E chegamos ao terceiro (e último) turno do dia. Falamos de Governança Corporativa aos nossos alunos da FADITU!
É sempre um prazer estar com esses estudantes tão bacanas…
✏️ #Educação
E chegamos ao terceiro (e último) turno do dia. Falamos de Governança Corporativa aos nossos alunos da FADITU!
É sempre um prazer estar com esses estudantes tão bacanas…
✏️ #Educação
Resista:

Perfeito:

Cuidado com a ilusão do sucesso. Ele pode levar a comportamentos indevidos e soberbos.
A dica de Bill Gates na imagem, abaixo:
Repost:
Eu só posso parabenizar minha querida irmã Priscila pela coragem em contar publicamente sua história de superação. Por altruísmo, dividiu momentos dolorosos com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos, já que estamos no período do Outubro Rosa.
Talvez, se não fosse pela prevenção, não a teríamos mais entre nós…
Entre lágrimas, seu depoimento da descoberta do Câncer pela Mutação Genética TP 53, ainda jovem, e o pedido para que outras pessoas façam os exames preventivos:
Neste 1° de outubro, mês da Campanha de Conscientização para o Combate ao Câncer de Mama (Outubro Rosa), venho aqui dividir minha história com vocês.
Sou portadora de uma mutação genética hereditária com pré-disposição ao câncer de mama. Quem me conhece, sabe do histórico familiar que tive com avó, mãe, prima e tias-avós (todas tiveram câncer e faleceram na década de 90). Há 6 anos fiz meu mapeamento genético e descobri uma mutação no gene TP53 no DNA (chamada “Síndrome de Li-Fraumeni”). Esse gene é responsável por fazer o “controle de qualidade” da célula. Essa mutação é rara no mundo, mas frequente no Brasil (em especial no Sul e Sudeste) – porém, poucas pessoas têm conhecimento. Uma das características é: mulheres têm 78% de chance de desenvolver câncer ao longo da vida, sendo 30% desses casos antes dos 30 anos.
Após resultado do teste genético, como medida preventiva em 2018 e com orientação de mastologistas e oncogenetecistas, resolvi realizar a adenomastectomia bilateral com reconstrução imediata (lembram-se do caso da atriz Angeline Jollie que possue a mutação BRCA1? É a mesma linha de pensamento. Claro, essa conduta é para casos específicos e hereditários comprovados).
Ótimo! Eu estava prevenida em 95% de ter um câncer de mama. No ato da cirurgia, tivemos uma surpresa e achamos um início de tumor microscópio. Era bem pequeno mesmo, da grossura de um fio de cabelo. No auge dos meus 33 anos, eu estava livre e curada por uma “coincidência” da vida e, claro, pelos planos de Deus, pois havia feito a cirurgia preventiva na hora exata!
Sigo com exames preventivos a cada 6 meses e no final de 2020 encontramos 2 áreas suspeitas (um nódulo e uma lesão) no pouco de tecido mamário que tinha me restado (afinal o procedimento era 95% de “garantia de prevenção”). Era um novo câncer de mama em meados dos meus apenas 35 anos… lá fui eu para retirada na cirurgia em 06/01/2021 – dessa vez, mais assustada, é verdade, mas com a fé e gratidão em Deus, por sempre poder me cuidar com hábitos saudáveis e exames de prevenção, que me possibilitaram descobrir em um estágio inicial. Retiramos dessa vez alguns linfonodos axilares para ajudar a prevenir ainda mais.
Hoje, faço meu tratamento via oral com hormônio-terapia, pois o câncer que me “visitou” era do tipo positivo para receptor de hormônio estrógeno, ductal insitu (nódulo) e ductal invasivo (lesão). Serão 5 anos de um pontinho de luz que irá me proteger.
Por quê eu contei isso? Tenho sentido cada vez mais em meu coração um enorme chamado de Deus, que eu seja instrumento para atingir outras mulheres. Talvez, para ser um canal de informação, inspiração, exemplo, apoio, conhecimento e fortaleza (pois muitas mulheres que souberam do meu caso também estão se cuidando e fazendo exames preventivos e até testes genéticos).
Entendo que precisamos acolher outras mulheres, e alimentar a auto-responsabilidade em termos de prevenção, além de mostrar e conscientizar que isso pode acontecer com qualquer uma e não só para quem tem uma mutação genética hereditária como eu. É preciso fazer o auto exame, exames de imagens laboratoriais, cuidar da saúde física, nutricional, mental e ir em consultas médicas. Portanto, em especial no meu caso, eu não posso segurar esse conhecimento somente para mim, pois são dados científicos extremamente importantes que podem salvar vidas.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres (porém, apenas 5% a 10% são hereditários) e se visto e tratado precocemente, TEM CURA.
O teste genético atualmente é direcionado apenas para a população considerada de alto risco, levando-se em consideração alguns critérios como:
– Mais de dois ou três familiares próximos com histórico de câncer;
– Irmã ou mãe que tiveram câncer de mama antes dos 45 anos,
– Histórico de lesões malignas prévias.Dentre as explicações cientificas que sei, a única e mais importante é Deus. É Ele quem comanda e sei que jamais me daria essa carga se eu não conseguisse carregar. Eu nunca tive dúvidas que o meu Deus é o da cura e da vitória, tanto é que provei disso 2 vezes e estou aqui, mais firme e forte do que nunca.
Eu agradeço por ser escolhida por Ele, por enxergar a vida de uma outra maneira, por estar mais próxima dEle e ver o tão maravilhoso Ele é; por ressignificar e renascer a cada dia, por agradecer a cada segundo de estar viva e com saúde, por ter minha família e amigos por perto!!!A mutação genética não é uma doença, mas sim um estado de “alerta” para que assim possamos nos prevenir. Infelizmente, poucas pessoas tem conhecimento e acesso aos testes genéticos, escrevei sobre isso no próximo post.
Mulheres, cuidem-se ! Faça que sua saúde seja uma prioridade
Em tempo: essa mutação atinge mulheres suscitando tumores em diversas regiões (mama, cabeça, pâncreas) e homens (estômago, intestino, próstata), variando pela faixa etária. Procurar um Oncogeneticista é fundamental.
Sobre a Síndrome, aqui: https://professorrafaelporcari.com/2021/04/26/a-mutacao-genetica-tp53-e-a-sindrome-de-li-fraumeni-2/
A influência da música sobre as pessoas é algo maravilhoso. A música é uma linguagem universal capaz de despertar emoções e sensações únicas.
Continua em: A influência da música e seu efeito positivo

