– Os lances polêmicos de Flamengo 3×2 Palmeiras:

Obviamente, qualquer árbitro brasileiro que apitasse o jogão do Maracanã, teríamos polêmica. Árbitros, jogadores, treinadores e cartolas não se ajudam e não ajudam o espetáculo.

Antes dos lances: eu traria (do árbitro ao AVAR 2) uma equipe da Inglaterra, Alemanha ou Itália. E da América do Sul, o argentino (número 1 da Conmebol hoje) Facundo Tello (que apitará LDU x Palmeiras pela Libertadores da América).

Wilton Pereira Sampaio tentou apitar à europeia. Mas se não sabe ou não consegue fazer, dá problema. Porém, é inegável que, ao menos no primeiro tempo, foi bem criterioso em contato físico (e essas foram as discussões – ele quase não marcou lances de disputas mais viris).

No começo da partida, o lance de Jorginho em Gustavo Gómez: o flamenguista não salta com as mãos em movimento de impulso para disputar a bola, mas está com os braços para se apoiar nas costas do palmeirense. Aqui, é muito interpretativo: aquela mão teve impacto na jogada? Qualquer coisa que fosse decidida, geraria polêmica. Eu entendo que o contato (apesar de leve, quase sutil) desequilibra suficientemente para atrapalhar o paraguaio. Eu marcaria pênalti (mas respeito quem fez a leitura de que não impactaria). A única afirmativa que não se pode é: “claramente errou” ou “claramente acertou“.

O lance de Gómez em Arrascaeta: aqui, entendo que não tão viril, eu mandaria seguir a jogada. Wilton manteve o critério.

O pênalti de Fuchs em Pedro: que houve um toque infracional, lógico que houve (tiro livre direto, sem cartão, por imprudência; e na área, pênalti). Acertou o árbitro. Entretanto, segundos antes, Pedro faz o que chamava-se antigamente de “obstrução”. Pedro parou e obstruiu propositalmente o adversário? Ou Fuchs tentou passar por cima dele? Igualmente muito interpretativo (mas eu marcaria a falta, me pareceu intencional – respeitando opiniões contrárias).

Sobre o VAR: não chamou por entender serem lances interpretativos (e isso foi coerente).

Esse jogo dará discussões para a semana toda

Acréscimo: meu amigo Zé Boca de Bagre disse: “Se o Abel falou que o zagueiro palmeirense derrubou o sãopaulino sem querer há dois domingos, deveria falar que o Pedro trombou com o Fuchs sem querer também, né? Usando de coerência…”

Um comentário sobre “– Os lances polêmicos de Flamengo 3×2 Palmeiras:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.