Em 2008, o articulista do Los Angeles Time, Lee Siegel, discutiu sobre “o que há de inteligente na Web”.
Seus comentários foram pesados! Por exemplo: disse que na China há milhões de blogs, mas que quase ninguém os lê. E que lá se escreve de tudo, desde verdades até as mentiras, e, principalmente, muita bobagem. Questionou sobre a serventia de blogs sem leitura e a quem os posts interessam.
Literalmente, disse ainda que “os blogs são como o espelho de Narciso na tela do PC. As pessoas vêem o reflexo da própria perdição (…) Se pudesse, proibiria as pessoas de escreverem sobre pseudônimos”. Quanto ao Google, disse que “Ele é assustador, pois compra a alma das pessoas e as vende para as empresas. Seu negócio é virá-las pelo avesso, e dominar a cultura da busca”.
Ousado esse Lee, não? Mas será que muitas das suas afirmações não são realmente verdadeiras? Há realmente muita bobagem na Web e captura de dados?

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

Sem dúvidas a Inteligência Artificial e os algoritmos existem para captar dados, sejam iconográficos ou até mesmo da fala. Quem nunca disse algo perto de uma “Siri” ou “Alexa” do telefone, do Uber, do Google, p. ex e, em seguida, começou a receber “sugestões” do que comprar ou como se comportar? Assustador, se não nos desvencilhamos dos excessos.
CurtirCurtido por 1 pessoa