– E por hoje, é só!

E na corrida jornada diária… ufa! Terminamos o dia com aulas na Faculdade de Direito de Itu.

Professor não pode reclamar! Cansa, mas ama o que faz…

Agradeço aos meus alunos, pois a minha voz, hoje, acabou mais cedo (e eles me suportaram mesmo assim).

📝 #Educação

– O que é a literatura?

É possível definir em poucas linhas a literatura? Vejamos!

continua no link em: O que é a literatura?

– Dica da Noite 3:

Ame!

bomba.jpg

– Dica da Noite 2:

Viva a vida!

bomba.jpg

– Dica da Noite 1:

Não se perca!

bomba.jpg

– Qual é o Dia do Filho?

duas datas controversas sobre o Dia dos Filhos: 05 de abril e 23 de setembro (hoje).

Independente disso: amemos nossos rebentos!

bomba.jpg

💖 #Paternidade

– Justiça Decreta Prisão de Gusttavo Lima em Operação Contra Lavagem de Dinheiro e Jogos Ilegais.

O cantor Gusttavo Lima foi alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que decretou sua prisão preventiva nesta segunda-feira (…

Continua em: Justiça Decreta Prisão de Gusttavo Lima em Operação Contra Lavagem de Dinheiro e Jogos Ilegais

– Infoxicação: já sofreu disso?

Cuidado: nossa sociedade apresenta males do século XXI que são novos mas constantes. Um deles seria a intoxicação por excesso de informação, misto de contaminação com carência de atualizações.

Compartilho interessante material, extraído da revista Isto É, Ed 2168, pg 76, por Patrícia Diguê e João Loes. Abaixo:

INTOXICADOS DE INFORMAÇÃO

O estresse causado pela hiperconectividade e a sensação de estar sempre desatualizado causam a chamada infoxicação. Saiba quais são os sintomas e como se livrar desse mal

A publicitária Larissa Meneghini, 24 anos, toma café da manhã com os olhos grudados num livro. No caminho para o trabalho, parada no trânsito de São Paulo, aproveita para escutar notícias pelo rádio do carro e ler mais um pouco. Passa o dia conectada, respondendo a e-mails, checando redes sociais e pesquisando sites relacionados ao trabalho. “Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e esperar passar”, conta a paulistana, que recentemente abriu mão do celular com internet para tentar reduzir o estresse com a hiperconectividade. Apesar de antenada com tudo, se sente constantemente desatualizada. “Estou sempre com medo de ficar de fora”, lamenta. A angústia de Larissa diante do grande volume de informação é tema que vem gerando manifestações acaloradas desde o início da era digital e agora ganhou nome: infoxicação.
O neologismo, uma mistura das palavras “informação” e “intoxicação”, foi cunhado por um físico espanhol especialista em tendências da informação, Alfons Cornellá. Segundo ele, uma pessoa está infoxicada quando o volume de informação que recebe é muito maior do que o que ela pode processar. “Quando ainda nem terminamos de digerir algo, já chega outra coisa”, afirma o especialista. As consequências são a ansiedade diante de tantas opções e a superficialidade.

