Hoje eu cansei. Ufa!
Com poucas horas de sono, s’imbora descansar pois amanhã a jornada será longa…
Tô que nem a gata: em outra dimensão…

#cat
Hoje eu cansei. Ufa!
Com poucas horas de sono, s’imbora descansar pois amanhã a jornada será longa…
Tô que nem a gata: em outra dimensão…

#cat
A pressão entre os atores do mundo do futebol é enorme, mas há um silêncio muito grande sobre esse tema: o da saúde mental no esporte.
Em 2009, o goleiro alemão Robert Enke se matou atirando-se em uma linha de trem. Dois anos depois, o árbitro iraniano Babak Rafati, cansado da pressão do meio, tentou o suicídio cortando os pulsos. Mais recentemente, o ex-atacante Nilmar (Inter-RS e Corinthians) disse ter sofrido depressão e pensou em se matar.
Vários atletas de outras modalidades encerraram precocemente a carreira por conta da pressão por resultados, e isso decorre pelo fato de que o esporte de alto rendimento, no fundo, não é algo saudável. O exagero no desempenho do corpo, a carga enorme de treinamentos, a maratona de partidas e disputas, por fim, esgotam fisicamente a pessoa. E se o atleta não tiver um condicionamento emocional adequado, sucumbe.
Muricy Ramalho, treinador, abandonou a carreira depois dos problemas de saúde, fruto da sua atividade. O AVC de Ricardo Gomes, ocorrido ao vivo num jogo do Brasileirão, credita-se ao stress. E aí somos obrigados a refletir: por mais que se possa dizer que grandes técnicos ganham muito dinheiro, e que isso é a sua compensação pelos percalços e cobrança que passam, a Saúde Mental fala muitas vezes mais alto. Às vezes, nem fala: grita!
Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, considerado um profissional atencioso e sempre divertido, demonstrou na Premiere League um comportamento diferente, perdendo a cabeça e se enervando desnecessariamente. E nessa última semana, Klopp anunciou que fará uma pausa na carreira. Será que voltará quando?
Pense: quantos outros treinadores não gostariam de fazer a mesma coisa? Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, falou abertamente: “ganhei tanto dinheiro e não consigo gastá-lo, não consegui passear ainda na cidade de São Paulo”. Mano Menezes, do Corinthians, jogo a jogo vem demonstrando sinais de estafa com as derrotas do seu time e com as trapalhadas da sua diretoria.
Imagine, agora, os seguintes problemas: um jogador sofre pressão da torcida nas arquibancadas, não recebe o seu salário em dia, não pode sair para passear em shopping ou restaurante quando o clube perde, além da sua cobrança interior. Se não tiver ajuda psicológica, adoece. De que adiantou todo o dinheiro conquistado, se a qualidade de vida (e até a liberdade cotidiana) se esvazia?
Há um fator que potencializa ao extremo isso: as Redes Sociais. No Twitter (ou melhor, no atual “X”), torcedores entram nos perfis dos boleiros e ofendem com as maiores barbaridades possíveis. O assédio moral é violento e não há muito o que fazer: ou o profissional abandona a Internet ou ignora as críticas.
Um exemplo para comparação: Tom Holland, o jovem ator que interpretou “Homem Aranha” nos cinemas, anunciou que saiu das Redes Sociais para preservar a saúde mental. E considere: ele tem um staff enorme, acompanhamento terapêutico, é rico, e seu trabalho é elogiado. E ainda assim não aguentou. Imagine um atleta de futebol, que mexe paixões contrárias e a favor.
Fica o alerta para a FIFA, além das entidades locais, como a CBF: façamos campanhas de prevenção ao equilíbrio emocional e à saúde mental, antes que algo mais grave possa acontecer.

