– Relacionamento:

Nós, homens, deveríamos sempre pensar e agir assim:

– Felicidade definida pela Ciência.

Em uma matéria da Revista Superinteressante (ed Dez/2013, por Karin Hueck e Rafael Quick), há a definição de Felicidade pelo psicólogo (e vencedor de um Prêmio Nobel de Economia) Dr Daniel Kahneman. Segundo ele:

Felicidade não é só um estado de espírito, é também a soma das nossas memórias (…) ser feliz na vida durante cada momento é diferente de ser feliz com a vida.

A idéia do estudioso é que quando estamos em uma maré de boa sorte, alguns eventos difíceis não derrubam a felicidade das nossas memórias, apenas a felicidade das nossas experiências. Ao final, quando olhamos para os últimos acontecimentos, as lembranças e as experiências caminham juntas, porque são as experiências mais recentes que definem a nossa felicidade.

E aí, concorda com ele ou não?

Resultado de imagem para felicidade

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem conhecer, informar para crédito na postagem.

– A IA de Jesus com o Papa no Céu:

Muiiiito legal!

O que a IA faz, não?

Assistam (com som) o Papa se divertindo com Jesus ao chegar no Céu: https://www.linkedin.com/posts/daniel-orlean_a-ia-vai-mudar-o-mundo-a-ia-fonte-activity-7320917745754107905-R0VC?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAfYyaUB79SiZOXAYT3-JkVtGtrP1U_H7Ts

– Atitudes para alcançar o sucesso? Aqui vão 5 delas:

Muito legal esse artigo: atitudes conscientes e simples para se alcançar o sucesso nos negócios.

Abaixo, extraído de Revista Dinheiro (clique aqui para link)

CINCO ATITUDES PARA QUEM QUER ALCANÇAR O SUCESSO

Por Carlos Wizard

Atitudes positivas e estrategicamente pensadas são fatores imprescindíveis para os empreendedores que trabalham em busca de resultados. O dia a dia nos negócios exige que o gestor esteja sempre atento às formas de se manter competitivo em um mundo cada vez mais dinâmico. Expandir os negócios é uma constante na agenda de quem pretende manter a liderança em seu setor.

Além de estratégias comerciais, alcançar o sucesso exige sabedoria para escolher o seu time e para mantê-lo motivado, utilizando todo o seu potencial criativo e de realização. Tornar um sonho individual em um sonho coletivo e manter uma equipe coesa é importante para quem quer alavancar os negócios. Afinal, ninguém já fez algo grandioso sozinho.

Nesse sentido a delegação é um elemento fundamental para todo gestor que busca se destacar em sua área de atuação. Após delegar o papel do líder é acompanhar e apoiar sua equipe e o desempenho individual dos profissionais que são parte de sua equipe. Talvez o papel principal do líder seja estabelecer metas realistas, porém, desafiadoras de modo a motivar os membros da equipe a superar seus resultados atuais.

Compartilho alguns dos conceitos que utilizo no meu dia a dia e que se forem seguidos, podem gerar grandes resultados em sua organização. Confira:

1)– A busca por resultados altos: Um dos princípios que adotei em relação ao meu time é ter ao meu lado profissionais de alta performance. Uma das formas de manter os colabores sempre motivados a entregarem os melhores resultados é promover uma espécie de competição entre eles, acompanhando os indicadores de vendas e bonificando, reconhecendo e valorizando aqueles que superam as metas.

Uma forma de incentivar até mesmo aqueles que não entregaram os resultados desejados, é oferecer a oportunidade de participar de treinamentos que ajudarão cada um aprimorar suas qualificações. Entretanto, se mesmo assim após um período de tempo combinado entre as partes, ainda não houver resultados positivos, não dá para ser complacente e aceitar o baixo desempenho.

2)– A busca por novos clientes: não acredite que um número fixo de clientes é o suficiente para manter o seu negócio e alcançar a liderança. É preciso ter consciência que quem se acomoda é rapidamente ultrapassado pela concorrência, perde participação no mercado e reduz suas chances de uma retomada. Por isso tenha um foco constante na busca de novos clientes. Em outras palavras, isso significa vendas, vendas, vendas.

