por Reinaldo Oliveira
A Diocese de Votuporanga/SP, acolheu de 4 a 6 de abril o Encontro Estadual da Colegiada das CEBs, que teve a participação de representantes dos 8 Sub Regionais do Sul 1.
Os trabalhos da Colegiada foram realizados na paroquia Santa Joana Princesa, onde na chegada no dia 4 os participantes foram acolhidos por famílias das comunidades paroquiais.
O dia 5 teve início com o momento de oração feita por uma equipe da paróquia, que tem 15 grupos de CEBs. Após este momento a coordenadora da CEBs Sul 1, Silvia Macedo fez o acolhida dando as boas vidas aos participantes dizendo da importância da presença de todos e todas.
Abrindo a pauta dos trabalhos teve a apresentação da análise de conjuntura, sob a luz do tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e do lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), pelo coordenador da CF, Ricardo Gutierrez, com a interação dos participantes através de perguntas e acréscimos.
Em seguida a Colegiada recebeu a visita do bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas, que manifestou sua alegria pelo evento na diocese desejando que o Espírito Santo ilumine a todos, para como lideranças seguidores de Jesus Cristo, é preciso estar centralizado na missão de evangelizar.
Na parte da tarde momento de ressonância sobre a análise de conjuntura, fala dos representantes do Sub Regionais de como estão caminhando, planos e perspectivas para o futuro. A seguir iniciada a articulação e planejamento para o Sulão das CEBs 2025, que acontecerá dias 28 e 29 de junho, no Mosteiro de Itaicí, em Indaiatuba/SP.
Após este momento a Colegiada recebeu o bispo da Diocese de Catanduva e referencial para as CEBs, Dom José Benedito Cardoso, que saudou a todos e em seu momento de fala agradeceu a acolhida da Colegiada pela Diocese de Votuporanga, dirigiu palavras de incentivo para a caminhada de fé e disse da sua preocupação de que a atenção e caridade para com os pobres esteja sendo absorvido por segmentos assistencialistas que não são proféticos.
As pautas do dia 5 foi encerrada com uma visita a Coopervinte – Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Votuporanga, composta em sua maioria por mulheres, que desenvolve importante trabalho retirando toneladas de materiais recicláveis das ruas, e ao projeto socioambiental ECOTUDO, que desenvolve educação ambiental para crianças e jovens adolescentes.
No dia 6 a pauta começou com os participantes da Colegiada e as famílias acolhedoras na missa das 7h30, na paroquia Santa Joana Princesa, seguido do café da manhã. Seguiu com articulação das pautas para o Sulão 2025, que terá como tema “CEBs: 50 anos de caminhada intereclesial da igreja povo de Deus” e inspiração bíblica “Proclamai o amor da graça do Senhor” (Lc 4,19).
Teve o momento de informes, agradecimentos à coordenação paroquial, às famílias acolhedoras, despedidas, seguido do momento de oração e bênção do envio. Que assim seja!
“CEBS jeito de ser igreja em saída rumo as periferias existenciais”. (fonte: Comissão de Comunicação das CEBs Sul 1)
