– Recuperando!

E vamos em diante com a vida…

Em: https://youtu.be/GOdWhjPWMwI

– Dica da Noite:

Reflita:

– Frases que afetam o desenvolvimento da autoestima quando somos criança.

Ao refletir sobre a própria infância, é comum que diferentes imagens venham à mente, uma vez que isso é influenciado pelas experiências individuais …

Continua em: Frases que afetam o desenvolvimento da autoestima quando somos criança

– O preconceito por Etarismo.

Uma verdade sobre as oportunidades de trabalho para 50+ !

Brasil: um país que tem preconceito por Etarismo

Abaixo, uma boa colocação:

– Por que não em dois finais de semana, dona FPF?

E nesse feriado, a Federação Paulista definiu os jogos finais da Série A4: o primeiro em Jundiaí, na quarta-feira 20h30, e o segundo no sábado à tarde, em Santa Bárbara do Oeste.

Ora, por que não fazer em dois finais de semana, dona FPF? Há tempo para se fazer nos dois sábados, sem tumulto, agradando a todos…

Se dá para “complicar”, por que “facilitar”? Né?

– Deus lhe pague!

Há pouco, fiz minhas orações a Nossa Senhora, invocada como Mãe Rainha Três Vezes Vencedora e Admirável de Schoenstatt, agradecendo pelo Santo Terço a vida!

Nessa prece, pedi em especial a cada um de vocês que rezaram por mim nesses últimos dias. Que nosso Deus Altíssimo possa abençoar não só a sua pessoa, mas também às suas famílias. Amém.

– Terminando a Segundona:

Olhe só que final de feriado tão belo que temos hoje, aqui em Jundiaí!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– E se Tiradentes fosse vivo?

Tiradentes é simbolo de abnegados de um país revoltado com tantos impostos.

Caramba, e hoje é diferente daquele cenário? Some-se a violência, a falta de escolas, saúde precária…O José Joaquim ficaria mais fulo ainda se observasse tudo isso…

Conheça, extraído de: http://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm

TIRADENTES

Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.

Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.

Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.

A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.

Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.

Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.

Com informações da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha

Pintura de Oscar Pereira da Silva traz um rosto idealizado de quem seria Tiradentes - Acervo do Museu Paulista da USP

Pintura de Oscar Pereira da Silva traz um rosto idealizado de quem seria Tiradentes Imagem: Acervo do Museu Paulista da USP (de UOL).

– 19 anos sem Telê Santana!

Hoje é aniversário de falecimento de Telê Santana, um dos maiores (senão o maior) treinador de futebol que o Brasil já viu. Mestre da encantadora Seleção Brasileira de 82 (que junto da Hungria de Puskas de 54, são campeãs morais, sem título, de uma Copa do Mundo) e ídolo da torcida são-paulina.

Telê era chato dentro de campo, antipático com a arbitragem e grosseiro com quem lhe chamasse a atenção (e isso desde os tempos em que jogava no Fluminense). Porém, suas virtudes eram muito maiores: honestidade, disciplina e justiça estavam no dia-a-dia. E genial quando o assunto era futebol!

Que sua memória traga bons fluidos ao futebol nos dias atuais. Como faz falta o futebol bonito pregado por Telê em meio aos brucutus de hoje…

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem souber, informar para os créditos.

– Relacionamentos Positivos:

E não é verdade que boas companhias nos ajudam?

– Descanse em Paz, Papa Francisco.

E com pesar faleceu nessa segunda-feira o Papa Francisco!

Muitos estavam rezando pela paz dele, devido aos sofrimentos que estava tendo. Não podemos ser egoístas…

Que descanse em paz, voltando à casa do Pai, intercedendo por nós.

A última imagem pública de Francisco, com sua última mensagem:

– O “VAR demais” e o “VAR de menos”…

Após o treino que a CBF promoveu aos árbitros com a Comissão de Arbitragem, o Comitê Consultivo Internacional sugeriu: use-se menos o VAR e não marque faltas a qualquer contato físico (um dos males do nosso futebol).

