENOS AIRES – A primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, prevista para 14 de agosto, foi adiada em razão das dívidas de muitas equipes com jogadores. 

“Todos os torneios estão adiados”, afirmou o diretor de comunicações da Federação Argentina de Futebol (AFA, em espanhol), Ernesto Cherquis Bialo, após uma reunião do Comitê Executivo da entidade na terça-feira.

A federação determinou que os torneios das categorias profissionais começarão quando todos os clubes tiverem regularizado sua situação com o sindicato local de jogadores. O sindicato informará à federação a situação dos clubes em 11 de agosto.

Segundo o presidente da AFA, Julio Grondona, seis das 20 equipes da primeira divisão têm dívidas com jogadores atualmente no elenco e com outros que já saíram.

“Não há dívidas grandes ou pequenas”, comentou o dirigente ao indicar que todas as obrigações devem ser pagas antes do dia 11 para que as competições comecem.

O secretário-geral do sindicato de jogadores, Sergio Marchi, avisou aos dirigentes que, se as dívidas não forem pagas, o Apertura não poderia começar. “A maioria dos clubes não pode saldar seus compromissos e será muito difícil que isto seja resolvido em menos de um mês”, completou.

Segundo Marchi, muitos clubes “esperam a venda de algum jogador para cumprir suas obrigações”, e ainda acusou os dirigentes de dar um jeito de evitar os pagamentos. A imprensa calcula que 30 clubes das três principais divisões devem aproximadamente US$ 10,5 milhões.

– 8 Páginas Pagas pela Telefônica?

Nesta quarta-feira, a Telefônica publica 8 páginas de anúncio nos principais jornais do estado de São Paulo. Quanto custa tudo isso?

Enquanto isso, nosso Speedy… Como é terrível ser cliente da Telefônica. Na propaganda, são bons. Mas na prática… ai Jesus!

OBS: O Lucro do segundo trimestre da empresa foi de R$ 545 milhões!

– Meritocracia e Valorização de Talentos, por Marcel Telles

Um dos grandes executivos de nossos dias, Marcell Telles, da AbInbev (leia-se Ambev), deu uma entrevista sobre valorização do quadro de funcionários das organizações; especificamente, sobre sua empresa.

Realizada para o Blog “Por Dentro das Empresas”, de Cristiane Correa, da Revista Exame, compartilho dois links: O primeiro, sobe meritocracia (premiação por méritos); o segundo, sobre valorização de talentos.

Clique para meritocracia e paternalismo em:

 http://www.youtube.com/watch?v=g8FdYXs5ThQ&feature=channel

Clique para valorização de talentos em:

 http://www.youtube.com/watch?v=Q91BZSCHpxw&feature=channel

– Nobres Políticos e Nobres Candidatos

Que a classe política está em baixa, isso é sabido. Que buscam o interesse pessoal ao invés do público, idem. Que precisa-se renovar os quadros, estamos carecas de saber… Mas o problema é o número de subcelebridades almejando entrar nesse meio. Não bastasse a entrada do falecido Clodovil Hernandez, ou do folclórico Frank Aguiar (quais projetos se tornarm importantes para a população apresentados por estes nobres políticos?), agora leio que Kleber BamBam (vencedor do primeiro BBB) e Mulher Melão (nem sabia que existia essa “mulher-fruta”) disputarão as próximas eleições. Detalhe: ambos aguardam “propostas” de partidos para ingressarem em suas fileiras e ainda não têm plataforma política.

Ideologia e propósito, ZEROOOOO… Uma pena que haja espaço para esses pseudos-representantes do povo!

– Personagens da Infância em Versão Adolescente

Há pouco tempo, Maurício de Sousa lançou a versão adolescente das personagens da “Turma da Mônica”. Sucesso absoluto. Agora, outras “crianças” da literatura infantil e dos gibis cresceram, satisfazendo o mercado consumidor mas principalmente os cofres das editoras!

Extraído da Revista Época, ed 584, 27/07/2009, pg 126-127, por Nelito Fernandes

PERSONAGENS DE DESENHO ESTÃO CRESCENDO

O criador da Mônica, Mauricio de Sousa, cultiva um ritual com o filho caçula, Marcelo, de 11 anos. O garoto é o primeiro a receber, das mãos do pai, as novas edições da Turma da Mônica, com outras novidades que estão nas bancas. O filho sempre pegava a Mônica primeiro, depois as outras. Há um ano, Mauricio levou um susto. “Cheguei com a Mônica e o Ninja Naruto. Ele balançou e ficou com cara de ‘qual revista eu pego?’”, diz Mauricio. O menino crescera. E a Mônica, pensou, precisava crescer também.

Nascia, ali, a Turma da Mônica jovem, expoente nacional de uma tendência que está pegando entre as produções voltadas ao público infantil: personagens consagrados agora em versão adolescente. Além da Mônica, que na versão original tinha 7 anos e agora tem 15, as bancas têm a Luluzinha teen, com a turma da Lulu crescida e um inacreditável Bolinha… magro! Não foi a única mudança radical. Na Turma da Mônica, Cascão agora toma banho. Os planos infalíveis de Cebolinha não são mais para pegar o coelho de Mônica. Na edição número 4 da série, ele aparece prestes a pegar… a Mônica! A capa, com os dois a ponto de dar um beijo na boca, foi a mais vendida da história dos personagens: 410 mil exemplares, ante os 200 mil das edições da “turma pequena”. E as crianças menores adoraram.

“A infância encolheu. As crianças querem ver personagens que fazem o que elas não podem ainda”, diz Mauricio. Aos 73 anos, ele acessa Orkut, Twitter e outras redes de relacionamento para “entender a nova geração”. “Tudo muda toda semana. Não podemos ter uma revista para esse público com uma linguagem já velha”, diz Mauricio, que tem seus 50 anos de carreira celebrados numa exposição no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.

A internet, claro, está presente na vida dos novos personagens. Em vez do diário, Luluzinha tem um blog. E é apaixonada pelo Bolinha. O dono do clube onde menina não entrava quer namorar a versão em quadrinhos da roqueira Pitty. As alterações em Luluzinha foram uma iniciativa brasileira, autorizada pela Random House, editora inglesa que publica originalmente a série. Glorinha Khalil dá consultoria sobre as roupas que a menina usa e, a exemplo de Pitty, outras personalidades reais vão aparecer nas histórias. “Houve uma mudança no perfil do público. Séries como Crepúsculo e livros como Harry Potter confirmam a tendência”, diz Daniel Stycer, editor-chefe da Luluzinha teen, que vende cerca de 100 mil cópias mensais.

