– A transparência é sempre fundamental: sobre as expulsões dos conselheiros.

Leio que alguns conselheiros do Paulista FC foram expulsos por excesso de faltas em reuniões. E ao ver como se deu o caso, impossível não fazer uma analogia:

Na última semana, participei da gravação do documentário “20 anos da Máfia do Apito”, a ser exibido pela Globoplay em 2025, e fui questionado sobre os motivos do árbitro Edilson Pereira de Carvalho ter toda a liberdade que tinha na FPF e o desfecho de conhecimento público. Aí dissertei:

Faltava transparência e não havia  justiça. Ninguém sabia as notas do Edilson, além de que as regras de punição não valiam para ele, mas sim para os árbitros que não eram da patota da Comissão de Arbitragem à época. Os privilégios de um grupo sobrepuseram o quadro todo da arbitragem paulista e seus interesses. Deu no que deu.”

Aqui em Jundiaí, existe a negociação de uma SAF onde ninguém sabe valores, condições, contrapartidas ou algo que o valha. Não existe uma minuta, um rascunho, um pré-contrato. Falta… transparência. E quem questionou, sofreu o rigor da lei e foi expulso do quadro. Aí, faltou… justiça; afinal, outros conselheiros que não questionaram a transparência do contrato e fazem parte da base de sustentação do atual presidente foram punidos?

Claro, toda lei tem que ser cumprida. Mas imagino o sentimento de dor de Marcelo Ceccato, Pitico e o seu Milton Demarchi, que custearam o Galo em momentos críticos e até mesmo ajudaram torcedores a assistirem jogos no Jayme Cintra. É a chamada “punhalada pelas costas”. E os substitutos deles, curiosamente, são da base de apoio do presidente, pois a oposição foi punida com uma canetada por um protesto pacífico.

O que chama a atenção: o pedido urgente das atas de comparecimento e punição feito por um sujeito que coincidentemente assumirá uma vaga no Conselho, que um dia se iludiu de maneira ingênua (aqui não se fala de má intenção, mas de inexperiência) com proprietário de uma franquia de esmalteria no Assaí, que colocaria 100 milhões no Galo (às vésperas da Eleição).

No mundo ideal, o torcedor poderia ter acesso na Internet de TODAS as atas e assinaturas, verificando se outros nomes também “estouraram em faltas”, independente de situação ou oposição. E o curioso é: de novo, às vésperas de uma eleição, o Paulista FC é motivo de polêmica…

Insisto: transparência e justiça (com equidade) não fazem mal a ninguém.

(Aqui, ressalto: é apenas a minha humilde e respeitosa opinião).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.