Estando na UEFA, um dia, o ex-árbitro Pierluigi Colina defendeu a ideia sugerida pelo lendário Sir Alex Fergunson: a de que, em jogos eliminatórios com possível decisão por pênaltis, os tiros penais fossem cobrados ANTES, e não depois das partidas. A proposta não foi para frente (relembre aqui: https://wp.me/p55Mu0-kw).
Agora, estando na Comissão de Árbitros da FIFA, Colina sugere a mudança na Regra 14: Tiro Penal. Para ele, os pênaltis não deveriam ter rebotes válidos!
A ideia é: se o cobrador fizer o gol, valeu o gol. Se bater na trave, o goleiro defender ou alguém chutar para fora, se reinicia com tiro livre indireto para a defesa ou com tiro de meta (conforme for o desfecho). De tal forma, uma bola rebotada em cobrança de tiro penal não permitiria a sequência do lance.
Uma das justificativas do italiano é: com tal medida, se evitaria o aglomerado de atletas à beira da grande área, tentando invadir o espaço.
O que você acha da ideia? Deixe seu comentário:
Ops: a proposta não tem chance de ser aprovada a curto prazo. Precisa ser discutida em 2025, para ser testada na temporada 2025/2026 e daí pra frente ser colocada “para valer”, caso os testes tenham bom resultado.