Imagem extraída de Getty Images, em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-63512442
Insista:
Persista:
Uma ótima reflexão!
Como está a sua resiliência?
Onde quer que esteja, sempre que puder, pare e faça uma oração.
Abrigue-se em uma igreja, acalme o seu coração e livre-se da dispersão espiritual. Fique em um lugar de paz e converse com Deus, pois Ele nos ouve.
Aqui: Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida – Jundiaí / SP.
🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Esperança
Compartilho uma entrevista bem legal que dei ao amigo Fredy Júnior, ao seu Canal “A bola não pára”.
Falamos de futebol, arbitragem, bastidores, novidades e muitos “causos” da bola!
Em: https://www.youtube.com/watch?si=N8yPG1ES1Fmd31Pd&v=D4yaqv6WBBI&feature=youtu.be
Que loucura!
Esse Mercedes-Benz custa quase R$ 2 milhões!
(Fonte: Estadão 15/01/2025).
Entardecendo nublado, com algumas cores.
Viva a natureza e a sua beleza.
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds
Alguém procurando cachorro? Ou a fim de adotar esse lindão?
Macho, aparenta ser novo. É super dócil e acho que tinha dono porque come quando estamos perto, não avança na comida. Chorando muito!
Está sendo alimentado, tem água, mas estava no relento desde o início do ano! Coloquei um abrigo improvisado e ele ficou.
Poderiam me ajudar a compartilhar ou com adoção e lar temporário? Ele merece uma chance.
Ajudarei com as primeiras dose das vacinas.
(Itupeva/ Rio Abaixo).
Interessados no comentário:
Olhe só que texto bacana sobre “Padronização ou não da Ética”! É possível? É devido? Ou é necessário?
Extraído de: https://jrsantiagojr.medium.com/a-padroniza%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A9tica-seria-o-melhor-caminho-6867de221b66
A PADRONIZAÇÃO DA ÉTICA SERIA O MELHOR CAMINHO?
por José Renato Sátiro Santiago
Um conjunto de padrões e valores morais sobre os quais um grupo ou indivíduo está, de certa forma, submetido, é um conceito costumeiramente utilizado para ética. Pode ser possível notar não haver qualquer relação qualitativa, isto é, quer sejam bons ou nem tanto assim, estes padrões e valores não estão sujeitos a avaliação. Talvez por isso, seja possível notarmos a sua presença, ou não, tanto em ambientes que prezam pela, digamos, a verdade e bons costumes, como em outros onde o mal caratismo está a predominar.
Ardoroso fã da trilogia de “O Poderoso Chefão”, filme que mostra em detalhes todo os modus operandi da máfia italiana nos Estados Unidos, passei a ter um entendimento maior quanto a abrangência da ética ao aferir o andamento dos acontecimentos de muitos de seus personagens. Inseridos em um ambiente nefasto de violência sem limites, tudo parecia ser permitido e, até certo ponto, suportado nas relações, com exceção da falta de ética, um crime considerado imperdoável e sobre o qual a pena convencionalmente atribuída era a da morte sumária, muitas vezes com crueldade.
Ao se quebrar a confiança sobre os padrões e valores a serem assumidos no ambiente do qual fazemos parte, as relações se quebram, muitas vezes, perpetuamente. Talvez isso explique, um pouco que seja, a importância de mantermos a ética com uma guia importante e garantidora das expectativas sobre as quais tantos temos uns sobre os outros. Ainda que possamos fazer parte de distintos grupos que assumam padrões éticos bem diferentes entre si, nos cabe segui-los pontualmente conforme papel que estejamos protagonizando no momento. Isto torna tudo ainda mais complexo, uma vez que podemos com um mesmo ato, estarmos sendo ético dentro de um determinado grupo, e totalmente não ético em outro.
Certa vez, atuando em uma grande organização brasileira, recebi uma mensagem, assim como todos os mais de mil colaboradores, no e-mail, com um colega oferecendo serviços remunerados de digitalização, atividade profissional que fazia parte de uma de suas atribuições naquela empresa. Em um primeiro momento, entendi ter sido mero equívoco por parte dele, o envio daquela mensagem. Posteriormente que talvez fosse apenas um ato intempestivo, sem noção. Não foi, no entanto, o que a área de Recursos Humanos entendeu. A demissão imediata do emissor foi a decisão tomada sem muita demora, sob o argumento de que o código de ética da empresa houvera sido quebrado com aquele ato. “Pois, então temos um código de ética…” foi meu pensamento e de tantos outros. Também pensei no quanto aquela atitude seria vista como empreendedora em outro ambiente, uma vez que poderia permitir para alguns a percepção sobre a “grande sacada de oferecer serviços extras para outros colegas” ainda que estivesse utilizando como meio para disseminação dessa informação ferramentas corporativas de uma organização. Sem dúvida alguma a ética demanda clareza de entendimento.
Pois é, nos últimos tempos, é grande a preocupação organizacional no que diz respeito a garantir que seus colaboradores mantenham, ou ao menos assumam, padrões e valores comuns. Isto justifica, de alguma maneira, o fato de tantas empresas investirem tempo precioso na elaboração de seus códigos de ética tendo como base, como o próprio conceito, citado no começo do texto, pontua ser um conjunto de padrões e valores morais sobre os quais seus colaboradores estão submetidos. Muitas a fazem por real necessidade, outras por exigências de alguns stakeholders, há ainda aquelas que avançam neste sentido por acreditarem realmente em sua importância. Que bom seria que todas elas assim a assumissem de forma efetiva, não apenas para exibição, mas principalmente de maneira a impactar efetivamente seus processos, internos e externos, e sempre pautada das melhores das intenções.

