– A Regra do Gauchão é inválida pela FIFA. E ninguém se atentou?

No último Grenal, o auxiliar técnico do treinador Roger Machado foi expulso, e pela regra do Campeonato Gaúcho, quando um assistente ou membro de Comissão Técnica é expulso, ele, treinador, mesmo não tendo feito nada, deve sair de campo.

Aqui, configura-se um DESVIO da Regra Oficial do Futebol. O que provavelmente a Federação Gaúcha criou foi uma alteração da própria alteração da Regra 12 (Faltas e Conditas Incorretas).

Desde 2023, a regra mudou: se um membro da Comissão Técnica ou um jogador substituto reclamar contra a arbitragem e esse não for identificado para receber o Cartão Amarelo, o treinador passa a ser responsável pelo banco e recebe, ele, a Advertência (justamente por não se ter identificado quem cometeu a infração). Se já tiver recebido Amarelo outrora, deve ser expulso. No RS, o caso é diferente: se um membro da Comissão Técnica identificado receber uma expulsão, é punido também o treinador. Isso não existe! A Regra responsabiliza o técnico quando não há identificação; quando há, não pode fazer isso.

Questiono: a FIFA sabe que a FGF faz isso? Se souber, evidentemente proibirá, pois é uma alteração não permitida da Regra Oficial do Jogo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.