A árbitra Edina Alves Batista, após ir ao VAR, constatou que o atleta Maceió, da Portuguesa, fez o conhecido e desagradável gesto ofensivo de “Fuck You” contra o banco de reservas da Ponte Preta. Corretamente, o expulsou mostrando o Cartão Vermelho.
A pergunta é: seria um exagero?
Não. A Regra chama de “Conduta Violenta” qualquer tipo de agressão, e isso inclui verbal, física ou gestual (xingar, socar ou gesticular).
Alguém poderá contestar que foi revide a uma possível provocação pontepretana. Se houve, deu sorte quem provocou (que poderia ser punido com Advertência Verbal, Cartão Amarelo ou Vermelho), pois não foi flagrado. E azar de Maceió, que escancarou o dedo do meio, muito próximo à jovem quarta-árbitra Marianna Nanni Batalha.
Aqui, fica a constatação: as equipes não se preocupam em ensinar regras de futebol aos seus atletas, dicas de comportamento para se aproveitarem de detalhes das Leis do Jogo e/ou jogadas para se tirar proveito de detalhes, ou ainda exemplos para evitarem Amarelos ou Vermelhos. Sou a favor de ex-árbitros como membros das Comissões Técnicas para orientação aos atletas.
Enfim: me chamou a atenção a reação do jogador ao ser expulso, mais ou menos como: “Ué, não pode mostrar o dedo do meio? Eu não sabia…”
Ops: a Portuguesa já estava com 10 jogadores, pois seu zagueiro houvera sido expulso ainda no 1º tempo por uma cotovelada. Assim, a Lusa SAF jogou o segundo tempo inteiro com 9 atletas.

