E para o confronto do Massa Bruta contra o Fortaleza, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ Árbitro Assistente 1: Carlos Henrique Alves de Lima Filho -RJ Árbitro Assistente 2: Luís Carlos de Franca Costa-RN Quarto Árbitro: Bruno Mota Correia -RJ Assessor: Erich Bartolomeu Antas e Silva Bandeira-PE VAR: Diego Pombo Lopez-BA AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios-SE AVAR2: Dyorgines José Padovani de Andrade-ES Observador de VAR: Rodrigo Pereira Joia-RJ Quality manager: Larissa Ramos Monteiro-CBF
O problema é: ele tem apitado de longe, errado tecnicamente e feito má atuações. Tomara que vá bem nesse sábado…
Acompanhe conosco o jogo entre Fortaleza vs Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando: YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra, ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com. Narração de Pietro Loredo, comentários e reportagens de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Comando: Sérgio Loredo. Sábado, 26/07, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!
Uma versão “morango” da Maçã do Amor, caríssima, ganhou o Brasil nos últimos dias. Até a Forbes, importante revista de finanças, publicou sobre essa febre!
A FEBRE INSTAGRAMÁVEL DO MORNAGO DO AMOR, UMA GOSTOSURA QUE VEM DO CAMPO
Por trás do doce viral que conquistou as redes, uma cadeia produtiva baseada na agricultura familiar e no cuidado artesanal.
Desde meados de junho, uma febre “instagramável” que começa no campo viralizou nas redes sociais: o morango do amor, uma releitura da tradicional maçã do amor e dos espetinhos de frutas vendidos em inúmeras feiras agropecuárias e outras, país afora.
Mas, em vez de apenas a fruta coberta com uma camada vermelha de caramelo (feito de cana-de-açúcar), fino e crocante, os morangos são envoltos em brigadeiro branco antes de se tornar um doce de visual brilhante e vibrante no TikTok e Instagram.
São inúmeros os posts, de receitas a degustações e precificações de como ganhar dinheiro com eles. Até na Black Friday os morangos apareceram em promoções, além dos inúmeros memes. Nas confeitarias, ele é um desejo, como já relatado por confeiteiros como Patrick Santos e Carol Weber, e locais como a Sous chef Phillipe França, entre outros.
É a onda da comida afetiva. O morango é um das frutas sazonais mais aguardadas na maior parte do país, embora em algumas dos chamados cinturões verdes de capitais ele já é produzido o ano todo. Segundo os dados mais recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), a área total de morango no Brasil é de cerca de 6,5 mil hectares e com tendência de crescimento.
Em tempo, a maçã do amor surgiu nos Estados Unidos, no início do século 20, e foi criada por acaso. A invenção é atribuída a William W. Kolb, um confeiteiro de Newark, Nova Jersey, em 1908, para vender como um doce de Natal. No Brasil, a maçã do amor chegou por volta das décadas de 1940 e 1950. E também em tempo, além dos espetinhos de morango, nas feiras eles também são feitos de uva e banana, e podem variar na cobertura com chocolate.
Confira 10 curiosidades sobre o morango:
1. O morango não é uma fruta, botanicamente falando Embora seja chamado de fruta, o morango é na verdade um “pseudofruto”. Os “frutinhos” verdadeiros são os pequenos pontinhos amarelos na casca, chamados de aquênios. Cada um deles é um fruto com uma semente.
2. Polinização influencia o formato do morango A forma do morango está diretamente ligada à qualidade da polinização. Uma polinização incompleta gera morangos deformados, o que impacta comercialmente. Por isso, muitas lavouras contratam colmeias para melhorar o serviço das abelhas.
3. Temperatura e luminosidade interferem no sabor Morangos precisam de noites frias e dias ensolarados. O contraste ajuda a acumular açúcares, tornando o sabor mais doce. Isso explica por que os morangos cultivados em regiões de altitude são mais saborosos.
4. A cultura do morango exige mão de obra intensiva A colheita é 100% manual. O morango é muito sensível a toques e machucados, o que exige habilidade e cuidado redobrado dos colhedores. Por isso, o custo com mão de obra é elevado.
5. A produção brasileira é quase toda em pequenas propriedades No Brasil, cerca de 70% da produção vem da agricultura familiar. Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal estão entre os principais polos produtores. São propriedades com menos de 10 hectares, com áreas de 0,5 a 1 hectare as mais comuns, porém economicamente rentável, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
6. Existe morango preto, branco e amarelo Há variedades exóticas cultivadas em pequena escala, como o morango-pinha (branco com gosto de abacaxi) e tipos roxos ou quase pretos, desenvolvidos via melhoramento genético.