🌇 Anoitecendo…
🇺🇸 An extremely beautiful sunset in Itu, interior of Brazil. Cheer the nature! / 🇧🇷 Um entardecer extremamente bonito em Itu, interior do Brasil. Viva a natureza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Ter resiliência é a virtude dos dias atuais?
RESILIÊNCIA, A PALAVRA DA MODA
Por Walcyr Carrasco
De tempos em tempos uma palavra ou expressão entra em moda. Todo mundo fala sem saber exatamente o que é. Quando eu tinha meus 20 anos e estudava História na Universidade de São Paulo, a expressão de ordem era “má consciência”. Significava genericamente a consciência pesada do burguês diante de seus lucros, por explorar o proletariado. Estendia-se a todos que, de alguma maneira, não se alinhassem com a crítica esquerdista a qualquer coisa neste mundo. Demorei um pouco para perceber que os ricos não tinham má consciência, a não ser alguns herdeiros desajustados. A maior parte prefere desfrutar os lucros em iates, casas de praia luxuosas, restaurantes, roupas, carros a refletir sobre a exploração do proletariado. A expressão deixou de ser usada. Nas últimas décadas, termos psicológicos entraram para o cotidiano. As pessoas usam a psicologia sem a menor noção do que estão falando. Você certamente já ouviu alguém dizer:
– Ele fez isso por ser traumatizado com o pai.
Pobre Freud, deve se retorcer na cova! Peça para explicar o que é traumatizado. Gagueira total. Mas a palavra trauma entrou para o vocabulário como quem fala de alface, abóbora, cenoura. Há menos tempo, a palavra foi psicótico. Leigos não sabem bem o que é psicopatia. Mas ouviram falar que, em cada dez, um ser humano é psicopata. Seu vizinho, talvez. Mais: ouviram também que nem todos os psicopatas são assassinos, mas têm uma lacuna na emoção. São capazes de usar sua generosidade para se aproveitar de você. Tornou-se comum dizer:
– Acho que ele é meio psicopata.
Meio?
A palavra da moda é resiliência. Primeiro pensei que era xingamento. Depois, que talvez fosse algo bom. Enfim, fui ao Google. Na Wikipédia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem entrar em surtos psicológicos (no sentido primário, é a capacidade de um material se deformar sob pressão e depois voltar à forma original, em vez de ficar deformado, quebrar-se ou romper-se). Ou seja, é algo bom. Descobri que sou o próprio exemplo da resiliência. Em situações de estresse, desligo a reação emocional. Fico calmo, calmíssimo. Certa vez, um amigo desmaiou no corredor de um hotel na Turquia, tarde da noite. Tranquilo, fui pegar a chave do meu quarto, aberto, para poder voltar. Depois achei a chave dele em seu bolso. Abri a porta de seu quarto. Consegui, não sei ainda como (resiliência muscular?), levá-lo até a cama. Havia se cortado no supercílio. Lavei seu rosto. Ao acordá-lo, conversei. Faltava um dia para voltar. Seria melhor um hospital turco ou esperar a volta ao Brasil? Ele explicou: era uma doença não diagnosticada. Ele desmaia, de repente. Esperamos a volta. A doença não foi diagnosticada até hoje, mas ele está bem. Em nenhum momento senti a menor tensão. Isso é resiliência! Ainda bem, porque antes me achava psicopata. Uma palavra pode aliviar a vida de alguém!
A origem da palavra é latina. Vem do verbo resilire, que significa ricochetear, pular de volta. Em inglês, acrescenta-se o significado de “capacidade de recuperação após um golpe”. Tornou-se o diamante das novas técnicas motivacionais e psicológicas (o diamante é duro, e não resiliente, porque não se deforma, ou seja, não “aprende” com o golpe). Tornar alguém mais resiliente é fazê-lo mais apto às dificuldades da vida. Os conceitos já faziam parte do cotidiano da terapia. A palavra resiliência foi traduzida apressadamente. Antes bombou nos países de língua inglesa. Lá, era um termo comum. Aqui, tornou-se novidade.
E a última é agregar algo. Um amigo psicólogo disse:
– Não quero trabalhar só a resiliência. Ao superar a situação, a pessoa avança. Aquilo que poderia ser uma experiência desagradável torna-se um fator positivo de crescimento.
Seria uma espécie de resiliência plus?
Escrevi este texto porque queria saber o que é resiliência. Descobri que é uma espécie de guarda-chuva para vários conceitos. Resiliência pessoal, empresarial… tornou-se uma panaceia no campo da superação (outra palavra na moda).
Talvez a palavra “resiliência” ainda não tenha chegado ao seu cotidiano. Chegará. Moda é moda. Mas não faça questão de tornar-se um expert. As pessoas gostam de usar palavras inteligentes, mesmo sem saber bem o que é. Tranquilo. Palavras e expressões supostamente sábias são como cor de esmalte. Saem de moda. Depois vem outra.

