– Bom dia, sábado (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a alegria de viver e deixaram de sonhar. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Deus nos ouve. E nos fala!

Você ouve a voz de Deus?

Um ensinamento de Santa Teresa D’Ávila:

– Amor não se divide, mas se multiplica!

Tal inspirada reflexão cristã precisa ser compartilhada. Abaixo, extraída de: https://oracaoereflexao.wordpress.com/2021/01/05/quanto-mais-amor-nos-partilharmos-mais-amor-nos-teremos-para-oferecer-2/

QUANTO MAIS AMOR NÓS PARTILHAMOS, MAIS AMOR TEREMOS PARA OFERECER

Mc 6,34-44
Naquele tempo, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

Reflexão: Neste Evangelho Jesus nos ensina a confiar na providência de Deus colocando tudo o que temos sob as bênçãos do Pai na certeza de que Ele proverá todas as nossas necessidades. Ao mesmo tempo Ele também nos instrui a partilhar tudo aquilo de que dispomos para viver, com o nosso próximo, principalmente, com as pessoas com as quais nós dividimos espaço físico, anseios, dificuldades, carências e muitas outras realidades. Diante da proposta dos Seus discípulos para despedir a multidão faminta Jesus lhes sugeriu que eles mesmos providenciassem o que lhes faltava. Assim, Jesus nos orienta como agir em relação àquelas pessoas que, em muitas ocasiões se constituem para nós um encargo ou até uma carga pesada, pois esperam algo de nós que entendemos não ter capacidade para dar. São pessoas que convivem conosco nas horas da alegria e da bonança, mas que também “quando está ficando tarde da noite”, isto é, nas horas tormentosas de escuridão sentem fome de amor e acreditam que nós podemos saciá-las. Nós, como os discípulos, temos a tentação de despedi-las para que busquem refrigério para as suas lamúrias em “outras paragens”. No entanto, Jesus nos ordena: “Dá-lhe vós mesmos de comer!” Diante das palavras de Jesus nós também nos assustamos: “queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” Por causa da nossa humanidade desconfiada nós demoramos a perceber qual é a verdadeira dimensão das palavras de Jesus. Custamos a entender que o que é essencial é invisível aos nossos “olhos” humanos. Colocamos as coisas materiais bem à vista, na prateleira e só conseguimos enxergar o ônus que nos caberá em proporção à nossa “boa ação”. Porém, Jesus insiste: “Quantos pães tendes? Ide ver!” Precisamos fazer esta descoberta! Necessitamos neste começo de ano fazer um balanço do que é que possuímos para atender à necessidade da multidão que o Senhor colocou ao nosso lado, dentro da nossa casa. Não é lá longe, na África ou na Nigéria. É no meio da nossa família, junto das pessoas que mais necessitam do nosso amor. Fazei sentar as pessoas, diz o Senhor! Coloquem-se à disposição uns dos outros! Esta é a ordem de Jesus para nós neste ano! Não podemos desperdiçar o que possuímos: amor, alegria, paz, saúde, inteligência! Casa, pão, abrigo! Amor de Deus ecoa dentro de nós! A nossa família precisa de Deus! A nossa família precisa vivenciar o Amor mútuo. Quanto mais amor nós partilharmos mais amor nós teremos para oferecer, pois a bênção de Deus multiplica o “nosso pão”! É uma fonte inesgotável. Coloquemos, pois, os nossos pães e nossos peixes sob as bênçãos do céu e sejamos agradecidos ao Senhor que nos oferece gratuitamente o alimento da nossa alma que revigora o nosso corpo e fortalece a unidade da nossa família, dos nossos queridos e amados por Deus. Feliz Ano Novo significa feliz partilha e alegre comunhão! Reflita – A sua família está bem alimentada? – Dentro da sua casa há alguém que tem fome do amor de Deus? – Você tem consciência dos pães e dos peixes que você possui? – Você é uma pessoa que sabe viver em grupo? – Você sabe partilhar o que tem? – Quais são os seus propósitos para o ano de 2021? – Você quer seguir os conselhos de Jesus? – Seja feliz, partilhe amor!