7. Hidroponia vem ganhando espaço na produção O cultivo de morangos em bancadas suspensas e em sistema fechado de água (hidroponia) cresce por permitir maior controle fitossanitário, melhor ergonomia e uso eficiente da terra e da água.
8. Morangos podem ser produzidos o ano todo Com uso de mudas de dias neutros e técnicas de ambiente protegido (como túneis e estufas), produtores conseguem estender a produção para além do pico natural entre maio e setembro.
9. O morango respira muito, mesmo depois de colhido Trata-se de um produto de alta taxa respiratória. Isso significa que ele continua seu metabolismo pós-colheita e se deteriora rapidamente. Por isso, a refrigeração imediata é essencial.
10. É uma das culturas mais atacadas por pragas e doenças Morangos são sensíveis a fungos, principalmente o mofo cinzento (Botrytis). Isso aumenta a necessidade de controle sanitário, especialmente em regiões úmidas.
No podcast Inteligência Ltda, o apresentador Rogério Vilela entrevistou a irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed, e muito foi falado sobre São Miguel Arcanjo!
E para o confronto do Galo contra o Bentãoem Sorocaba, a FPF escalou a seguinte equipe de arbitragem:
Árbitro:Henrique Otto Cruz Hengstmam
Árbitro Assistente 1: Leonardo Tadeu Pedro
Árbitro Assistente 2: Felipe Camargo Moraes
Quarto Árbitro: Márcio Mattos dos Santos
Analista de Vídeo: Elton de Andrade Santos
Henrique é um caso curioso: jovem árbitro de 29 anos, tem apenas 6 anos de carreira na FPF. Em, 2023, apitou jogos do Sub 11 e Sub 13 e um jogo apenas no Sub 20. Em 2024, apitou outros jogos amadores, Copa Paulista, Bezinha e… o 1º jogo da final da A4 (Colorado x Paulista).
Nesse ano, já apitou a série A2 e está sendo observado para a temporada da série A1. É uma aposta da FPF, sem dúvida. Nesse ano, inclusive, em Portuguesa Santista 0x3 São José (na A2), utilizou o protocolo contra o Racismo e encerrou a partida no Ulrico Mursa, devido ao preconceito proferido pela própria torcida da casa contra o seu goleiro Tom, xingando-o após o 3º gol sofrido com palavras racistas.
Torço para um bom jogo e uma grande arbitragem.
Acompanhe São Bento x Paulista pela Rádio Difusora AM 810 ou nos Apps, com a narração de Rafael Mainini, comentários de Robinson Berró Machado e Luís Henrique Gurian, reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira e análise da arbitragem de Rafael Porcari. No comando: Adilson Freddo! O jogo começará as 15hoo (26/07), mas desde às 14h00 o Time Forte do Esporte já estará no ar.
Virou moda: Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, aumenta as tarifas de produtos brasileiros entre 15 a 77%. Pode?
Abaixo, por Ricardo Amorim, extraído da Rede Social X:
O governo venezuelano aproveitou a posição já fragilizada do Brasil por conta das tarifas do Trump e pegou os brasileiros de surpresa com o anúncio da aplicação de tarifas de importação que variam entre 15% e 77% sobre produtos vindos do Brasil.
A decisão contraria um acordo firmado em 2014 que previa isenção para mercadorias com certificado de origem. A medida pode impactar diretamente as exportações, principalmente em estados que mantêm forte relação comercial com a Venezuela, como a Roraima. A Venezuela possui uma dívida bilionária em atraso com o Brasil, mas o governo brasileiro vem concedendo condições benéficas de rolagem à Venezuela. Além disso, o presidente brasileiro não se posicionou contr indícios claros de fraude nas últimas eleições presidenciais na Venezuela.
Para o bem do Brasil e dos próprios venezuelanos, já passou muito da hora de Lula mudar sua postura de conivência com o atual governo venezuelano.
It’s become a trend: Nicolás Maduro, Venezuela’s dictator, is increasing tariffs on Brazilian products by 15% to 77%. Is that acceptable?
Below, by Ricardo Amorim, extracted from the social media platform X:
The Venezuelan government took advantage of Brazil’s already weakened position due to Trump’s tariffs and caught Brazilians by surprise with the announcement of import tariffs ranging from 15% to 77% on products coming from Brazil.
