No primeiro tempo, Marcelo de Lima Henrique não tirou 10 em sua arbitragem, por conta de um erro importantíssimo: a não marcação de um pênalti a favor do Red Bull Bragantino, aos 37 minutos de jogo. Fora esse lance, foi bem. No segundo tempo, deu uma relaxada, deixando de marcar algumas faltas reais.
O ERRO CRASSO – Acontece que Sasha, dentro da área, sofreu uma carga faltosa (ombro nas costas por parte de Bernabei) que o impediu de disputar a bola, o derrubando. Uma clara falta (e dentro da área, pênalti). Mas por quê o experiente árbitro não marcou?
Por conta de sua posição dentro de campo: ele estava vendo o corpo do atleta colorado com o do atleta bragantino em profundidade, com lateralidade zero. Naquela situação, ele provavelmente entendeu que foi ombro no ombro (e isso é o chamado “tranco legal”, permitido no futebol). Mas se ele estivesse de lado, poderia ter visto que ocorreu a chamada “carga faltosa” (ombro nas costas, que não é permitido).
Ali, quem poderia ter ajudado seria o VAR (mas como o jogo reiniciou rápido, não poderia fazer mais nada).
Vide os lances minuto a minuto, abaixo:
1m: Juninho Capixaba (RBB) comete pênalti em Borré (INT). Não houve dúvida: a mão nas costas desequilibrando o adversário e o pé travando ele (que poderia ter chutado ao gol). Tiro penal, sem a necessidade de dar cartão. As reclamações aconteceram pois o atacante fica rolando no chão, como se tivesse levado um forte pontapé (tanto que demorou quase 3 minutos para a cobrança, sem ter VAR entrando na avaliação).
8m: Borré (RBB) vai dividir com Cleiton (RBB) e ergue o pé contra o goleiro, atingindo-o (embora ele tentasse evitar). A regra chama isso de ação temerária, com tiro livre direto e cartão amarelo. Acertou o árbitro novamente.
37m: A bola é levantada na área colorada, Rochet (INT) vai sair para defende-la, mas Sasha (RBB) teria condição de disputa-la. Eis que Bernabei (INT) usando os ombros nas costas, derruba o atacante bragantino.
Se fosse ombro com ombro (mesmo derrubando o atleta), é tranco legal. Mas qualquer ombro nas costas que derrube adversário, é carga faltosa (tiro livre direto fora da área ou tiro penal dentro da área), sem necessidade de cartão. Errou o árbitro.
45m: Capixaba dá uma entrada mais forte em seu adversário e recebe Cartão Amarelo. Correto.
Final do 1º tempo: em faltas, 7×3 (duas faltas de Capixaba, sendo um pênalti e outro cartão amarelo).
53m: Vinicinho sofre falta na lateral do campo, bem em frente ao bandeira 1. Ali, não era lance para o árbitro, mas sim do assistente, que não ajudou. Errou.
55m: De novo, Vinicinho vai sofrendo uma sequência de pequenas faltas e se mantém em pé. Ele acaba rifando a bola, e não caiu. Deveria ter sido marcado falta, pois posse de bola não significa vantagem.
68m: Bernabei (de novo), num lance vencido, tenta disputar a bola que já estava dominada pelo goleiro Cleiton de maneira atabalhoada. Fez falta forte e desnecessária, e deveria ter recebido uma advertência verbal.