Na televisão, até personagens que levavam a idade no nome cresceram. Ben 10 tem 15 anos no desenho animado Ben 10 força alienígena. O 10 permaneceu apenas no nome da série. O garoto virou um rapaz e agora se chama apenas Ben. “Ele está levando as coisas mais a sério”, diz o produtor da série, Glen Murakami, que no mês passado esteve no Brasil. “Em breve o Ben vai ter uma namorada.” O Programa de Aceleração do Crescimento das personagens, porém, às vezes esbarra na reação do público. O anjinho da Mônica ganhou um nome em inglês, Cell Boy, que fazia trocadilho com céu, mas teve de mudar. O público odiou o nome novo e protestou na internet. Anjinho passou a se chamar apenas Anjo. Às vezes, a rejeição é maior. As Meninas superpoderosas ganharam uma versão chamada Meninas superpoderosas geração z. A primeira temporada da série, exibida no Japão, durou 52 episódios. Não agradou. O mangá sobreviveu a apenas dois volumes. Os produtores, porém, não desistiram e lançaram a nova versão, agora adaptada ao público ocidental. Mas onde essas mudanças vão parar? Será que, no futuro, teremos a Mônica na terceira idade? “Quem sabe? O pessoal agora está envelhecendo muito bem”, diz Mauricio, rindo.

Como eles se transformaram
Cascão agora toma banho, Luluzinha ganhou carteirinha do Clube do Bolinha, Kevin virou o melhor amigo de Ben e Lindinha ficou vaidosa
 
 

– Humor Negro, sem Trocadilhos e com Tom Desagradável

Nunca gostei de humor negro. Agora, menos ainda. Digo isso devido a piada de mau gosto feita pelo humorista Danilo Gentil (Programa CQC), que utilizou de humor negro justamente contra a raça negra (se é que existe a raça negra, pois considero apens a existência de uma raça, a raça humana). O mesmo comparou o macaco King Kong com jogadores de futebol negro, por gostarem de loiras.

Piada irresponsável, que poderia ser evitada e de tom lamentável. Pessoas que estão a frente de programas de audiência, devem cada vez mais tomar cuidado em suas ações. Policiar-se é necessário!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u601611.shtml

PIADA DE DANILO GENTIL NÃO TEVE GRAÇA, DIZ HÉLI DE LA PEÑA

O integrante do “Casseta & Planeta” (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado “A coisa ficou afrodescendente para o humor negro”, o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).

“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?” A frase foi postada por Danilo Gentili, do “CQC” (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.

“Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso”, escreveu La Peña. “Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos.”

Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o “casseta” discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.

“Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse ‘olha aqui, seu macaco.’ Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei.”

Segundo a assessoria de imprensa do MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo), a mensagem de Gentili foi encaminhada a um procurador, que vai apurar se houve ou não racismo. A ONG Afrobras também se posicionou contra o “repórter inexperiente”. “Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda [entrar com] uma representação criminal”, disse José Vicente, presidente da ONG.

De acordo com Hélio de La Peña, “se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave”.

À Folha Online, na noite de ontem, o humorista do “CQC” disse estar “disposto a pedir perdão a qualquer pessoa que se ofendeu sobre qualquer assunto em qualquer coisa que eu disse”. “Quanto a apagar os tweets, não apago, não. Porque eu realmente disse aquilo. Não consigo ainda entender qual o problema com eles, mas se alguém viu problema, que me perdoe. Eu realmente disse aquilo.” 

– Pata de Ganso: Eu já tive uma…

Certa vez, “ganhei” uma tendinite difícil de sarar, conhecida nos meios ortopédicos como “Pata de Ganso”. Felizmente, após um bom tratamento, nunca mais a tive e quero distância dela!

Há dias, li esse artigo publicado e, para aqueles que praticam esporte, vale a pena se prevenir com as boas dicas aqui contidas.

Texto do Fisioterapeuta Marcelo Luiz de Souza, extraído do CartãoVermelho.esp (http://www.cartaovermelho.com.br/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=viewarticle&artid=573&page=1)

TENDINITE DA PATA DE GANSO OU ANSERINA

Chamam-se “pata de ganso” os tendões dos músculos que inserem na região medial do joelho no terço proximal da tíbia. São eles: tendão do semitendinoso, grácil e sartório. Cada um tem localização, origem e ação específica, entretanto, todos têm (em tese), a mesma inserção, formando a referida “pata de ganso”.

O semitendinoso origina-se na tuberosidade isquiática, na região posterior da coxa, sendo um dos responsáveis pela flexão e rotação interna do joelho e, acessório na extensão do quadril. O grácil, tem origem no corpo e ramo inferior do púbis e é um dos responsáveis por auxiliar a flexão, rotação interna do joelho e adução da coxa. O sartório origina-se na espinha ilíaca ântero-superior, auxiliando na flexão do quadril, flexão e rotação interna de joelhos.

Como mencionado, estes têm inserção “relativamente” comum, no terço proximal medial da tíbia (região interna do joelho). Juntamente com os tendões da “pata de ganso”, temos a bolsa sinovial, que lubrifica os tendões dando mais funcionalidade ao movimento, evitando atritos. Esta bolsa também pode ser sítio de dores isoladas ou estar associada à tendinite da “pata de ganso”, provocando a bursite da pata de ganso ou anserina.

MECANISMO DA LESÃO

 

 

Tendinite comum no meio desportivo, a tendinite da pata de ganso ocorre geralmente por excesso de uso, overuse, sobrecarga e esforço repetitivo. Um estresse biomecânico, provocado por um joelho valgo ou varo, pé pronado ou supinado pode ser um fator preditivo. Pancadas na região também podem provocar a lesão, associando com a bursite da pata de ganso.

Clinicamente, é difícil distinguir qual estrutura está afetada, se é o tendão ou a bursa. A literatura revela que, na maioria dos casos, o problema é de origem bursal. A inflamação da bursa (bursite) pode resultar de um trauma agudo na parte medial do joelho ou por overuse (sobrecarga), na qual há uma fricção repetitiva da bursa entre a tíbia e os tendões devido a estresses em valgo ou uso excessivo dos isquiotibiais, principalmente naqueles que tem um encurtamento dos músculos posteriores da coxa. É comum ocorrer nos esportes que exigem mudanças rápidas e bruscas de direção.

FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A LESÃO

-Treinamento excessivo (overtraining);
– Gesto esportivo incorreto;
– Aumento súbito dos treinamentos e corridas em aclives;
– Encurtamento dos isquiotibias;
– Lesão do menisco medial;
– Deformidade em valgo;
-Instabilidade medial.

SINAIS E SINTOMAS

– Dor ao subir e descer escadas na região medial do joelho;
– Dor ao sair da posição sentada para em pé;
– Edema no local (inchaço);
– Dor a palpação da região;
– Dor para caminhar.

TRATAMENTO

• Fase aguda: crioterapia, ultra-som no modo pulsátil, laser e tens, podem ser recursos da eletrotermofoterapia que se aplicam bem ao quadro clínico do paciente. Quando a dor for diminuindo, incluir: exercícios suaves de alongamentos para os referidos músculos (semitendíneo, grácil e sartório), bem como exercícios de fortalecimento, com carga leve e progressiva. Na fase de resolução, incluir exercícios proprioceptivos (sensório-motores) específicos e, exercícios funcionais para retorno breve à prática desportiva. O uso de antiinflamatórios, é um recurso que deve ser utilizado também, de acordo com orientação e critério médico.

• Fase crônica: Calor, ultra-som no modo contínuo, laser como cicatrizante, são recursos benéficos. Entretanto, os exercícios de alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios proprioceptivos e funcionais são fundamentais no processo de recuperação deste paciente. Bandagens funcionais podem ser utilizadas, bem como palmilhas específicas, caso haja alguma alteração biomecânica que justifique. Em geral, é auto-limitada (melhora com ou sem tratamento), mas o tratamento fisioterapêutico acelera e evita recidivas do quadro clínico.

Até a próxima!
Marcelo Luiz de Souza
Fisioterapeuta – Crefito 2: 74644-F
marceloluizsouza@globo.com
Tels: (21) 78526135 (ID: 83*17295) e 9627-5472

– Saudades do Mundo Acadêmico

Quando em aula, sentimos falta de férias. Quando em férias, não vemos a hora de voltarmos às aulas!

Que bicho é esse que pica e motiva os professores? Há uma semana da volta às aulas, a saudade dos alunos é grande! Talvez pelos projetos reservados a eles nesse próximo semestre.

Voltaremos com tudo!

– Mussum Day Bombou na Web

Cacildis!!!, diria o falecido trapalhão Mussum. Celebrando os 15 anos de sua morte, hoje os twitteiros promoveram o “Mussum Day”, e tem sido o assunto mais comentado no Twitter.

Um compacto de 5 minutos bem bacana foi criado para sua homenagem. Mussum virou cult! Aqueles que estão na faixa entre os 30 e 40 anos sabem o que é isso.

Veja que legal: http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2009/07/29/mussum-day/

 

– MEC Notifica 35 Universidades Particulares

O MEC está trabalhando! Ontem, ele notificou alguns Centros Universitários (muitos conhecidos e próximos de nós) pelo número insuficiente de professores com Mestrado e Doutorado.

A seguir, a relação das instituições:

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u601080.shtml

MEC NOTIFICA 35 UNIVERSIDADES PARTICULARES

por Ângela Pinho

O Ministério da Educação notificou ontem 35 instituições privadas de ensino superior que, segundo a pasta, não cumprem os percentuais mínimos de professores com dedicação integral ou com títulos de mestre e doutor estabelecidos pela legislação. Ao todo, elas oferecem quase 10% das vagas em cursos universitários no Brasil.

Elas terão 90 dias para resolver o problema. Caso continuem irregulares, estão sujeitas a processos administrativos que poderão culminar com o descredenciamento de cursos.

A medida atinge 11 centros universitários e 24 das 87 universidades privadas do país, como a PUC-MG e duas das maiores em número de alunos, a Universidade Presidente Antônio Carlos (MG) e a Universidade Salgado de Oliveira (RJ).

Sete das 35 instituições notificadas não poderão abrir novas vagas até comprovarem a regularidade da situação, já que a situação delas foi considerada mais grave.

A lei estabelece que as instituições de ensino superior devem ter um terço do corpo docente com dedicação integral. Para professores com título de mestre e doutor, centros universitários têm que respeitar a proporção de 20%, e universidades, de um terço. A diferença é que universidades têm mais autonomia para abrir vagas.

A Folha tentou contatar, na tarde de ontem, a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém atendeu os telefones disponíveis no site da entidade.

IES UF
Universidade Vale do Rio Doce MG
Universidade Santa Úrsula RJ
Universidade Salgado de Oliveira RJ
Universidade Presidente Antonio Carlos MG
Universidade Potiguar RN
Universidade Positivo PR
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) SP
Universidade José Rosário Vellano MG
Universidade Iguaçu (Unig) RJ
Universidade Gama Filho RJ
Universidade Fumec MG
Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos) RS
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) SC
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) SC
Universidade de Sorocaba (Uniso) SP
Universidade de Santo Amaro SP
Universidade de Cruz Alta (Unicruz) RS
Universidade de Caxias do Sul RS
Universidade da Região de Campanha RS
Universidade da Amazônia PA
Universidade Católica de Petrópolis RJ
Universidade Católica de Pernambuco PE
Universidade Castelo Branco RJ
PUC-MG MG
Conservatório Brasileiro de Música RJ
Centro Universitário Radial SP
Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp) SP
Centro Universitário Luterano de Manaus (AM) AM
Centro Universitário do Triângulo MG
Centro Universitário do Distrito Federal DF
Centro Universitário de Santo André SP
Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas AM
Centro Universitário da Cidade RJ
Centro Universitário da Bahia BA
Centro Universitário Capital SP

– O Autoconhecimento Cristão

“Os jovens precisam se conhecer para saber em que são fortes e em que são fracos”

Muito boa uma entrevista do cirurgião neurológico, Dr José Augusto Nasser, a respeito do autoconhecimento. Compartilho os melhores trechos abaixo, extraído de:  http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=945

Dr José Augusto Nasser, que é cirurgião neurológico, ministra palestras por inúmeras universidades nacionais e estrangeiras sobre o autoconhecimento num mundo globalizado. Sobre esse assunto, o médico, que é autor do livro “Semeando dons, colhendo vocações”, fala ao cancaonova.com salientando a importância de nos conhecermos verdadeiramente a fim de descobrirmos nossos dons, limitações e vocações de forma a amadurecermos com discernimento.

cancaonova.com: Como o senhor define autoconhecimento?

Dr. Nasser: Autoconhecimento é todo caminho de aprofundamento na identidade da própria pessoa. Os pais têm muita limitação para ajudar os filhos a se conhecerem, pois estes são educados no conhecimento sobre as coisas exteriores, mas não se conhecem a si mesmos. Identificam-se apenas com aquilo que os outros dizem que eles são.

Depois de uma certa idade, as pessoas acham que alguma coisa está errada, porque não é possível que elas estejam com aquele rosto… Elas se sentem mais jovens. Todos nós vivemos a vida inteira dentro de uma certa idade e maturidade e nunca nos vemos como pessoas idosas, não temos essa autopercepção.

Nós estamos sempre “pendulando” entre um ponto e outro diante das pessoas e dos lugares onde estamos. Como é bom refletir sobre isso para amadurecer a ponto de sermos a mesma pessoa em todos os lugares. E só é a mesma pessoa em todos os lugares quem se conhece, quem sabe o que é valor, quem amadurece e sabe escolher. A partir daí, é possível ter liberdade de escolha, porque já se sabe o que é certo e o que é errado. São pessoas que têm discernimento.