This decision contradicts an agreement signed in 2014 that provided for exemption for goods with certificates of origin. The measure could directly impact exports, especially in states that maintain strong commercial ties with Venezuela, such as Roraima. Venezuela has a billion-dollar overdue debt with Brazil, yet the Brazilian government has been granting beneficial rollover conditions to Venezuela.Furthermore, the Brazilian president has not taken a stand against clear indications of fraud in the last Venezuelan presidential elections.
For the good of Brazil and the Venezuelans themselves, it’s long past time for Lula to change his stance of complicity with the current Venezuelan government.
Para os católicos, dia de festa! Dia de celebrar São Tiago, um dos 12 apóstolos; aquele que evangelizou até a Europa. Na Espanha, costuma-se fazer o místico Caminho de Santiago de Compostela (que hoje deve estar lotado). Porém, a melhor comemoração é fazer uma boa oração e celebrar a Eucaristia.
Hoje é dia de São Tiago, dito o “maior”, era filho de Zebedeu e Salomé (Mc 15,49; cf Mt 27,56) e irmão mais velho de João, o evangelista, com quem foi chamado entre os primeiros discípulos por Jesus e foi solícito em segui-lo (Mc 1,19s; Mt 4,21s; Lc 5,10). É sempre colocado entre os três primeiros Apóstolos (Mc 3, 17; Mt 10,2; Lc 6,14; At 1,13). Pronto e impetuoso de caráter, figura entre os prediletos do Mestre, como o irmão, Pedro e André. Assiste à cura súbita da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), à ressurreição da filha de Jairo (Mc 5, 37-43; Lc 8, 51-56), à transfiguração de Jesus no Tabor (Mc 9,2-8; Mt 17, 1-8; Lc 9, 28-36); com os outros três interroga Jesus sobre os tempos precursores do fim (Mc 13, 1-8). depois, com Pedro e João, é chamado por Jesus a vigiar no Getsêmani (Mc 14, 33s; Mt 26, 37s). Visou com ambição aos primeiros postos no reino, garantindo estar pronto para tudo, e suscitou a reação dos demais apóstolos e a advertência de Jesus no sentido de outro primado: o do serviço e do martírio (Mc 10, 35-45; Mt 20,20-28). A profecia que então Jesus lhe fez, prenunciando que haveria de “beber com ele o cálice do sacrifício”, realizou-se plenamente ao ser Tiago o primeiro dentre os Apóstolos a dar sangue pelo Senhor, tendo sido decapitado por Herodes Agripa I, durante as festas pascais, em 42-43 (At 12, 1-2). Segundo uma antiga tradição, teria sido o evangelizador da Espanha. A partir do Séc. IX, são Tiago teve um culto extraordinário em Compostela, Espanha, a qual o teve como protetor de sua fé e liberdade contra os mouros. Esse santuário tornou-se para a Europa um dos maiores lugares de peregrinação na Idade Média e depois.
ORAÇÃO A SÃO TIAGO
Apóstolo Santiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber do cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; fazei-nos fortes na fé e alegres na esperança, em nosso caminhar de peregrinos seguindo o caminho da Vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Assim Seja.
Extraído de ACI Digital.
IN ENGLISH –
For Catholics, it’s a day of celebration! It’s the day to celebrate Saint James, one of the 12 apostles; the one who evangelized as far as Europe. In Spain, people customarily undertake the mystical Camino de Santiago de Compostela (which must be packed today). However, the best way to celebrate is to offer a good prayer and celebrate the Eucharist.
Today is the day of Saint James, known as “the Greater.” He was the son of Zebedee and Salome (Mark 15:49; cf. Matt 27:56) and the elder brother of John the Evangelist, with whom he was among the first disciples called by Jesus and was eager to follow Him (Mark 1:19s; Matt 4:21s; Luke 5:10). He is always listed among the first three Apostles (Mark 3:17; Matt 10:2; Luke 6:14; Acts 1:13). Quick and impetuous in character, he stood among the Master’s favorites, like his brother, Peter, and Andrew. He witnessed the sudden healing of Peter’s mother-in-law (Mark 1:29-31), the raising of Jairus’ daughter (Mark 5:37-43; Luke 8:51-56), and Jesus’ transfiguration on Mount Tabor (Mark 9:2-8; Matt 17:1-8; Luke 9:28-36); with the other three, he questioned Jesus about the signs preceding the end (Mark 13:1-8). Later, with Peter and John, he was called by Jesus to watch in Gethsemane (Mark 14:33s; Matt 26:37s). He ambitiously sought the first places in the kingdom, assuring that he was ready for anything, and provoked the reaction of the other apostles and Jesus’ warning about another kind of primacy: that of service and martyrdom (Mark 10:35-45; Matt 20:20-28). The prophecy Jesus then made to him, foretelling that he would “drink with him the cup of sacrifice,” was fully realized when James became the first among the Apostles to shed blood for the Lord, having been beheaded by Herod Agrippa I during the Passover feasts in 42-43 A.D. (Acts 12:1-2). According to ancient tradition, he was the evangelizer of Spain. From the 9th century onwards, Saint James received extraordinary veneration in Compostela, Spain, which held him as the protector of its faith and freedom against the Moors. This sanctuary became one of the greatest pilgrimage sites in Europe during the Middle Ages and beyond.
