– Quando dá Para Anular uma Partida de Futebol

Pois é, a “Regra do Jogo”, no futebol, é algo apaixonante para se discutir!

E convido aos amigos para uma análise dessa mensagem que recebi, sobre o jogo Santos X Atlético Mineiro. Não entrarei, por questões éticas e óbvias, no mérito desportivo do resultado ou da avaliação da arbitragem (nem posso assim fazê-la). Mas como buscamos crescer no conhecimento da regra do jogo, e esse espaço deve ser um fórum democrático e científico de debates, compartilho a interpretação que segue, no qual é chamada a atenção para o seguinte fato: há erro de direito no jogo derradeiro da Vila Belmiro?

Abaixo, ipsis litteris, mas com o nome em sigilo, a pedido do remetente:

Porcaria, velho de guerra! Veja só: o texto da regra diz o seguinte (Regra 5 – o árbitro, último parágrafo de Poderes e Deveres):

“O árbitro somente poderá modificar uma decisão se perceber que a mesma é incorreta ou, a seu critério, conforme uma indicação do quarto árbitro ou árbitro assistente, SEMPRE QUE NÃO TIVER REINICIADO O JOGO (foi o caso do pênalty do Brasil e Egito – voltou atrás acertadamente antes de reiniciar) OU TERMINADO A PÁRTIDA (foi o caso do jogo do Santos, onde erradamente o árbitro voltou atrás, já que isso não é possível.”

Sabe, esse é um detalhe importante, mas daqueles que estão escondidos, quietinhos no livro de regra. E coincidentemente, numa discussão na FPF, questionei este texto (que surgiu há uns 5 anos), porque dizia que essa era uma orientação da regra que ninguém lembrava ou cobrava (muito menos nós, árbitros!)
Isso surgiu pois um árbitro encerrou a partida numa partida internacional (não me recordo onde), e voltou atrás saindo o gol. Naquela época, surgiu muita polêmica, e a FIFA resolveu nortear isso.

IMPORTANTE: esse erro não é ERRO DE FATO (aquele no qual o árbitro dá uma falta que não foi, cuja justificativa é interpretação da regra). É ERRO DE DIREITO, onde há desconhecimento de regra por parte do árbitro. Isso dá anulação da partida.

E aí, Porcaria, falei bobagem ou não! Pode colocar publicamente essa consideração, estudei bem antes de te enviar. Agora, se for errado, não vale me sacanear. Se quiser colocar no blog, omita meu nome. Só que eu ou ler depois, ocá?

Valeu,

E então? Será que o “bem-humorado” amigo está com a razão? E pesquisei antes de postar essa posição, autorizado por ele.

Para nós, que conhecemos e militamos a área, concordamos que não poderia se reiniciar jogo encerrado, ou há um problema na interpretação da regra?

Canal aberto para seus comentários:

OBSERVAÇÃO: A RESPOSTA SOBRE ERRO OU ACERTO NO REINÍCIO  DO LANCE E A POLÊMCIA DA REGRA 5 ESTÃO NO 11º COMENTÁRIO DESTE POST, ATRAVÉS DA RESPOSTA DO PROFESSOR ROBERTO PERASSI, INSTRUTOR FIFA E PROFESSOR DA EAFI-FPF

Um comentário sobre “– Quando dá Para Anular uma Partida de Futebol

  1. Como diria o Mussum… Cacildis!
    Não tinha prestado atenção nisso. Acho que seu amigo tem razão, não poderia voltar atrás e jogar aquele minuto extra!
    Mas não tenho mcerteza do que escrevi.

    Curtir

  2. PORCARI, SEREI O PRIMEIRO A ENFATIZAR;
    O JOGO TEM QUE SER ANULADO! ESTÁ NA PÁGINA 19 DO SITE DA CBF, NO LIVRO DE REGRAS VERSÃO PDF. SEU AMIGO ACERTOU. NÃO PODE ACABAR O JOGO E VOLTAR ATRÁS, É UMA EXCESSÃO DA REGRA DO JOGO.
    QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO!!!!!