Sabedoria é um dom de Deus que independe do quanto você conhece das coisas do mundo, mas depende de quanto você reconhece as coisas de Deus.

cancaonova.com: O que é fundamental para nos conhecermos?

Dr. Nasser: É necessário que façamos o que chamamos de história de vida. Escrever a sua história de vida para identificar nela tantas coisas que o levam a agir, hoje, de uma forma intempestiva e agressiva, porque ela [vida] é machucada. Mas o que a machucou? Qual o trauma na vida dessa pessoa? É aquele famoso exercício de conhecimento da sua própria história, derramamento de um amor que cura através do perdão, da reconciliação e do arrependimento. Quanta coisas são emocionais e precisam de nome? Quando eu coloco nome naquilo que eu sinto, aquilo perde o valor e o poder dentro de mim. Essa é uma viagem dentro do seu inconsciente. É preciso, então, escrever a sua história com o consciente, depois, vamos trabalhar um pouco mais o inconsciente. E só há uma Pessoa poderosa que pode ir ao seu inconsciente e curá-lo: Jesus Cristo. Quanto mais você dominar aquilo que em você é interior, mais estável você ficará e receberá a paz. A paz de Jesus é exatamente isso: quando Ele plenifica você por dentro. Aí, você se sente uma pessoa com muita capacidade.

cancaonova.com: Com a correria do dia a dia, é comum as pessoas esquecerem-se de si mesmas ou “deixarem a si mesmas para depois”. Que problemas isso traz ao longo do tempo?

Dr. Nasser: Imaturidade crônica. São os adultos infantis. Deus nos falou que deveríamos ter um coração de criança, pois “os corações puros verão a Deus”. Mas as pessoas confundem isso com infantilidade. O Senhor não falou que as pessoas que vão para o céu são as imaturas. Ele disse “sede santos como vosso Pai é santo” e caminho de santidade é o caminho onde você se deixou transformar. As pessoas passam a vida, durante muito tempo, sendo reféns de suas fraquezas. Isso é muito mais do que um aprisionamento, elas estão como reféns. Dessa forma, elas não têm para onde olhar, sentem que a vida não tem graça, pois Deus não pode agir, porque não O deixaram. É mais fácil ouvirmos os conselhos do mundo.

– Sensacionalismo Barato

Ontem, falamos sobre declarações irresponsáveis no futebol (http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2009/07/27/o-inimigo-do-futebol/); pois bem, agora o Vasco da Gama, segundo matéria publicada no RJ, quer punição ao árbitro de jogo que não era dele!

Incrível como as coisas são…

Extraído de: http://odia.terra.com.br/portal/ataque/vasco/html/2009/7/vasco_pede_punicao_contra_arbitro_26063.html

Vasco pede punição contra árbitro

Rio – A suspeita de que o árbitro Leonardo Gaciba teria dito durante Corinthians x Palmeiras de que iria ‘compensar’ o Verdão pelos erros que cometeu nas semifinais da Copa do Brasil a favor do Timão, prejudicando o Vasco, soou mal em São Januário.

Ontem, o diretor executivo Rodrigo Caetano disse não crer em má intenção, mas pediu por punição ao juiz. “Quando os jogadores erram eles são punidos”.

Já Dorival Júnior prefere não julgar, mas alerta: “Quando muitos falam a mesma coisa é porque algo aconteceu”.

– Nossa Princesa Marina

Com quase 5 meses, nossa filha Marina está linda e cada vez mais esperta!

Obrigado Senhor, pela beleza, saúde e inteligência da nossa filhinha!

– Temporada de Estágios e Programas de Trainees

Atenção estudantes de Administração de Empresas, Formados e Recém-Formados: está aberta a temporada de estágios e trainees para o segundo semestre de 2009 e primeiro semestre de 2010!

O NUBE está disponibilizando quase 3.000 vagas de estágio em diversas empresas; para acessar a relação, entre no link: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1239506-9654,00-NUBE+SELECIONA+CANDIDATOS+PARA+VAGAS+DE+ESTAGIO.html

A AMBEV também recruta, visando Trainees: o link é: http://www.administradores.com.br/noticias/quer_ser_um_trainee_ambev_em_2010/24699/

Aos nossos queridos alunos e recém-formados, boa sorte!

– O Inimigo do Futebol

Há muitas relações informais no futebol. Quem vive no meio, sabe disso. Há coisas que nunca são abertas ao grande público, outras que a imprensa sabe e acaba segurando; outras ainda que nunca ninguém sabe ou saberá. E nelas, estão os partícipes do futebol: jogadores, dirigentes, empresários, árbitros, jornalistas, entre tantos outros!

E nada disso é por força de atitude corruptiva ou corruptora, mas pelo “habituè”. Ou seja, normas costumeiras estabelecidas pelo convívio que não tem nada demais; bobas, simples, mas que preferem se manter na surdina.

Um dos casos mais clássicos disso pode ser o momento de diálogo entre árbitro e jogador. Quem não teve curiosidade de saber o que o juiz está falando com o centroavante no intervalo? Ou ainda, o que se passa nas conversas e reclamações durante o jogo?

Normalmente, são tolices: comentários sobre lances (de qualquer jogo ou dele próprio), lembranças de outras partidas e até brincadeiras e/ou piadas!

Recordo-me de que certa feita, um jogador “sacaneava” o juizão durante o intervalo pois em determinado jogo “cavou” uma falta e o juiz entrou. Claro, as palavras eram medidas e o clima cortês. Tudo bem, tudo tranquilo.

Mas algo me chamou a atenção nessa última rodada: o jogador Chicão, zagueiro do Corinthians, disse que o árbitro Leonardo Gaciba o recordou de uma suposta infração não-marcada no seu jogo contra o Vasco, e para ele, jogador, era motivo de perseguição!

Quanta bobagem acreditar que um árbitro erraria na frente das câmeras de todo o Brasil, num jogo dessa magnitude e sendo o Gaciba o apitador, justamente para prejudicar intencionalmente alguém!

Maior bobagem ainda: externar essa fala à imprensa. Até a mãe do jogador marcaria o pênalty que ele cometeu no Derby, que a propósito, foi muito bem arbitrado pelo gaúcho Gaciba e seus colegas paulistas Corona, Van Gassen e Guarizzo!

Novamente chororô na rodada. Até quando? Parece que tais manifestações viraram moda. Tudo é culpa do árbitro! Daqui a pouco, a Crise Econômica, a Gripe Suína e o acidente do Massa também serão creditados aos árbitros!