3)– Definição de indicadores financeiros: defina quais são os indicadores financeiros que vão direcionar seu negócio. São eles que vão mostrar se você está no caminho correto e seguindo passos seguros para cumprir as suas metas. Com indicadores bem definidos você não precisará confiar somente no discurso de seus colaboradores ou no humor do mercado. Os números falam por si e demonstram com fidelidade o crescimento de seu negócio.

4)– Sociedade: Ter ou não ter? eis a questão: Em algum momento você pensou em ter um sócio? Pois essa é uma questão para se pensar com muito cuidado. Minha experiência diz que só se deve buscar um sócio em duas situações específicas: se você não tem os recursos financeiros para levar sozinho o seu projeto avante ou se não tem o conhecimento necessário para fazer o negócio crescer. Se você optar por ter um sócio, lembre-se de definir uma porta de entrada e outra de saída, e determinar muito bem qual a participação e responsabilidades de cada um. Tomar as devidas precauções, sempre imaginando que em algum momento pode haver ruptura, pode evitar muita dor de cabeça futura.

5)– Contratação de profissionais com potencial de crescimento: colocar a pessoa certa no lugar certo não é uma tarefa fácil. Por isso, quando for contratar um profissional, opte por pessoas com potencial, capacitando-as por meio de um modelo de educação corporativa consistente e que as prepare para enfrentar os desafios futuro. Busque profissionais capazes de trazer inovações, reduções de custo, aumento de eficiência e rentabilidade ao negócio. As organizações precisam de pessoas que tragam soluções para seu negócio e que façam a diferença nos resultados da empresa.

Imagem: citação no link acima.

– Using Your Enemy’s Attacks Against Them: 5 Ways to Counter Bullying

If you’re being bullied, do you want to know how to go about using your enemy’s attacks against them? Here are all the defense tactics you need to …

Continua em: Using Your Enemy’s Attacks Against Them: 5 Ways to Counter Bullying

– Adianta passar bafômetro, se tem racismo?

No Paraguai, as autoridades proíbem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, bem como os torcedores são submetidos ao teste do bafômetro. 

Tomou álcool, está fora!

Pergunto: o que adianta isso, se em muitos casos, de maneira sóbria, pratica-se o racismo?

Totalmente sem sentido… o governo paraguaio deveria endurecer tal questão!

– Aos meus queridos alunos da Faditu:

Aos meus queridos alunos da Faditu, que me seguem por aqui, gravei esse recado em: https://youtube.com/shorts/4R71oxL1gbc?feature=share
.
(Ou seja: estou bem, felizmente, e tem conteúdo para matar saudades…)

– 12 lições de Liderança do Papa Francisco úteis ao Mundo da Administração de Empresas!

A liderança é um dom! Ela pode ser treinada, estudada, mas a pessoa ser vocacionada a ser líder se torna preponderante para o sucesso em qualquer empresa.

Dito isso, compartilho esse fantástico texto de um judeu que mostrou doze pontos comparativos da liderança do Papa Francisco frente ao Catolicismo, levando seus atos ao Mundo Corporativo.

Uma publicação bem bacana que extrapola a diferença entre religiões e vai até a gestão administrativa.

Abaixo, extraído de: https://pt.aleteia.org/2017/03/13/12-licoes-de-lideranca-do-papa-francisco/

12 LIÇÕES DE LIDERANÇAS DO PAPA FRANCISCO

por Jaime Septién

Com a comemoração de mais um aniversário de pontificado do Papa Francisco, o mundo editorial colocou em circulação alguns textos que falam do Santo Padre, de suas fontes de inspiração, dos problemas que tem enfrentado na renovação da Cúria Romana, dos problemas das finanças no Vaticano, etc. Mas poucos têm sido tão especiais como fez, em 2014, Jeffrey A. Kermes, um especialista em questões de liderança.

Kermes é filho do Holocausto, ainda que tenha nascido em Chicago. Seus pais se conheceram nos Estados Unidos, mas ambos – de ascendência judia – fugiam de Hitler. A área de trabalho de Kermes é o estudo da forma como os líderes das grandes corporações industriais, comerciais e de serviços, assim como líderes políticos e militares exercem suas influências.

