– Análise da Arbitragem para Paulista 1×0 Penapolense e os panfletos anônimos.

Jogo dificílimo para se apitar. E o jovem árbitro Gustavo Alencar Rodrigues foi uma agradabilíssima surpresa.

Num campo encharcado (fortes chuvas caíram na região do estádio Jayme Cintra, e apesar dos esforços para secar o campo desde as 15h30, não foram suficientes), a partida ficou muito prejudicada. E o juizão quis fazer o que muito bem fez o árbitro Flávio Rodrigues de Souza no “Majestoso Chuvoso” do último domingo: esteve em cima do lance, discerniu faltas de escorregões e sinalizou muito bem.

No primeiro tempo, ambas equipes sofreram com as bolas paradas em poças. Christopher (PFC) que o diga, pois por duas oportunidades ele tentou caprichar na finalização e o campo atrapalhou. Filipinho foi o nome dessa etapa, armando, chutando e infernizando a partida. O placar mais justo seria a vitória parcial do Galo.

Nos 45 minutos iniciais, os atletas correram demais no campo pesado. E como são jovens, cometeram algo ruim por inexperiência: deslizavam no gramado, jogavam água por todo lado, e tumultuaram o jogo. Não pode… Cartões amarelos e broncas todas justas, por esse ímpeto desnecessário.

No segundo tempo, aos 8m, Christopher, consciente, ergueu a cabeça e viu o goleiro um pouco adiantado. E de muito longe chutou para fazer um golaço. Merecido!

Aí o CAP se perdeu. Bizescky, camisa 15 que tinha acabado de entrar, virou Wallace Ramirez de ponta cabeça e foi corretamente expulso.

Depois disso, o Paulista continuou a atacar, mas indo “na boa” (o placar estava a seu favor, evitando riscos). E o Penapolense tentava, sem sucesso, o “tudo ou nada”.

Guardarei esse nome: Gustavo Alencar Rodrigues, árbitro que na sua segunda partida profissional fez uma belíssima arbitragem.

———————-

Um assunto desagradável: na entrada do Jayme Cintra, antes do jogo, “cidadãos” jogaram panfletos de autoria anônima ironizando algumas pessoas, incluindo meu nome, dizendo que “torcemos contra e fomos combustíveis para o acesso do Galo”.

Primeiro: quem faz isso de maneira anônima, é covarde

Segundo: quando um vagabundo critica pessoa honesta, isso se torna um elogio. Ufa, meu medo é que fosse elogiado…

Terceiro: está na moda a agenda positiva no futebol brasileiro! Vide Flamengo, Corinthians e outros em suas coletivas. Se criticar… não pode. É tempo de chapa-branquismo.

Quarto: não sou calhorda, critico quando se faz necessário, elogio quando se merece – e sempre com muita educação e respeito. Mas lamento que tentem criar uma narrativa demagoga, igual a política nacional de “nós contra eles”. Seriam os mesmos que não gostam de democracia?

Quinto e Principal: tenha dó, alguém vai torcer contra o Paulista? Quem disse isso, não acompanha as transmissões da Rádio Difusora, não vê o esforço e a torcida para que o Galo volte de onde nunca deveria ter saído. Aliás, há gente que acha que o Paulista nasceu ontem, não conhece a história do Tricolor Jundiaiense e, como gado, segue o berrante. Lamento muito. O Paulista representa nossa cidade, nossa cultura e nossa identidade. Eu, quando trago meu pai ou minhas filhas para o estádio (pagando ingresso), estou torcendo contra? Tenho medo que, quem tenha feito isso, seja orquestrado por quem não quer esclarecer algo que cobramos: transparência na negociação da SAF para que a comunidade possa discutir se é bom ou mau negócio, sem vender o estádio (como cobrado nesse link: https://professorrafaelporcari.com/2025/01/25/afinal-e-boa-ou-e-ruim-a-saf-para-o-paulista-futebol-clube-2/).

Vida que segue: discuto educadamente e respondo a todos nas redes sociais, desde que não exista gente mal intencionada na conversa e exarcebe radicalismo ou fanatismo.

Uma condição aqui, que sempre deixo fixado nos meus posts:
Eu gosto do debate saudável, intelectualizado e produtivo. Mas se a pessoa vier com imposição de ideias e vocabulário chulo, ou ainda preconceituoso, tô fora. Discutamos à vontade, mas com certas condutas educadas, aqui: professorrafaelporcari.com/2021/11/11/vam .

Observação: a imagem abaixo representa perfeitamente o que esses anônimos querem fazer: criar uma divisão no clube, contendo ódio, como ocorreu em nosso país. Triste. E nessa, fico bem à vontade: esses dois senhores não me representam… Talvez, quem tenha feito o panfleto anônimo, seja apaixonado por um ou outro. Ou por alguém local.

