– Os árbitros escalados para a Rodada 1 do Paulistão 2025 e a Análise Pré Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Corinthians.

Eu imaginava que, com o Estado de São Paulo começando o ano com 4 árbitros no quadro da FIFA (Claus, Flávio Souza, Edina Aves e agora Candançan), dois deles estariam na rodada 1, em times grandes, e outros dois na rodada 2.

Ao ver a divulgação dos nomes, “bati na risca“: realmente temos dois FIFAs em time grande e outro em clássico regional…

Vamos lá: teremos 7 partidas na rodada inicial (SPFC x Inter de Limeira será em Fevereiro). E será um recorde de árbitras escaladas num Paulistão de Primeira Divisão: 3!

1- Para o clássico do ABCD (Água Santa x São Bernardo), atuará Edina Alves Batista (FIFA).

2- Para Velo Clube x Noroeste (que falta de criatividade de quem faz a tabela… os dois times que subiram da A2 estreiam na A1 jogando um contra o outro), apitará a jovem Marianna Nanni Batalha (no ano passado, apitou 1 jogo da A2, 2 jogos da A3, 2 da A4 e 1 da 5ª divisão).

3- Para Novorizontino x Ponte Preta, um susto (e vou explicar): arbitrará Daiane Muniz, que no ano passado tem apenas 1 jogo profissional arbitrado (e somente 4 nos últimos 3 anos). Daiane tem construído a carreira trabalhando como VAR (numa incrível e exaustiva sequência de jogos no Paulistão e no Brasileirão). O que pretende Patrício Loustau, o chefe dos árbitros? Mudar ela de função? Mas dando chances logo na A1?

4- Dos árbitros masculinos, uma justa escala: em Guarani x Botafogo, teremos Lucas Canetto Belotte, que sempre apita muito bem, mas acaba tendo algum problema físico e acaba perdendo a sequência de escalas. É um árbitro “moderno”, que já teve algumas chances e tem potencial.

5- Para Santos x Mirassol, teremos Flávio Rodrigues de Souza, experiente árbitro da FIFA.

6- Para Palmeiras x Portuguesa, teremos o jovem João Vitor Gobbi (que desde suas atuações na última divisão estadual, tivemos o prazer de trabalhar em ótimos jogos dele e o ver chegando a série A do Brasileirão). E aqui, uma curiosidade: ele deve ter mais jogos escalados por Seneme do que por Loustau (foi testado bastante pela CBF em 2024). Terá a oportunidade de mostrar serviço nesse ano no seu próprio estado. Detalhe: Luiz Flávio de Oliveira será o quarto-árbitro desse jogo.

7- E para o confronto do Red Bull Bragantino contra o Corinthians, os 14 nomes escalados são:

Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores
VAR: Adriano de Assis Miranda
AVAR1: Fábio Rogerio Baesteiro
AVAR2: Renan Pantoja de Quequi
Observador VAR: Ednilson Corona
Quality Manager: Eduardo César Coronado Coelho
Analista de Vídeo: Adriano Stange
Técnico de Garantia FPF: Germano Araújo
Operador de Replay: Raul Holanda
Técnico de Garantia Estádio: Robson Custódio
Assistente de Área de Revisão: Lucas Wilson Rodrigo de Menezes

Candançan entrou no quadro da FIFA nesse ano, com apenas 26 anos (falamos sobre isso aqui: https://wp.me/p55Mu0-3zE). Ele foi bastante escalado nos últimos anos, depois de precocemente ser jogado em um Derby e ter “sumido” do cenário. Agora, com o escudo internacional, terá que apitar os clássicos do Paulistão.

Boa condição física e técnica ele tem. O que precisa ainda (e conseguirá somente com o tempo), é “driblar” a malandragem dos atletas (como simulações e o excesso de reclamações).

Desejo um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Corinthians pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quinta-feira, 16/01, 19h30. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.