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/evangelho-de-hoje-mc-634-44/

fonte: http://kronosekairos.blogspot.com/2012/01/o-amor-sempre-foi-mensagem-principal.html

ORAÇÃO

Pai Santo, nós te damos graças pelo pão que alimenta o nosso corpo, os nossos sentimentos, a nossa inteligência e o nosso Espírito. E te pedimos, Pai amado, grandeza de alma para partilharmos esse mesmo pão que recebemos de tua misericórdia com os irmãos da caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Fonte: http://www.cristominhacerteza.com/2014/01/homilia-diaria-comentario-e-reflexao-do_7.html

– As informações sobre Jesus a partir dos Evangelhos Apócrifos.

Muita gente se pergunta de onde vem algumas informações sobre Jesus, nas quais não constam nos Evangelhos. E a resposta é: da Tradição e dos Apócrifos!

Quer entender isso? Abaixo, do brilhante jornalista Geraldo Nunes (que tanto marcou na Rádio Eldorado).

Extraído de: https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2023/12/os-evangelhos-apocrifos-trazem-valiosas.html

OS EVAGELHOS APÓCRIFOS TRAZEM VALIOSAS INFORMAÇÕES SOBRE O DIA DE NATAL, A VIDA DE MARIA E A MORTE DE JESUS

Por Geraldo Nunes

Para todos os cristãos o nascimento de Jesus é emoldurado pelas imagens do presépio que mostram os animaizinhos em torno da manjedoura e a presença, além de Maria e José, dos três Reis Magos diante do recém-nascido.

Por mais que se procure nos evangelhos que estão na Bíblia, somente o de Matheus faz alusão aos magos vindos do oriente, mas sem citar seus nomes.

Existem inúmeros evangelhos apócrifos, aqueles não aceitos pela Igreja. Um deles diz que os Reis Magos eram irmãos e que Melchior governava os persas, Baltazar os indianos e Gaspar, os árabes. 

Este imenso poder político não foi confirmado por São Jerônimo, um dos compiladores do Novo Testamento.

Por este e outros motivos nem todas as informações dos apócrifos foram aceitas, mas algumas são utilizadas pelos evangelizadores. 

Muitos desses escritos vieram sob o sabor das histórias contadas pelo povo, onde em cada conto se aumenta um ponto.

Vale ressaltar: em grego a palavra apócrifo significa “escondido”.

José de Arimateia, responsável pelo sepultamento de Jesus, escreveu um evangelho não aceito, no qual apresenta a figura de Verônica, mulher que enxugou o rosto de Cristo na caminhada ao Calvário.

O rosto de Nosso Senhor coberto de sangue fica estampado em seu véu. Essa representação é exibida nas procissões dos católicos na Sexta-Feira Santa.

Este acontecimento, entretanto, não aparece em nenhum dos quatro evangelhos canônicos: Matheus, Marcos, Lucas e João.

Os pais de Maria, Ana e Joaquim, tiveram seus nomes extraídos de evangelhos apócrifos.

Uma crônica do escritor e jornalista francês Gilles Lapouge, publicada em 25 de dezembro de 1996 no Estadão, revela uma história sobre Maria, extraída dos apócrifos.

“… Era uma menina exemplar que aos 12 anos anunciou que pretendia ficar virgem para sempre.

O sumo sacerdote do templo, chamado Abiatar, insistia para que Maria se casasse com um de seus filhos.

Foi necessário que um anjo aparecesse e ordenasse ao sumo sacerdote que encontrasse para Maria, um marido viúvo.

Todos os viúvos da redondeza foram chamados, entre eles José, também viúvo e pai de sete filhos. 

Abiatar manda todos os viúvos empunharem um cajado diante dele e no de José, brota uma flor da qual sai voando uma pomba que pousa em seu ombro.