– Dica da Noite 3:

Você enxerga o seu futuro como?

– Dica da Noite 2:

E o que é responsabilidade afetiva? É isso, na imagem:

– E começou a onda da venda de mando de campo?

No futebol, muitas vezes os cartolas abrem mão do aspecto técnico e se entregam ao financeiro. Digo isso pois vejo vários clubes do Interior vendendo manda de jogo nos regionais!

Eu sei, é necessário pagar contas, mas… e o respeito ao torcedor? E a tentativa de conseguir os valores oferecidos pelo mando, através da sua própria bilheteria?

Falaremos mais sobre isso em breve…

– Dica da Noite 1:

O que é amadurecer?

– Ação e visão!

Gostei desse pensamento (abaixo, na imagem):

Não transforme sonhos em pesadelos!

– Minha coluna no JJ:

Minha coluna semanal no Jornal de Jundiaí de hoje:
Prestigie!

– Que chuva!

Choveu muito no Jayme Cintra, e o gramado ficou empoçado. Desde às 16h, estão ajudando a drenagem com uma bomba de sucção.

Creio que se fosse às 15h, correríamos riscos de não ter jogo. Com todo esforço, às 20h (horário oficial) a bola vai rolar para Paulista x Penapolense.

Gostei da mobilização.

– Botafogo irá sem técnico para a Supercopa Rei contra o Flamengo?

O que está acontecendo com o Botafogo, não?

Domingo, dia 02, no Mangueirão, em Belém/PA (com show de Joelma e ingressos variando entre R$ 180,00 a R$ 560,00), a Supercopa Rei acontecerá entre Botafogo (como Campeão Brasileiro) versus Flamengo (Campeão da Copa do Brasil).

Enquanto o Mengão definiu o elenco, fez pré-temporada e tem seu treinador Filipe Luís em alta, o Botafogo está perdendo jogadores e ainda não tem um treinador!

Em tese, o Rubro-Negro é favoritíssimo, pelos seus méritos e pela bagunça / abandono que se tornou o Glorioso pós títulos de 2024.

– Combustíveis ficarão mais caros a partir de sábado (1º); entenda os impactos.

Combustíveis ficarão mais caros a partir de sábado (1º); entenda os impactos https://linkezine.com.br/wp-content/uploads/2025/01/…

Continua em: Combustíveis ficarão mais caros a partir de sábado (1º); entenda os impactos

– As nuvens dominam o cenário.

Ops: cadê o céu azul?

A chuva vai chegar daqui a pouco…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Reality Quote By Michio Kaku: “Consciousness…”

What do you think? Is Michio Kaku right?

Original em: Reality Quote By Michio Kaku: “Consciousness…”

– O processo de Cura Interior.

Todos nós temos dores, traumas e feridas que somente Deus conhece.

Questione-se: sua fé é madura suficiente para alcançar a graça da Cura Interior?

Pense nisso.

– O desnecessário comentário de Abel Ferreira.

Abel Ferreira, de novo, foi mal educado com os jornalistas em coletiva e respingou até em Klopp.

Questionado se estava com as “baterias recarregadas e com fome de títulos”, o técnico parece ter se ofendido com a natural pergunta e respondeu:

“Ninguém vai dizer como a gente tem que fazer [para seguir vencendo]. Nunca menti que sou um treinador de projeto. Hoje teve um senhor chamado Klopp, que ganhou menos títulos em oito anos do que eu. Então não fala de fome de títulos aqui. Ele teve 8 anos no Liverpool e teve menos títulos em quatro ou cinco anos de nós. Eu sou de projeto, não vai alterar (…) Estou aqui porque quero ganhar e quero vencer. O Palmeiras para mim é o melhor clube de longe, porque me dá reconhecimento, paga todo mundo em dia, me dá chance de títulos”.

Klopp ganhou com o Liverpool Mundial de Clubes, UEFA Champions League e Premiere League.
Abel ganhou torneios como Libertadores, Brasileirão e Regional.

Ambos treinadores têm ótimos elencos e recebiam / recebem excelentes salários. Mas os adversários que enfrentam, o nível técnico de disputa e a importância das competições que ganharam, não tem o mesmo peso, certo?

Lembrando: em casa, o Palmeiras perdeu do Novorizontino e empatou com o Red Bull Bragantino. Não precisa respingar sua insatisfação citando Klopp, caro Abel.

– Observando a Serra.

Jundiaí vendo a Serra do Japi!

Um clique bucólico na manhã bonita.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Dia da Visibilidade Trans: Janeiro Lilás.

