Chega por hoje, né?
Dia corrido, dia difícil (e bota difícil nisso…) mas vencido (assim como foi o mês).
Bom descanso a todos!

Chega por hoje, né?
Dia corrido, dia difícil (e bota difícil nisso…) mas vencido (assim como foi o mês).
Bom descanso a todos!

Ah, que dia bom:
Crianças e Vovôs, a combinação perfeita… abaixo:

Vou ser bem conservador: de nada adianta mudar a fórmula da Liga dos Campeões da Europa, pois os favoritos serão sempre os mesmos: Real Madrid, Manchester City, Bayern…
Veja a composição dos grupos: alguém pode surpreender?
De novo um erro do árbitro Paulo Zanovelli em jogo importante, agora em Flamengo x Grêmio. Antes da partida, “cantamos a bola” que era uma ruim escalação e justificamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2025/08/29/sobre-alguns-arbitros-do-brasileirao-nesse-final-de-semana/
Sobre o tiro penal equivocado ao Grêmio, pela enésima vez, explicamos brevemente como se avalia o pênalti por mão na bola:
1) A intenção deliberada.
2) O movimento antinatural, fisiologicamente anormal, do jogador que quer “dar migué” e se aproveitar.
O jogador flamenguista fez isso? Não. Foi uma bola casual em movimento natural.
Lembro-me de Mássimo Bussaca, enquanto chefe dos árbitros da FIFA, que disse sobre os árbitros brasileiros:
“Um jogador precisa de sua mão e de seu braço para correr, se equilibrar e saltar. Não se pode jogar sem a mão. O árbitro precisa fazer a leitura correta do lance. Não se pode dar falta a qualquer toque na mão. Isso é um absurdo. O árbitro deve ver se a mão estava no local de forma natural ou não-natural. Tem que ser avaliado se o toque (da mão na bola) foi intencional ou não. Quando um jogador tenta fazer seu corpo maior usando a mão, isso deve ser punido. O juiz não pode só pensar como juiz e aplicar o que está escrito. Precisa se colocar no lugar do jogador para entender o movimento”.
Se preferir, veja esse texto de como a Premier League orienta os árbitros para NÃO DAREM esses pênaltis que só aqui existem: https://professorrafaelporcari.com/2025/08/14/as-regras-do-futebol-na-premier-league-e-as-nossas-regras-brasileiras/
Confie em Deus!
A mensagem, abaixo:

Há pouco, no jogo do Fluminense, Neymar já tinha cartão amarelo e deu um bico para longe na bola, em reclamação à arbitragem. Deveria ter recebido o segundo cartão amarelo e Wilton Pereira Sampaio contemporizou. Errou, e o “Menino Ney” não foi expulso.
O que acontece com ele?
Aliás, a pergunta pertinente: supostamente ele não foi convocado para a Seleção por estar lesionado (mesmo não tendo uma palavra clara de Ancelotti sobre isso), só que jogou hoje. Sarou antes da hora?
Ômega-3 pode ser aliado na proteção das mulheres contra o Alzheimer Um novo estudo conduzido por pesquisadores do King’s College London e da Queen …
Continua em: 🧠💙 Ômega-3 pode ser aliado na proteção das mulheres contra o Alzheimer

Nada de polêmico na arbitragem de Thiago Lourenço de Mattos. O único lance mais chamativo foi o pênalti ao Primavera, corretamente marcado.
O goleiro Lee, que até então estava fechando o gol no “abafa” que o adversário provocava, cometeu um pênalti por imprudência. O atacante Paulinho adiantou a bola, possivelmente seria tiro de meta ao Galo, mas Lee acabou atingindo ele ao sair afoito. A regra manda: pênalti, sem cartão.
Infelizmente, encerra-se o ano para as competições profissionais do Paulista FC.
Impressionante:
– Boiódromo de Barretos quebrou recorde de público na segunda-feira.
– Estádio Mané Garrincha quebrou recorde de público no sábado.
AMBOS com show do Frei Gilson (que não cobra um centavo, pois fez voto de pobreza e sua missão é falar de Deus e promover a paz.).
Muita confusão no jogo União São João x Noroeste. Mais de 40 minutos de jogo parado, jogador expulso, desexpulso e expulso novamente.
O acontecido nessa partida (que não tem VAR), no texto do UOL em: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/agencia/2025/08/30/arbitro-paralisa-jogo-da-copa-paulista-por-48-minutos-para-decidir-penalti-e-expulsao.htm
O que deveria ser feito, pela Regra do Jogo, no vídeo em: https://youtu.be/yTOyzZzCv20?si=LQxfEF8ubzGC1xCq
Ainda sobre Veríssimo, agora saudoso, para pensar 💭… (na imagem):
Os anos passam!

