– Entendamos essa verdade…

Muitas vezes, achamos que não somos agraciados por Deus…

Não é bem assim! Entendamos:

– Dica da Noite 2:

Resista! Não desista.

Uma mensagem:

– Dica da Noite 1:

Não tenha medo. Acredite!

– Alfabetização ou digitalização?

Eu não ouso discordar dessa verdade: muita gente por dentro “do mundo virtual”, mas sem entender o que se escreve “no mundo real”!

Abaixo:

– Fluminense 0x1 Botafogo.

Que cáca do Felipe Melo…
Acertou o árbitro Wilton Pereira Sampaio em não marcar falta de ataque do Botafogo contra o defensor do Fluminense. Lance legal e gol validado corretamente.

– Descontextualização.

A melhor saída contra a ignorância? Conhecimento, paciência e sabedoria

Continua em: Descontextualização

– Entenda o que falta para a rede social X voltar a funcionar no Brasil.

Na última sexta-feira (20), os advogados da rede social X (antigo Twitter) anunciaram a designação de uma representante legal no Brasil, como exigido…

Continua em: Entenda o que falta para a rede social X voltar a funcionar no Brasil

– Hora da Santa Missa.

Hora de rezar! Vamos à Santa Missa?

E aqui, na Capela Nossa Senhora Aparecida na Fazenda Ermida (Jundiaí), vamos ouvir o Evangelho que nos fala: precisamos ter humildade e servir!

Abaixo:

Evangelho (Mc 9,30-37)

Naquele tempo, 30 Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31 pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33 Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34 Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35 Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36 Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37 “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

bomba.jpg

– André Cury falando a Benjamin Back.

Há situações no Mundo do Futebol que nos trazem dúvidas sobre “como os negócios funcionam”.

Por exemplo: a relação empresários-clube. E digo isso pois assisti a entrevista do empresário André Cury no Podcast de Benjamin Back, e me assustei.

O Corinthians deve a ele 70 milhões de reais! Mais do que isso: há situações em que ele emprestou dinheiro ao Timão para que o clube comprasse… o seu próprio jogador.

Aliás, o Corinthians nunca pagou nada ao empresário nas negociações de Yuri Alberto. Ainda não saldou nenhuma comissão ou nenhuma taxa… André Cury demonstrou ter mágoa com o ex-presidente Duílio, o homem que disse que “não ganharia títulos mas pagaria dívidas”, mas deu calote nele. 

Assista em: https://youtu.be/6G6Gt12ayW0?si=puNuraIwjDPmVZHm

– Quando se ama, se cuida!

Cuide bem do seu amor!

Flores, para a flor da minha vida 🥰.

Te amo, Vivi!

Você ilumina o jardim da minha existência…

– Sábado é dia dedicado à devoção de Nossa Senhora.

A Igreja Católica devota o sábado às preces marianas. E você sabe por quê?

Abaixo, extraído de: https://arqbrasilia.com.br/a-devocao-a-nossa-senhora-no-sabado/

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NO SÁBADO

por Aloísio Parreiras

A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora. A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Aquele Sábado Santo foi o dia em que Nossa Senhora permaneceu sozinha em oração, sem ter a presença física de Jesus ao seu lado e, por isso, esse dia foi considerado o Sábado da solidão, do deserto, da morte e do luto. Foi o dia em que Maria Santíssima chorou e sofreu pela ausência de seu Filho.

No Sábado que precedeu a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente Nossa Senhora, em toda a Terra, personificou a Igreja Católica, pois, como nos contam os Evangelhos, depois da morte de Cristo, os Apóstolos, os Discípulos e as Santas Mulheres titubearam na fé, esqueceram as promessas de Cristo referentes à Sua ressurreição e se trancaram em suas casas com medo de serem perseguidos.

Naquele Sábado Santo, ou melhor, desde a Sexta-Feira Santa, Nossa Senhora não vacilou, em nenhum momento, na firmeza da fé. Ela continuou firme na certeza de que, por ser Deus, Cristo iria ressuscitar no Domingo, anunciando uma nova alvorada. Mesmo tendo conhecimento de que os Apóstolos estavam vivenciando a hora trágica da dúvida, a Virgem Maria continuou meditando, no silêncio e no abandono, esperando o raiar dos primeiros raios da ressurreição do Senhor.

Com o desenvolvimento da História da Igreja, muitos fiéis passaram a celebrar o dia de sábado com muitos atos de piedade cristã, em honra da Santa Mãe de Deus. São João Damasceno, no século VIII, em seus escritos, faz referência à celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Posteriormente, encontramos nos livros litúrgicos dos séculos IX e X missas em honra de Maria no sábado. Nos séculos XII e XIII, os grandes teólogos, tais como São Bernardo, São Tomás de Aquino e São Boaventura, explicavam a dedicação dos sábados a Nossa Senhora, evidenciando o tempo do descanso do Cristo no túmulo. Naquele Sábado, todas as pessoas haviam abandonado Cristo; apenas a Virgem Maria continuou a acreditar e, por isso, este é o seu dia. No século XVI, mais precisamente em 1570, o Missal Romano de São Pio V apresentou uma Liturgia da Missa de Nossa Senhora nos Sábados.

Em pleno século XX, nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de junho e 13 de julho de 1917, Nossa Senhora solicitou à vidente Lúcia que divulgasse o costume de dedicar os sábados em sua honra e devoção. Pediu também que, em especial, nos sábados, rezássemos o terço em reparação dos pecados: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e haverá paz. Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados”.

Atendendo aos pedidos e clamores de Nossa Senhora de Fátima, muitos fiéis católicos passaram a incluir e valorizar as devoções marianas no dia de sábado, entre outras, as mil Ave-Marias, o Rosário em família, a oração do Ofício da Imaculada, os cinco sábados em devoção à Virgem, a participação na Eucaristia e a realização de obras de misericórdia em favor do próximo.

O Ofício da Imaculada, que rezamos aos sábados, é a Liturgia opcional de devoção a Maria que é rezada pelos sacerdotes, monges e freiras. Na recitação do Ofício da Imaculada, todos nós somos chamados a participar. Nesta prece, recitam-se os salmos, leituras, hinos e orações para honrar a Santa Maria, Mãe de Deus.

Por meio do exercício da oração do Rosário, que nos sábados possui um aroma mais mariano, nós aprendemos com a Virgem Mãe a colocarmos o Cristo no centro de nossas vidas e de todas as coisas. Quando dobramos os nossos joelhos e rezamos o Rosário, nós revivemos os momentos significativos da História da Salvação, percorrendo as várias etapas da vida e da missão de Jesus, ou seja, participamos, de alguma forma, da conversão dos pecados e na construção da paz no mundo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Hoje, mais do que nunca, devemos recorrer a Nossa Senhora, pois Ela é a cheia de graças, a onipotência suplicante, que nos ensina a caminhar, mesmo em meio às tempestades, com a firmeza da fé. Juntos da Virgem Mãe, nós aprendemos que quem pede uma graça a Deus, deve antes de tudo acreditar que será atendido. Deve ter fé que, no tempo oportuno, Deus ouvirá.

Contemplando a pessoa da Virgem Maria na solidão do Sábado Santo, nós aprendemos que quem tem fé aguarda, não vacila, não se amedronta, ama e espera. Naquele Sábado Santo, Ela confirmou a solidez de sua fé, mesmo diante das trevas da morte e, por isso, contemplou a noite por excelência da fé e da esperança. Enquanto tudo estava mergulhado na escuridão, a Virgem Mãe vigiava. Vigiando, ao chegar os primeiros raios do esperado Domingo da Ressurreição, a Virgem Maria, certamente, se encontrou com o Cristo vivo e Ressuscitado e participou efusivamente da alegria da Ressurreição.

Mãe amada, Nossa Senhora do Sábado, fazei que também nós vigiemos no silêncio das noites escuras, crendo e esperando na Palavra e nas promessas de Cristo. Agindo assim, nós encontraremos, no tempo anunciado, na plenitude da luz e da vida, o nosso Redentor, primícias dos ressuscitados, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Foto: autoria pessoal – Nossa Senhora Aparecida, clicada na Sé Catedral Nossa Senhora da Conceição, Bragança Paulista- SP)

– Uma excelente recordação!

Ah, que foto legal. Tem 10 anos!

Olhe aí eu como pai de primeira viagem, e junto a nós, nossa cachorrinha!

A vida é feita de bons momentos a serem vividos…

🩵#Paternidade

– Análise Pré Jogo da Arbitragem para Atlético Mineiro x Red Bull Bragantino.

E para o confronto do Massa Bruta contra o Galo em Minas Gerais, a CBF escalou:

Árbitro: Lucas Paulo Torezin – PR
Árbitro Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos – PR
Árbitro Assistente 2: Rafael Trombeta – PR
Quarto Árbitro: Ruthyanna Camila Medeiros da Silva – PB
Assessor: Sérgio Cristiano Nascimento – RJ
VAR: Wagner Reway – SC
AVAR: Leone Carvalho Rocha – GO
AVAR2: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira – AL
Observador de VAR: Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro – SC
Quality manager: Larissa Ramos Monteiro – RJ

Paranaense de Campo Largo e com 41 anos, embora desconhecido no Brasileirão para muitos, Lucas tem muita experiência no Campeonato Paranaense. Estreou na Série A do Brasileirão somente nesse ano, e pelas diversas competições da CBF, já apitou os 4 grandes paulistas. Seu último jogo em partidas do Braga foi contra o Fluminense.

Eu gosto do estilo de jogo dele: não vulgariza cartões, nem marca qualquer faltinha. Lembra, muitas vezes, o estilo de arbitragem europeia.

Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo entre Atlético x Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/futeboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 22/09, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Minha filhotinha que amo…

Que saudade desse sorriso tão gostoso!

Como eu gosto de estar com você, Teteinha…

bomba.jpg

💖 #Paternidade

– Seja inteligente nos momentos de dizer algo…

… e saiba também escolher bem as palavras!

Uma oportuna postagem de sabedoria:

 

– Segundo tempo de treino.

Segundo tempo de treino! Vamos suar?

O corpo, a alma e a mente agradecem.

bomba.jpg

🏃🏼 #running

– Você expressa sua fé a representando em sua casa?

É tão simples, mas muitos não se atentam a isso…

Manifestar a fé embelezando o seu lar, não custa nada. Demonstra que somos cristãos e não nos envergonhamos disso.

Um recado, em: 

– A Anhanguera no sábado escuro.

Olhe aí que beleza a Rodovia Anhanguera no trecho de Jundiaí:

Registrar os cenários da natureza é bom demais…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– “ODS-5, Igualdade de gênero: Quebrar estereótipos de gênero e promover a igualdade, no esporte e na vida”.

Participei nessa manhã desse evento muito bacana no UniAnchieta, a respeito das oportunidades e relações das mulheres no esporte (e na sociedade em geral).

Diante dos números e do cenário, fico pensando: temos muito o que aprender ainda…

bomba.jpg

🚺 #inclusão

– Pastel delicioso.

Um Pastelzinho na Feira, nesse sábado, vai bem.

O meu foi de palmito, e está uma delícia…

Quem vai querer?

bomba.jpg

😋 #gula

– As coisas proibidas pela Coreia do Norte!

O regime norte-coreano de Kim Jon-un é ditatorial ao extremo. Mas além de assustar o mundo com seu desejo doentio de explodir mísseis, é marcado pelas mais diversas proibições.

Olha só cada maluquice,

Extraído de: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/05/21/conheca-13-coisas-que-voce-faz-todo-dia-e-sao-ilegais-na-coreia-do-norte.htm?cmpid=tw-uolnot

CONHEÇA 13 COISAS QUE VOCÊ FAZ TODO DIA E SÃO ILEGAIS NA COREIA DO NORTE:

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo. Comandado desde 2011 por Kim Jong-un, o terceiro “líder supremo”, o país tem uma legislação rigorosa sobre atitudes consideradas simples e corriqueiras em países democráticos.

As atividades consideradas ilegais podem ser punidas com trabalhos forçados, prisão e pena de morte. Muitas das execuções são públicas. Os campos de detenção do país –muitas vezes com trabalhos forçados– são secretos, porém alguns desertores já relataram à ONU (Organização das Nações Unidas) os horrores do que ocorre por lá.

Veja abaixo 13 atividades simples que são consideradas ilegais no país liderado por Kim Jong-un:

1) DORMIR DURANTE UMA REUNIÃO: dormir enquanto o chefe fala? Nada disso. O ministro da Defesa da Coreia do Norte foi executado com um tiro de bateria antiaérea em frente a centenas de pessoas por ter mostrado deslealdade ao presidente. Segundo o serviço secreto sul-coreano, Hyon teria adormecido durante um evento com Kim Jong-un e não cumpriu ordens.

2) TER O MESMO NOME DO LÍDER DA NAÇÃO: chamar-se Dilma ou Temer aqui no Brasil é permitido, por lá ter o nome Kim não pode. A proibição foi emitida há mais de 3 anos –um ano antes de que o ditador assumisse o poder no lugar do pai, Kim Jong-il. O regime totalitário, caracterizado pelo extremo culto à personalidade dos líderes da dinastia Kim, exigiu que todos os cidadãos que se chamam “Kim Jong-un” mudem de nome “voluntariamente”, segundo o decreto, para destacar a personalidade única do “líder supremo”.

3) TER UMA BÍBLIA: em 2014, o americano Jeffrey Fowle, ficou preso por cinco meses na Coreia do Norte depois de deixar uma Bíblia no banheiro de um restaurante. Fowle, 56, foi preso por violar as regras de pregação religiosa do regime. Embora haja igrejas na Coreia do Norte, elas estão todas sob controle do Estado e o regime totalitário proíbe manifestações independentes de religiosidade.

4) TER UM PARENTE CRIMINOSO: segundo a lei norte-coreana, os familiares de alguém acusado por um crime são automaticamente considerados corresponsáveis. Como no conceito de Sippenhaft da Alemanha nazista, a argumentação é que em suas veias corre o sangue do criminoso.

5) ESCOLHER SUA PROFISSÃO: após concluir o estudo secundário e o serviço militar, com apenas 18 anos, Ahn Myeong Cheol, atualmente morando na Coreia do Sul, foi designado guarda de um campo de prisioneiros políticos, onde as regras eram extremamente rígidas.

6) USAR BIQUÍNI: as mulheres são proibidas de mostrar o umbigo no país de Kim Jong-un, mostrando o profundo conservadorismo que impregna esta sociedade comunista na qual a retidão moral é tão sagrada quanto a revolução.

7) ASSISTIR FILME OU OUVIR MÚSICA DE FORA DO PAÍS: na Coreia do Norte, assistir ou ouvir mídia estrangeira é considerado crime contra o Estado, passível de trabalhos forçados, prisão e até morte. A despeito disso, a popularidade dos filmes e programas de TV internacionais –contrabandeados para o país em pendrives e CDs e vendidos no mercado negro– não para de crescer. Existem níveis diferentes de punição. Se você for apanhado com um filme russo ou de Bollywood [Índia], é enviado para a prisão por três anos, mas, se o filme for sul-coreano ou americano, você é executado.

8) SORRIR, BEBER E FALAR ALTO EM DATAS ESPECÍFICAS: desde 1994, quando os norte-coreanos perderam seu primeiro líder, a cada 8 de julho está proibido sorrir, levantar a voz na rua, beber álcool ou dançar, embora ninguém cogite fazê-lo “porque todo o país está de luto”.

9) PORNOGRAFIA: pessoas são executadas publicamente por distribuir material pornográfico ou se prostituir. As execuções públicas são usadas como medida extrema do governo para suprimir as chamadas desordens públicas ou “formas aceleradas de capitalismo” no país.

10) DIRIGIR: só funcionários do governo têm permissão para ter um carro. É estimado que apenas uma a cada 100 pessoas no país tenha carro. As mulheres também são proibidas de dirigir, apesar de serem as guardas de trânsito.

11) LIGAR PARA FORA DO PAÍS: fazer uma ligação para alguém fora do Coreia do Norte pode levar à morte. Em 2007, um homem foi morto a tiros dentro de um estádio por fazer inúmeras chamadas internacionais.

12) DEIXAR O PAÍS: os norte-coreanos são proibidos de deixar o país sem permissão. Nem sequer passar um feriado na vizinha Coreia do Sul: certamente você será caçado.

13) ENTRAR NA INTERNET: Facebook? Mandar um inocente e-mail? Tuítar? Nada disso é possível no país de Kim Jong-un, que não tem internet livre, apenas um portal de propaganda estatal. Somente o governo, a elite, estrangeiros e jornalistas a trabalho têm acesso a conteúdo online, mas em uma rede com velocidade bem baixa.

bomba.jpg

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Um coração em meio às nuvens.

Sabadão nublado, com um coração no céu!

Fotografar é muito bom!

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Um pouco de asseio, não faz mal!

Algo que estava me incomodando: o cabelo a cortar! A juba (que não é grande) estava acima do normal. Precisei aparar no meu amigo Cido…

Tô “meio careca”, mas necessito ter um pouco de asseio.

– Liturgia Diária de 21/09/2024.

SÃO MATEUS, Apóstolo e Evangelista Festa de 2ª Classe – Missa própria Antes de sua entrada para o Apostolado, foi publicano, e chamou-se Levi. Foi …

Continua em: Liturgia Diária – 21/09/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

bomba.jpg

– Bom dia, sábado (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que o sábado possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

bomba.jpg

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, sábado (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: azaleias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

bomba.jpg

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, sábado (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Nossa Senhora de Fátima:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a alegria de viver e deixaram de sonhar. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

bomba.jpg

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, sábado (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Prontos para o sabadão?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

bomba.jpg

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #mizuno #asics 

– Para refletir hoje:

Entendemos essa afirmação do Papa?