E o que vimos na rodada seguinte?

Um uso mínimo (às vezes, equivocado) do VAR.

Por exemplo: No Morumbi, eu não marcaria o pênalti ao Santos no clássico SanSão (é um lance interpretativo: eu considero movimento natural de impulsão, com o atleta estando de costas para a jogada; Wilton Sampaio marcou o contrário). E marcaria o pênalti ao São Paulo no lance de Brazão em Matheus Alves (onde também não tivemos VAR).

Lembre-se: Wilton Pereira Sampaio representará o Brasil no Mundial de Clubes FIFA 2025.

No Maracanã, Arias levou um puxão dentro da área acintoso, que o desequilibra, e que deveria ser marcado pênalti. Não consigo interpretar como simulação; para mim, ao menos o VAR deveria ter chamado (e não o fez). E inevitavelmente reclamou Renato Gaúcho:

“Ridículo o lance. Ridículo. No último jogo, eu elogiei o árbitro. Eu gostaria de chegar aqui, mesmo quando perco o jogo, elogiar a arbitragem. É inaceitável, no futebol brasileiro, o cara estar VAR para isso, com a máquina, e não ver o puxão na camisa do Arias. Só faltou ele tirar a camisa do Arias e levar para casa. No jogo, era para ter dado o pênalti. Já que o árbitro não viu, o VAR tá aí. Chego no vestiário e dizem que a CBF tem uma comissão. Um argentino, um italiano e um brasileiro. Para quê? Eles sabem da regra? Pelo visto, não. Eu sugiro a CBF a, toda semana, colocar dois ou três treinadores pra falar com a arbitragem (…) Quem apita os jogos hoje em dia é o VAR. Não sou contra, é uma coisa que veio para ajudar, mas pelo jeito prejudicar. Muitos do que estão lá no VAR, a CBF dá uma Ferrari para o Stevie Wonder pilotar. Essa é realidade, não é impossível o cara não enxergar um negócio dele”.

Fico pensando: aqui, ou é demais ou de menos! Ou marca-se tudo, ou marca-se nada.

Acréscimo: eu não havia visto os jogos de sábado por um cirugia que fiz na 6ª feira (aproveito e agradeço aqui: https://wp.me/p4RTuC-16uV), e somente no domingo, durante o repouso, vi: no Grenal, em um primeiro momento, achei disputa de bola normal. Mas vendo com calma, foi pênalti ao Tricolor Gaúcho. E o Bráulio ignorou…

– Knowledge Quote By Hans Rosling: “Update your knowledge….”

Original em:

Knowledge Quote By Hans Rosling: “Update your knowledge….”

– Memórias do dia 21! José Joaquim, Brasília, Tancredo e Senna.

Nos bancos escolares, aprendi que o dia 21 era cívico, marcado pelo precursor José Joaquim (Tiradentes) e por Tancredo de Almeida Neves, o 1o presidente depois do fim do militarismo.

Não existia Internet, celular ou outro meio mais rápido de comunicação do que o rádio. Eu era aluno da 3a série da Escola da Caic, e, ao entrar na classe, veio a notícia: Tancredo morreu!

Mas me lembro também que no dia 21 se exaltava o empreendedor governante JK pela construção de Brasília, nova capital e cidade do futuro.

Entretanto, além de heróis nacionais da política, o dia 21 é marcado por outra vitória: a 1a de Ayrton Senna da Silva em circuitos de Fórmula 1.

Que falta faz bons exemplos no país…

SPA FRANCORCHAMPS – MAY 25: Lotus driver Ayrton Senna of Brazil in action during the F1 Belgian Grand Prix held on May 25, 1986 at the Spa-Francorchamps circuit in Belgium. (Photo by Michael King/Getty Images)

– Os cuidados essenciais com a Inteligência Artificial: Caminhando com consciência na era digital.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, trazendo avanços e facilitando tarefas do cotidiano. No entanto, seu uso exige…

Continua no link em: Os cuidados essenciais com a Inteligência Artificial: Caminhando com consciência na era digital

– Hugo Calderano, incrível!

