– Dica da Noite 2:

Sonhemos:

– Dica da Noite 1:

Lutemos:

– Maduro, o sanguinário.

Que país é esse?

Pobre Venezuela e seu vaidoso e inoportuno ditador.

– Uma visita aos Arautos do Evangelho.

No intervalo de uma aula e outra, fui rezar na Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras – SP, mantida pelos Arautos do Evangelho.

Veja só que imponência:

E lá chegando, não tem como não se admirar com o interior da belíssima igreja. Veja só o altar:

Fui ao Santíssimo Sacramento fazer minhas preces. Até o ostensório é impactante:

Vale o passeio. É turismo religioso, e ao mesmo tempo, arte e fé!

– A Profissão Pai.

Quando não se tem filhos, a noção de “o que é ser pai” é um pouco vaga. Meio romântica, meio assustadora, talvez um pouco sem a real noção. Mas quando a paternidade bate à sua porta de verdade… tudo se transforma!

Foi assim comigo! Tenho duas maravilhosas filhas, a Marina (que completou 15 anos) e a Maria Estela (que fez 7). Elas mudaram a minha vida profissional e pessoal.

Vamos lá: o ano era 2009! Eu estava na minha fase workaholic: lecionava numa grande universidade da Capital, administrava meu posto de combustível em Jundiaí e rodava o Brasil apitando futebol profissional (pois é: quando você não tem filhos, consegue ter até 3 profissões: professor, comerciante e árbitro de futebol).

Quando soube que minha Marininha iria vir ao mundo, tudo mudou! A expectativa pela novidade, a ansiedade para que tudo ocorresse bem e o maior dos medos: eu seria ou não um bom pai? Pois não é que a sapequinha foi nascer justamente em um dia em que eu estava escalado para um Corinthians x Palmeiras? Ah, eu não tive dúvida: como todo sonho de um juiz de futebol paulista é trabalhar num Derby (eu seria 4º árbitro nesse jogo, ocorrido em Presidente Prudente, onde Ronaldo Fenômeno se notabilizou por derrubar o alambrado na comemoração de gol), pensei: o jogo seria um sonho, mas minha filha é a realidade! Pedi dispensa e fiquei esperando ela chegar ao nosso planetinha. E valeu a pena!

Uma menina incrível, doce e companheira. A Marina, pelo esporte, tornou-se apegada a mim. Pedalávamos juntos, arrumávamos meus equipamentos de futebol em conjunto e, em tudo, estava comigo. Até que bateu uma nova preocupação: por que estar fora de casa aos sábados e/ou domingos, viajando e me ausentando até dois dias, e não ter a sua presença?

Pendurei o apito. E por ela… também valeu a pena! Como o Papai do Céu foi muito generoso, acabei me tornando comentarista de arbitragem da Rádio Difusora (não precisando ficar tanto tempo fora de casa e a distâncias não tão grandes). Olhe aí a minha Marina na cabine do Estádio Jayme Cintra, torcendo para o nosso querido Paulista FC!

Pois bem, os anos se passaram e… não é que a Dona Cegonha pousou em nosso lar uma segunda vez? Nasceu prematuramente a nossa Maria Estela. E veio “guerreira”: prematura, ficou um mês na UTI Neo Natal até vir para casa. E como a irmã mais velha, ela também se tornou uma doce garotinha amável.

Para onde eu ía, ela queria estar junto. Minha companheirinha (mais uma). E aí a preocupação em ser duas vezes pai, mas ser sempre presente, bateu mais forte. Abri mão das minhas aulas na Universidade naquele período, pois queria exercer a paternidade da maneira mais honrosa que existe: estando no dia-a-dia delas, educando, brincando e amando-as. E não é que a minha Estelinha pegou gosto pelo futebol também?

Desde novinha, ela adorava revirar minhas coisas de arbitragem. Dizia que era “torcedora do Papai”. Olhe aí que foto sensacional:

O esporte sempre esteve presente nas nossas brincadeiras: andar de bicicleta, correr sem compromisso (a Pista de Atletismo do Bolão é testemunha de nós) ou qualquer outra atividade física, nos uniu como família. E nessa condição de pai participativo, descobri que de todas as profissões que eu exercia, nenhuma valia mais do que a minha verdadeira vocação: a paternidade!

Estar presente nas alegrias e nos momentos de choro, ensinar as primeiras letras e, quando necessário, chamar a atenção pelos comportamentos indevidos, faz parte do cotidiano de um pai. AMO viver isso, e vou cuidar delas o máximo que puder, até ganharem asas. Mas quando voarem, saberão que o ninho ainda está à disposição delas, com o pai torcendo para que cresçam em tamanho, beleza e sabedoria.

Esses rostinhos dizem muita coisa, né? Vejam só:

A paternidade não é um estado, é um sentimento e uma condição que não se deve abrir mão!

– Sobre o lance de Cuiabá x Palestino.

Acertou o Árbitro!

Olhe só o que a Regra diz:

– Tenha Resistência na Fé contra o Encardido.

Quando queremos a Graça de Deus, o Encardido quer nos atrapalhar e nos leva à desgraça. Para isso, usa pessoas e situações.

Atente-se:

– Projeto Sebrae nas Penitenciárias.

Hoje foi dia de falar sobre “Ideias de Negócios e Empreendedorismo” pelo Projeto Sebrae na Comunidade, na Penitenciária III de Franco da Rocha.

É um trabalho difícil, pela situação em si e pelos contratempos. Mas o esforço para que uma semente positiva tenha sido plantada, não tem preço.

Somente com a Educação que o Brasil sairá da crise.

📝 #Educação

– Tenhamos sabedoria…

Um comportamento necessário:

– O que fazer com os haters e “bobões” mal educados na Internet?

A Web é um ambiente democrático. Cabe tudo, lê-se tudo e encontra-se de tudo (de bom ou de ruim). Em 2015, vendo pessoas que usavam esse espaço com falta de educação e destilavam ódio, fazendo mal uso da Internet, o sociólogo e filósofo italiano Umberto Eco disse queas Redes Sociais deram voz a uma legião de imbecis”.

Não dá para discordar que muitos idiotas causam males aos outros através delas. Cyberbullying, Fake News e Manifestações Contrárias aos Valores Éticos habitam no cotidiano de haters e afins.

O que fazer? Censurar? Calar? Expulsar da Web?

Não. Talvez a melhor solução seja, pela própria educação que recebemos, deixar falar, responder respeitosamente ou ignorá-los. Ter paciência e nunca retribuir com ofensas à eles.

Talvez essa imagem, abaixo, seja pertinente:

– Knowledge Quote By Loren Weisman: “Maintain your reputation…”

How would you like your day to be today?

Original em: Knowledge Quote By Loren Weisman: “Maintain your reputation…”

– Preparando-se para o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação.

O Papa Francisco divulgou, dias atrás, um documento em preparação ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação – um movimento que engloba diversas crenças em prol da criação.

Nesse documento, voltado especificamente para os cristãos, vemos a conscientização de cuidarmos da criação.

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE, PAPA FRANCISCO, PARA A CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO.

1 de setembro de 2024 – Espera e age com a criação

Queridos irmãos e irmãs!

“Espera e age com a criação”: é este o tema do Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, que se realizará no próximo 1 de setembro. Refere-se à Carta de São Paulo aos Romanos 8, 19-25. O Apóstolo, ao esclarecer o significado de viver segundo o Espírito, concentra-se na esperança firme da salvação pela fé, que é vida nova em Cristo.

1. Comecemos, pois, por uma pergunta simples, mas que poderia não ter uma resposta óbvia: quando realmente acreditamos, como é que temos fé? Não é tanto porque “acreditamos” em algo transcendente e incompreensível para a nossa razão, ou seja, o mistério inacessível de um Deus distante e longínquo, invisível e inominável. Antes, é porque o Espírito Santo habita em nós, como diria São Paulo. Sim, somos cristãos porque o próprio Amor de Deus foi «derramado nos nossos corações» ( Rm 5, 5). Por isso, o Espírito é agora, verdadeiramente, a «garantia da nossa herança» ( Ef 1, 14), como uma “pro-vocação” a vivermos sempre inclinados para os bens eternos, segundo a plenitude da humanidade bela e boa de Jesus. O Espírito torna os fiéis criativos, proativos na caridade. Coloca-os num grande caminho de liberdade espiritual, não isento da luta entre a lógica do mundo e a do Espírito, que têm frutos opostos entre si ( Gl 5, 16-17). Como sabemos, o primeiro fruto do Espírito, síntese de todos os outros, é o amor. Assim, guiados pelo Espírito Santo, os que acreditam são filhos de Deus e podem dirigir-se a Ele tal como Jesus, chamando-lhe «Abbá, ó Pai» ( Rm 8, 15), na liberdade de quem já não recai no medo da morte, porque Jesus ressuscitou dos mortos. Eis a grande esperança: o amor de Deus venceu, vence sempre e vencerá de novo. Apesar da morte física, o destino de glória já está garantido para o homem novo que vive no Espírito. Esta esperança não desilude, como também nos recorda a Bula de proclamaçãodo próximo Jubileu [1].

2. A existência do cristão é vida de fé, laboriosa na caridade e transbordante de esperança, enquanto aguarda o regresso do Senhor na sua glória. E a “demora” da parusia, da sua segunda vinda, não causa qualquer problema. A questão é outra: «quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?» (Lc 18, 8). Sim, a fé é um dom, fruto da presença do Espírito em nós, mas é também uma tarefa, a realizar em liberdade, na obediência ao mandamento do amor de Jesus. Eis, aqui, a feliz esperança que deve ser testemunhada! Onde? Quando? Como? No interior dos dramas da carne humana que sofre. E se alguém sonha, então que sonhe com os olhos abertos, animados por visões de amor, fraternidade, amizade e justiça para todos. A salvação cristã entra no âmago da dor do mundo, que não atinge apenas o ser humano, mas todo o universo, a própria natureza, o oikos do homem, o seu ambiente vital; ela abarca a criação como “paraíso terrestre”, a mãe terra, que deveria ser lugar de alegria e promessa de felicidade para todos. O otimismo cristão baseia-se numa esperança viva: sabe que tudo tende para a glória de Deus, para a consumação final na sua paz, para a ressurreição corporal na justiça, “de glória em glória”. Contudo, no tempo que passa, partilhamos dores e sofrimentos: toda a criação geme (cf. Rm 8, 19-22), os cristãos gemem (cf. vv. 23-25) e o próprio Espírito geme (cf. vv. 26-27). Gemer manifesta inquietação e sofrimento, juntamente com anelo e desejo. O gemido exprime confiança em Deus e abandono à sua companhia amorosa e exigente, tendo em vista a realização do seu desígnio, que é alegria, amor e paz no Espírito Santo.

3. Toda a criação está implicada neste processo de um novo nascimento e, gemendo, espera a libertação: trata-se de um crescimento escondido que amadurece, como “um grão de mostarda que se transforma numa grande árvore” ou “o fermento na massa” (cf. Mt 13, 31-33). Os inícios são minúsculos, mas os resultados esperados podem ser de uma beleza infinita. Enquanto expectativa de um nascimento (a revelação dos filhos de Deus), a esperança é a possibilidade de permanecer firme no meio das adversidades, de não desanimar nos momentos de tribulação ou diante da barbárie humana. A esperança cristã não desilude, mas também não ilude: se o gemido da criação, dos cristãos e do Espírito é antecipação e expectativa da salvação já em ato, São Paulo descreve os numerosos sofrimentos em que estamos imersos como «tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada» (cf. Rm 8, 35). Assim, a esperança é uma leitura alternativa da história e dos acontecimentos humanos: não ilusória, mas realista, do realismo da fé que vê o invisível. Esta esperança é uma espera paciente, como a não visão de Abraão. Gosto de recordar aquele grande crente visionário que foi Joaquim de Fiore, o abade calabrês “dotado de espírito profético” [2], segundo Dante Alighieri: numa época de lutas sangrentas, conflitos entre o Papado e o Império, Cruzadas, heresias e mundanização da Igreja, ele soube apontar o ideal de um novo espírito de convivência entre os homens, marcado pela fraternidade universal e pela paz cristã, fruto do Evangelho vivido. Foi este espírito de amizade social e de fraternidade universal que propus na Fratelli tutti. E esta harmonia entre os homens deve estender-se também à criação, a partir de um “antropocentrismo situado” (cf. Laudate Deum, 67), na responsabilidade por uma ecologia humana e integral, caminho de salvação da nossa casa comum e dos que nela vivemos.

4. Por que há tanto mal no mundo? Porquê tanta injustiça, tantas guerras fratricidas que provocam a morte de crianças, destroem cidades, poluem o ambiente em que vive o homem, a mãe terra, violada e devastada? Referindo-se implicitamente ao pecado de Adão, São Paulo diz: «Bem sabemos como toda a criação geme e sofre as dores de parto até ao presente» (Rm 8, 22). A luta moral dos cristãos está ligada ao “gemido” da criação, porque ela «foi sujeita à destruição» (v. 20). Todo o cosmos e cada criatura gemem e anseiam “impacientemente”, para que a condição atual possa ser superada e a original restabelecida: efetivamente, a libertação do homem implica também a das outras criaturas que, solidárias com a condição humana, foram colocadas sob o jugo da escravidão. Tal como a humanidade, a criação – sem culpa sua – é escrava e vê-se incapaz de fazer aquilo para que foi concebida, isto é, ter um significado e um propósito duradouros; está sujeita à dissolução e à morte, agravadas pelos abusos humanos sobre a natureza. Mas, em sentido contrário, a salvação do homem em Cristo é esperança segura inclusive para a criação: com efeito, «também ela será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus» (Rm 8, 21). Portanto, na redenção de Cristo, é possível contemplar na esperança o vínculo de solidariedade entre o ser humano e todas as outras criaturas.

5. Na esperançosa e perseverante espera do regresso glorioso de Jesus, o Espírito Santo mantém vigilante a comunidade dos fiéis e instrui-a continuamente, chamando-a à conversão dos estilos de vida, a resistir à degradação humana do meio ambiente e a manifestar aquela crítica social que é, em primeiro lugar, testemunho da possibilidade de mudança. Esta conversão consiste em passar da arrogância de quem quer dominar os outros e a natureza – reduzida a um mero objeto manipulável – à humildade de quem cuida dos outros e da criação. «Um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo» (Laudate Deum, 73), porque o pecado de Adão destruiu as relações fundamentais da vida do homem: a relação com Deus, consigo mesmo, com os outros seres humanos, e a relação com o cosmos. Todas estas relações devem ser, sinergicamente, restauradas, salvas, “corrigidas”. Não pode faltar nenhuma. Se faltar uma, falha tudo.

6. Esperar e agir com a criação significa, antes de mais, unir forças e, caminhando juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, ajudar a «repensar a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites. Com efeito, o nosso poder aumentou freneticamente em poucas décadas. Realizamos progressos tecnológicos impressionantes e surpreendentes, sem nos darmos conta, ao mesmo tempo, que nos tornámos altamente perigosos, capazes de pôr em perigo a vida de muitos seres e a nossa própria sobrevivência» (Laudate Deum, 28). Um poder descontrolado gera monstros e volta-se contra nós mesmos. Por isso, hoje, é urgente colocar limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial, que com a sua capacidade de cálculo e de simulação poderia ser utilizada para dominar o homem e a natureza, em vez de estar ao serviço da paz e do desenvolvimento integral (cf. Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024).

7. «O Espírito Santo acompanha-nos na vida»: assim o compreenderam as crianças reunidas na Praça de São Pedro para a sua primeira Jornada Mundial, que coincidiu com o Domingo da Santíssima Trindade. Deus não é uma ideia abstrata de infinito, mas é Pai amoroso, Filho amigo e redentor de todo o homem, e Espírito Santo que guia os nossos passos no caminho da caridade. A obediência ao Espírito de amor muda radicalmente a atitude do homem: passa de “predador” a “cultivador” do jardim. A terra está confiada ao homem, mas continua a ser de Deus (cf. Lv 25, 23). Este é o antropocentrismo teológico da tradição judaico-cristã. Por isso, pretender possuir e dominar a natureza, manipulando-a a seu bel-prazer, é uma forma de idolatria. É o homem prometeico, embriagado com o seu próprio poder tecnocrático, que com arrogância coloca a terra numa condição de “des-graça”, isto é, privada da graça de Deus. Ora, se a graça de Deus é Jesus, morto e ressuscitado, então é verdade o que Bento XVI disse: «Não é a ciência que redime o homem. O homem é redimido pelo amor» (Carta Encíclica Spe Salvi, 26), o amor de Deus em Cristo, do qual nada nem ninguém nos pode separar (cf. Rm 8, 38-39). Continuamente atraída pelo seu futuro, a criação não é estática nem está fechada em si mesma. Hoje, graças também às descobertas da física contemporânea, a ligação entre matéria e espírito é cada vez mais fascinante para o nosso conhecimento.

8. Por conseguinte, a salvaguarda da criação não é apenas uma questão ética, mas é eminentemente teológica: na realidade, diz respeito ao entrelaçamento entre o mistério do homem e o mistério de Deus. Este entrelaçamento pode dizer-se que é “generativo”, na medida em que remete para o ato de amor com que Deus cria o ser humano em Cristo. Este ato criador de Deus confere e funda o livre agir do homem e toda a sua dimensão ética: livre precisamente por ter sido criado na imagem de Deus que é Jesus Cristo; e, por isso, “representante” da criação no próprio Cristo. Há uma motivação transcendente (teológico-ética) que compromete o cristão a promover a justiça e a paz no mundo, também através do destino universal dos bens: é a revelação dos filhos de Deus que a criação espera, gemendo como se estivesse com as dores do parto. Nesta história, não está em jogo apenas a vida terrena do homem, está sobretudo em jogo o seu destino na eternidade, o eschaton da nossa bem-aventurança, o Paraíso da nossa paz, em Cristo Senhor do cosmos, o Crucificado-Ressuscitado por amor.

9. Esperar e agir com a criação significa, então, viver uma fé encarnada, que sabe entrar na carne sofredora e esperançosa das pessoas, partilhando a expectativa da ressurreição corporal a que os fiéis estão predestinados em Cristo Senhor. Em Jesus, o Filho eterno na carne humana, somos verdadeiramente filhos do Pai. Pela fé e pelo batismo, começa para o cristão a vida segundo o Espírito (cf. Rm 8, 2), uma vida santa, uma existência como filhos do Pai, à semelhança de Jesus (cf. Rm 8, 14-17), visto que, pela força do Espírito Santo, Cristo vive em nós (cf. Gl 2, 20). Uma vida que se torna um cântico de amor para Deus, para a humanidade, com e para a criação, e que encontra a sua plenitude na santidade [3].

Roma, São João de Latrão, 27 de junho de 2024.

FRANCISCO

__________________________

[1] Spes non confundit, Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025 (9/V/2024).

[2] Divina Comédia, Paraíso, XII, 141.

[3] O padre rosminiano Clemente Rebora exprimiu-o poeticamente: «Enquanto a criação sobe em Cristo ao Pai, / no destino arcano / tudo são dores de parto: / quanto morrer para que a vida nasça! / Mas de uma só Mãe, que é divina, / felizmente se vem à luz: / vida que o amor produz em lágrimas, / e, se anela, aqui em baixo é poesia; / mas só a santidade realiza o canto» (Curriculum vitae, “Poesia e santità”: Poesie, prose e traduzioni, Milano 2015, p. 297).

Imagem extraída da Web, representando a união de todas as crenças para o Planeta Terra, nosso bem comum.

– Hoje é Dia Nacional do Futebol. Qual o seu jogo inesquecível?

Anote: 19/07 é Dia do Futebol, uma data escolhida pela CBF em 1976 para homenagear a atividade que tanto amamos (o motivo foi pela fundação do Sport Clube Rio Grande-RS, time mais antigo do Brasil oficialmente registrado, que ocorreu em 19 de julho de 1900).

Ah, o Futebol… um esporte tão popular, democrático e, muitas vezes, injusto (não é um paradoxo)?

Diante de todas as suas características, que vão do ludismo aos negócios, é inegável que nós nos apaixonamos por ele. Ao menos, pra quem gosta…

Qual o seu jogo “número 1”? Aquele que te fez se sentir atraído pelo dito esporte bretão?

O meu: Paulista de Jundiaí x Palmeiras de São João da Boa Vista, pela Divisão Especial de SP, em 1984, com gol do centroavante Ricardo Diabo Loiro nos acréscimos! E o seu?

09 truques para melhorar o desempenho no futebol | Joga Blog

Imagem extraída de: http://wearejoga.com/blog/desempenho/truques-para-melhorar-o-desempenho-no-futebol/

– Na Represa.

A tranquilidade das águas: como não se inspirar?

Aqui: Represa Paiva Castro, Mairiporã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lago #lake #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Sua visão de futuro impacta o presente?

Se pensarmos somente no amanhã, sem vivermos o presente, corremos o risco de ficarmos presos num futuro que nem veio (e que pode se concretizar de modo diferente.

É óbvio que devemos nos preparar para o que há de vir, mas sem deixarmos de viver a vida real, atual e momentânea.

Uma mensagem, abaixo:

– Tudo azul e muito quente.

E que céu azul é esse que surgiu?

Horizonte inspirador – com a temperatura lá no alto! Que calor….

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #inspiração #mobgrafia #XôStress

– A confusão de valores e de sentimentos na Sociedade.

A confusão da busca do empoderamento com o egoísmo, da liberdade com a libertinagem, ou ainda do entendimento equivocado dos valores… tudo está acabando com a sociedade e machucando pessoas.

Por um mundo mais amável! Urgentemente, pois dos adultos às crianças, tudo parece estar errado.

Em: https://youtu.be/GQP2dQTuoT0?si=-wSXuAoHvpWwY3ot

– Na Cantareira.

Estrada Santa Inês (Serra da Cantareira), de Caieiras a Mairiporã, vendo o raio de sol do meio-dia cortando as árvores.

Fotografar desestressa.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Liberte-se!

São Bento, rogai por nós!

Oremos:

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 06h30 – Desperte, Jundiaí.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: azaleias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #mizuno 

– Pra hoje:

– Aprenda:

Sê humilde!

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Athlético Paranaense.

E para o confronto entre o Massa Bruta e o Furacão, a CBF escalou:

Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim – AL
Árbitro Assistente 1: Brigida Cirilo Ferreira – AL
Árbitro Assistente 2: Luanderson Lima dos Santos – BA
Quarto Árbitro: Marcos Mateus de Sousa – TO
Assessor de Arbitragem: Antonio Pereira da Silva – GO
VAR: Caio Max Augusto Vieira – RN
AVAR1: Lilian da Silva Fernandes Bruno – RJ
AVAR2: Michel Patrick Cista Guimarães – MG
Observador de VAR: Emerson Augusto de Carvalho – SP

Dênis tem 39 anos e costuma apitar jogos da série B com bastante frequência. Todo ano, ele é premiado com 1 ou 2 jogos da Série A, mas não se firma na divisão. No ano passado, apitou sem problemas Red Bull Bragantino 1×2 Fortaleza. Em 2024, será o seu primeiro jogo na primeira divisão.

Ele costuma deixar o jogo correr e não aplica muitos cartões. 

Curiosidade: em 2021, Dênis (que sofre de incontinência urinária) precisou parar um jogo da Copa do Brasil e fazer xixi em campo. Vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-2Ml.

Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo do Red Bull Bragantino x Athlético Paranaense pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/futeboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 21/07, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!