A covinha mais linda do mundo, é da minha filhota!
O que seria de nós sem os filhos?
💖 #Família
Parabéns às pessoas de boa vontade que de coração se dedicam à Catequese e ensino religioso, sem esperar recompensa ou algo em troca, a não ser, a fé!
Hoje se celebra o Dia do Catequista (último domingo de Agosto), e o texto (abaixo) é de anos anteriores, mas está bem atual.
Extraído de: http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11993
DIA DO CATEQUISTA
Ide e pregai o Evangelho a toda criatura!
A Igreja Católica celebra neste dia 25 o dia nacional do catequista. Na ação pastoral da vida eclesial é tão importante a missão do catequista, verdadeiros evangelizadores, que Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.
O número 12, na Sagrada Escritura, tem um sentido de totalidade, plenitude e, realmente, esses doze discípulos se multiplicaram em progressão geométrica e, entre eles, nós temos os catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.
Os catequistas e as catequistas lembram o próprio Senhor Jesus, pois, além de apresentarem o projeto do Pai a outras pessoas, pretendem formar novos discípulos missionários.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em seus métodos de evangelização, catequese e apostolado: Ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de forma a levar o povo à revelação do seu Evangelho.
Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.
O mundo está tão conturbado com guerras, violência, ganância, egoísmo que pouca gente quer escutar a Palavra de Deus. É por isto que é muito louvável o trabalho do catequista nos nossos dias porque ele precisa abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus.
Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Que eles continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor, na escola da nova evangelização de discípulos-missionários.
Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
Imagem extraída de: https://www.pnscbenfica.com/2010/08/dia-do-catequista.html
“Guerreiras do K-Pop” é o filme mais assistido da Netflix, com 236M views 🎬💜 #NetflixHits #linkezine O post 🌟🎬 “Guerreiras do K-Pop” quebra …
Continua em: 🌟🎬 “Guerreiras do K-Pop” quebra recorde e domina a Netflix mundial

2ª Classe – Missa própria Como Moisés aplacou outrora a ira de Deus contra o seu povo (Ofertório) assim e muito mais ainda, faz o novo Moisés — Jesus…
Continua em: Liturgia Diária – 31/08/2025 – XII Domingo depois de Pentecostes

Evangelho (Lc 14,1.7-14)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de manso e humilde coração!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.12 E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Ufa, acabou agosto:

Ontem, no Rosário da Madrugada, Frei Gilson e Michel Teló nos presentearam com essa canção:
Ouça, vale a pena! Em: https://youtu.be/7AUNWYQgq20?si=x9I7RVH1x18CKHZK
No futebol, WO é quando você deixa de comparecer ao jogo. Pois bem, hoje dei WO no meu treino. Não consegui correr por conta das dores no joelho.
Vam’bora pra fisioterapia!
De novo um erro do árbitro Paulo Zanovelli em jogo importante, agora em Flamengo x Grêmio. Antes da partida, “cantamos a bola” que era uma ruim escalação e justificamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2025/08/29/sobre-alguns-arbitros-do-brasileirao-nesse-final-de-semana/
Sobre o tiro penal equivocado ao Grêmio, pela enésima vez, explicamos brevemente como se avalia o pênalti por mão na bola:
1) A intenção deliberada.
2) O movimento antinatural, fisiologicamente anormal, do jogador que quer “dar migué” e se aproveitar.
O jogador flamenguista fez isso? Não. Foi uma bola casual em movimento natural.
Lembro-me de Mássimo Bussaca, enquanto chefe dos árbitros da FIFA, que disse sobre os árbitros brasileiros:
“Um jogador precisa de sua mão e de seu braço para correr, se equilibrar e saltar. Não se pode jogar sem a mão. O árbitro precisa fazer a leitura correta do lance. Não se pode dar falta a qualquer toque na mão. Isso é um absurdo. O árbitro deve ver se a mão estava no local de forma natural ou não-natural. Tem que ser avaliado se o toque (da mão na bola) foi intencional ou não. Quando um jogador tenta fazer seu corpo maior usando a mão, isso deve ser punido. O juiz não pode só pensar como juiz e aplicar o que está escrito. Precisa se colocar no lugar do jogador para entender o movimento”.
Se preferir, veja esse texto de como a Premier League orienta os árbitros para NÃO DAREM esses pênaltis que só aqui existem: https://professorrafaelporcari.com/2025/08/14/as-regras-do-futebol-na-premier-league-e-as-nossas-regras-brasileiras/