Olhe só o feito de Hugo Calderano: se tornou o primeiro latino-americano a vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

Os chineses eram tidos como imbatíveis

🏓 🇧🇷 🇨🇳 #Mundial

– Família:

Ame sua família! Ela é a maior riqueza que alguém pode ter.

Tenha-os sempre próximo de você.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Paulista x União Barbarense (Jogo de Ida da Final do Paulistão A4).

E para o confronto do Galo contra o Leão, a FPF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Leonardo Delfino de Abreu Lima
Árbitro Assistente 1: Giovanni Crescêncio
Árbitro Assistente 2: Welber Venâncio da Silva
Quarto Árbitro: Rinaldo Diego de Oliveira
Quinto Árbitro: Alexandre Nascimento da Silva
Analista de Campo: Philippe Lombard
Analista de Vídeo: Renata Neves Leite

Leonardo é paulistano, só tem 4 anos de carreira como árbitro, é funcionário público e está com 31 anos de idade. Sua carreira é um caso atípico: em 2022 e 2023, apitou até a categoria Sub 17. Em 2024, foi até o Sub 20. Mas em 2025, pulou etapas e estreou na série A2! Nas últimas rodadas, trabalhou na A3, e nesta quarta-feira será o seu primeiro trabalho na A4. Tem pouquíssima experiência profissional, e está sendo testado pela FPF para integrar o Programa Jovens Árbitros 2026 (o qual os árbitros tem um salário fixo de R$ 2.600,00 e um adicional por jogo apitado).

Seus bandeiras já estão nesse programa de formação profissional da arbitragem, e trabalharam na A1 e A2. Imagino, sinceramente, que a FPF considera o jogo de ida da final uma partida mais fácil para se apitar, visto que as equipes já conseguiram o objetivo maior: o acesso. Enfim: é um árbitro que “quer mostrar serviço”, ou seja, provar que pode ser aproveitado na Série A1, e sabe que a FPF quer renovar seu quadro urgentemente.

Torço para um grande jogo com boa arbitragem.

Acompanhe Paulista de Jundiaí x União Agrícola Barbarense pela Rádio Difusora AM 810 ou nos Apps, com a narração de Rafael Mainini, comentários de Robinson Berró Machado e Luís Henrique Gurian, reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira e análise da arbitragem de Rafael Porcari. No comando: Adilson Freddo! O jogo começará as 20h3o (23/04), mas desde às 18h00 o Time Forte do Esporte já estará no ar.

– 13 Best Freelance Websites of 2025.

Freelancing has changed the way many people work, and many are even jumping out of their 9-to-5 jobs to become freelancers. While it is not for …

Continua em: 13 Best Freelance Websites of 2025

– Segundona com nova rotina…

Minha obrigação para a segunda-feira: 30 passos às 8h da manhã, 15 minutos de banho do sol e voltar ao repouso.

Não aguento mais ficar deitado na cama… faz parte!

Por pior que seja, são necessários sacrifícios para logo tirar a sonda e aumentar a caminhada. 

– Liturgia Diária de 21/04/2025.

SEGUNDA-FEIRA DE PÁSCOA Oitava de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em S. Pedro Como no Antigo Testamento, Moisés conduziu o povo escolhido pelas …

Continua em: Liturgia Diária – 21/04/2025

– Repost: A beleza da manhã.

Flores e sol pela manhã: o ambiente mais bonito que se deseja, aqui está!

Que nossa jornada seja favorável!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Tite, nós e a Saúde Mental.

E o treinador Tite disse que encerrou as negociações com o Corinthians pois teve uma crise de ansiedade. Ele pausará a carreira para cuidar da saúde física e mental. Ótimo! Isso é necessário e não há de se ter vergonha ou esconder. Creia: muitas pessoas não admitem tal quadro e desdenham dessas questões, dizendo que “outrora ninguém tinha isso” ou simplesmente chamam de “frescura”.

O futebol atual é extremamente maléfico para a Saúde. Por mais que se diga que é “o preço de uma carreira de alta remuneração”, os desgastes físico e emocional têm sido desumanos.