PRAYER TO SAINT JAMES
Apostle James, chosen among the first, you were the first to drink from the cup of the Lord, and you are the great protector of pilgrims; make us strong in faith and joyful in hope, as we journey as pilgrims following the path of Christ’s Life, and encourage us so that we may finally attain the glory of God the Father. Amen.
Será que o “Projeto Neymar” no Santos FC não está a contento do jogador?
Avalie: na tabela, o Peixe está na parte de baixo, correndo risco de voltar à 2ª Divisão (Santos e Mirassol ascenderam à Série A nesse ano, mas compare as campanhas de ambas equipes: o time novato, inclusive, ganhou de 3×0 do time grande).
Considere ainda: o número de partidas em que Neymar Jr jogou e o de jogos aos quais esteve lesionado.
Perceba: quanta reclamação com a arbitragem, incluindo uma expulsão e até mesmo reclamações com colegas da própria equipe.
Por fim: o bate-boca com um torcedor na última rodada. Ora, sabemos que um jogador profissional deve ser surdo nesses momentos, e ele literalmente chamou o cidadão “para o pau”. Parecia várzea…
Será que bate algum arrependimento em Neymar nessa empreitada, ou, cá entre nós, era a opção mais viável, mediante os problemas físicos e as críticas que recebe?
Uma coisa é provável: Ancelotti talvez não esteja considerando (esse atual) Neymar na Seleção Brasileira em 2026…
IN ENGLISH –
Is the “Neymar Project” at Santos FC not meeting the player’s expectations?
Consider this: on the league table, “O Peixe” (The Fish) is at the bottom, at risk of returning to the 2nd Division (Santos and Mirassol both ascended to Série A this year, but compare their campaigns: the newcomer team even beat the big team 3-0).
Also consider: the number of matches Neymar Jr. has played versus the number of games he’s been injured.
Notice: how many complaints about the refereeing, including a red card and even complaints with his own teammates.
Finally: the altercation with a fan in the last round. Now, we know that a professional player should be deaf to such moments, yet he literally challenged the fan “to a fight.” It looked like street soccer…
Could Neymar be feeling some regret about this venture, or, between us, was it the most viable option, given his physical problems and the criticism he receives?
One thing is probable: Ancelotti might not be considering (this current) Neymar for the Brazilian National Team in 2026…
Quantas famílias têm entes queridos perdidos nas drogas… Mesmo assim, há aqueles que dão de ombros a esse mal e defendem a legalização delas. Por fim, pior do que isso: há aqueles que, de maneira ignorante e populista, tentam usar tal discurso para promoção pessoal.
Compartilho esse texto da jornalista Izilda Alves (publicado há 1 ano, mas que é bem atual), que fez da campanha “Pela Vida contra as Drogas” promovida pela Rádio Jovem Pan, uma ação social que deveria ser usada pelo Governo Federal como prevenção (eu mesmo já assisti a uma palestra numa oportunidade em que levamos a campanha para a UniSant’Anna, em Salto-SP, onde lecionei por um bom período).
Pasmem: o protagonista da absurda fala no qual Izilda ilustra seu texto é de Henrique Meirelles!
É mole?
POR IZILDA ALVES, DO SEU FACEBOOK
É com declaração como a de Henrique Meirelles, candidato à Presidência pelo MDB, que se perde eleição. Meirelles declarou:
“Se eleito, vou liberar o uso da maconha porque não causa danos permanentes.”
Candidato! Que ignorância é essa sobre maconha!!!!!
Se o senhor e sua equipe tivessem o cuidado de pesquisar sobre a maconha, descobririam que suas palavras significam tornar o Brasil “uma fábrica de esquizofrênicos”, como tem alertado o psiquiatra Valentim Gentil Filho em sua pesquisa “Maconha e demência”, referência hoje para todos os que estudam os efeitos das drogas. Valentim Gentil Filho é da Universidade de São Paulo, candidato!