José entende que é ele quem vai se casar com Maria, mas apenas para proteger a sua virgindade, o que lhe é revelado depois, em sonho…”

Fica ainda o mistério:  Como pode uma virgem conceber?  Uma vez mais os evangelhos apócrifos trazem a explicação: “O Espírito Santo entrou em Maria por uma de suas orelhas.”

A noite de Natal também descrita de maneira primorosa por Lucas, em seu evangelho, também consta nos evangelhos apócrifos.

Na hora do parto José sai da gruta em busca de uma parteira, anda apressado, mas de repente percebe que o mundo todo em sua volta está parado…” …Consegue avistar ao longe pastores e lavradores que se alimentavam, mas esses pareciam imóveis… Quem sabe, diante de um maravilhoso céu estrelado.

No texto do Estadão, Gilles Lapouge, correspondente do jornal em Paris que nos deixou em 2020, conclui: “No silêncio das coisas, no sono, o tecido multicor da eternidade e sua confusa essência…”

Só mais uma coisa: A todos e todas que seguem nossas postagens, desejo um Feliz Natal seguido de um Ano Novo repleto de bons momentos.

Abraços mil!

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO – 25 DE DEZEMBRO DE 1996 – PAG. 11

Livros que trazem relatos encontrados nos evangelhos apócrifos:

Evangelhos apócrifos: Gregos e latinos – Frederico Lourenço – Quetzal Editores

Evangelhos Apócrifos – Luigi Moraldi – Paulus Livraria/1999

Coleção Apócrifos e Pseudo-Epígrafos da Bíblia – Organizado pela Editora Ebenézer

Imagem do Link acima.

– Liturgia Diária de 05/01/2024.

MISSA DA FÉRIA 4ª Classe – Missa do dia 01/01, com comemoração de S. Telésforo, Papa e Mártir. O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e …

Continua em: Liturgia Diária – 05/01/2024

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece a Nossa Senhora de Fátima:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Mantenha-se firme, acreditando em Deus.

Creia no Senhor, mesmo não entendendo.

– Ter fé? Sempre!

Viver a vida de maneira cristã é estar em conflito diariamente com as tentações do Inimigo de Deus, que quer nos seduzir com as mais diversas armas materiais e espirituais.

A Santa Mãe Igreja nos dá vários instrumentos de fé, como, por exemplo, as orações e os exemplos dos santos, que nos levam a Jesus.

Para esse momento, uma prece:

– O combate espiritual liberta-nos!

Em Audiência Geral, alertou-nos o Papa Francisco:

“O combate espiritual leva-nos a olhar atentamente para aqueles vícios que nos acorrentam e a caminhar, com a graça de Deus, para aquelas virtudes que podem florescer em nós, levando a primavera do Espírito à nossa vida.”

Não vacilemos: vigiemos e oremos!

Gostei desse texto do site da Comunidade Canção Nova:

VISTA A ARMADURA DE DEUS PARA O COMBATE ESPIRITUAL

O ser humano em sua essência é um ser bom, pois é obra do amor e da bondade de Deus. Mas há no homem e na mulher uma “inclinação ao mal” (cf. CIC 405). E também existe a realidade do mundo que está sob o poder do maligno (cf. 1Jo 5,19). Essas constatações levam a “uma luta árdua contra o poder das trevas que perpassa a história da humanidade, iniciada desde a origem do mundo, que vai durar até o último dia. Envolvido nesta batalha, o ser humano deve lutar sempre” (CIC 409).

A Igreja ensina que “pelo pecado dos primeiros pais, o diabo adquiriu certa dominação sobre o homem, embora esse permaneça livre” (CIC 407). Ele, por ser inimigo do ser humano, por ter se oposto a Deus e se perdido, procura levar perdição aos filhos de Deus.

Na Carta de São Paulo aos Efésios, no capítulo 6, dos versículos 10 a 18, o Apóstolo descreve sobre o combate espiritual em que todos estão inseridos. Uma batalha que durará até o último dia.

Nossa força está no Senhor

A força para o combate espiritual vem de Deus. Todos são chamados a se fortalecerem no Senhor, em seu poder.

Jesus já venceu e sua vitória é nossa vitória. O Cristo “apagou (…) o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz, na qual despojou os principados e as autoridades” (Col 2,14-15).

O nosso combate não é contra o sangue e a carne, mas contra o mundo de trevas, contra os espíritos do mal (cf. Ef 6,12). O inimigo é espiritual, a luta é no campo espiritual, contra os espíritos malignos e não contra pessoas humanas.

Armadura de Deus

Para o combate espiritual, as armas também devem ser espirituais. A armadura de Deus é uma proteção com que o Senhor nos reveste. O tentador conhece a fraqueza de cada pessoa, portanto, para resistir aos dardos inflamados do maligno, cada peça da armadura é essencial.

Foto Ilustrativa: RyanJLane by Getty Images / cancaonova.com

– Dia de Adorar o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:

ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.

Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Santo Antônio, do Bairro do Ivoturucaia, Jundiaí – SP. Foto: Arquivo Pessoal.

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Oração da Noite (em vídeo).

O texto dessa oração está disponível no link em: https://professorrafaelporcari.com/2022/07/12/oracao-da-noite-44/

O link dela no YouTube, em: https://youtu.be/AOrXUmh4tu4

– Apoiemos Padre Júlio Lancellotti.

Padre Júlio Lancellotti é mal visto por muitos por se sentar com os marginalizados, defender aqueles que são condenados, e tantas outras situações polêmicas.

Percebeu que ele imita os atos de Sao Francisco, que imitou Jesus?

Agora, até CPI querem fazer... chamado por muitos de comunista (não metam política com caridade), terá dias difíceis…

Do Instagram de Santa Igreja Católica, abaixo:

– Pare e Reze.

Onde estiver e sempre que puder, pare em uma igreja e faça uma oração! Fuja da dispersão espiritual.

Reservar cinco minutos para dar um pausa na correria humana, a fim de elevar sua espiritualidade, é fundamental!

(Aqui: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Jundiaí /SP).

 

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Cristo

– O que pedimos a Deus?

Será que percebemos a Divina Misericórdia em nosso dia-a-dia?

Quando você conversa com Deus, o que pede a Ele?

Muito boa a reflexão da imagem, abaixo:

– Pense antes de discutir!

Para quê brigar? Reflita:

“Modera o teu gênio e conseguirás muito mais com uma palavra afetuosa do que com três horas de briga”

São Josemaria Escrivá

O diálogo respeitoso sempre será o melhor caminho, junto com a paz e a mansidão.

São Josemaría Escrivá de Balaguer

Imagem extraída de: https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-josemaria-escriva-de-balaguer

– Liturgia Diária de 03/01/2024.

MISSA DA FÉRIA 4ª Classe – Missa do dia 01/01 O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e recebe o nome de Jesus, que indica a sua missão …

Continua em: Liturgia Diária – 03/01/2024

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Oração da Manhã (em vídeo).

O texto dessa oração está disponível no link em: https://professorrafaelporcari.com/2022/07/12/oracao-da-manha-38/

O link dela no YouTube, em: https://youtu.be/1w5lETw9tuc

– O que “devemos” e o que “não devemos”, segundo São Paulo aos Colossenses!

Indo à Missa dias atrás, deparei-me com essa inspiração bíblica. Abaixo:

Fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça (…). Abandonai a ira, irritação, maldade, blasfêmia, palavras indecentes, que saem dos vossos lábios. Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e de sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo! (…) Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, caso um tenha queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz de Jesus Cristo reine em vossos corações. (…)”.

Palavras e ensinamentos belos, santos e necessários para uma digna vida em família e sociedade!

Santidade - Catedral de Londrina

Imagem extraída de: https://catedrallondrina.com.br/noticias/santidade/

– Calendário Litúrgico 2024.

Publicamos o Calendário Litúrgico de 2024, editado pela Irmandade do Carmo, segundo as normas e rubricas aprovadas até 1962 pela Sé Apostólica, com o…

Continua no link em: Calendário Litúrgico- 2024

– Bom dia, 3ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão doentes, enfermos do corpo, da alma ou da mente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Liturgia Diária: Domingo dentro da Oitava do Natal.

Domingo de 2ª Classe- Missa Própria “Quando tudo repousava em profundo silêncio”, na santa noite de Natal, apareceu o Cristo-Rei, sob a forma de uma …

Continua em: Liturgia Diária- Domingo dentro da Oitava do Natal

– Bom dia, domingo (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a alegria de viver e deixaram de sonhar. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Sábado é dia dedicado à devoção de Nossa Senhora.

A Igreja Católica devota o sábado às preces marianas. E você sabe por quê?

Abaixo, extraído de: https://arqbrasilia.com.br/a-devocao-a-nossa-senhora-no-sabado/

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NO SÁBADO

por Aloísio Parreiras

A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora. A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Aquele Sábado Santo foi o dia em que Nossa Senhora permaneceu sozinha em oração, sem ter a presença física de Jesus ao seu lado e, por isso, esse dia foi considerado o Sábado da solidão, do deserto, da morte e do luto. Foi o dia em que Maria Santíssima chorou e sofreu pela ausência de seu Filho.

No Sábado que precedeu a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente Nossa Senhora, em toda a Terra, personificou a Igreja Católica, pois, como nos contam os Evangelhos, depois da morte de Cristo, os Apóstolos, os Discípulos e as Santas Mulheres titubearam na fé, esqueceram as promessas de Cristo referentes à Sua ressurreição e se trancaram em suas casas com medo de serem perseguidos.

Naquele Sábado Santo, ou melhor, desde a Sexta-Feira Santa, Nossa Senhora não vacilou, em nenhum momento, na firmeza da fé. Ela continuou firme na certeza de que, por ser Deus, Cristo iria ressuscitar no Domingo, anunciando uma nova alvorada. Mesmo tendo conhecimento de que os Apóstolos estavam vivenciando a hora trágica da dúvida, a Virgem Maria continuou meditando, no silêncio e no abandono, esperando o raiar dos primeiros raios da ressurreição do Senhor.

Com o desenvolvimento da História da Igreja, muitos fiéis passaram a celebrar o dia de sábado com muitos atos de piedade cristã, em honra da Santa Mãe de Deus. São João Damasceno, no século VIII, em seus escritos, faz referência à celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Posteriormente, encontramos nos livros litúrgicos dos séculos IX e X missas em honra de Maria no sábado. Nos séculos XII e XIII, os grandes teólogos, tais como São Bernardo, São Tomás de Aquino e São Boaventura, explicavam a dedicação dos sábados a Nossa Senhora, evidenciando o tempo do descanso do Cristo no túmulo. Naquele Sábado, todas as pessoas haviam abandonado Cristo; apenas a Virgem Maria continuou a acreditar e, por isso, este é o seu dia. No século XVI, mais precisamente em 1570, o Missal Romano de São Pio V apresentou uma Liturgia da Missa de Nossa Senhora nos Sábados.

Em pleno século XX, nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de junho e 13 de julho de 1917, Nossa Senhora solicitou à vidente Lúcia que divulgasse o costume de dedicar os sábados em sua honra e devoção. Pediu também que, em especial, nos sábados, rezássemos o terço em reparação dos pecados: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e haverá paz. Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados”.

Atendendo aos pedidos e clamores de Nossa Senhora de Fátima, muitos fiéis católicos passaram a incluir e valorizar as devoções marianas no dia de sábado, entre outras, as mil Ave-Marias, o Rosário em família, a oração do Ofício da Imaculada, os cinco sábados em devoção à Virgem, a participação na Eucaristia e a realização de obras de misericórdia em favor do próximo.

O Ofício da Imaculada, que rezamos aos sábados, é a Liturgia opcional de devoção a Maria que é rezada pelos sacerdotes, monges e freiras. Na recitação do Ofício da Imaculada, todos nós somos chamados a participar. Nesta prece, recitam-se os salmos, leituras, hinos e orações para honrar a Santa Maria, Mãe de Deus.