Estamos em Janeiro, e há a campanha “Janeiro Lilás“. Um dos motes sociais importantes é a defesa dos direitos dos transexuais. E, conforme se lê abaixo, as necessidades para essa parcela da população (especialmente pelas questões de emprego e dignidade) são sérias demais.

Um importante tema, extraído do site do Governo do Estado de SP, em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/janeiro-e-o-mes-da-visibilidade-trans/ 

JANEIRO É O MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

No dia 29 de janeiro de 2004, foi organizado, em Brasília, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. O ato foi um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos e a data foi escolhida como o Dia Nacional da Visibilidade Trans. 

Para celebrar e reafirmar a importância da luta pela garantia dos direitos das pessoas trans foi definido que o mês de janeiro seria inteiro dedicado à visibilidade dos transexuais. Intitulada como Janeiro Lilás, a iniciativa busca a sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofridos pela população transexual e travesti.

Em 2021 foi divulgado o Mapeamento de Pessoas Trans na Cidade de São Paulo, que revelou que 58% dos entrevistados – mulheres trans, travestis, homens trans e pessoas não-binárias – realizam trabalho informal ou autônomo, de curta duração e sem contrato. Entre as travestis, esse percentual sobe para 72%. O estudo foi realizado pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC). A coleta de dados incluiu 1.788 pessoas, por meio de questionário estruturado, e 29 entrevistas qualitativas com entrevistas do tipo semiestruturadas, com perguntas abertas.

Em relação à principal ocupação exercida pela população entrevistada, o destaque é a parcela elevada de travestis (46%) e de mulheres trans (34%) que se declararam profissionais do sexo, acompanhantes e garotas de programa. Esta é a principal variável sócio ocupacional que distingue as identidades de gênero, conforme avaliação que consta no documento. Entre os homens trans, praticamente, não existe a ocorrência de pessoas que se declaram profissionais do sexo e, para as não binárias, o índice foi de 3%. Dentre as entrevistadas que se prostituem, 74% já sofreram violência física.

Nome social

O nome social é aquele pelo qual uma pessoa se apresenta e quer ser reconhecida socialmente, ainda que não tenha retificado os documentos civis. Desde abril de 2016, o decreto nº 8.727 passou a reconhecer que, nas repartições e órgãos públicos federais, pessoas travestis e transexuais tenham sua identidade de gênero garantida e sejam tratadas pelo nome social.

Entretanto, ainda hoje existe bastante dificuldade em realizar a alteração do nome nos documentos em cartório. Mas, para além das mudanças legais, o preconceito e a falta de respeito ainda é a principal barreira para a adesão ao nome social. Na dúvida, pergunte como a pessoa quer ser chamada e respeite o nome e gênero que ela quer ser reconhecida. Não é difícil, é sinal de humanidade e respeito à dignidade da pessoa.

Educação e emprego

Outro objetivo é a proteção das crianças trans. Crianças e adolescentes trans não raro sofrem violência doméstica e são até mesmo expulsos de casa por suas famílias. Em uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABLGBT), 45% dos estudantes afirmam que já se sentiram inseguros devido à sua identidade de gênero no ambiente escolar. E ainda, com pequenas variações, de 70% a 85% da população trans já teriam abandonado a escola pelo menos uma vez na vida.

Enfrentando tamanho preconceito no ambiente escolar e por vezes na própria família, a evasão escolar é recorrente, o que fortalece o ciclo vicioso de exclusão social e exclusão do mercado de trabalho pela falta de acesso à educação e pelo preconceito dos patrões, sobrando a prostituição com um dos poucos meios de sobrevivência para 90% da população trans no país.

Imagem extraída do link acima.

– Let’s save the wildlife – Rhinos (Rhinocerotidae).

Some but not all rhino species are endangered. Black rhinos, Javan rhinos, Northern white rhinos (a subspecies of white rhinos), and Sumatran rhinos …

Continua em: Let’s save the wildlife – Rhinos (Rhinocerotidae)

– Faça uma prece:

Sempre que puder, pare e reze!

Bendiga ao Senhor:

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 06h25 – Desperte, Jundiaí, bem nublada.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas “cor-de-rosa”.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece ao Imaculado Coração de Maria:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #NewBalance

– Pra hoje:

Agradeça:

– Neymar: o Top 3 em salários entre jogadores de 2024!

A lista da Forbes (abaixo, na arte da Isto É Dinheiro), divulgada hoje, assusta: Neymar, que quase não jogou no ano passado, está apenas atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, em 2024, no quesito SALÁRIO!

A lista dos 10 maiores salários anuais, que é impressionante: