– Hoje é dia de Derby! E sobre a arbitragem para Palmeiras x Corinthians:

Para um clássico importante, a atual Comissão de Arbitragem da FPF não arrisca inovar, como está fazendo (com muitos acertos e alguns erros) ao longo dos jogos do Paulistão 2025 (como o lançamento, aos montes, de novatos e novatas no apito).

Para essa 5ª feira, no Allianz Arena, teremos arbitrando a seguinte equipe:

Árbitro: Raphael Claus
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Alex Ang Ribeiro
Quarto Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
VAR: Daiane Muniz
AVAR1: Fabrício Porfirio de Moura
AVAR2: Adriano de Assis Miranda
Observador VAR: Ednilson Corona
Quality Manager: Walter de Lima Coelho Junior
Analista de Vídeo: Marcelo Rogério
Técnico de Garantia FPF: Germano Araújo
Operador de Replay: Raul Holanda
Técnico de Garantia Estádio: Evanil Alves dos Santos Junior
Assistente de Area de Revisão: Daeseung dos Santos Choudhury

.

Muita coisa a se falar: Claus, por exemplo, só fará seu segundo jogo no ano. Em 2024, depois de uma maratona de jogos, não passou no teste físico da Conmebol e foi escalado à exaustão logo no começo do Paulistão, a fim de não ficar parado e se recondicionar. Neste final de ano, teve férias e a FPF o poupou (afinal, ele não pode reprovar nos testes físicos visando o Mundial de Clubes da FIFA 2025 nos EUA). Dessa forma, só apitou seu primeiro jogo na semana passada (Red Bull Bragantino 1×2 Novorizontino), a fim de desenferrujar e estar apto para o Derby.
O curioso tem sido: em alguns jogos, até árbitro da FIFA tem ido para o VAR (foi o caso de Matheus Delgado Candançan). Obviamente, não se escalará Claus ou Flávio Rodrigues de Souza nessa função, pelo prestígio que conseguiram. Por outro lado, a onipresente VAR Daiane Muniz, que trabalhou em muitíssimos jogos no Brasileirão na cabine de vídeo, voltou a ser árbitra (mesmo sem muita bagagem em jogos importantes dentro de campo) já na A1. Mas para o clássico, será devolvida à função antiga de VAR.
Parece um pouco incoerente: ou se é VAR ou se é árbitro (embora eu defenda que o VAR seja um ex-árbitro com muita experiência em campo, a fim de ajudar o árbitro central, sem querer re-apitar um jogo).
Enfim: imagino que, apesar da tensão que um jogo desse exerce, teremos uma ótima arbitragem.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.