Você sabe o que é um EMM?
Um Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência para casais sacramentados (Casados), casais sacramentáveis (Namorados ou Noivos), além de religiosos!
Abaixo, extraído do site da CNBB (com adaptações):
EMM
O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais sacramentados (que receberam o Sacramento do Matrimônio) ou sacramentáveis (que poderão receber o Sacramento – namorados e noivos), sacerdotes, religiosos/as, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religiosos/as com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “Diálogo à Nível de Sentimentos”.
Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido nesta intersacramentalidade quando casais, sacerdotes, religiosos/as desafiam-se mutuamente através da forma de viver em plenitude seus respectivos estados de vida.
Criado na Espanha, na década de 50 pelo sacerdote redentorista Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial.
Missão
* Promover o valor do matrimônio e da ordem sagrada na Igreja e no mundo.
Visão
* “Amem-se uns aos outros como eu os tenho amado”.
Carisma
* A Fé no relacionamento.
Principal Atividade
É um momento exclusivo para o casal, sem as pressões, tensões e correrias diárias. Trata-se de um momento impar, talvez raro, para compartilhar esperanças, sonhos, alegrias e também as desilusões e dificuldades comuns em qualquer relacionamento.
A dinâmica apresenta uma forma especial, simples e exclusiva de comunicação, cujos benefícios são visivelmente refletidos aos filhos, familiares, Igreja e toda sociedade. Não se trata de retiro espiritual, clínica para casamentos e muito menos terapia de grupo. A experiência é única, focada no relacionamento do casal com o objetivo de enriquecer e revitalizar o matrimônio cristão.
Enfim, a ideia é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.