Não condeno Tite, ao contrário, apoio tal inciativa e faço uma observação “cruel”: se ele (com todos os recursos financeiros e médicos à disposição) está passando por isso, imagine o cidadão comum, com contas a pagar e sem poder pausar a carreira profissional para se cuidar, pois os boletos chegam e as contas vencem…

Compartilho, abaixo, um texto de 2 anos, onde se fala de outros casos de Desequilíbrio e Outras Doenças Sociais no Futebol (extraído de: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2813166/opinioes/2024/01/saude-mental-no-futebol).

SAÚDE MENTAL NO FUTEBOL, de 31/01.2024.

A pressão entre os atores do mundo do futebol é enorme, mas há um silêncio muito grande sobre esse tema: o da saúde mental no esporte.

Em 2009, o goleiro alemão Robert Enke se matou atirando-se em uma linha de trem. Dois anos depois, o árbitro iraniano Babak Rafati, cansado da pressão do meio, tentou o suicídio cortando os pulsos. Mais recentemente, o ex-atacante Nilmar (Inter-RS e Corinthians) disse ter sofrido depressão e pensou em se matar.

Vários atletas de outras modalidades encerraram precocemente a carreira por conta da pressão por resultados, e isso decorre pelo fato de que o esporte de alto rendimento, no fundo, não é algo saudável. O exagero no desempenho do corpo, a carga enorme de treinamentos, a maratona de partidas e disputas, por fim, esgotam fisicamente a pessoa. E se o atleta não tiver um condicionamento emocional adequado, sucumbe.

Muricy Ramalho, treinador, abandonou a carreira depois dos problemas de saúde, fruto da sua atividade. O AVC de Ricardo Gomes, ocorrido ao vivo num jogo do Brasileirão, credita-se ao stress. E aí somos obrigados a refletir: por mais que se possa dizer que grandes técnicos ganham muito dinheiro, e que isso é a sua compensação pelos percalços e cobrança que passam, a Saúde Mental fala muitas vezes mais alto. Às vezes, nem fala: grita!

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, considerado um profissional atencioso e sempre divertido, demonstrou na Premiere League um comportamento diferente, perdendo a cabeça e se enervando desnecessariamente. E nessa última semana, Klopp anunciou que fará uma pausa na carreira. Será que voltará quando?

Pense: quantos outros treinadores não gostariam de fazer a mesma coisa? Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, falou abertamente: “ganhei tanto dinheiro e não consigo gastá-lo, não consegui passear ainda na cidade de São Paulo”. Mano Menezes, do Corinthians, jogo a jogo vem demonstrando sinais de estafa com as derrotas do seu time e com as trapalhadas da sua diretoria.

Imagine, agora, os seguintes problemas: um jogador sofre pressão da torcida nas arquibancadas, não recebe o seu salário em dia, não pode sair para passear em shopping ou restaurante quando o clube perde, além da sua cobrança interior. Se não tiver ajuda psicológica, adoece. De que adiantou todo o dinheiro conquistado, se a qualidade de vida (e até a liberdade cotidiana) se esvazia?

Há um fator que potencializa ao extremo isso: as Redes Sociais. No Twitter (ou melhor, no atual “X”), torcedores entram nos perfis dos boleiros e ofendem com as maiores barbaridades possíveis. O assédio moral é violento e não há muito o que fazer: ou o profissional abandona a Internet ou ignora as críticas.

Um exemplo para comparação: Tom Holland, o jovem ator que interpretou “Homem Aranha” nos cinemas, anunciou que saiu das Redes Sociais para preservar a saúde mental. E considere: ele tem um staff enorme, acompanhamento terapêutico, é rico, e seu trabalho é elogiado. E ainda assim não aguentou. Imagine um atleta de futebol, que mexe paixões contrárias e a favor.

Fica o alerta para a FIFA, além das entidades locais, como a CBF: façamos campanhas de prevenção ao equilíbrio emocional e à saúde mental, antes que algo mais grave possa acontecer.