– Quem é Yael Falcon, o árbitro de LDU x SPFC?

Eu não gosto de árbitros de ascensão meteórica na carreira, e Yael Falcon é um deles.

Vejam só: o argentino Falcon tem 37 anos de idade, é Professor de Educação Física e tem 10 anos de carreira. Porém, somente há 3 anos estreou na 1ª divisão e no ano seguinte já ganhou o escudo da FIFA.

Ainda sem experiência em grandes jogos, foi para as Olimpíadas de Paris 2024 e Mundial de Clubes 2025 (trajetória muito parecida a de Ramon Abatti Abel).

Curiosamente, sem jogos expressivos na Libertadores nesse ano (apitou Alianza-PER x Desportivo Iquique-CHI, Nacional-COL x Nacional-URU e Bahia-BRA x Nacional-URU), mas ainda assim é escalado numa quarta-de-final da principal competições de clubes do continente (seu histórico: 12 amarelos e nenhum vermelho).

Alguém pode ponderar que ele apitou Atlético Madrid x Seatle e Chelsea x Esperance no Mundial de Clubes. Cá entre nós: você coloca árbitros jovens em partidas de times grandes contra pequenos, e nesse torneio foram jogos fáceis de se apitar nessa fase inicial.

Me lembrei de Patrício Polic: um árbitro chileno, que surgiu numa partida tão importante quanto essa (Atlético Nacional x São Paulo), que foi um coadjuvante nessa fase, e fez uma lambança que muitos tricolores não esquecem… (vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2016/07/12/analise-pre-jogo-do-arbitro-de-atletico-nacional-x-sao-paulo/).

Yael Falcon costuma deixar o jogo rolar bastante, não dá faltinhas e “administra” cartões. Cera, catimba e outras malícias costumam ser advertidas apenas com bronca. É uma aposta da Conmebol.

Apesar de pouco tempo de primeira divisão na Argentina e menor ainda na FIFA, torço para que vá bem.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.