Imagem extraída do link acima
Ela já tem algum tempo que foi escrita, mas só li hoje. Tudo bem, serve para qualquer época do ano. Me refiro a uma mensagem do Papa Francisco que falou sobre o Amor Fraterno indistinto.
Abaixo:
“Fraternidade entre os indivíduos de cada nação e cultura. Fraternidade entre pessoas de ideias diversas, mas capazes de respeitar e ouvir umas às outras. Fraternidade entre fiéis de todas as religiões. Nossas diferenças não são um obstáculo ou um perigo. São uma fonte de riqueza.”
Que perfeição! A riqueza é a diversidade somada ao respeito, tratando-nos todos como irmãos! Que mundo perfeito teríamos se assim agíssemos ou ao menos pensássemos no dia-a-dia…

Imagem extraída de: https://ocnbprc.squarespace.com
Eu imaginava que, com o Estado de São Paulo começando o ano com 4 árbitros no quadro da FIFA (Claus, Flávio Souza, Edina Aves e agora Candançan), dois deles estariam na rodada 1, em times grandes, e outros dois na rodada 2.
Ao ver a divulgação dos nomes, “bati na risca“: realmente temos dois FIFAs em time grande e outro em clássico regional…
Vamos lá: teremos 7 partidas na rodada inicial (SPFC x Inter de Limeira será em Fevereiro). E será um recorde de árbitras escaladas num Paulistão de Primeira Divisão: 3!
1- Para o clássico do ABCD (Água Santa x São Bernardo), atuará Edina Alves Batista (FIFA).
2- Para Velo Clube x Noroeste (que falta de criatividade de quem faz a tabela… os dois times que subiram da A2 estreiam na A1 jogando um contra o outro), apitará a jovem Marianna Nanni Batalha (no ano passado, apitou 1 jogo da A2, 2 jogos da A3, 2 da A4 e 1 da 5ª divisão).
3- Para Novorizontino x Ponte Preta, um susto (e vou explicar): arbitrará Daiane Muniz, que no ano passado tem apenas 1 jogo profissional arbitrado (e somente 4 nos últimos 3 anos). Daiane tem construído a carreira trabalhando como VAR (numa incrível e exaustiva sequência de jogos no Paulistão e no Brasileirão). O que pretende Patrício Loustau, o chefe dos árbitros? Mudar ela de função? Mas dando chances logo na A1?
4- Dos árbitros masculinos, uma justa escala: em Guarani x Botafogo, teremos Lucas Canetto Belotte, que sempre apita muito bem, mas acaba tendo algum problema físico e acaba perdendo a sequência de escalas. É um árbitro “moderno”, que já teve algumas chances e tem potencial.
5- Para Santos x Mirassol, teremos Flávio Rodrigues de Souza, experiente árbitro da FIFA.
6- Para Palmeiras x Portuguesa, teremos o jovem João Vitor Gobbi (que desde suas atuações na última divisão estadual, tivemos o prazer de trabalhar em ótimos jogos dele e o ver chegando a série A do Brasileirão). E aqui, uma curiosidade: ele deve ter mais jogos escalados por Seneme do que por Loustau (foi testado bastante pela CBF em 2024). Terá a oportunidade de mostrar serviço nesse ano no seu próprio estado. Detalhe: Luiz Flávio de Oliveira será o quarto-árbitro desse jogo.
7- E para o confronto do Red Bull Bragantino contra o Corinthians, os 14 nomes escalados são:
Candançan entrou no quadro da FIFA nesse ano, com apenas 26 anos (falamos sobre isso aqui: https://wp.me/p55Mu0-3zE). Ele foi bastante escalado nos últimos anos, depois de precocemente ser jogado em um Derby e ter “sumido” do cenário. Agora, com o escudo internacional, terá que apitar os clássicos do Paulistão.
Boa condição física e técnica ele tem. O que precisa ainda (e conseguirá somente com o tempo), é “driblar” a malandragem dos atletas (como simulações e o excesso de reclamações).
Desejo um bom jogo e uma ótima arbitragem.
Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Corinthians pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quinta-feira, 16/01, 19h30. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!
Assisto uma entrevista bem polêmica sobre Saúde Mental.
Todos têm depressão? Todos são autistas? A tudo, se dá remédio?
Achei curiosa a fala do renomado psiquiatra Guido Palomba. E me assustei um pouco com os seus conceitos…
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=LxV6d9e9RyQ
Nosso boletim para as Rádios do Interior sobre a escala da arbitragem da Rodada Inicial do Campeonato Paulista 2025,
em: https://youtu.be/DHyseV2WTg4
Os tropeços, percalços e complicações existem. Mas é necessário dar a volta por cima!
Uma mensagem:
Fotografar sempre relaxa!
Registar a natureza é um prazer. Olhe esse amanhecer caipira:
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí
SÃO PAULO EREMITA, Confessor Festa de 3ª Classe- Missa Própria, com comemoração de S. Amaro, Abade Fugiu com a idade de 16 anos para o deserto onde …
Continua em: Liturgia Diária- 15/01/2025

Suar faz muito bem!
Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃♂️ #corrida
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 Desperte, Jundiaí.
Que a quarta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #mizuno