Nada mais distante de um Papa da Igreja Católica. Mas Francisco mudou tudo. Inclusive a visão de liderança de um pesquisador judeu, acostumado a remexer no interior das empresas e dar conselhos a seus donos sobre como dirigi-las melhor.

Kermes teve que estudar o Catolicismo, aproximou-se da Igreja e – diante do reconhecimento da humildade de Bergoglio – mudou sua ideia de liderança. “Minha visão sobre Francisco difere, por exemplo, da de um membro praticante da Igreja Católica ou da de um teólogo; eu o vejo através de uma lente laica, e é através desta lente que posso discernir os princípios de liderança que emergem do discurso ou das ações deste Papa”, disse o autor.

A partir disso, Kermes escreveu um livro interessantíssimo: “Liderar com humildade. 12 lições de liderança do Papa Francisco”.

Eis aqui a lista das lições que podem muito bem servir a um pai ou a uma mãe de família, a empresários, professores, padres…

  1. Liderar com humildade. O segredo está na ideia de que não se tem uma posição predominante sobre os outros, não se deve usar esta posição para esmagá-lo, mas sim para acompanhar os demais em suas tarefas vitais. O diálogo é a porta de entrada para mostrar o que o outro significa para mim.
  2. Cheire como o seu rebanho. Já se tornou conhecida a frase do Papa sobre os pastores “com cheiro de ovelha”. Isso não se aplica somente aos padres, mas principalmente aos líderes. Além de uma atitude cosmética ou de “relações púbicas”, o cheirar como o rebanho é sinônimo de amor ao próprio rebanho.
  3. Quem sou eu para julgar? Talvez esta seja a frase do Papa Francisco mais conhecida no mundo: “Se alguém é gay, busca a Deus e é de boa vontade, quem sou eu para julgar?” Este pensamento é uma das formas mais sutis e efetivas de liderança, pois o líder não julga; avalia.
  4. Não mude, reinvente. Muitos são contra a ideia de que o Papa Francisco “está mudando tudo” dentro da Igreja. Na verdade, ele não mudou nada; apenas reinventou a maneira de viver o Catolicismo. Desde o conclave – que finalmente o elegeria Papa – até hoje, seu método é o mesmo: a misericórdia.
  5. Inclusão como prioridade absoluta. Uma das formas de liderança menos estudada é justamente a de Francisco: incluir todos, os de dentro e os de fora da Igreja, os “justos e pecadores”. Como? Pedindo a todos que rezem por ele.
  6. Evitar o isolamento. O primeiro gesto do Papa foi transitar dentro e fora dos departamentos papais, fora de uma ilha. Ele precisava do contato com as pessoas, caso contrário ficaria doente. Nenhuma liderança pode ser exercida dentro de uma ilha.
  7. Preferir o pragmatismo à ideologia. Em várias ocasiões, Francisco deu a chave para abrir a porta da condução dos seres humanos: a realidade está acima da ideia. Quando atuamos de maneira contrária, inclusive na missão católica, colocamos os cavalos atrás da carroça.
  8. Foco na tomada de decisões. Aqui é onde Krames se rende a Francisco. Ele diz aos líderes que usem o método do Papa para tomar decisões em suas empresas, casas, trabalhos e escolas. Mas qual é este enfoque? Consultar os outros, discernir, tomar o tempo, rejeitar “o fígado”.
  9. Dirija sua organização como se ela fosse um hospital de campanha. O Papa disse: a Igreja é um hospital de campanha. Primeiro, cura as feridas sem perguntar. Depois, acompanha. Finalmente, confia na liberdade de cada um. As feridas são curadas com o amor. E o amor faz perguntas.
  10. Viva na fronteira. A fronteira não é um lugar físico, não é uma linha ou muro. É a maneira de ser testemunha. Krames disse que é a combinação de uma atitude mental positiva e aberta juntamente com a coragem e a audácia de sair da zona de conforto. A fronteira é tudo aquilo “que não gira ao seu redor”.
  11. Enfrentar a adversidade cara a cara. O Papa Francisco sabe que, se ele cometer um erro, o pior que ele pode fazer é ocultá-lo. O líder pode errar. O homem é pecador. O líder deve reconhecer seu erro (para o bem do seu grupo), como o pecador a sua falta (para o bem de sua alma).
  12. Prestar atenção aos não-clientes. Uma das grandes conquistas de Bergoglio tem sido, justamente, a de atender inclusive os que são contra o Catolicismo. Sua aproximação com protestantes, luteranos, anglicanos, muçulmanos e judeus é um exemplo fascinante para todos. Porque se amamos somente a quem nos ama…

Resultado de imagem para Papa Francisco 12 lições d eliderança

– Tite, nós e a Saúde Mental.