Viva Santa Úrsula, Padroeira dos Estudantes e dos Jovens, celebrada hoje!
Sua história, extraída de: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-ursula-padroeira-das-jovens-e-estudantes-98600
SANTA ÚRSULA
Hoje (21), a Igreja celebra santa Úrsula, padroeira das jovens e estudantes, que foi martirizada junto com um grupo de virgens.
Conta a tradição que santa Úrsula era filha de um rei inglês. Para adiar o casamento com um príncipe pagão, viajou com algumas donzelas em peregrinação a Roma.
Após seu retorno, em Colônia (Alemanha), foram capturadas pelos hunos. Santa Úrsula rejeitou a proposta de casamento com o chefe dos bárbaros e ela e suas amigas foram martirizadas por sua fé.
Santa Úrsula apareceu à santa Ângela de Mérici, que fundou a primeira ordem de mulheres dedicadas à formação cristã de meninas, chamadas Ursulinas.

Imagem extraída de ACI Digital.
No último sábado, Ramon Abatti Abel representou perfeitamente o espírito da arbitragem brasileira atual, desde a introdução do VAR: o de transferir a responsabilidade de lances para cabine.
Em Vasco x Atlético Mineiro, Otávio colocou a mão na bola intencionalmente. Não foi movimento nem natural, nem antinatural. Foi deliberado!
O árbitro deve marcar pênalti, e não há o que contestar. O VAR, como sugere o protocolo, fez a revisão. Mas ficamos vários minutos esperando o árbitro de vídeo decidir alguma coisa, e ainda assim Abatti foi ao monitor. Perdeu-se um tempão enorme, desnecessariamente. Lance claro, sem dúvida alguma, e o próprio árbitro foi ver a decisão dele para um possível momento de se “reapitar” o jogo.
É justamente isso que a FIFA não quer: se surgir uma dúvida (e esse lance não era duvidoso), mantenha-se a decisão de campo. Se o lance for claro (como foi), agilize-se a partida. Porém, nenhum juiz quer bater no peito e assumir o lance. Deixe para a equipe de VAR, com seus AVARs e demais membros no ar-condicionado…
Tanta demora causa apreensão, traz nervosismo e tensão maior à partida, além de que quebra o ritmo de jogo das equipes e acaba com toda a dinâmica.
Fico pensando: nos Jogos Olímpicos, tivemos um outro Ramon Abatti Abel apitando. O que houve com ele, que lá em Paris não sucumbia ao VAR?

Arte: Olhar Digital
Terminei hoje mais um Programa “Sebrae na Comunidade”, onde falo de Empreendedorismo e Cidadania, a fim de que os reeducandos saiam da Penitenciária e tentem recomeçar a vida honestamente.
As sementes foram plantadas! Que rendam bons frutos…
Veja um depoimento:

Original em:
Work Quote By Benedict Cumberbatch: “I had the…”

Dia bonito! Está nublado, mas ainda assim nos inspira.
Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.
Aqui: Rodovia Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Bairro Medeiros – Jundiaí / SP).

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds
Hoje é o dia em que foi inventada a lâmpada elétrica, em 1879, por Thomas Edison.
O que seria de nós sem as lâmpadas, não? Mas não é sobre isso que falaremos, e sim sobre gênios!
Leonardo Da Vinci é famoso por sua genialidade e inúmeras invenções revolucionárias (além, claro), da Mona Lisa, sua pintura marcante. Mas Thomas Edison não fica atrás, veja suas invenções (extraído da Wikipedia):
THOMAS EDISON
Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.
Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.
Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.
Em 1969 foi incluído no Automotive Hall of Fame.

Imagem extraída de: https://www.timetoast.com/timelines/historia-da-eletricidade–11
De outro dia…
A bela paisagem de um lindo amanhecer: como eu gosto de céus coloridos!
Sendo a fotografia um grande hobby, vale a pena registrá-los. Como esse, de dias atrás, em Jundiaí. Veja:

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Todos nós enfrentamos momentos de tomada de decisões, grandes ou pequenas, que têm o poder de mudar o curso de nossas vidas. Mas qual é a melhor …
Continua no link em: “O equilíbrio entre racionalidade e emoção: a arte de tomar decisões conscientes”

Suar faz muito bem!
Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃♂️ #corrida
MISSA DA FÉRIA 4ª Classe- Missa com comemoração de S. Hilarião, Abade e S. Úrsula e companheiras, Mártires Profunda confiança na proteção…
Continua em: Liturgia Diária- 21/10/2024

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 Desperte, Jundiaí.
Que a segunda-feira possa valer a pena.
(E há de valer, bem como toda a semana – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running
Sejamos firmes na fé e peçamos a Misericórdia Divina:

No último domingo, o Corinthians jogou contra o Flamengo e nas arquibancada havia uma faixa chamando ironicamente a CBF de corrupta (vide a foto abaixo).
A pergunta é: mesmo estando em sua própria casa, vale o Corinthians retirar o manifesto por ordem da PM (que exigiu isso) ou há um exagero das autoridades?
Deixe o seu comentário: