– Resista!

Aguente o tranco. Deus tudo sabe.

– Dica da Noite 2:

Qual o destino? Aqui:

– Dica da Noite 1:

Acredite:

– O debate dos candidatos a Prefeito de SP do Estadão.

Confuso, de baixo nível e até mesmo mal mediado. Não deu certo o debate à prefeitura paulistana…

Para quem não assistiu, aqui: https://www.youtube.com/live/lBDK9k7WYa8?si=-j9hUPs8xqZJoQJG

– Ufa!

Arre! Hoje eu cansei…

Cinco aulas preparadas para os períodos de labuta entre 5ª e 6ª. E fiz com carinho!

Compartilhar conhecimento é bom, mas as vezes cansa…

– A Mars compra a Pringles! E que negócio…

Vejam só os números:

– Motivar-se é necessário:

Esse texto tão simples nos traz grande motivação!

Não discorde dele:

– Compartilhe conhecimento:

Meu artigo dessa 4ª feira na página 2, Coluna “Opinião”, no Jornal de Jundiaí, abaixo:

– Entardecer em meio as flores.

Em meio às azaleias, o sol vai dizendo adeus…

Tem coisa mais legal do que fotografar a natureza?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #flowers #flores

– Ser Político ou Apolítico?

Sempre aprendi que a política é a arte de se relacionar. Entretanto, a má prática vira politicagem.

Neste mundo difícil, não devemos ser apolíticos. Podemos ser apartidários, mas não alienados. Gosto desse pensamento:

A política perfeita é um ato de amor ao próximo; não basta viver, é necessário conviver e participar.”

Santo Agostinho, Doutor da Igreja.

Perfeito.

bomba.jpg

– Atenção: o novo VS não substituirá o VAR no futebol.

A FIFA está mudando o VAR? Seria um novo árbitro de vídeo?

Não! É uma nova ferramenta, sem árbitro: o VS, ou se preferir, o suporte de vídeo.

A idéia será testada no Mundial de Seleções Sub 20 Feminino (na Colômbia, em Setembro), e basicamente é um sistema eletrônico de vídeo, como “o olho do falcão” do Tênis, sem árbitros dedicados. Disse Pierlugi Collina, o ex-árbitro italiano que está à frente do projeto:

“O VS e o VAR basicamente podem ser usados para o mesmo tipo de incidente, mas não podem ser comparados, pois foram projetados para cenários completamente diferentes. O resultado do teste na Blue Stars/FIFA Youth Cup foi muito positivo. (…) O Football Video Support (VS) não é substituto ao VAR, mas uma alternativa para competições de menor orçamento”.

Ele se referiu aos primeiros testes realizados numa competição em maio (na cidade de Zurich), onde se testou o chamado “desafio”. O sistema conta com 3 a 5 câmeras, e tudo é automaticamente armazenado. Se os jogadores quiserem contestar o árbitro, comunicam ao técnico que pede revisão. Serão permitidos 3 momentos: gol, cartão vermelho e pênalti. Cada time terá direito a dois pedidos, e se o árbitro concordar com a reclamação, ao analisar o pedido do time e alterar a sua decisão, o time continua tendo direito a dois pedidos. Se a decisão não for alterada,  o time perdeu uma chance do desafio e fica apenas com uma oportunidade.

Eu acho uma boa ideia, mas penso: surgiria a discussão se o VS será melhor do que o VAR, e se escolherá o modelo. Como custo, sem dúvida, é bem mais barato.

Não duvidarei se levarem a ideia do “desafio” do VS também para o VAR, caso ela agrade.

Pierluigi Colina é chefe do Comitê de Arbitragem da Fifa — Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

– Saudade de um dia assim…

Que foto linda eu achei da minha Tetéia!

Já faz algum tempo…

Crianças são nossa luz!

– Doce com preço salgado:

Ferrero Rocher em barra?

Deve ser muito bom! Mas o preço…

– Dia de São Maximiliano Maria Kolbe.

Mártir da Caridade, padroeiro dos dependentes químicos e mensageiro da paz durante o Holocausto: esse é o grande São Maximiliano, celebrado neste dia 14 de agosto.

Sua história, extraída de: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-maximiliano-maria-kolbe-mensageiro-da-paz-no-holocausto/

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE

Rajmund Kolbe nasceu em Zdunska-Wola (Lodz), no centro da Polônia, em 8 de janeiro de 1894, e foi batizado no mesmo dia. A família mudou-se então para Pabianice, onde Raimundo frequentou a escola primária, sentiu um misterioso convite da Virgem Maria para amar generosamente Jesus e sentiu os primeiros sinais de uma vocação religiosa e sacerdotal. Em 1907, Raimundo foi acolhido no Seminário dos Frades Menores Conventuais de São Leopoldo. Em 4 de setembro de 1910, iniciou o noviciado com o nome de Fr. Maximiliano; e, em 5 de setembro de 1911, fez a profissão simples.

Ordenação e Lema de vida

Foi transferido para Roma, onde viveu de 1912 a 1919. Fez a profissão solene em 1º de novembro de 1914. Ordenado sacerdote em 28 de abril de 1918. Uma sólida e segura formação espiritual abriu o espírito de frei Maximiliano a uma aguda penetração e profunda contemplação do mistério de Cristo. Estes sentimentos de fé e resoluções de zelo, que Maximiliano resume no lema: “Renovar tudo em Cristo pela Imaculada Conceição”, estão na base da instituição da “Milícia de Maria Imaculada” (MI).

Polônia e a Milícia da Imaculada

Em 1919, padre Maximilian estava de volta à Polônia onde, apesar de uma grave doença que o obrigou a permanecer durante muito tempo no sanatório de Zakopane, dedicou-se com ardor ao exercício do ministério sacerdotal e à organização da MI. Em 1919, em Cracóvia, obteve o consentimento do Arcebispo para imprimir o “Relatório de Registro” da MI e pôde recrutar os primeiros soldados da Imaculada Conceição. Em 1922, ele começou a publicação de “Rycerz Niepokalanej” (O Cavaleiro da Imaculada Conceição), a revista oficial da MI; enquanto em Roma o Cardeal Vigário aprova canonicamente a MI como uma “Pia União”.

Posteriormente, a MI encontrará cada vez mais adesões entre sacerdotes, religiosos e fiéis de muitas nações. Entretanto, na Polônia, padre Maximiliano obtém a possibilidade de instalar um centro editorial autónomo no Convento de Grodno, que lhe permite publicar “Il Cavaliere” com edição e difusão mais proveitosas para “trazer a Imaculada Conceição aos lares, para que as almas, aproximando-se de Maria, recebam a graça da conversão e da santidade”.

Expansão

Em 1927, padre Kolbe iniciou a construção de uma cidade-convento perto de Varsóvia, a que chamou “Niepokalanów” (Cidade da Imaculada Conceição). Desde o início, Niepokalanów assumiu a fisionomia de uma autêntica “fraternidade franciscana”, pela importância primordial dada à oração, pelo testemunho de vida evangélica e pela vivacidade do trabalho apostólico. Os frades, formados e orientados por padre Maximiliano, vivem em conformidade com a Regra de São Francisco, no espírito de consagração à Imaculada Conceição, e todos colaboram na atividade editorial e no uso de outros meios de comunicação social para o aumento do Reino de Cristo e a difusão da devoção à Santíssima Virgem. Padre Kolbe, autêntico apóstolo de Maria, gostaria de fundar outras “Cidades da Imaculada” em várias outras partes do mundo; mas, em 1936, ele teve de retornar à Polônia para reassumir a liderança de Niepokalanów. 