E o treinador Tite disse que encerrou as negociações com o Corinthians pois teve uma crise de ansiedade. Ele pausará a carreira para cuidar da saúde física e mental. Ótimo! Isso é necessário e não há de se ter vergonha ou esconder. Creia: muitas pessoas não admitem tal quadro e desdenham dessas questões, dizendo que “outrora ninguém tinha isso” ou simplesmente chamam de “frescura”.

O futebol atual é extremamente maléfico para a Saúde. Por mais que se diga que é “o preço de uma carreira de alta remuneração”, os desgastes físico e emocional têm sido desumanos.

Não condeno Tite, ao contrário, apoio tal inciativa e faço uma observação “cruel”: se ele (com todos os recursos financeiros e médicos à disposição) está passando por isso, imagine o cidadão comum, com contas a pagar e sem poder pausar a carreira profissional para se cuidar, pois os boletos chegam e as contas vencem…

Compartilho, abaixo, um texto de 2 anos, onde se fala de outros casos de Desequilíbrio e Outras Doenças Sociais no Futebol (extraído de: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2813166/opinioes/2024/01/saude-mental-no-futebol).

SAÚDE MENTAL NO FUTEBOL, de 31/01.2024.

A pressão entre os atores do mundo do futebol é enorme, mas há um silêncio muito grande sobre esse tema: o da saúde mental no esporte.

Em 2009, o goleiro alemão Robert Enke se matou atirando-se em uma linha de trem. Dois anos depois, o árbitro iraniano Babak Rafati, cansado da pressão do meio, tentou o suicídio cortando os pulsos. Mais recentemente, o ex-atacante Nilmar (Inter-RS e Corinthians) disse ter sofrido depressão e pensou em se matar.

Vários atletas de outras modalidades encerraram precocemente a carreira por conta da pressão por resultados, e isso decorre pelo fato de que o esporte de alto rendimento, no fundo, não é algo saudável. O exagero no desempenho do corpo, a carga enorme de treinamentos, a maratona de partidas e disputas, por fim, esgotam fisicamente a pessoa. E se o atleta não tiver um condicionamento emocional adequado, sucumbe.

Muricy Ramalho, treinador, abandonou a carreira depois dos problemas de saúde, fruto da sua atividade. O AVC de Ricardo Gomes, ocorrido ao vivo num jogo do Brasileirão, credita-se ao stress. E aí somos obrigados a refletir: por mais que se possa dizer que grandes técnicos ganham muito dinheiro, e que isso é a sua compensação pelos percalços e cobrança que passam, a Saúde Mental fala muitas vezes mais alto. Às vezes, nem fala: grita!

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, considerado um profissional atencioso e sempre divertido, demonstrou na Premiere League um comportamento diferente, perdendo a cabeça e se enervando desnecessariamente. E nessa última semana, Klopp anunciou que fará uma pausa na carreira. Será que voltará quando?

Pense: quantos outros treinadores não gostariam de fazer a mesma coisa? Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, falou abertamente: “ganhei tanto dinheiro e não consigo gastá-lo, não consegui passear ainda na cidade de São Paulo”. Mano Menezes, do Corinthians, jogo a jogo vem demonstrando sinais de estafa com as derrotas do seu time e com as trapalhadas da sua diretoria.

Imagine, agora, os seguintes problemas: um jogador sofre pressão da torcida nas arquibancadas, não recebe o seu salário em dia, não pode sair para passear em shopping ou restaurante quando o clube perde, além da sua cobrança interior. Se não tiver ajuda psicológica, adoece. De que adiantou todo o dinheiro conquistado, se a qualidade de vida (e até a liberdade cotidiana) se esvazia?