Por meio do exercício da oração do Rosário, que nos sábados possui um aroma mais mariano, nós aprendemos com a Virgem Mãe a colocarmos o Cristo no centro de nossas vidas e de todas as coisas. Quando dobramos os nossos joelhos e rezamos o Rosário, nós revivemos os momentos significativos da História da Salvação, percorrendo as várias etapas da vida e da missão de Jesus, ou seja, participamos, de alguma forma, da conversão dos pecados e na construção da paz no mundo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Hoje, mais do que nunca, devemos recorrer a Nossa Senhora, pois Ela é a cheia de graças, a onipotência suplicante, que nos ensina a caminhar, mesmo em meio às tempestades, com a firmeza da fé. Juntos da Virgem Mãe, nós aprendemos que quem pede uma graça a Deus, deve antes de tudo acreditar que será atendido. Deve ter fé que, no tempo oportuno, Deus ouvirá.

Contemplando a pessoa da Virgem Maria na solidão do Sábado Santo, nós aprendemos que quem tem fé aguarda, não vacila, não se amedronta, ama e espera. Naquele Sábado Santo, Ela confirmou a solidez de sua fé, mesmo diante das trevas da morte e, por isso, contemplou a noite por excelência da fé e da esperança. Enquanto tudo estava mergulhado na escuridão, a Virgem Mãe vigiava. Vigiando, ao chegar os primeiros raios do esperado Domingo da Ressurreição, a Virgem Maria, certamente, se encontrou com o Cristo vivo e Ressuscitado e participou efusivamente da alegria da Ressurreição.

Mãe amada, Nossa Senhora do Sábado, fazei que também nós vigiemos no silêncio das noites escuras, crendo e esperando na Palavra e nas promessas de Cristo. Agindo assim, nós encontraremos, no tempo anunciado, na plenitude da luz e da vida, o nosso Redentor, primícias dos ressuscitados, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Imagem extraída de: Canção Nova.com

– Liturgia Diária de 29/12/2022.

V DIA DA OITAVA DE NATAL 2ª Classe- Missa da Oitava do Natal (“Puer Natus”), com comemoração de S. Tomás Becket, Bispo e Mártir Sobre o santo mártir:…

Continua no link em: Liturgia Diária – 29/12/2022

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– “Porque me tornei católica”: a impressionante história de Ayaan Hirsi Ali.

Ayaan Hirsi Ali, nascida e criada nos costumes tribais da Somália, sofreu mutilação sexual e espancamentos brutais na infância, foi muçulmana devota …

Continua no link em: “Porque me tornei católica”

– Dia de Adorar o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:

ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.

Capela do Santíssimo Sacramento do Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós), em Campinas-SP. Foto: Arquivo Pessoal.

– Liturgia Diária de 28/12/2023.

OS SANTOS INOCENTES, Mártires Festa de 2ª Classe – Missa Própria – Estação em São Paulo Na igreja de S. Paulo em Roma (Statio), veneram-se as …

Continua no link em: Liturgia Diária – 28/12/2023

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Maria, na visão dos católicos, e o equívoco de alguns sobre adoração.

De forma muito educada, o podcast Inteligência Ltda promoveu um episódio com um padre e um pastor, falando sobre “Veneração à Maria”, que equivocadamente alguns entendem como Adoração.

Quiçá todos fossem respeitosos nas diferenças como eles foram

Em: https://www.youtube.com/watch?v=E2bVGJmD07U

– Liturgia Diária de 27/12/2023.

SÃO JOÃO, Apóstolo e Evangelista Festa de 2ª Classe – Missa Própria – Estação em Santa Maria Maior No Presépio do Menino Jesus (Statio), não faltam …

Continua em: Liturgia Diária – 27/12/2023

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Não queira agradar o mundo, mas a Deus.

As vaidades humanas destroem a espiritualidade. Quantas pessoas se perdem com a necessidade de agradar o mundo, e não a Deus…

Uma mensagem: