– Quem pode falar com o árbitro?

A Regra do Futebol diz: ninguém pode contestar as decisões dos árbitros, e reclamações insistentes ou que passem do aceitável devem ser punidas com cartão amarelo.

Isso, lembre-se, inclui os capitães. Eles servem apenas como referência aos árbitros para que comuniquem algo para as equipes que representam, não podendo reclamar com eles.

Acontece que na última Eurocopa, a UEFA aproveitou uma “modificação de regra em teste” pela FIFA (a de permitir que capitães possam conversar educadamente com os árbitros, questionando alguma decisão, e fazendo valer advertência por cartão amarelo a qualquer outro atleta que queira conversar com ele) e o “mundo do futebol” gostou da ideia.

Não é regra, mas a Comissão de Arbitragem da CBF, na última semana, adotou o mesmo critério, usando tal artifício. Os árbitros continuam podendo falar com qualquer atleta (o que aconteceu com Vini Jr, na Espanha, claramente foi uma ironia que o jogador fez), mas somente os capitães podem conversar com ele.

No último jogo do Internacional-RS, houve um “rodízio de capitães” (3 atletas usaram a faixa) para que, de pouco em pouco, alguém reclamasse com o juizão. Uma clara burla ao espírito da regra (mesmo sendo uma regra em teste) que, se for ser levado à risca, deveria ser aplicado Cartão Amarelo pela insistência de reclamações.

IMPORTANTE: não é porque os capitães podem conversar, que está permitido queixas exageradas / desmedidas e ou insistentes. São igualmente passíveis de cartão amarelo (de certo, algum capitão pode equivocadamente entender que está permitido fazer o que quiser e não levar o Amarelo).

2 comentários sobre “– Quem pode falar com o árbitro?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.