Há um fator que potencializa ao extremo isso: as Redes Sociais. No Twitter (ou melhor, no atual “X”), torcedores entram nos perfis dos boleiros e ofendem com as maiores barbaridades possíveis. O assédio moral é violento e não há muito o que fazer: ou o profissional abandona a Internet ou ignora as críticas.

Um exemplo para comparação: Tom Holland, o jovem ator que interpretou “Homem Aranha” nos cinemas, anunciou que saiu das Redes Sociais para preservar a saúde mental. E considere: ele tem um staff enorme, acompanhamento terapêutico, é rico, e seu trabalho é elogiado. E ainda assim não aguentou. Imagine um atleta de futebol, que mexe paixões contrárias e a favor.

Fica o alerta para a FIFA, além das entidades locais, como a CBF: façamos campanhas de prevenção ao equilíbrio emocional e à saúde mental, antes que algo mais grave possa acontecer.

– Fim do dia!

Acabou a jornada… mas veja o entardecer na casa do Vovô Lili. A paisagem parece ser mais bonita!

NoFilter – simplesmente um clique do por do sol!

bomba.jpg

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Quem deve ter a nossa atenção?

Um guia para nos apegarmos e aprendermos: quem merece nossa atenção?

Abaixo:

Screenshot

– Flores são sempre inspiradoras…

Como não estar inspirado, ao lado de delicadas pétalas tão belas?

As flores nos inspiram, relaxam e são um ótimo passatempo. Pratique a jardinagem!

– Contra as perturbações Cotidianas…

A partir dessa breve homilia do Padre Joãozinho, SCJ, podemos refletir: estamos em Comunhão Divina, para nos blindarmos das perturbações cotidianas?

Uma ótima percepção, de apenas 1 minuto, em: https://youtu.be/8FeKfHfCkxo?si=coU8-U2Mv7q3GvC1

– Suplementos de Farmácia? Troque-os pelas frutas!

Troque os suplementos por frutas! Entenda:

Eu sei que em muitos lugares, as boas frutas custam caro (o que é contraditório em um país de dimensão continental como o nosso, com vasta extensão para o plantio). Mas me assusto também ao ver os valores de algumas vitaminas nas farmácias. Como o preço é alto!

Muitas vezes, as pessoas compram remédios / vitaminas / suplementos, ao invés de consumi-los direto da natureza. Por exemplo: troque a Vitamina C da drogaria por maçã ou laranja. Fibras? Coma melancia. Potássio? Eleja a banana nanica. E por aí vai…

Particularmente, gosto demais de frutas: pelo sabor e pela energia (se bem que até eu preciso abandonar algumas coisas laboratoriais).

Enfim: coma frutas, pois elas sempre fazem bem e não têm contraindicação.

– Homens com Depressão Pós-Parto? Sim, existem!

Uma pesquisa da Universidade de Auckland mostra: muitos homens sofrem de depressão pós-parto e podem transmitir isso para as suas crianças.

Vale a leitura,

Extraído: http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br/2017/02/15/certos-homens-tambem-sofrem-de-depressao-pre-natal-ou-pos-parto/

CERTOS HOMENS TAMBÉM SOFREM DE DEPRESSÃO PRÉ-NATAL OU PÓS-PARTO

Homens estressados ou com a saúde debilitada podem ficar deprimidos quando as parceiras ficam grávidas, e os sintomas também podem surgir depois do nascimento do filho. É o que mostra um estudo feito na Nova Zelândia, e publicado no periódico Jama Psychiatry.

Hoje, sabe-se que alguns homens também podem ser vítimas da depressão pré-natal ou pós-parto, condições já bem estudadas nas mulheres. O objetivo do trabalho atual foi identificar os principais fatores de risco para a depressão paterna.

Pesquisadores da Universidade de Auckland analisaram os sintomas de 3.523 homens na faixa dos 33 anos, que foram entrevistados quando suas parceiras estavam no terceiro trimestre de gravidez e nove meses após a chegada do filho.