Na mesma corrente, está o psicólogo britânico David Lewis, que criou o conceito da Síndrome da Fadiga Informativa, que se dá em pessoas que têm de lidar com toneladas de informação e acabam se sentindo paralisadas em sua capacidade analítica, ansiosas e cheias de dúvidas, o que pode resultar em decisões mal tomadas e conclusões erradas. Outros sintomas são danos às relações pessoais, baixa satisfação no trabalho e tensão com os colegas. “O excesso é mais prejudicial do que proveitoso”, afirma. Se há duas décadas só contávamos com alguns canais de televisão, hoje o volume de dados no mundo equivale à leitura de 174 jornais por dia por pessoa, aponta estudo da USC Annenberg School for Communication & Journalism, publicado em fevereiro (leia quadro).
Apesar dos perigos do excesso de informação, a maioria dos especialistas ainda enxerga mais vantagens do que desvantagens na era digital. Só alertam para a necessidade de as pessoas aprenderem a amenizar os efeitos colaterais dessa nova realidade. “Não temos como reverter esse processo, então é preciso aprender a lidar com ele”, defende a psicóloga Rosa Farah, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “E não podemos subestimar a capacidade de o ser humano de adaptar-se a essa realidade.”
Para não ser contaminado pelo turbilhão de bytes a que está exposto diariamente, o engenheiro naval Guilherme Malzoni Rabello, 27 anos, inventou uma dieta da informação. “Eu escolho cuidadosamente o que merece minha atenção antes de sair atirando para qualquer lado, atentando principalmente para a origem da fonte. “Quanto mais gabaritada e reconhecida, mais vale a pena consumir”, diz. O engenheiro é exemplo de quem conseguiu exercer a escolha criativa, segundo o psicanalista Jorge Forbes, que não concorda com a patologização do mundo online. “Será que alguém fica gordo porque vai a um restaurante de bufê e se acha obrigado a comer de tudo para não fazer desfeita?”, compara Forbes. A professora Rosa, da PUC, ressalta, porém, que há pessoas mais vulneráveis a essa abundância e, para elas, recomenda escutar os alertas do organismo. “O corpo dá sinais de que estamos ultrapassando limites. Aí é hora de reavaliar prioridades”, ensina. Por enquanto, a quantidade de informação no mundo ainda equivale a menos de 1% da que está armazenada nas moléculas de DNA de um ser humano, indício de que a espécie deverá sobreviver a mais esse impacto.

imgres.jpg

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Entardecendo em Itu-SP.

E a tarde vai caindo em Itu. Olhe onde o sol quis ficar!

Viva a natureza e a sua beleza.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Conversei com Deus!

No intervalo das minhas aulas, pude fazer um momento de oração na Basílica Nossa Senhora do Rosário, dos Arautos do Evangelho.

bomba.jpg

Nesse lugar, hoje, passei alguns minutos conversando com Deus. Que paz…

bomba.jpg

Reze! Ele nos ouve.

bomba.jpg

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião

– Diniz no Cruzeiro. E o goleiro?

Pessoas inteligentes devem saber se adaptar!

Fernando Diniz gosta que o goleiro saia jogando com os pés. E o seu novo goleiro será Cássio (que é bom com as mãos).

Nada de querer trazer outro goleiro, né?

bomba.jpg

– Sebrae com os reeducandos.

Nesta segunda-feira, encerramos um ciclo do curso “Sebrae na Comunidade”, falando sobre Cidadania aos detentos da Penitenciária P3.

É com a Educação que melhoraremos o Brasil!

bomba.jpg

✒️ #Educação

– Dia de São Pio de Pietrelcina, o santo das dores e das frases (O Padre Pio, Estigmata)!

Poucos santos tiveram uma vida tão sofrida quanto o italiano Padre Pio. Em vida, sofreu com os mesmos estigmas (ferimentos) que Jesus sofreu na cruz!

Uma das figuras mais carismáticas do Catolicismo, lutou para a construção de abrigos e hospitais. Ria da dor e confiava no Senhor!

Disse certa vez que:

Deus nos dá muito mais do que merecemos“.

Também é dele a frase de que:

O cristão deve fugir dos aplausos do mundo“.

Por fim, uma da mais emblemáticas:

O demônio só tem uma porta para entrar na nossa alma: a nossa vontade e o nosso desânimo.”

Portanto, alegremo-nos hoje com as solenidades de São Pio de Pietrelcina!

Sua história, extraída de CançãoNova.com:

PADRE PIO

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione. Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário. Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de “Frei Pio” e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento. Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como “barba azul”.

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos. Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice. Padre Pio dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

Imagem extraída de ACI Digital.

– A poluição que assusta.

Uma massa cinzenta de poluição: olhe só como precisamos de chuva…

Aqui: Rodovia dos Bandeirantes com Dom Gabriel.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada

– A dificuldade dos clubes brasileiros em priorizar competições.