Veja:

bomba.jpg

– O cenário das transmissões esportivas em 2025:

Vai ser fácil achar o seu time nas diversas mídias, no Brasileirão 2025?

Veja como é o cenário hoje, e como estará no ano que vem:

– A dificuldade dos clubes brasileiros em priorizar competições.

Nenhum clube europeu disputa com força total três competições simultâneas. Nem ao menos duas. A ordem de prioridade é: força máxima no Torneio Continental (a Copa dos Campões da Europa, chamada de UEFA Champions League / UCL; ou a secundária, chamada de Europa League), o Campeonato Nacional e a Copa do País.

Aqui no Brasil, nós temos a nossa competição continental (a Taça Libertadores da América; ou, a secundária, a Copa Sulamericana), o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Porém, acrescente-se algo que é exclusivo nosso e que encavala diversas datas no calendário, que são os campeonatos regionais. Tudo isso impacta demais no planejamento, no custo, na formação de plantel e na logística.

Repare: o Fortaleza jogou / joga nesse ano, o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana! Não é um absurdo serem 5 competições? Sem contar que, dos times do Brasileirão e da Sulamericana, é a agremiação que está mais longe da cidade dos seus adversários e, por tabela, tem os jogadores que mais tempo ficam dentro de um avião. A isso, um dia Vanderley Luxemburgo chamou de “pijama training”, ou seja, abrir mão de treinos para dar descanso aos jogadores, que ficam sem treinar por causa dos jogos, das viagens e de algo a mais, não relatado anteriormente: a ausência da família.

Tal fato só acontece no Brasil. Na competição internacional européia, você usa a sua força máxima. No torneio nacional, os treinadores mesclam as equipes em esquema de rodízio e descanso. Na copa local, não há vergonha alguma de se jogar com o time inteiro reserva (incluindo um técnico reserva / auxiliar). É por isso que se vê equipes pequenas chegando às finais por lá.

Aqui, se dá mais valor à Copa do Brasil do que ao Brasileirão! E isso é incompreensível aos europeus. O português Jorge Jesus, quando foi técnico do Flamengo, se assustou quando foi questionado em jogar com um time misto o Brasileirão e usar a força máxima na Copa do Brasil. Para ele, o campeonato nacional deveria ser muito mais importante do que uma copa.

Se não tivéssemos os campeonatos regionais, talvez o calendário fosse mais espaçado e mais partidas poderiam contemplar elencos titulares, para contentar quem reclama de times mistos. Mas ninguém abre mão dos estaduais…

A explicação? Pode parecer complexa, mas não é: o fato de sermos o único país a ter 13 times grandes! Não tem competição suficiente para todos conquistarem?

Nos últimos anos, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro tem sido favoritos às principais competições. Sendo assim, clubes como Internacional, Vasco da Gama, Corinthians ou São Paulo acabam lutando pelos campeonatos dos seus estados. E se esses mesmos estaduais não existirem, como terão algo a festejar?

Com tantos clubes grandes, competições menores são desejadas para quem não ganha as principais. Vide o RJ, com “subtítulos” dentro da disputa de título (Taça Rio e Taça Guanabara)?

Com isso, chegamos em Setembro com um dilema: se aqui não somos como os europeus e queremos ganhar tudo o que disputamos com elenco titular (mesmo não tendo número suficiente de atletas), qual a minha prioridade?

Vide o dilema do Corinthians: se dedica à Copa do Brasil ou à Sulamericana? E se escolher uma delas, como fica o Brasileirão, onde está na Zona do Rebaixamento?

Me lembrei de um dos rebaixamentos do Palmeiras: preocupado em vencer a Copa do Brasil (final contra o Coritiba), priorizou os mata-matas e caiu para a Série B do Brasileirão. Eram duas competições… o Timão, no entanto, está em três! Parece ironia, mas estar vivo em todas elas, tornou-se uma grande dor de cabeça.

Eu não tenho dúvidas: se sou cartola de clube, priorizo o Campeonato Brasileiro. É ele que me dá maior exposição, calendário o ano todo, vaga para torneios internacionais e dinheiro.

Ops: muitos acreditam que a Copa do Brasil paga mais, e não é verdade, pois os valores da premiação incluem os direitos de TV. No Brasileirão, eles são negociados à parte e, quando somados às premiações, superam o valor da Copa.