Os resultados mostraram que 2,3% dos participantes, ou seja, 82 homens, apresentaram sintomas fortes de depressão durante a gravidez das parceiras, e 4,3% (153) relataram os sintomas depois do nascimento da criança.

Os pesquisadores notaram que o problema foi mais frequente nos homens mais estressados e com saúde mais frágil, de um modo geral. No caso da depressão após o nascimento, os sintomas também foram mais presentes nos pais que estavam desempregados, separados da mãe da criança e que já tinham histórico do transtorno.

Os autores observam que o pai exerce uma influência vital para o desenvolvimento da criança, por isso a depressão também pode ter efeitos diretos ou indiretos nos filhos. Reconhecer os sintomas e buscar ajuda o quanto antes pode evitar que isso aconteça.

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

– Joelho de porco? Oba!

Não é todo dia assim: hoje teremos esse delicioso Joelho de Porco para o almoço!

Estou me recuperando da cirurgia, e a dieta não me impede de comer essa maravilha. Vou “tirar o gosto de remédios” da boca…

Quem vai querer?

#JoelhoDePorco

– São Jorge, rogai por nós!

E hoje é dia de São Jorge! Na tradição católica, esteve quase “suspenso” por questão dogmática. Mas nos dias atuais Jorge tem sua santidade aceita pelo Vaticano.

Conheça sua história (extraído de: “Santo do Dia”, em cancaonova.com):

SÃO JORGE

Lembrado como ‘o grande mártir’, foi martirizado no ano 303. Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da . Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amorDeus e ao próximo. Que ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
São Jorge, rogai por nós!

Imagem, abaixo, extraída de: https://cleofas.com.br/sao-jorge-e-santo-mesmo/

– Dália!

A beleza (Sem Filtros na fotografia) desta Dália. Jardineiros de plantão: o que dizer sobre ela?

Por que o vermelho predomina e há algumas poucas pétalas brancas nesta flor? Seria charme?

Sem dúvida, uma das mais belas flores existentes

Imagem

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Paulista x União Barbarense (Jogo de Ida da Final do Paulistão A4).

E para o confronto do Galo contra o Leão, a FPF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Leonardo Delfino de Abreu Lima
Árbitro Assistente 1: Giovanni Crescêncio
Árbitro Assistente 2: Welber Venâncio da Silva
Quarto Árbitro: Rinaldo Diego de Oliveira
Quinto Árbitro: Alexandre Nascimento da Silva
Analista de Campo: Philippe Lombard
Analista de Vídeo: Renata Neves Leite

Leonardo é paulistano, só tem 4 anos de carreira como árbitro, é funcionário público e está com 31 anos de idade. Sua carreira é um caso atípico: em 2022 e 2023, apitou até a categoria Sub 17. Em 2024, foi até o Sub 20. Mas em 2025, pulou etapas e estreou na série A2! Nas últimas rodadas, trabalhou na A3, e nesta quarta-feira será o seu primeiro trabalho na A4. Tem pouquíssima experiência profissional, e está sendo testado pela FPF para integrar o Programa Jovens Árbitros 2026 (o qual os árbitros tem um salário fixo de R$ 2.600,00 e um adicional por jogo apitado).

Seus bandeiras já estão nesse programa de formação profissional da arbitragem, e trabalharam na A1 e A2. Imagino, sinceramente, que a FPF considera o jogo de ida da final uma partida mais fácil para se apitar, visto que as equipes já conseguiram o objetivo maior: o acesso. Enfim: é um árbitro que “quer mostrar serviço”, ou seja, provar que pode ser aproveitado na Série A1, e sabe que a FPF quer renovar seu quadro urgentemente.

Torço para um grande jogo com boa arbitragem.

Acompanhe Paulista de Jundiaí x União Agrícola Barbarense pela Rádio Difusora AM 810 ou nos Apps, com a narração de Rafael Mainini, comentários de Robinson Berró Machado e Luís Henrique Gurian, reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira e análise da arbitragem de Rafael Porcari. No comando: Adilson Freddo! O jogo começará as 20h3o (23/04), mas desde às 18h00 o Time Forte do Esporte já estará no ar.

– 128 anos de Pixinguinha!

