– Padre Donizetti e a sua Canonização

Vem aí o segundo Santo Brasileiro: Padre Donizetti. Um dos nomes mais conhecidos da comunidade católica, já falecido e considerado por muitos um santo mesmo antes de morrer. Viveu em Tambaú-SP, onde diversas romarias acontecem hoje. Muitos atribuem milagres em decorrência a sua intercessão; outros garantem ter vistos fatos extraordinários ainda em vida.

O processo de canonização do religioso brasileiro ficou pronto, e uma das mais curiosas declarações nos relatos é a do renomado economista Joelmir Betting, que alega ter visto ele levitar enquanto fazia sermões, entre outros milagres.

Conheça a história do Pe. Donizetti: http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=43273

Tambaú celebra a canonização de Pe Donizetti

Querido e adorado há gerações pelo povo de Tambaú, o padre Donizetti Tavares de Lima pode se tornar o segundo santo brasileiro. O encerramento da fase diocesana do processo de canonização será realizado em cerimônia pública. A programação solene acontece neste sábado, a partir das 17 horas, em Tambaú.
Os devotos do padre Donizetti acompanham a trasladação do corpo do sacerdote do Cemitério Municipal até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde serão depositados os restos mortais.
O roteiro segue com uma missa campal, às 18 horas, na esplanada do Santuário, presidida pelo bispo da Diocese de São João da Boa Vista, dom David Dias Pimentel. Todo o clero diocesano e várias romarias estarão presentes.
Considerado Servo de Deus pelo Vaticano, o processo de canonização do padre Donizetti segue agora para a Santa Sé. Os postuladores responsáveis pela etapa no Brasil são frei Paolo Lombardo e irmã Célia Cadorim, os mesmos que beatificaram e canonizaram frei Galvão e madre Paulina.
O padre Donizetti Tavares de Lima nasceu na cidade de Cássia (MG), no dia 3 de janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e de Francisca Cândida Tavares de Lima, e teve oito irmãos. Sua família mudou-se para a cidade de Franca, onde ele fez o curso primário e aprendeu os rudimentos da música.
Aos 15 anos de idade foi matriculado no curso preparatório do antigo Seminário Episcopal de São Paulo e, depois de três anos, cursou o Colégio em Sorocaba, voltando no ano de 1900 para o seminário. No dia 12 de julho de 1908 foi ordenado sacerdote em Pouso Alegre (MG). Passou pelas paróquias de Pouso Alegre, Jaguariúna e Vargem Grande do Sul. Em 12 de junho de 1926 chegou a Tambaú, na paróquia Santo Antonio, onde permaneceu até sua morte, no dia 16 de junho de 1961, com 79 anos de idade, por complicações cardíacas.
Na década de 1950, fatos impressionantes aconteceram que o levaram a ter fama de santo. Muitas curas foram atribuídas a ele e, depois de tantos anos de seu falecimento, até hoje milagres continuam acontecendo.
O povo de Tambaú e os romeiros vindos de várias partes do país e do exterior são testemunhas de tais acontecimentos. Sônia Maria Teixeira Spigareal, zeladora da Casa do Padre Donizetti, afirma que desde 2004 foram colhidos quase 4 mil relatos de graças e milagres obtidos por intermédio do sacerdote. “Lembro-me até hoje do dia em que o padre faleceu. Eu era muito criança, mas ainda é nítida a comoção que o fato causou em toda Tambaú”, comenta.
Na Casa do Padre Donizetti, local onde o religioso viveu, hoje transformado em museu, há uma sala repleta de objetos, na maioria próteses e muletas, de pessoas que obtiveram graças.
O engenheiro Lincoln Magalhães, que teve a honra de ser batizado pelo padre, relata suas impressões de sua tenra infância e de suas férias escolares em Tambaú. “Lembro-me das romarias que tomavam a cidade. A devoção do povo ao padre Donizetti era impressionante. Ele foi uma pessoa severa e humilde, um exemplo a ser seguido.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.