    Curtir

  3. Prezado Anônimo,
    Eu iria apagar o seu comentário, por “desejar ver o circo pegar fogo”. NÃO É ESSE O PROPÓSITO, MAS SIM DISCUTIR E APRENDER MAIS A RESPEITO DA REGRA DO JOGO.
    Entretanto, você tem razão sobre a citação. O trecho citado é o último parágrafo de “Direitos e deveres”, na regra 5.
    Aghora, vale a discussão: a interpretação é a correta?

    Curtir

  4. ESTÃO GARFANDO TODO O JOGO O MEU SANTOS. O JUIZ ACERTOU SIM, ELE ERROU EM METER A MÃO NO GOL.
    QUERO VER VOCÊ APAGAR MINHA OPINIÃO.

    Curtir

  5. Prezado “Santista”,
    estou on-line. Apaguei sim a sua primeira mensagem, justamente por não focar o assunto. Mas como a sua segunda mensagem foi redigida sem palavrões outrora usados, democraticamente a mantenho.

    Curtir

  6. ESSA DISCUSSÃO EH MUITO INTERESSANTE, MAS EU ENTENDI, LENDO A REGRA, QUE SÓ PODE ANTES DE REINICAR E PODE MESMO QUE TERMINADO O JOGO
    (O TEXTO NÃO DISSE “OU TERMINADO”?)
    ENTÃO, SE APITAR O FIM DO JOGO E VOLTAR ATRÁS É PERMITIDO, NÃO É ISSO?

    Curtir

  7. Porcari, obrigado por divulgar minha consideração e omitir o nome do meu email no seu post, conforme combinamos. Para aqueles que etsão lendo esse comentário, o autor sou eu!
    Ao Carlos-BA, que escreveu sobre o texto, o correto é o que está redigido. O texto quer dizer o seghuinte:
    – o árbitro poderá voltar atrás se ele NÃO:
    -TIVER REINICIADO A PARTIDA
    -OU TERMINADO A PARTIDA.
    É que o “não” redigido entre parentesis atrapalhou a compreensão. Mas insisto: é erro de direito.
    Valeu pela discussão, está em alto nível até agora.

    Curtir

  8. Agradeço às opinões respeitosas. Mas insisto para que não postem ofensas. Até “ditos árbitros” estão ofendendo a pessoa desse-ou-daquele árbitro. O propósito é discutir regra, que nos importa agora.

    Curtir

  9. Cara, isso é lance para encerrar a carreira, não o jogo!
    Mas acho que o texto da regra é claro. Se vôcê encerrou o jogo, a decisão é irreversível. É diferente de lances durante 90 minutos, onde você volta atrás antes dor einício. Terminou, não existe reinício. Só se for prorrogação!

    Curtir

  10. Conversando com o diretor da EAFI-FPF, Prof roberto Perassi, o mesmo me disse que é permitido o árbitro reiniciar o jogo naquele momento, pois o mesmo percebeu o erro de cronometragem, diferentemente do que possa se entender na regra, pois ela fala de reinício de lance técnico após o término. São coisas distintas.
    Portanto, erro de direito e erro do árbitro no reinício estão descartados.

    Curtir

  11. Respeito o professor Perassi, mas se ele falou isso mesmo, foi uma grande bobagem. O texto é claro! Não pode, e acabou…
    Ô cambada de paulista arrogante… nem admitir que errou admite…
    Onde o texto fala sobre decisão técnica, disciplinar ou erro de cronômetro? Discutam isso, quero ver!

    Curtir

  12. tem mais: agora de pouco o Maurício norigea disse que o Santos pode anular o jogo, alguém também viu?

    Curtir

  13. É para discutir regra ou torcer para o Santos?
    Se um instrutor FIFA como o Perassi falou isso, quem somos nós para ficarmos discutidos. ei Porcari, assunto encerrado, feche os comentários se puder.

    Curtir

  14. Eu acho que o Perassi acertou, mas estou dizendo: acho, pela prática do futebol, já que nunca vi esse lance e por respeitar o conhecimento dele.

    Curtir

  15. Amigos, apesar do espaço estra aberto para comentários, a resposta oficial já foi postada como citada anteriormente.
    Entretanto, parece que a discussão ganha corpo. Olha só o que li no “Blog do Fernando Sampaio” – (link abaixo). O texto está muito bem referendado, e tem até link para uma prova teórica da FPF!

    Segue, extraído de: http://fernandosampaio.typepad.com/blog_do_fernando_sampaio/

    A REGRA 5

    Em 2004, num jogo do campeonto belga, o árbitro deu um gol e encerrou a partida. O bandeira entrou correndo no campo e avisou que foi falta do atacante. O juiz voltou atrás e marcou a falta. Reiniciou a partida, deixou cobrar a falta e depois encerrou a partida.

    Para evitar nova confusão, no dia 01 de março de 2005, a FIFA decidiu acrescentar na Regra 5 a proibição de mudar a decisão depois de reinício de jogo ou do término da partida.

    A medida entrou em vigor no dia 01 de Julho de 2005.

    Se você quiser saber mais acesse

    http://www.fifa.com/classicfootball/history/law/historylaw4.html

    LAW 5 – The Referee

    Decisions of the Referee

    The referee may only change a decision on realising that it is incorrect or, at his discretion, on the advice of an assistant referee, provided that he has not restarted play or terminated the match.

    No site da CBF, FPF e Sindicato dos Árbitros http://www.safesp.org/leis/Regrasdojogo2009.doc o texto está assim:

    REGRA 5 – O Árbitro

    Decisões do árbitro

    O árbitro somente poderá modificar uma decisão se perceber que a mesma é incorreta ou, a seu critério, conforme uma indicação de um árbitro assistente ou do quarto árbitro, sempre que ainda não tiver reiniciado o jogo ou terminado a partida.

    O texto deixa claro que Howard Webb acertou ao marcar o pênalti para o Brasil contra o Egito. O árbitro pode voltar atrás, desde que a partida não tenha sido reiniciada ou encerrada. Se o Brasil cobrasse o escanteio Webb não poderia voltar atrás na marcação.

    O texto acima vale apenas para questões técnicas.

    A Regra 5 diz que o árbitro pode tomar decisões disciplinares após o jogo reiniciado ou mesmo encerrado. Portanto, caso o árbitro tenha dado dois amarelos para o mesmo jogador e só percebe isso durante a partida, ele pode dar o vermelho assim que perceber o erro. O árbitro pode inclusive dar amarelo ou vermelho após o apito final.

    Numa questão de prova para árbitros da FPF, em 2008, o instrutor da FIFA Roberto Perassi destaca: “após o término da partida, as decisões só podem ser disciplinares, nunca técnicas.”

    O link da prova: http://futebolpaulista.com.br/arquivos/arq_181_resolucao_prova_1.pdf

    Pelo visto, não é só o Djalma Beltrami que desconhece o texto da Regra 5.

    Curtir

  16. E aí Porcaria, está trabalhando numa emissora de rádio de São Paulo? É assessor de imprensa. uauauauauauauauaua
    Cara, você é tão mala quanto seu amigo.
    Precisa estudar um pouco mais de regra, a autoridade do árbitro continua após o término do jogo. Sua dica foi furada…………………………..
    E seu amigo não se manifesta… auauauauau

    Curtir

  17. Prezado “Marcelo”,
    se é tão corajoso assim, deixasse um email válido para respostas. Será que você realmente é Marcelo? Se dignifique em estudar um pouco mais, e lembre-se que o árbitro tem autoridade até abandonar as imediações do campo de jogo.
    Quanto a ‘dicas’, aqui não há. Há estudo das regras e debates em alto nível. Não fuja desse propósito, pois seu deboche não leva à nada.

