– ANAF e ABRAFUT fundem-se em FENAFUT.

A Política no Futebol me enoja. E na Arbitragem, mais ainda.

Há quanto tempo você houve em falar de Profissionalização da Arbitragem”?

Eu, desde 1996. Já vi diversos “Pontapés Iniciais para a Profissionalização”. Marco Polo Del Nero, à frente da CBF, chegou a dizer um dia que sua primeira medida era transformar os árbitros em profissionais. Até hoje…

Agora, com o intuito de (pela enésima vez) profissionalizar os árbitros, a ANAF e a ABRAFUT se unirão e formarão a FENAFUT.

Ora bolas, o que quer dizer tudo isso?

Entenda:

A ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), capitaneada por Salmo Valentim, era uma entidade de bom relacionamento com a CBF. Quando o grupo político de Edinaldo Rodrigues / Reinaldo Carneiros de Bastos empossou Wilson Luís Seneme, cortou-se a ajuda de custos que se dava a ela e reconheceu uma nova associação representativa dos juízes de futebol: a ABRAFUT.

A ABRAFUT (Associação Brasileira dos Árbitros de Futebol) foi criada justamente para essa substituição, capitaneada pelos árbitros da FIFA (seus primeiros dirigentes: Bruno Arleu, Wilton Sampaio, Raphael Claus, entre outros). Hoje, é presidida por Anderson Daronco.

Como mudou novamente o grupo político da CBF (agora Samir Xaud / Ricardo Teixeira e amigos), voltou a ter força a ANAF de Salmo Valentim. Assim, segundo O Globo (aqui: https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2025/09/26/com-apoio-da-cbf-anaf-e-abrafut-definem-fusao-para-avancar-em-profissionalizacao-da-arbitragem.ghtml), Rodrigo Martins Cintra pediu uma reunião para que as entidades se fundissem, a MANDO da CBF (conforme a matéria citada), visando a criação da FENAFUT (Federação Nacional dos Árbitros de Futebol).

Moral da história: qual entidade é DE VERDADE independente e luta pelos árbitros, sem vínculo com a CBF? As duas se mantém ligadas à ela. Os árbitros não tem força alguma, são meros instrumentos dos interesses políticos dos cartolas, e, pior, acreditam em histórias da carochinha (como a profissionalização da categoria).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.