– Raphael Claus na final da Copa América 2024. Sobre a escala:

O Brasil teve dois árbitros em finais de Copa do Mundo: Arnaldo Cézar Coelho (1982) e Romualdo Arppi Filho (1986). Depois disso, ninguém chegou mais.

Na Copa América, a partir dos anos 2000, somente 3 árbitros tiveram essa honraria: Sálvio Spínola (2011), Heber Roberto Lopes (2016 – lembram do cartão que ele aplicou a Messi, de maneira espalhafatosa?) e agora Raphael Claus (2024).

Se fosse uma final Brasil x Argentina, teríamos o colombiano Wilmar Roldán. Mas a Colômbia está na final. Se fosse Brasil x Colombia ou Uruguai (não havia essas chances, obvio), teríamos o argentino Dario Herrera. E por aí vai a combinação, evitando coincidências geográficas. É assim que funciona.

Como a Colômbia jogou a semifinal com o Uruguai, o árbitro uruguaio Andrés Matonte ficou de fora. Assim, era “meio que óbvio” um brasileiro apitando a final, já que o Brasil foi eliminado cedo.

Enfim: Claus é o melhor árbitro brasileiro, tem mérito, e essa escala pode ser uma despedida de grandes torneios internacionais, já que para a Copa 2026, embora esteja pré-selecionado, a questão física pode ser complicada (há 3 pré-selecionados para a Copa da América do Norte: Ramon Abel Abatti, Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus).

Boa sorte ao amigo!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.