Faço minhas as palavras do jornalista Fernando Sampaio, proferidas há pouco durante o programa “Esporte em Discussão” da Rádio Jovem Pan: Tem jogador que pensa que o árbitro é inimigo dele…

– Fretados de SP: A Quem interessa a Restrição?

Sinceramente, não ouvi nem li nenhum (NENHUM MESMO) argumento sobre qual seria a necessidade de restringir a circulação de ônibus fretados em SP. A grosso modo, as melhorias são zeradas e basicamente aumentará o número de carros circulando!

A quem interessa tal mudança???

Devido a elas, o Secretário de Transportes da Capital Paulistana quase apanhou (literalmente):

Extraído de: http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI3893977-EI11777,00-Secretario+tem+carro+cercado+por+usuarios+de+fretados+em+SP.html

SECRETÁRIO TEM CARRO CERCADO

Passageiros de ônibus fretados que não concordam com as restrições ao transporte que começam a vigorar em São Paulo nesta segunda-feira cercaram o carro do secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, na estação Santos-Imigrantes do Metrô, na zona sul da capital, por volta das 7h. Os manifestantes xingaram o secretário e bateram no carro dele. As informações são do Bom Dia São Paulo.

O secretário havia se dirigido até a estação para acompanhar a implantação das alterações no primeiro dia de funcionamento da Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) formada pelas marginais Tietê e Pinheiros e as avenidas dos Bandeirantes, Ricardo Jafet e do Estado.

Tráfego piora pouco
No primeiro dia em que passa a valer a restrição aos ônibus fretados em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou índice de congestionamento considerados dentro da média para o período de férias durante toda a manhã desta segunda-feira.

Como comparação, o trânsito nesta manhã ficou um pouco pior se comparado com os índices registrados na segunda-feira passada, dia 20. Segundo a CET, às 9h30 desta segunda, a cidade tinha 54 km de filas frente a 35 km da última semana. O mesmo acontece se comparamos as medições de 10h e 10h30 desta manhã com os índices da semana passada, com 41 e 25 km de lentidão e 29 e 19 km, respectivamente.

Restrição aos fretados
A prefeitura de São Paulo anunciou na última terça-feira mudanças no projeto de regulamentação da circulação dos ônibus fretados no transporte de passageiros dentro da Zona de Restrição Máxima da capital (área de 70 km² a partir do centro da cidade). A principal alteração diz respeito ao transporte do tipo ponto a ponto, que só será permitido desde que a empresa possua estacionamento ou local apropriado para que o veículo pare. As outras alterações nos projeto são referentes à criação de novos pontos de parada e novas linhas especiais de ônibus.

Para circular na Zona Máxima de Restrição aos Fretados (ZMRF) sem sofrer penalidade, os veículos autorizados devem, obrigatoriamente, portar uma cópia do protocolo afixada no vidro dianteiro.

Dos pedidos autorizados, muitos deverão alterar seus percursos para evitar os grandes corredores. Além dos fretados rotineiros ponto a ponto, houve pedidos para transporte a seminários, turismo, hospedagem e eventos religiosos e culturais.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) de São Paulo divulgou na tarde deste sábado as autorizações para os veículos fretados ponto a ponto (que vai da origem ao destino sem paradas) circularem pelas ruas da cidade. Das 362 solicitações, foram aprovadas 229 (63,3%).

– NF Paulista: Indicador de Sonegadores do Varejo, segundo o Secretário!

O secretário da Receita Estadual de SP (perdoem-me, pois não me recordo o nome), declarou hoje à Rádio Bandeirantes AM840 durante o Jornal Gente, que a proposta da Nota Fiscal Paulista é sim aumentar a arrecadação, e que os dados dos consumidores não serão cruzados ou fornecidos para a Receita Federal. Assim, os consumidores não devem ter a preocupação de que se tem gasto mais do que se declara (ele diz estar ciente de que muitos utilizam outros CPF’s nas NF’s). Mas que o objetivo é verificar o “Vendedor”. Caso existam muitas vendas de um estabelecimento e o arrecadado seja baixo pelo mesmo, a fiscalização agirá em cima dele!

Aos poucos, os verdadeiros intuitos da NF Paulista são aclareados.

– Hoje é Dia de Provas Teóricas da FPF

Hoje a Federação Paulista de Futebol aplicará provas teóricas (a respeito das “Regras do Jogo”) a todo o seu quadro de árbitros.

Correto e necessário. Mas isso dá um gancho para uma pequena indagação: Qual o grau de profundidade de conhecimento que os jogadores de futebol tem a respeito das regras?

Claro, se o Futebol é o ganha-pão do boleiro, ele deve conhecer a fundo o seu ofício. E como as 17 regras são cheias de detalhes (não tem nada a ver com “Regra é Clara”, espirituosamente batida por Arnaldo César Coelho), acredito que teríamos muitas surpresas quanto aos resultados.

– Governador Simpatia

Para quem vê na TV o governador Serra, e quem lê suas mensagens no Twitter, podem não ligar as postagens à mesma pessoa. Pelo miniblog que está na moda, ele se mostra simpático, aberto a discussão sobre literatura, música e futebol! Aliás, muita cornetagem nessa área. Não dava para ser assim pessoalmente?

A propósito, para quem quiser segui-lo no Twitter, seu endereço é: http://twitter.com/joseserra_

 

– Demissão de Quem é Correto?

A Receita Federal demitiu sua secretária geral, Lina Maria Viana. Ela foi a responsável pela apuração de sonegação de impostos de grandes conglomerados econômicos, principalmente construtoras e bancos. Recentemente, ela denunciou e investigou as empresas da família Sarney, encontrando diversas falcatruas.

Motivo da demissão?

Oficial: queda de arrecadação (mas não estamos num período de recessão, além do próprio governo ter dado isenção fiscal e redução de IPI a alguns setores?)

Oficioso: investigou quem não devia…

– Gripe comum é mais letal que a Suína em SP

Veja só: a Gripe Suína assusta por ser mais letal, certo? Sim, mas na prática, as vítimas decorrentes de mortes ocorridas por Gripe Comum são em maior número. Em SP, 17 pessoas morrem por dia, vítimas da Gripe Comum!

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u600207.shtml

Gripe comum matou 17 por dia em São Paulo em 2008

A gripe comum foi responsável por 17 mortes por dia em São Paulo no ano passado. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008 devido a males provocados pela gripe, como pneumonias, bronquites e outras doenças pulmonares.

Para chegar a esses números, a Folha tabulou os dados do Tabnet (sistema da prefeitura de São Paulo que disponibiliza números de mortalidade na cidade) com base em critérios do Ministério da Saúde.

Nesta semana, o ministério anunciou que 70.142 pessoas foram mortas pela gripe sazonal no país em 2008.

Os números de São Paulo permitem algumas comparações entre a gripe sazonal e a suína –que chegou ontem a 33 óbitos no país, após o ministério corrigir os dados divulgados na quinta-feira e São Paulo confirmar mais quatro mortes.