Ah, descobririam também que maconha “dificulta o pensamento e interfere na capacidade de aprender e executar tarefas complicas”, alerta o principal centro de estudos sobre drogas nos Estados Unidos, o NIDA.
Candidato, vem pra rua, converse com especialistas e conheça famílias que perderam os filhos exatamente pelo uso da droga que o senhor está defendendo: a maconha. Ou o uso da maconha é, de fato, o que o senhor deseja para nossas famílias?
— Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20 a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21 Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22 Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.
🙏🏻 As I run, I meditate and say a prayer to Our Lady of Perpetual Help:
“- O Virgin Mary, Mother of God and Our Mother, pray for us who turn to you. Today, especially for those who are victims of injustice and crimes. Amen.”
Pray, and if what you ask is for your good, God will answer.
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
👊🏻 Hello friends! How are you? Falling out of bed because time is running out!
Here, we’re all ready to sweat it out once again in search of health. Let’s run to produce and enjoy those much-needed endorphins (controlling cortisol)?
Em Anápolis/GO pela Série C, o Guarani perdeu para o time da casa por 2×0.Mas o detalhe é: por 3 minutos (quando o placar já era esse), o time goiano jogou com 12 atletas!
Igor Cássio entrou no lugar de João Celeri. É de responsabilidade do árbitro (Marcello Ruda Neves) e do quarto-árbitro (Osimar Moreira da Silva Junior-GO) conferirem se a substituição é concretizada (ou seja: quando sai totalmente de campo um atleta e só aí o substituto pode entrar). Mas alguém bobeou e Celeri ficou em campo! Quando foi percebido o “elemento extra”, o jogador saiu de fininho… e corretamente recebeu o Cartão Amarelo por ingressar / estar indevidamente dentro de campo.
Isso configura Erro de Direito (descumprir a Regra) e a partida pode ser anulada(embora, em tese, nesses 3 minutos o atleta não foi decisivo para fazer um gol ou evitar que sua equipe sofresse um tento).
Mas como o árbitro deve proceder?
Na Regra 3 (Jogadores), é bem claro que:
O treinador e todos os outros inscritos na relação da equipe, à exceção dos jogadores e dos substitutos, são considerados membros da comissão técnica. Qualquer pessoa não inscrita na relação da equipe como jogador, substituto ou membro da comissão técnica será considerada um agente externo. Se um membro da comissão técnica, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um agente externo entrar no campo de jogo, o árbitro deverá: – paralisar o jogo somente se houver interferência; – ordenar a retirada da pessoa em questão quando o jogo for paralisado; – tomar as medidas disciplinares adequadas (amarelo ou vermelho, dependendo da ação). Se o jogo for paralisado e a interferência for causada por: – um membro da comissão técnica, um substituto ou um jogador expulso ou substituído, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto ou um tiro penal; – um agente externo, o jogo será reiniciado com uma bola ao chão. Se a bola estiver entrando na meta e a interferência não impedir um jogador defensor de tocar na bola, o gol deverá ser validado se a bola entrar, mesmo que tenha havido contato com ela, a não ser que a interferência tenha sido da equipe atacante.
E se saísse um gol e só depois for percebido?
A regra diz:
Se, após a marcação de um gol e antes de o jogo ser reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra se encontrava no campo de jogo quando o gol foi marcado e essa pessoa interferiu no jogo: – deverá invalidar o gol se a pessoa extra era: um jogador, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um membro da comissão técnica da equipe que marcou o gol. O jogo deve ser reiniciado com um tiro livre direto da posição em que se encontrava a pessoa extra; – um agente externo que interferiu no jogo, a menos que o gol tenha sido marcado de acordo com a situação descrita acima, no item 7 (Pessoas extras no campo de jogo). O jogo deve ser reiniciado com uma bola ao chão. Deverá validar o gol se a pessoa extra era: – um jogador, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um membro da comissão técnica da equipe que sofreu o gol. – um agente externo que não interferiu no jogo. Em todos os casos, o árbitro deve ordenar que ela seja retirada do campo de jogo. Se, após a marcação de um gol e o reinício do jogo, o árbitro perceber que uma pessoa extra se encontrava no campo de jogo quando o gol foi marcado, o gol não poderá ser invalidado. Se a pessoa extra ainda estiver no campo de jogo, o árbitro deverá: – paralisar o jogo; – ordenar que a pessoa extra seja retirada; – reiniciar o jogo com uma bola ao chão ou com um tiro livre, conforme for apropriado. O árbitro deverá relatar o incidente às autoridades competentes.
Eu acho que o STJD entenderá que, apesar de irregular, não houve interferência e não anulará o jogo (embora, deveria).