Dá para acreditar que a CBF começou o Brasileirão, trocando às vésperas do campeonato o comando da arbitragem?
Imagine o seguinte cenário: o Campeonato Brasileiro acabou em dezembro, um time de futebol faz a pré-temporada e, em Abril, entra em campo. Mas em Março, o presidente demite o treinador!
Agora, compare com a arbitragem: Seneme terminou no comando, fez o seu planejamento, os árbitros foram liberados para os estaduais e, nas folgas das escalas regionais, treinariam para o Brasileirão. Mas ele foi demitido e a Nova Comissão não preparou o seu quadro!
Assim, indo para a Rodada 3, resolve-se fazer uma Intertemporada dos árbitros. Na atual estrutura, temos Rodrigo Martins Cintra como presidente e Luiz Flávio de Oliveira como auxiliar. Eles fariam o que Seneme fazia, mas com uma diferença: em determinados períodos, devem consultar um Comitê Internacional (CCEI) formado por Nicola Rizzoli, Sandro Meira Ricci e Nestor Pitana (que a distância orientarão os cartolas).
Treino no futebol (e inclua-se: orientação, posicionamento, diretrizes, prática) deve ser presencial, real, no campo, suado, com equipes.
Meu sonho de consumo: em 2001, quando participei da minha primeira Pré-Temporada, os árbitros treinavam apitando amistosos promovidos pela FPF, com equipes da A2 e A3, onde se parava o jogo e se orientava o que fazer. Não era técnico parando o jogo-treino e corrigindo sua agremiação, era instrutor de arbitragem corrigindo o árbitro.
Pergunto: hoje, na sala de aula, há o treino teórico. Na prática, só o físico (corre-se, corre-se, corre-se…). E quem são os caras que orientarão? Os mesmos que, até dois ou três anos atrás, erravam e eram criticados.
Por fim: treinamos com Sub 11, Sub 13 e Sub 15… eles cometem falta? Simulam? Fazem pressão? Não… é “arbitragem Nutella”.
Falamos sobre essa situação no vídeo em: https://professorrafaelporcari.com/2025/04/07/sobre-o-pessimo-trabalho-da-arbitragem-nesse-inicio-de-brasileirao/
Falamos sobre o salário dos árbitros em: https://professorrafaelporcari.com/2025/04/08/quanto-ganha-um-arbitro-do-campeonato-brasileiro/
Visite também o blog “Pergunte Ao Árbitro”, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/