Assim como o vírus da gripe suína, que, de acordo com infectologistas se espalhou mais no inverno, o da gripe sazonal faz mais vítimas nesta época.

Para Jarbas Barbosa, gerente de vigilância, prevenção e controle de doenças da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), há, entretanto, uma diferença importante entre a gripe comum e a suína. Enquanto a primeira mata mais os idosos, a outra tem mais óbitos entre a população adulta e jovem.

Em São Paulo, por exemplo, 45% dos óbitos por gripe comum em 2008 foram de pessoas com mais de 80 anos. Já na gripe suína, dos 32 mortos com idade conhecida, 19 tinham menos de 30 anos.

Ainda não foi feito um estudo que possa explicar a diferença, diz Barbosa. Uma das hipóteses é a de que os idosos tenham algum tipo de imunidade em relação à nova gripe, pois podem ter entrado em contato com vírus similares, que circularam nos anos 50 e 60.

“Na gripe comum, os idosos morrem, normalmente, por complicações da doença, como pneumonia bacteriana, que aparece depois que a gripe já deixou o organismo mais fraco”, explica Carlos Magno Fortaleza, professor de moléstias infecciosas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Na gripe suína, diz o gerente da Opas, o vírus normalmente é o próprio causador da morte, em geral por pneumonia viral.

Fortaleza afirma que é provável que sejam registrados mais óbitos por gripe neste ano, já que os dois tipos de vírus estão circulando.

“Teremos os óbitos da gripe comum e os mortos pela gripe suína. Por isso é importante que a população se vacine contra a gripe comum.”

Mortes confirmadas

Ontem, a Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou mais quatro mortes por gripe suína no Estado: duas na capital, uma em Campinas (93 km de SP) e outra em Cosmópolis (região de Campinas). Agora, o Estado de São Paulo soma 16 óbitos e o total do país passa para 33.

A vítima de Cosmópolis é uma mulher de 20 anos, que estava grávida de sete meses (o bebê sobreviveu). É a quarta gestante morta no país em consequência da gripe suína.

Na capital, morreu uma menina de 4 anos, que tinha histórico de asma e bronquiolite.

Os outros dois óbitos confirmados ontem são de um homem de 58 anos, da capital, com problemas hepáticos graves, e de uma mulher de 37 anos, de Campinas.

– Insensatez e Incoerência Esportiva

Há certas manifestações no futebol que poderiam ser evitadas. Quer ver algumas bobagens nesses últimos dias?

 

– O centroavante Keirrisson se apresentou ao Barcelona, beijou o escudo, fez juras de amor eterno ao clube catalão, e disse que sempre torceu para o clube espanhol, pois nunca teve time brasileiro de coração. Será que se fôsse vendido ao Real Madrid, faria mesma coisa? Elementar, meu caro Watsom…

 

– Nilmar fez, na última quarta, para o repórter da Sportv, uma jura de amor ao Internacional-RS, dizendo que não sairia do clube gaúcho de jeito nenhum para a Alemanha, e que por isso recusou a proposta do Wolfsburg. Realmente, não foi para a Bavária, mas sim para a Espanha, e j[á está fora do time nessa rodada do Brasileirão. Se apresentará ao Villareal.

 

 

– Sport-PE, através do seu diretor Gulherme Beltrão, “arrebentou com a arbitragem paulista, brasileira, internacional ou universal. Alegava piamente que seu clube era prejudicado, e que não adiantava ter uma administração exemplar já que lutava contra os juízes. Segundo o jornal Lance, Coluna de Prima, o clube pernambucano está perdendo seus jogadores da categoria de base, pois sonega FGTS. No discurso o homem é o “bom”, mas na prática…

 

 

– Muricy diz estar feliz por enfim voltar ao clube onde começou, pois jogou futsal no Palmeiras e só quando cresceu foi para o SPFC. Seus filhos, segundo ele, são Inter, Náutico, Figueirense. Parece discurso do falecido Tancredo Neves, lá em MG: Sou atleticano, tenho uma pontinha de América no coração e no fundo um pouco de Cruzeiro… Assim se garante com todos! Foi bem…

 

– Baldivieso, ex-jogador da seleção boliviana e atual técnico do Aurora, da 1ª. Divisão da Bolívia, escalou numa partida válida pelo campeonato local o seu próprio filho, Maurício. Foi demitido, afinal o garoto havia completado 12 anos! Nepotismo precoce não é exclusividade do Senado Brasileiro… Mas o pai disse que não o escalou por questão de parentesco! Então tá bom…

 

– Flávio Briatore, manager da Renault (que recebe 20% de todos os vencimentos dos pilotos que agencia na F1), disse que Nelsinho Piquet foi uma decepção, que ele poderia correr muito mais, e uma série de broncas sobre o brasileiro, que respondeu à altura: “Briatore não sabe p… nenhuma”. Deve não saber mesmo; afinal, comportamentos à parte, Schumacher começou graças à ele…

– A Nova General Motors

 

A GM oficialmente está em novas mãos. A “Nova GM”, agora é de 4 grandes proprietários. Veja os números:

 

60,8% das ações da GM agora são do Governo dos EUA;

17,5% são do Sindicato dos Trabalhadores da GM;

11,7% são do Governo do Canadá;

10,0% espalhadas nas mãos de investidores menores.

 

Em número de revendas, caiu de 6.246 para 3.605.

 

As fábricas, antes da crise, eram 47, agora 33.

 

Os trabalhadores ao redor do mundo eram 61 mil. Hoje, 40 mil.

O último prejuízo anual foi de US$ 30,9 bilhões.

 

77 anos foi o período em que a GM era a número 1 do mundo. Hoje, esse posto é da Toyota.

 

Fonte: Revista Isto É Dinheiro, ed 614, pg 08.

– A Dor da Expectativa

Escrevo sem saber o desfecho. Mas é horrível o sentimento de dor quanto a expectativa das reais condições do piloto Filipe Massa, vítima de um acidente há poucos minutos. Imagina a 300km/h algo bater em sua cabeça? Quais consequências podem ocorrer? E outra ansiedade que não pára de perturbar: a sua mulher grávida e assustada, a falta de informações e o medo do pior! Que drama dessa família…

Tomara que não tenha ocorrido nada. É o risco desse esporte. Ganha-se milhões, mas pode-se perder a vida.

– Manuel Zelaya e Eduardo Araújo

Manuel Zelaya, presidente hondurenho deposto, voltou ao seu país e colocou mais lenha na fogueira, pois os manifestantes estarão muito animados com sua presença. A OEA (Organização dos Estados Americanos) quer a sua volta, mas algo que me incomoda: por que ele simplesmente desrespeitou ao longo de seus meses vários artigos constitucionais? Não estou defendendo o golpe, mas apenas lembrando de tal importante fato!

