– León, do grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, é excluído do torneio.

Dias atrás falamos da questão dos multiclubes no Mundial da FIFA, sendo que León e Pachuca, que tem o mesmo dono, deveriam decidir quem ficaria com a vaga. 

Agora a FIFA decidiu: excluiu o León, que está no grupo do Flamengo. Relembre:

O DILEMA DE PATIÑO

O mega empresário mexicano Jesús Martínz Patiño é dono de um conglomerado de clubes latinos: a única “SAF” argentina, o Talleres, pertence a ele, bem como os mexicanos Coyotes, León, Pachuca, Mineros e o chileno Everton.

Porém… 

Léon e Pachuca ganharam a Liga dos Campeões da Concacaf (2023 e 2024, respectivamente), e se classificaram ao Supermundial de Clubes 2025. A FIFA foi importunada pelo Alajuelense, da Costa Rica, que alega o fato do regulamento não permitir (artigo 10.1) que mais de um clube de controle de grupos multipropriedades participem do torneio (e ele ser parte interessada da vaga, pelo ranking do continente). Sendo assim, Patiño terá que decidir quem jogará o Supermundial!

Já imaginaram isso no Brasil? O dono ter que decidir “a quem desagradará”? Se for o León o time escolhido para o torneio, ele conhecerá a ira dos torcedores do Pachuca, e vice-versa.

Fica a sugestão: que tal ele promover um confronto entre as duas equipes e… que vença o melhor?

São os novos momentos desses conglomerados de futebol, como Eagle, City Group, Red Bull e outros.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.