No dia 23 de abril de 1897 nascia Pixinguinha, o pai de um dos ritmos mais prazerosos de se ouvir: o Chorinho! Por isso, hoje se celebra o Dia do Chorinho!

Carinhoso é o carro-chefe das suas obras-primas. Mas sabia que a letra da canção só veio anos mais tarde, com o compositor João de Barro?

Ouça essa maravilha: http://www.youtube.com/watch?v=EGWg4YpS1ls

– Espatódea.

Espatódea, bisnagueira ou mijinho: não importa o nome dessa flor, ela sempre é muito bonita!

Bem fotografada, ganha mais vida ainda. E com o céu azul de fundo…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #paisagem #fotografia #inspiração #flowers

– Minha coluna no JJ dessa semana:

Minha coluna semanal no Jornal de Jundiaí (Opinião, página 2).

O link é: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2898527/opinioes/2025/04/comemore-torcedor-do-paulista-fc

Nela, hoje falo sobre a justa festa da torcida com o acesso do Paulista FC à série A3, e lembro: no futebol, há o perigo do excesso de paixão e a falta de razão na condução da gestão.

Prestigie!

– Entre árvores, um clarão.

🇺🇸 Between trees, the sun rises so beautiful for another day of life. That nature inspires us in this daily toil… / 🇧🇷 Entre árvores, surge o sol tão bonito para mais um dia de vida. Que a natureza nos inspire nesta labuta diária…

Imagem

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#landscapes #morning #tree #inspiration

– Liturgia Diária de 23/04/2025.

QUARTA-FEIRA DE PÁSCOA Oitava de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em S. Lourenço extra muros Para, exprimir a sua gratidão, os neófitos se reuniam…

Continua em: Liturgia Diária – 23/04/2025

– Amanhecendo em Jundiaí!

Céu róseo em Jundiaí, às 7h da manhã.

A natureza e suas cores tão belas…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Feliz Aniversário, Pai!

Meu pai, meu herói!

Mais uma primavera do meu melhor amigo!

Te amo, pai!

– Pra Quarta-feira:

– 8 Interesting and Beautiful Places.

Traveling brings a fresh perspective on life, gives new experiences in new surroundings and a break from the daily routine. http://www.ireland.com

Continua em: 8 Interesting and Beautiful Places

– Treinador no Brasil não vive de salário, mas de multa!

Aqui no Brasil, ser um treinador de futebol significa “estar com o cargo interinamente”. Onde mais em nosso planeta se demitiria na Rodada 1 de um torneio? Ou na 2 ou 3?

Mal começou o Brasileirão, e em 5 rodadas já caíram Mano, Quintero, Caixinha e Ramon Díaz. Todos eles receberão multas milionárias

E aí questiono: se é sabido que haverá demissão precoce, com exceções a Abel e Vojvoda atualmente, por que na negociação colocar multas absurdas? Se não se aceita um valor menor, contrate outro. Ou… tem clube que turbina a multa e “a là rachadinha”, divide os valores com alguém?

Será questão de dias para Carille, Zubeldía, Renato Paiva e mais alguns terem o mesmo desfecho. É óbvio que quando o treinador está pressionado, ele cai. Veja Ramon Díaz, que mal comemorou o título paulista e caiu.

Taí o fator “ilusão”. Ganhar o Estadual não garante ninguém. Eles existem para que, os clubes que não têm chances no Campeonato Nacional, possam festejar alguma coisa. Ou não é verdade que muito time “dito grande”, só festeja o campeonato da sua federação?

É impensável (e desinteligente) trazer um treinador com contrato longo em nosso país. Ele vai cair antes do vencimento do acordo. É só fazer um levantamento: quais treinadores do último Campeonato Brasileiro cumpriram integralmente seus contratos de trabalho? E falo pelos dois lados: do patrão que manda embora e do colaborador que pede a conta.

Ouso dizer (sem pesquisa alguma, por falta de tempo): boa parte dos técnicos do último Brasileirão, e talvez deste, ganharão mais dinheiro com as multas rescisórias do que com os salários trabalhados…

Aguardemos Santos e Corinthians (que até o final dessa redação, não tinham acertado com novos treinadores): qual será a multa dos seus contratados?