– Lamentável a pressão Pré-Jogo em Botafogo x Flamengo. O Fogão se apequenou?

Nessa semana, em minha aula de “Responsabilidade Empresarial” para os Cursos de Administração, falei sobre “Indignação Ética” – um sentimento que surge a partir de observações indevidas e que escandalizam.

Basicamente, você não se importa mais com uma coisa errada se:
Normalizou com aquilo,
Pensa como o evento, ou
O Senso Comum te contagia.

Digo isso pois é para se indignar com a pressão desmedida, deselegante e inapropriada do Botafogo FR contra a arbitragem, antes do jogo contra o Flamengo. Tipicamente de alguém que se inferioriza e que previamente quer tumultuar. Lamentável ao extremo.

O Glorioso divulgou a seguinte nota em suas redes sociais:

O Botafogo esteve na CBF, representado pelo Diretor de Futebol Leonardo Coelho, onde manifestou o seguinte posicionamento a dirigentes da entidade:

– O Botafogo espera uma arbitragem segura, correta e profissional no clássico de amanhã, contra o Flamengo, no Nilton Santos. O Clube não vai admitir tentativas de pressão e intimidação de dirigentes de outras agremiações, confiando na condução da CBF sobre o tema e na boa atuação de Alex Stefano, que ainda realiza seus primeiros jogos em competições nacionais.

– O Clube vai realizar monitoramento em tempo real do trabalho da arbitragem na partida (Ref_Eval + Match_Fix), por meio da empresa especializada Good Game, para acompanhar o comportamento de todos os participantes e ter a segurança de que as regras do jogo serão respeitadas.

– O Botafogo cobrou explicações sobre os temas tratados nos últimos ofícios enviados, especialmente relacionados aos jogos contra Grêmio e Internacional, em que falhas escandalosas da arbitragem comprometeram os resultados.

– O Botafogo reconhece os esforços de Samir Xaud, Presidente da CBF, para melhorar os processos e buscar soluções para grandes temas do futebol brasileiro.

Ao ler essa publicação, penso: os árbitros são “bandidos” para serem monitorados por tais instrumentos? Cadê a credibilidade e confiança de que tudo ocorre com honestidade no campeonato? As associações de defesa dos árbitros se manifestarão? A CBF não repudiará? O que estão pensando os árbitros que apitarão os próximos jogos?

Eu sou crítico da atual gestão da arbitragem, pelos caminhos que estão sendo conduzidos. Acho que as escalas dos jovens aspirantes à FIFA Davi Lacerda e Alex Stefano para Grêmio x SPFC e Botafogo x Flamengo não são as apropriadas (pois são os dois jogos mais difíceis da rodada e pelo histórico da última, precisavam de experientes e cascudos juízes). Se forem mal, podem ser “queimados” (eu já escrevi sobre isso: traria árbitros europeus de primeira linha, com assistentes e VARs), mas pressionar dessa forma com tal nota, aí não.

Tal publicação do Botafogo, enfim, faz exatamente o que ela propõe a evitar: PRESSIONAR. Em Ligas Européias de ponta, isso seria severamente questionado. Não se pode normalizar isso.

Já imaginaram se toda rodada tivermos tal nota dos 20 clubes da série A?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.