Nenhum clube europeu disputa com força total três competições simultâneas. Nem ao menos duas. A ordem de prioridade é: força máxima no Torneio Continental (a Copa dos Campões da Europa, chamada de UEFA Champions League / UCL; ou a secundária, chamada de Europa League), o Campeonato Nacional e a Copa do País.

Aqui no Brasil, nós temos a nossa competição continental (a Taça Libertadores da América; ou, a secundária, a Copa Sulamericana), o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Porém, acrescente-se algo que é exclusivo nosso e que encavala diversas datas no calendário, que são os campeonatos regionais. Tudo isso impacta demais no planejamento, no custo, na formação de plantel e na logística.

Repare: o Fortaleza jogou / joga nesse ano, o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana! Não é um absurdo serem 5 competições? Sem contar que, dos times do Brasileirão e da Sulamericana, é a agremiação que está mais longe da cidade dos seus adversários e, por tabela, tem os jogadores que mais tempo ficam dentro de um avião. A isso, um dia Vanderley Luxemburgo chamou de “pijama training”, ou seja, abrir mão de treinos para dar descanso aos jogadores, que ficam sem treinar por causa dos jogos, das viagens e de algo a mais, não relatado anteriormente: a ausência da família.

Tal fato só acontece no Brasil. Na competição internacional européia, você usa a sua força máxima. No torneio nacional, os treinadores mesclam as equipes em esquema de rodízio e descanso. Na copa local, não há vergonha alguma de se jogar com o time inteiro reserva (incluindo um técnico reserva / auxiliar). É por isso que se vê equipes pequenas chegando às finais por lá.

Aqui, se dá mais valor à Copa do Brasil do que ao Brasileirão! E isso é incompreensível aos europeus. O português Jorge Jesus, quando foi técnico do Flamengo, se assustou quando foi questionado em jogar com um time misto o Brasileirão e usar a força máxima na Copa do Brasil. Para ele, o campeonato nacional deveria ser muito mais importante do que uma copa.

Se não tivéssemos os campeonatos regionais, talvez o calendário fosse mais espaçado e mais partidas poderiam contemplar elencos titulares, para contentar quem reclama de times mistos. Mas ninguém abre mão dos estaduais…

A explicação? Pode parecer complexa, mas não é: o fato de sermos o único país a ter 13 times grandes! Não tem competição suficiente para todos conquistarem?

Nos últimos anos, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro tem sido favoritos às principais competições. Sendo assim, clubes como Internacional, Vasco da Gama, Corinthians ou São Paulo acabam lutando pelos campeonatos dos seus estados. E se esses mesmos estaduais não existirem, como terão algo a festejar?

Com tantos clubes grandes, competições menores são desejadas para quem não ganha as principais. Vide o RJ, com “subtítulos” dentro da disputa de título (Taça Rio e Taça Guanabara)?

Com isso, chegamos em Setembro com um dilema: se aqui não somos como os europeus e queremos ganhar tudo o que disputamos com elenco titular (mesmo não tendo número suficiente de atletas), qual a minha prioridade?

Vide o dilema do Corinthians: se dedica à Copa do Brasil ou à Sulamericana? E se escolher uma delas, como fica o Brasileirão, onde está na Zona do Rebaixamento?

Me lembrei de um dos rebaixamentos do Palmeiras: preocupado em vencer a Copa do Brasil (final contra o Coritiba), priorizou os mata-matas e caiu para a Série B do Brasileirão. Eram duas competições… o Timão, no entanto, está em três! Parece ironia, mas estar vivo em todas elas, tornou-se uma grande dor de cabeça.

Eu não tenho dúvidas: se sou cartola de clube, priorizo o Campeonato Brasileiro. É ele que me dá maior exposição, calendário o ano todo, vaga para torneios internacionais e dinheiro.

Ops: muitos acreditam que a Copa do Brasil paga mais, e não é verdade, pois os valores da premiação incluem os direitos de TV. No Brasileirão, eles são negociados à parte e, quando somados às premiações, superam o valor da Copa.

