Como você domina suas emoções? E o seu autocontrole?
Compartilho um ótimo artigo, extraído de: https://jrsantiagojr.medium.com/autocontrole-um-passo-para-atender-os-nossos-objetivos-840555685fd4
AUTOCONTROLE, UM PASSO PARA ATENDER OS NOSSOS OBJETIVOS
Por Professor José Renato Sátiro Santiago
São muitos os desafios que temos que enfrentar ao longo do nosso dia a dia, tanto no campo pessoal como no profissional. Isto, certamente, nos exige que aprimoremos uma importante habilidade, o autocontrole, em definição rasa, a forma como conseguimos gerir nossas ações.
Não sei ao certo se é possível ou cabível chamar autocontrole de habilidade. No entanto é certo que as pessoas que conseguem aflorar isto ao longo de suas atividades, possuem um grande diferencial competitivo. O equilíbrio e a segurança são outras duas características que, normalmente, vêm juntas a ela. Como se fosse aquela antiga mote promocional: “pague um, leve dois…”
No caso estamos falando de “pague um, leve três, quatro, cinco…”. Sim, pois o autocontrole fortalece de forma significativa as nossas qualidades e habilidades, e ao mesmo tempo, reduz ao extremo, a níveis até mesmo desprezíveis alguns de nossos defeitos e imperfeições. Difícil acreditar o quanto é possível nos tornar tão fortes com algo que já está dentro de nós mesmos.
O conhecimento quanto as nossas reais habilidades e competências nos permite entender melhor até onde podemos chegar. Muito mais que isso, com um pouco de paciência, a convicção de que não há limite algum a ser pautado. Somos donos absolutos de nossos destinos ainda mais quando o assunto considerado parte do que temos em nós mesmos, nossos valores, sentimentos, angústias, alegrias e tantas outras coisas.
Exatamente por isso, se torna ainda mais importante estruturarmos o nosso planejamento pessoal. Apenas a partir daí, temos como observar o quanto conseguimos desenvolver e colocar em prática este autocontrole. Saber em que nível ou patamar estamos inicialmente é um primeiro passo. Às vezes, podemos estar em condições de fragilidade tão extrema que isso pode, por si só, nos impedir de controlar sabiamente nosso comportamento.
Ainda assim, uma vez entendido em que nível ou patamar estamos, cabe identificar os gaps a serem preenchidos. O que falta, se é que falta e o quanto falta. Aliás, identificar a existência de pontos de melhoria já é um importante passo em direção de atendermos qualquer objetivo que possamos colocar em nossas vidas.
Em seguida surge a etapa de colocar a mão na massa e efetivamente fazer acontecer. Mostrar o nosso equilíbrio e o controle de nossas ações é, sem dúvida, uma vitória a ser conquistada dia após dia. E é assim, um dia depois do outro, de forma alinhada aos objetivos traçados é que poderemos efetivamente atender a este ou a qualquer outro intento que possamos um dia ter.
Pode não parecer ser tão simples na vida real, no meio de tantas agruras que nos cercam diariamente. Ainda assim, planejar nossos comportamentos é algo inteligente a ser feito. Termos a ciência das arapucas que nos contaminam e/ou envenenam nos faz mais confiantes, sabedores de quem realmente somos e de até onde poderemos chegar.

Imagem extraída do link acima.