A propósito, aquela indumentária dele é cômica: é idêntico ao Eduardo Araújo, cantor dos tempos da Jovem Guarda!

– Lula X PT: Quem é o Maior?

O Presidente da República Lula insiste em minimizar as gravíssimas acusações contra o Presidente do Senado, José Sarney. O próprio PT, pressionado, admite pedir a renúncia de Sarney. Mas Lula não quer.

Nesse momento, Lula parece intocável, acima do bem e do mal. Acima do próprio partido. Antes, Lula era o partido. Agora, Lula é o Lula.

O que será que de tão grave deve saber Sarney para ter tanta proteção? A quem interessa tamanha absolvição de tantos crimes?

Mistérios de Brasília… A única certeza é que há algo muito podre…

– Caridade na Verdade

O Papa Bento XVI, na semana passada, resolveu falar sobre fé, economia e globalização. Foi muito bem! Na sua carta aos católicos, intitulada “Caridade na Verdade” disse algumas coisas interessantes. Por exemplo:

“A economia necessita de ética para funcionar corretamente. Não qualquer ética, mas a que tenha o ser humano como figura central. (…) A globalização não é, a priori, nem boa nem má. Será o que fizermos dela (…). O lucro é útil se serve como meio para um fim, mas quando o lucro se torna meta exclusiva (…) surge o risco de destruição e pobreza.”

Sábias palavras. Alguma mentira aqui?

– O Bilionário da Educação, Chaim Zaher, Dono do COC

Se você não conhece Chaim Zaher, é melhor ler sua história: ele pode ser o homem mais rico do négocio de “Ensino Privado” no país. Um ex-franqueado do Colégio Objetivo, que almeja em pouco tempo ter 1 milhão de alunos estudando nos COC’s.

Matéria interessante, extraída da IstoÉDinheiro, ed 614 de 15/07/09, pg 54-58 (por Leonardo Attuch).

 

A FÓRMULA SECRETA DO BILIONÁRIO DA EDUCAÇÃO

 

De porteiro de escola a dono de rede de ensino

 

Corria o mês de outubro de 2007, quando o empresário Chaim Zaher, à época dono de uma promissora rede de ensino particular no interior de São Paulo, se viu diante de uma encruzilhada. Ele estava pronto para lançar ações na Bovespa, mas os banqueiros que o assessoravam trouxeram uma péssima notícia.

O preço de lançamento dos papéis não seria de R$ 40, como havia sido planejado, mas de no máximo R$ 33, em razão da crise imobiliária americana, que já causava os primeiros estragos. Chaim quase desistiu, mas antes ligou para o economista Paulo Guedes, um velho amigo e também fundador do Banco Pactual. Eis o diálogo:Zaher ouviu o conselho e convidou o economista para um encontro com sua família em Ribeirão Preto. Todos, a começar pela esposa Adriana, teriam de ser convencidos.

O jantar começou pouco antes da meia-noite e foi até às 3h do dia seguinte. Tomada a decisão, o SEB -, Sistema Educacional Brasileiro foi para o IPO – um dos últimos antes da tempestade global – e levantou R$ 400 milhões. “Foi a decisão mais acertada que tomamos”, disse Zaher à DINHEIRO (leia sua entrevista à página 58). “Para acabar com aquela indecisão de ‘pulo ou não pulo´, colocamos uma asa-delta nas costas dele e o empurramos morro abaixo”, brinca Guedes.

Com o dinheiro levantado no IPO, Zaher colocou em marcha a maior máquina de aquisições do setor educacional brasileiro. Em dois anos, ele investiu quase R$ 200 milhões em 12 operações e triplicou de tamanho – a mais recente foi a compra, na semana passada, da tradicional rede Pueri Domus, de São Paulo, por R$ 41 milhões.

Com quase 500 mil alunos, o SEB detém a marca COC, líder no interior paulista, e outras renomadas, como o Dom Bosco, no Paraná, e o Inei, em Brasília. Ao todo, tem valor de mercado de R$ 604 milhões e deve fechar 2009 com receita próxima a R$ 450 milhões. Como tudo isso aconteceu? “Maktub”, responde Zaher. De acordo com a sabedoria árabe, já estava escrito. Só isso.

O maktub esteve presente em vários momentos da vida deste empresário que nasceu em Beirute, no Líbano, e que, com apenas seis anos, veio para o Brasil. Sua família pousou em Araçatuba e, ainda menino, Zaher começou a ajudar o pai, Zein Zaher, no trabalho como mascate.

Aos 18 anos, quando o velho Zein se instalou em Pereira Barreto, Zaher decidiu voltar para Araçatuba, onde arrumou um emprego num cursinho local, chamado Prever. Foi porteiro, bedel de alunos e vendedor de matrículas. Em pouco tempo, já entendia como funcionava a gestão de uma escola, enquanto, nas horas vagas, trabalhava como rádio-ator e colunista social.

E, lá pelos idos de 1972, ele enxergou uma ameaça: a chegada de cursinhos da capital paulista, como Anglo e Objetivo, que invadiam o interior. Foi então que ele decidiu sugerir ao patrão, o empresário Waldir Suliani, que buscasse um parceiro.Resultado: acabou demitido. “Em vez de cair em depressão, percebi que havia conquistado minha liberdade”, diz Zaher.

Seus primeiros parceiros foram os professores do Colégio Equipe de São Paulo, que também estavam criando um cursinho. Mas Zaher já enxergava o Objetivo, do empresário João Carlos Di Genio, como o grupo mais profissional do setor. E, em 1976, ele conseguiu agendar uma reunião com o professor Jorge Bryhi, braço direito de Di Genio, não sem antes realizar uma pequena peripécia.

Depois de esperar horas por uma audiência, ele decidiu se trancar no banheiro de uma escola, onde dormiu até o dia seguinte. E quando Bryhi voltou ao Objetivo, Zaher já estava lá esperando por ele. Na mesma hora, tornou-se franqueado da rede. A atitude foi tão inusitada que o próprio Di Genio quis conhecê-lo. E quando Zaher soube que o dono do Objetivo era também da região de Araçatuba, os dois se tornaram amigos – Di Genio foi até seu padrinho de casamento. No Natal de 1984, após ter trabalhado quatro anos como franqueado do Objetivo, Zaher recebeu uma ligação do amigo Di Genio:

– Você quer mesmo uma oportunidade para crescer e sair de Araçatuba? Venha para Ribeirão Preto e ficaremos meio a meio na escola – disse Di Genio.

– Aceito, respondeu Zaher.

Assim que desligou o telefone, Zaher, aquele mesmo personagem que havia dormido num banheiro para conseguir sua primeira audiência no Objetivo, começou a fazer as malas para se mudar para a “cidade grande”. Desta vez, como sócio.

À época, o grande concorrente do grupo de Di Genio era o COC, um cursinho criado por professores de medicina que ia de vento em popa. A tal ponto que era capaz de fretar um jatinho para trazer em primeira mão as listas de aprovados na Fuvest, num tempo em que ainda não existia internet.

E mais uma vez Zaher executou uma pequena proeza. Alugou um helicóptero, pousou nas proximidades da Universidade de São Paulo e chegou em Ribeirão Preto mais cedo do que os concorrentes, que tinham de tomar um avião em Congonhas. Com o tempo, o pêndulo virou em favor do Objetivo. A tal ponto que o próprio COC foi colocado à venda, em 1986.

E foi Zaher quem apareceu para comprá-lo, num negócio que o afastou do antigo mentor. “Aprendi tudo com o Di Genio, mas precisava seguir meu próprio caminho.”

De lá para cá, o COC, que virou parte integrante do SEB, decolou. É o maior grupo de ensino médio do País, com mais alunos do que o próprio Objetivo. Uma das razões é a aliança desenvolvida com escolas públicas.

Várias prefeituras do interior tornaram-se parceiras de Zaher ao adotar o método de educação conhecido como Name, Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino. Desenvolvido pelos professores do COC, ele tem melhorado drasticamente os indicadores da educação pública.

Os alunos das escolas públicas de Adolfo, uma pequena cidade de 3,9 mil habitantes no interior paulista, ficaram em primeiro lugar na avaliação do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo MEC. E as prefeituras pagam cerca de R$ 160/ano por aluno para ter acesso ao material didático do COC – hoje, mais de 100 mil alunos da rede pública estão integrados a esse sistema de ensino.

“Além de rei do ensino médio privado, o Chaim também tem a chave para melhorar rapidamente os indicadores do setor público”, diz o economista Guedes. O sonho do dono do SEB é chegar a um milhão de alunos. E os especialistas do setor dizem que isso é plenamente viável. “A educação ainda é extremamente pulverizada e o processo de consolidação está apenas começando”, diz Ryon Braga, da Hoper Consultora, especializada em educação.

As sócias do Pueri Domus tomaram a decisão de vender a escola, com mais de 40 mil alunos, ao perceberem a tendência de concentração do setor. “Constatamos que se não fizéssemos parte de um grande grupo econômico, não conseguiríamos concorrer no mercado”, disse a diretora Fernanda Simeoni, filha da fundadora Beth Zocchio, ao jornal Valor Econômico.

Outra grande avenida de crescimento é o setor público e Zaher tem conversado com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para convencê-lo da necessidade de se criar um Prouni para o ensino médio – em vez de comprar vagas apenas em universidades, o governo bancaria bolsas de estudos de alunos carentes em escolas privadas.

Outra grande aposta de Zaher é a educação a distância, que já responde por 13% das receitas do grupo, que também atua no ensino superior. Para isso, o SEB investiu fortemente em tecnologia. Além de aulas interativas, que podem ser transmitidas para mais de 150 cidades ao mesmo tempo, as escolas estão implantando lousas eletrônicas, com duas telas simultâneas.

Se um professor ou palestrante estiver transmitindo sua aula, os alunos poderão encaminhar perguntas instantaneamente. “Educação hoje combina conteúdo e tecnologia”, diz Tadeu Terra, diretor de material digital e editorial do COC. E, como os investimentos são altos, os ganhos de escala são fundamentais. No processo de crescimento de suas escolas, Zaher recorreu frequentemente a outras peripécias. Uma delas foi o marketing de emboscada.

Na Copa de 1998, na França, ele conheceu um torcedor que sempre era flagrado pelas câmeras da Globo com uma grande faixa do Corinthians. Zaher então o convenceu a abrir também uma faixa do COC. Assim, sua marca apareceu espontaneamente em vários jogos da Copa de 2002 e em muitos outros dos campeonatos brasileiros. Certa vez, o torcedor foi surpreendido por um policial, mas se saiu com maestria. Disse que COC significava “Comissão Organizadora do Corinthians”. Foi por essas e outras que o grupo se tornou o maior do País em educação privada. Maktub, como diriam os árabes.

– Schincariol Vence Guerra Contra a Ambev na Justiça

O mercado de cervejas no Brasil é realmente competitivo e ardiloso. A Schincariol venceu nos tribunais uma ação de depreciação de preço, a chamada “concorrência desleal“, contra a Ambev. Compartilho o auto-explicativo texto abaixo:

Extraído de: http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200907221736_RED_78246230

Cade multa Ambev em R$ 352 mi por prejudicar concorrência

Laryssa Borges, Direto de Brasília

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu nesta quarta-feira aplicar multa de R$ 352 milhões à Ambev por considerar que a empresa, dona das marcas de cerveja Skol, Brahma e Antarctica, realizava práticas anticoncorrenciais para enfraquecer as demais empresas produtoras da bebida alcoólica. Esta é a maior multa já aplicada por uma agência reguladora a uma única empresa.

A sanção imposta representa 2% do faturamento da empresa calculado em 2003, um ano antes de a Schincariol ingressar com processo administrativo junto ao órgão.

De acordo com os conselheiros, a Ambev tinha a intenção de obter vantagem ao realizar programas de fidelização de postos de venda e agiu deliberadamente para enfraquecer a concorrência. Criou o programa “Festeja”, que orientava pontos de venda a diminuir os preços das bebidas da Ambev em no mínimo R$ 0,11 durante a semana e em pelo menos R$ 0,21 nos finais de semana em plena campanha de lançamento da Nova Schin, e o projeto “Tô Contigo”, que indicava a exigência de exclusividade ou impunha limites de compra de cerveja concorrente, sendo que 90% deveriam ser da Ambev.

Segundo a Schin, que apresentou o processo, a Ambev “tem pautado seu processo de expansão por meio de aquisições de outras empresas do setor, no Brasil e no exterior, o que vem resultando em processo crescente de dominação de mercado, (…) fundado na concentração horizontal e vertical e na prática de ilícitos anticoncorrenciais”.

Para a Secretaria de Direito Econômico (SDE), vinculada ao Ministério da Justiça, a Ambev utilizou um “agressivo programa de fidelização, acompanhado de bonificações diversas, descontos casuísticos e em muitos casos de acordos de exclusividade”, o que garantia “políticas de (…) prejuízos à livre concorrência”.

“(A Ambev) tornou possível uma estratégia de elevação artificial de custos de empresas rivais, (…) com potencial prejuízo à livre concorrência”, argumentou a SDE no parecer enviado ao Cade. Condenada, a Ambev pode recorrer no Poder Judiciário da decisão do conselho de defesa da concorrência. A empresa ainda não comentou a decisão.