– Na Cantareira…

Olhe aí a beleza da Serra da Cantareira!

Aqui no alto, o calor está forte.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– As águas relaxam.

A Represa de Mairiporã, nesta manhã calorenta: tá bonita ou não tá?

Contemplar a paisagem faz bem.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagens #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– O diabo quer desanimar os servos de Deus.

Não baixemos a guarda!

Quando buscamos a comunhão com Deus, o inimigo quer colocar percalços para nos tirar o ânimo. E pra isso, usa covardemente outras pessoas e situações.

Mantenhamos a firmeza na fé, pois Satanás treme ao ver a confiança dos fiéis em Jesus, nosso Senhor e Salvador, e o refúgio na Imaculada Mãe Maria, nossa querida intercessora.

Um lembrete:

– Horizonte anil.

A vista da Estrada Velha de São Paulo para Francisco Morato: que horizonte!

Fotografar desestressa…

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #azul #blue #sky #céu #natureza #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí

– As duas polêmicas em Vasco x Palmeiras e São Paulo X Internacional.

Não assisti a integra dos jogos, mas pontualmente:

A falta reclamada em Marco Antônio, que posteriormente surge o gol do São Paulo: o Internacional tem razão na queixa, não foi nada.

O pênalti reclamado pelo Vasco: para mim, lance de movimento natural (assim, não foi infração). E se fosse, teria sido fora da área.

Os piores erros da rodada (mas que não impactaram no resultado) foram na Arena MRV. Bizarro…. Aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2024/09/22/analise-da-arbitragem-de-atletico-mineiro-3×0-red-bull-bragantino/

– Que calor!

Barbaridade: 37ºC em Cajamar!

E com o tempo seco…

bomba.jpg

– Freedom Quote By Ta-nehisi Coates: “For memory is…”

Wishing you the best!

Original em: Freedom Quote By Ta-nehisi Coates: “For memory is…”

– Segundona bonita.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #sol #sun #estrada

– Sue que faz bem.

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

bomba.jpg

🏃‍♂️ #corrida

– Liturgia Diária de 23/09/2024.

SÃO LINO, Papa e Mártir Festa de 3ª Classe- Missa “Si diligis me” e comemoração de S. Tecla, Virgem e Mártir Primeiro sucessor de S. Pedro, foi …

Continua em: Liturgia Diária- 23/09/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

bomba.jpg

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 5h – Desperte, Jundiaí.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

bomba.jpg

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: ipês.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

bomba.jpg

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

bomba.jpg

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

bomba.jpg

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Alimente coisas boas:

A ótima dica para hoje:

– Para essa semana:

Muito ânimo para a segunda-feira:

bomba.jpg

– Análise Pré Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Internacional.

E para o confronto do Massa Bruta contra o Colorado, a CBF escalou:

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima – PE
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira – CE
Árbitro Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Junior – PE
Quarto Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira – AL
Assessor: Vidal Cordeiro Lopes – BA
VAR: Rodrigo Nunes de Sá -RJ
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios – SE
AVAR2: Rodrigo Batista Raposo – DF
Observador de VAR: Hilton Moutinho Rodrigues – RJ
Quality manager: Maria Victória Benetti Vargas – CBF

Rodrigo entrou recentemente para o quadro da FIFA, entre boas e ruins atuações, tornando-se o representante da arbitragem nordestina que tanto se cobrava (não tínhamos um árbitro dessa região do país no quadro internacional há algum tempo). Em jogos do Red Bull Bragantino, apitou pouca coisa (muitas vezes atuando como quarto-árbitro, mas como juiz central, somente no ano passado, em Goiás x Massa Bruta).

Nas suas últimas atuações, tem tentado se firmar como árbitro de ponta, mas oscilando muito. Ora é rigoroso, ora deixa de dar cartões. Me lembro, às vésperas de entrar para a FIFA, de uma atuação muito ruim (aqui: https://wp.me/p55Mu0-3kL).

Torcerei para uma boa arbitragem e um grande jogo!

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Internacional pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/futeboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quarta, 25/09, 19h00. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!