    Curtir

  18. Grande Porcari, sempre cheio de subsídios… Boa discussão, parabéns por incentivar o debate. Mas acho que essa diretriza da regra é de difícil compreensão.

    Curtir

  19. Porcari, você estásendo citado ofensivamente por um tal de Marcelo no blog do Noriega, juntamente com jornalistas. Dê uma visitada lá.
    Pareceque esse tal de marcelo é laranja de alguém, não acha?

    Curtir

  20. Professor, boa instrução sobre a Regra 5. Nós não temos essas orientações que vocês tem, nem essa oportunidade de discutir. poderia enviar ao senhor um questão e seu email pessoal? O meu email está na mensagem.

    Curtir

  21. Azeredo, obrigado pelo aviso. Mas não me importo. Esse tal “Marcelo” já postou aqui (vide acima), tenha certeza de que ele não se chama Marcelo e nada me ofende ser associado a pessoas de respeito, embora nem as conheça pessoalmente.
    Quanto a “informação” dele, não tem fundamento algum. Aqui é um espaço de debate acadêmico, transparente e honesto, sem a pretensa intenção de influenciar os outros (se é que as pessoas citadas por ele são influenciadas…)
    Pessoas pouco espirituosas como ele devem ser eliminadas do futebol. Respeitar o trabalho dos outros é importante. Discordar tudo bem; mas tumultuar não…
    Quanto ao fato de opinar em blogs, citado por ele no Blog do Noriega, se for feito de maneira ética e respeitosa (sempre ética), não há mal algum! Ele citou também o blog do Sampaio, do Juca Kfouri, do Arnaldo… Inventou até blog do Coronel e do PC!!!
    Me preocuparia se citasse intimidade com pessoas nefastas.
    Saudações.

    Curtir

  22. Alguém poderia me tirar uma duvída para entender melhor ? O que é decisão técnica e o que é decisão disciplinar?
    Obrigado
    Cristiano

    Curtir

  23. EI PORCARI, DEU IBOPE A OBSERVAÇÃO DA REGRA 5!VELEU POR COLOCAR O ASSUNTO EM DEBATE.
    CRISTIANO, DECISÃO TÉCNICA É MARCAR FALTA, PENALTI, LATERAL. DECISÃO DISCIPLINAR É DAR CARTÃO AMARELO E VERMELHO.

    Curtir

  24. Eu vejo que ouve muita discussão, e que a resposta, como o professor porcari ecreveu, é a que está no numero 11, que é a palavra oficial da federação paulista, que é a do Perasi. O arbítro, por mais esquizito que foi, acertou em continuar o jogo.
    As outras anotações são todos pontos de vista, e o legal é respeitar. Eu acho que não podia voltar atraz, mais já que a interpretação é oficial, temos que cumprila, aceitando ou não.
    Estefânio Cruz da Luz
    Uchôa-SP
    futuro árbitro profissional da melho federação do país.

    Curtir

  25. Porcari, se vc ouviu a Jovem Pan hoje, viu que o posicionamento do seu Gustavo é mais correto do que o Perassi.
    Cara , só a fifa vai poder resolver isso!,

    Curtir

  26. Ouvi o programa que o Xicão falou, foi nota 10 ! Superengraçado, e todas as opiniões foram interessantes.
    Mas ainda acho que não podia reiniciar, se levar ao pé da letra.
    Li em algum lugar que tem que se ver o Espírito da Regra. onde isso tá escrito? Chama um pai-de-santo para apitar!!!! ahahahahaha

    Curtir

  27. ENQUANTO A POSIÇÃO DA FEDERAÇÃO PAULISTA É DE QUE A REGRA PERMITE REINICIAR O JOGO E TERMINAR DE NOVO A PARTIDA, CONTRARIANDO A REGRA, A MAIOR PARTE DOS ARBITROS NÃO CONCORDA. QUEM TEM RAZÃO? A REGRA OU A ARROGANCIA PAULISTA?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.