Guerra

Ele acolhe refugiados, feridos, fracos, famintos, desanimados, cristãos e judeus no convento, a quem oferece todo conforto espiritual e material. Em 19 de setembro, a polícia nazista deportou o pequeno grupo de frades de Niepokalanów para o campo de concentração de Amtitz, na Alemanha, onde padre Maximiliano encorajou os irmãos a transformar a prisão em uma missão de testemunho. Todos puderam regressar livres à Niepokalanów, em dezembro. Em 17 de fevereiro de 1941, padre Maximiliano foi encarcerado na prisão de Pawiak, onde sofreu as primeiras torturas pelos guardas nazistas; e, em 28 de maio, foi transferido para o infame campo de concentração de Oswiipcim.

A presença do padre Kolbe, nos vários quarteirões do campo da morte, foi testemunha da fé do sacerdote, pronto a dar a vida pelos outros; do religioso franciscano, testemunha evangélica da caridade e mensageiro da paz e do bem para os irmãos; do cavaleiro de Maria Imaculada, que confia todos os homens ao amor da Mãe divina. Envolvido nos mesmos sofrimentos infligidos a tantas vítimas inocentes, ele reza e faz rezar, suporta e perdoa, ilumina e fortalece na fé, absolve os pecadores e infunde esperança.

Martírio 

A fé o fez, com extremo entusiasmo de amor, oferecer-se livremente para substituir um irmão prisioneiro condenado, juntamente com outros nove em represália injusta, a passar fome. No bunker da morte, padre Maximiliano fez ressoar com a oração o canto da vida redimida que não morre, o canto do amor que é a única força criadora, o canto da vitória prometida à fé em Cristo. Em 14 de agosto de 1941, véspera da festa da Assunção de Maria Santíssima, faleceu com uma injeção de ácido carbônico. 

A minha oração

“Ao santo amigo da Cruz e de Jesus, que destes sua vida no lugar dos inocentes e a eles dedicou-se todo o tempo, pedimos a graça de crescer nas virtudes da coragem e da defesa dos mais necessitados. Que Nosso Senhor nos eduque nesse mistério do martírio diário. Amém!”

São Maximiliano Kolbe , rogai por nós!

IN ENGLISH –

**Martyr of Charity**, patron saint of addicts, and messenger of peace during the Holocaust: this is the great Saint Maximilian, celebrated on this August 14th.

His story, extracted from: [https://santo.cancaonova.com/santo/sao-maximiliano-maria-kolbe-mensageiro-da-paz-no-holocausto/](https://santo.cancaonova.com/santo/sao-maximiliano-maria-kolbe-mensageiro-da-paz-no-holocausto/)

### SAINT MAXIMILIAN MARIA KOLBE

Rajmund Kolbe was born in Zdunska-Wola (Lodz), in central Poland, on January 8, 1894, and was baptized on the same day. The family then moved to Pabianice, where Rajmund attended primary school, felt a mysterious invitation from the Virgin Mary to generously love Jesus, and felt the first signs of a religious and priestly vocation. In 1907, Rajmund was accepted into the Seminary of the Conventual Franciscan Friars of Saint Leopold. On September 4, 1910, he began his novitiate with the name of Fr. Maximilian; and, on September 5, 1911, he made his simple profession.

### Ordination and Motto

He was transferred to Rome, where he lived from 1912 to 1919. He made his solemn profession on November 1, 1914. He was ordained a priest on April 28, 1918. A solid and secure spiritual formation opened Fr. Maximilian’s spirit to an acute penetration and deep contemplation of the mystery of Christ. These sentiments of faith and resolutions of zeal, which Maximilian summarized in the motto: **”To renew all things in Christ through the Immaculate Conception,”** are the basis for the institution of the “Militia of the Immaculata” (MI).

### Poland and the Militia of the Immaculata

In 1919, Father Maximilian was back in Poland where, despite a serious illness that forced him to stay for a long time in the sanatorium of Zakopane, he dedicated himself with ardor to the exercise of the priestly ministry and the organization of the MI. In 1919, in Krakow, he obtained the Archbishop’s consent to print the “Registration Report” of the MI and was able to recruit the first soldiers of the Immaculate Conception. In 1922, he began the publication of “Rycerz Niepokalanej” (*The Knight of the Immaculata*), the official magazine of the MI; while in Rome the Cardinal Vicar canonically approved the MI as a “Pious Union.”

Subsequently, the MI would find more and more adherents among priests, religious, and the faithful in many nations. Meanwhile, in Poland, Father Maximilian obtained the possibility of installing an autonomous publishing center in the Convent of Grodno, which allowed him to publish “Il Cavaliere” with more profitable editing and dissemination to **”bring the Immaculate Conception to homes, so that souls, by drawing near to Mary, might receive the grace of conversion and holiness.”**

### Expansion

In 1927, Father Kolbe began the construction of a city-convent near Warsaw, which he called “Niepokalanów” (**City of the Immaculata**). From the beginning, Niepokalanów took on the physiognomy of a true “Franciscan fraternity,” due to the primordial importance given to prayer, the testimony of an evangelical life, and the vibrancy of the apostolic work. The friars, trained and guided by Father Maximilian, lived in accordance with the Rule of St. Francis, in the spirit of consecration to the Immaculate Conception, and all collaborated in the editorial activity and the use of other social communication media for the increase of the Kingdom of Christ and the diffusion of devotion to the Blessed Virgin. Father Kolbe, an authentic apostle of Mary, wanted to found other “Cities of the Immaculata” in various other parts of the world; but, in 1936, he had to return to Poland to reassume the leadership of Niepokalanów.

### War

He welcomed refugees, the wounded, the weak, the hungry, the discouraged, Christians and Jews into the convent, to whom he offered all spiritual and material comfort. On September 19, the Nazi police deported the small group of friars from Niepokalanów to the Amtitz concentration camp in Germany, where Father Maximilian encouraged the brothers to transform their imprisonment into a mission of testimony. They were all able to return freely to Niepokalanów in December. On February 17, 1941, Father Maximilian was imprisoned in Pawiak prison, where he suffered the first tortures from the Nazi guards; and, on May 28, he was transferred to the infamous Auschwitz concentration camp (Oswiipcim).

Father Kolbe’s presence in the various quarters of the death camp was a witness to the priest’s faith, ready to give his life for others; to the Franciscan religious, an evangelical witness of charity and a messenger of peace and goodness to his brothers; and to the knight of the Immaculate Conception, who entrusted all men to the love of the divine Mother. Involved in the same sufferings inflicted on so many innocent victims, he prayed and led others in prayer, endured and forgave, enlightened and strengthened in faith, absolved sinners, and instilled hope.

### Martyrdom

His faith, with an extreme enthusiasm of love, led him to freely offer himself to replace a condemned fellow prisoner, along with nine others in an unjust reprisal, to be starved to death. In the death bunker, Father Maximilian made the song of redeemed life that does not die resound with prayer, the song of love that is the only creative force, the song of the victory promised to faith in Christ. On August 14, 1941, the eve of the feast of the Assumption of the Blessed Virgin Mary, he died from an injection of carbolic acid.

### My prayer

“To the holy friend of the Cross and of Jesus, who gave his life in the place of the innocent and dedicated himself to them all the time, we ask for the grace to grow in the virtues of courage and the defense of the most needy. May Our Lord educate us in this mystery of daily martyrdom. Amen!”

Saint Maximilian Kolbe, pray for us!

– A Serra do Japi e sua beleza.

Tem como não se inspirar com a Serra da Ermida, um trecho da Serra do Japi?

Viva a natureza e a sua beleza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– A importância de uma boa categoria de base: Vini Jr e Flamengo!

Ter uma categoria de base valorosa e investir nos jovens garotos, rende não só dinheiro imediato da venda de “pé-de-obra” ao clube, mas também é uma receita de rendimentos futuros.

Pelo mecanismo de compensação financeira da FIFA aos clubes formadores, caso o Real Madrid venda Vinícius Jr ao Al-Alhi (vide aqui a proposta: https://wp.me/p4RTuC-ZzT), o Flamengo receberá 150 milhões de reais (mais de 28 milhões de dólares)!

É muito dinheiro… e quanto tempo Vini esteve defendendo o time profissional da Gávea?

Screenshot

– Segundo tempo de Running.

Segundo tempo de treino a realizar.

S’imbora suar? O corpo, a alma e a mente agradecem.

🏃‍♂️ #running

– O pior parasita que existe é…

O pior parasita que existe não é um vírus, nem uma bactéria ou muito menos um vermeé uma ideia equivocada, uma filosofia de vida enganosa, uma ideologia transviada 

Esse parasita corrói a cabeça, ataca o coração e ilude as pessoas. Destrói a sociedade e as relações, muda conceitos e coloca amigos e irmãos em desavença!

Cuidado com o que pensamos ou acreditamos. Pode ser no âmbito da crença, do esporte ou da política. O fanatismo de Extrema Direita ou de Extrema Esquerda, o Radicalismo em uma Cultura Woke má entendida, ou nas semelhanças com tais imposições.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem souber, compartilhar para citação / crédito no post.

– Quarta bonita!

Quarta-feira inspiradora na Rodovia Dom Gabriel!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária da Vigília da Assunção de Nossa Senhora: 14/08/2024.

2ª Classe- Missa própria, com comemoração de S. Eusébio, Confessor A Vigília é a preparação da festa. Páginas 1227 e 1229 do Missal Quotidiano (D. …

Continua em: Liturgia Diária- Vigília da Assunção de Nossa Senhora – 14/08/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

 

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí, bem bonita.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Animo un paio di scarpe nuove.

Animo un paio di scarpe nuove. Tratto da:Onda Lucana® by Luigi Gilio Animo un paio di scarpe nuove, un pezzo di pane arrostito, un vascello di olive …

Continua em: Animo un paio di scarpe nuove

– Pra hoje:

– Sobre os pênaltis de mão na bola na Premiere League: nenhuma novidade! E sobre os times do coração…

Segundo o jornalista Henry Winter, que cobre a Premiere League, os pênaltis acidentais de mão na bola não deverão ser marcados pênalti na próxima temporada.

Aqui, uma obviedade. Mas leia o texto no original, publicado na Rede Social X:

“There were too many hand-balls last season. Players now advised by PL that not every touch of a player’s hand/arm with the ball is an offence and they are not expected to move with their arms behind back or by their side like pogoing penguins (not an official description in the Laws). Handball Law is simplified. No hand-ball if: justifiable position or action; a clear change of trajectory when touched by, or deflected from, the same player; played by a team-mate; hits supporting arm when a player falls; or proximity. Handball still fairly complicated but this should prove an improvement.”.

Traduzindo de uma forma didática: só deverão ser marcados os pênaltis de mão intencional ou de movimento antinatural, como a regra manda. Mas, infelizmente, começaram a surgir pênaltis de “queimada” por lá, como no Brasil (que são equivocados) – e esse é o motivo de alerta.

Sobre isso, lá em 2014, Massimo Bussaca, antes da Copa do Mundo do Brasil, assustado com os pênaltis marcados aqui, bradava:

“Um jogador precisa de sua mão e de seu braço para correr, se equilibrar e saltar. Não se pode jogar sem a mão. O árbitro precisa fazer a leitura correta do lance. Não se pode dar falta a qualquer toque na mão. Isso é um absurdo.” (O Estado de São Paulo, 10/06/2014).

Com pesar, aqui quase tudo virou pênalti, pelo erro da orientação de Larrionda aos árbitros brasileiros (onde tudo era pênalti) e que já falamos à exaustão… 

Portanto, nenhuma novidade quanto a isso na Inglaterra, é só o cumprimento da regra.

Aliás, outra novidade: a PL deseja que os árbitros revelem seu time do coração, a fim de evitar conflitos de interesses nas escalas! Mas isso funcionará?

É muita ingenuidade achar que um árbitro apitará contra ou a favor do seu time de infância. O árbitro, quando trabalha no futebol profissional, pensa acima de tudo na sua carreira! Ele não quer que desconfiem que ele estaria favorecendo o time que torcia quando criança. Aliás, é uma preocupação muito grande do juiz de futebol evitar até mesmo ser rigoroso demasiadamente com seu “ex-time”, como uma prova de que não é “torcedor enrustido” (ou seja: prejudicá-lo na preocupação de não favorecimento).

Na FPF ou na CBF, na sua ficha cadastral, você coloca o nome do seu time de coração. Mas fica só lá, pois você realmente não consegue torcer dentro de campo. Depois da carreira profissional, alguns árbitros, até mesmo para “encerrar o ciclo”, voltam a ser torcedores. Outros, acabam torcendo para os amigos que fizeram no futebol, independente do time. O mais comum é: torcer contra aqueles que dão trabalho para a arbitragem.

Não sei se surtiria efeito no Brasil tal medida, se anunciada, pois ela já existe. Revelar ao torcedor? Isso seria um absurdo, claro. Afinal, aqui, mesmo o árbitro internacional (que é da FIFA, e em tese poderia apitar qualquer partida no mundo), é barrado pela origem da sua federação (por exemplo: Raphael Claus, de Santa Bárbara do Oeste/SP, não poderia apitar Palmeiras x Flamengo, por estar alocado na FPF).

O futebol é complicado, não?

Logotipo da Premier League - Design, História e Evolução | Turbologo

– De onde estão vindo os acréscimos exagerados no futebol?

De onde surgem os minutos de acréscimo dos árbitros?

Em suma: da cabeça dos próprios juízes, apesar de existir um regramento.

Um dos grandes problemas que estamos vendo ultimamente no futebol brasileiro, é a subjetividade do tempo extra. Mas afinal… existe critério?

É óbvio que temos isso textualmente na regra, mas até para tal objetividade, há uma subjetividade. Explico essa incongruência:

Antigamente, passavam os 45 minutos e todo mundo ficava olhando para o árbitro, pois não se precisava anunciar a minutagem que seria acrescida. Isso mudou, com o juiz tendo que informar previamente até quando a partida duraria e uma placa passou a ser levantada para conhecimento de todos. Chegou a ser praxe nos anos 90 (e que virou motivo de crítica): 1 minuto no primeiro tempo (no máximo 2) e 3 minutos no segundo (vez ou outra, 4 ou 5; mais do que isso, jamais).

A regra prevê que se acrescente tempo gasto em:

substituições;
• avaliação ou retirada de um jogador lesionado;
• desperdício deliberado de tempo;
• sanções disciplinares;
• paradas médicas autorizadas pelo regulamento da competição, como as paradas para hidratação, que não deveriam exceder um minuto, e as paradas para resfriamento (noventa segundos a três minutos);
• atrasos relacionados com as checagens e as revisões do VAR;
• a comemoração de um gol;
• qualquer outra causa, incluindo o atraso significativo para o reinício do jogo — por exemplo, devido à interferência de um agente externo.

As situações são objetivas, mas quem fica anotando o tempo perdido, para o árbitro acrescentar exatamente o relatado acima e quem o avisa? Não dá para quem está no calor da partida, entre tantas atribuições, se preocupar com essa tarefa. Só se conseguiria isso se alguém lá na cabine do VAR (quem sabe um dos vários AVARes que compõe a equipe), ficasse travando um cronômetro cada uma das situações relatadas. Como isso não existe, fica o disparate de tempos diversos. Incluindo, obviamente, os incomuns 8, 9, 10 minutos solicitados…

Isso surgiu na Copa do Mundo do Catar. A FIFA queria aumentar o tempo de bola rolando, e propôs 2 tempos de 50 minutos. Não conseguiu a mudar a Regra (As “Leis do Jogo” têm dono: a International Football Association Board – IFAB, que não gostou da ideia). Então, surgiu a cobrança para que os árbitros dessem mais acréscimos.

Para aumentar o tempo de bola rolando, existem várias propostas na gaveta atualmente: 2 tempos efetivos de 30 minutos com paralisações de relógio, por exemplo. Mas ninguém resolve a questão ainda da subjetividade, que é o problema atual.

Aqui no Brasil, reside ainda outra discussão (que não deveria existir): se deve acrescentar o tempo perdido com cera ou não? Afinal, muito jogador adora matar alguns minutos quando está ganhando, prejudicando o adversário.

Óbvio que não se deve acrescentar pela cera! Retardou o jogo, pune-se com cartão amarelo e se agiliza o reinício. E vejo muito árbitro sinalizando que vai dar acréscimo de tempo por cera… Isso não pode, e nem deve, pois a cera quebra a dinâmica do jogo e esfria uma equipe que pode estar num melhor momento. É unfair-play puro.

Eu imagino que com a introdução da tecnologia de inteligência artificial no futebol for inevitável, a cronometragem de tempo, num tempo razoável, também será.


IN ENGLISH – Where do referees’ added time minutes come from?

In short: from the referees’ own heads, despite the existence of rules.

One of the biggest problems we’re seeing lately in Brazilian football is the subjectivity of extra time. But after all… is there a criterion?

It’s obvious that we have this written in the rules, but even for such objectivity, there is a subjectivity. I’ll explain this inconsistency:

In the past, when 45 minutes passed, everyone looked at the referee because there was no need to announce the amount of time to be added. That changed, with the referee having to inform beforehand how long the match would last, and a board was raised for everyone to know. It became a practice in the 90s (and a reason for criticism): 1 minute in the first half (at most 2) and 3 minutes in the second(occasionally 4 or 5; never more than that).

The rule provides for time to be added for:

  • substitutions;
  • assessment or removal of an injured player;
  • deliberate time-wasting;
  • disciplinary sanctions;
  • medical stoppages authorized by the competition’s regulations, such as hydration breaks, which should not exceed one minute, and cooling breaks (ninety seconds to three minutes);
  • delays related to VAR checks and reviews;
  • the celebration of a goal;
  • any other cause, including significant delay in restarting the game—for example, due to interference from an external agent.

The situations are objective, but who keeps track of the lost time for the referee to add exactly what is reported above, and who informs him? It’s not possible for someone in the heat of the match, with so many duties, to worry about this task. This would only be possible if someone in the VAR booth(perhaps one of the several AVARs that make up the team) were to pause a stopwatch for each of the reported situations. Since this doesn’t exist, we get a disparity of different times. Including, obviously, the unusual 8, 9, 10 minutes requested…

This emerged at the Qatar World Cup. FIFA wanted to increase the time the ball was in play, and proposed two 50-minute halves. It was unable to change the Rule (The “Laws of the Game” have an owner: the International Football Association Board – IFAB, which did not like the idea). So, the demand for referees to give more added time arose.

To increase the time the ball is in play, there are several proposals currently in the drawer: two effective 30-minute halves with clock stoppages, for example. But no one has yet resolved the issue of subjectivity, which is the current problem.

Here in Brazil, another discussion still exists (which shouldn’t): should time lost to time-wasting be added or not? After all, many players love to kill a few minutes when they are winning, harming the opponent.

It’s obvious that you shouldn’t add time for time-wasting! Delaying the game should be punished with a yellow card, and the restart should be sped up. And I see many referees signaling that they will add time for time-wasting… This cannot and should not happen, because time-wasting breaks the dynamism of the game and cools down a team that may be in a better moment. It is pure unfair-play.

I imagine that with the introduction of artificial intelligence technology in football being inevitable, timekeeping will also be, within a reasonable timeframe.