Em Audiência Geral, alertou-nos o Papa Francisco:
“O combate espiritual leva-nos a olhar atentamente para aqueles vícios que nos acorrentam e a caminhar, com a graça de Deus, para aquelas virtudes que podem florescer em nós, levando a primavera do Espírito à nossa vida.”
Não vacilemos: vigiemos e oremos!
Gostei desse texto do site da Comunidade Canção Nova:
VISTA A ARMADURA DE DEUS PARA O COMBATE ESPIRITUAL
O ser humano em sua essência é um ser bom, pois é obra do amor e da bondade de Deus. Mas há no homem e na mulher uma “inclinação ao mal” (cf. CIC 405). E também existe a realidade do mundo que está sob o poder do maligno (cf. 1Jo 5,19). Essas constatações levam a “uma luta árdua contra o poder das trevas que perpassa a história da humanidade, iniciada desde a origem do mundo, que vai durar até o último dia. Envolvido nesta batalha, o ser humano deve lutar sempre” (CIC 409).
A Igreja ensina que “pelo pecado dos primeiros pais, o diabo adquiriu certa dominação sobre o homem, embora esse permaneça livre” (CIC 407). Ele, por ser inimigo do ser humano, por ter se oposto a Deus e se perdido, procura levar perdição aos filhos de Deus.
Na Carta de São Paulo aos Efésios, no capítulo 6, dos versículos 10 a 18, o Apóstolo descreve sobre o combate espiritual em que todos estão inseridos. Uma batalha que durará até o último dia.
Nossa força está no Senhor
A força para o combate espiritual vem de Deus. Todos são chamados a se fortalecerem no Senhor, em seu poder.
Jesus já venceu e sua vitória é nossa vitória. O Cristo “apagou (…) o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz, na qual despojou os principados e as autoridades” (Col 2,14-15).
O nosso combate não é contra o sangue e a carne, mas contra o mundo de trevas, contra os espíritos do mal (cf. Ef 6,12). O inimigo é espiritual, a luta é no campo espiritual, contra os espíritos malignos e não contra pessoas humanas.
Armadura de Deus
Para o combate espiritual, as armas também devem ser espirituais. A armadura de Deus é uma proteção com que o Senhor nos reveste. O tentador conhece a fraqueza de cada pessoa, portanto, para resistir aos dardos inflamados do maligno, cada peça da armadura é essencial.
Foto Ilustrativa: RyanJLane by Getty Images / cancaonova.com

