– A fala de Luxemburgo, fora de contexto, pode soar racista. Mas não foi… foi simplesmente infeliz!

Ao podcast “Benja Me Mucho”, o treinador Vanderlei Luxemburgo criou (voluntariamente ou não) uma desnecessária polêmica. Questionado sobre a Bola de Ouro de Vinícius Jr e as questões de Racismo, disse:

Não tem nada a ver com racismo. Racismo no futebol é tratado como uma coisa totalmente diferente. [Não acha que ele é perseguido na Europa?] Eu acho que o Vinicius provoca muito essa perseguição fazendo coisas que não cabem. O adversário devolve a bola pra ele com educação, ele pega a bola e joga no chão e sai ironizando… (…) Ali é campo de futebol, a porrada come. Aí os caras chegam com uma porrada no Vinicius Júnior, ele levanta, agride o cara como se ele não pudesse tomar uma porrada. Ele se irrita com a porrada como se fosse uma perseguição por ele ser preto. Imagina o Pelé quantas porradas tomou, o Zico“.

Vejo muita gente dizendo que Luxemburgo foi racista. Ao que me parece, foi uma declaração onde ele usou mal as palavras, e deu a entender que ele poderia ter praticado racismo, se tirada fora de contexto a frase acima destacada em azul. E quando tenta se justificar (destacado em verde, no final da fala), se embanana todo.

Deu para entender o cerne: Luxa quis dizer que as pancadas que Vini Jr leva é por um estilo debochado de jogo, e não por ser negro. E eu não concordo com o treinador! Para mim, houve racismo sim e muitas das pancadas que ele leva – na bola e na vida – são frutos da sua louvável e hercúlea luta (muitas vezes sozinho…).

Imagem extraída da Web.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.