– Acabou o mês!

Mensagem do final de mês:

– Dica da Noite 2:

– Dica da Noite 1:

– Cumplicidade.

Estamos juntos para o que der e vier!

Com sorrisos ou lágrimas, um ajudando ao outro.

❤️ #Cumplicidade

– As diversas gerações:

Você sabe lidar bem com as diferentes gerações?

Um breve resumo, abaixo:

Screenshot

– Pelo fim do Entulho Emocional!

Uma perfeita consideração:

– Parabéns, Jundiaí Shopping.

Que ação inclusiva maravilhosa do Jundiaí Shopping!

Até abafadores de ruídos para autistas serão entregues…

– Educar para a felicidade.

Sabem porque é que muitos pais tornam-se mais maduros depois de terem filhos? Porque educar o nosso ego, é exatamente como educar uma criança. La …

Continua em: Educar para a felicidade

– Reflexão de felicidade:

Olhe só que simpática reflexão entre “ser feliz”, “ter dinheiro” e… “comer algo que se gosta“:

“Dinheiro não compra felicidade, mas compra TORRESMO. Já viu alguém triste comendo torresmo?”

Tem sua lógica (e eu amo torresmo também, apesar de ser um “veneno” para a engorda…)!

A503ADFC-3210-4424-85E9-443310719326

Imagem extraída da Web, @torresmariabh

– Intoxicação.

Um dia e meio com intoxicação alimentar. Putz!

Estava tendo ânsia somente em tentar ler o celular. E disenteria… nem me diga.

Agora melhor, mas ainda bem capenga.

– Dia de Santo Inácio de Loyola.

Hoje a Igreja celebra Santo Inácio de Loyola, precursor dos Jesuítas (e aqui, lembrando como membros ilustres dessa ordem José de Anchieta e o Papa Francisco) – é dele a frase: “Em tudo, Amar e Servir! Este deve ser o propósito

Conheça sua história, em: http://is.gd/YHLPrn

HISTÓRIA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Íñigo (Inácio) López nasceu na localidade de Loyola, atual município de Azpeitia, próximo a San Sebastian, no País Basco, na Espanha, em 1491. De família rica, o caçula de treze irmãos, decidiu dedicar-se à espiritualidade aos 26 anos, quando abandonou a carreira militar, voltando a estudar para melhor abraçar a vocação descoberta de evangelizador. De 1522 a 1523 escreveu os Exercícios Espirituais, baseados em sua experiência de encontro com Deus, através de reflexões que levam em conta sua própria humanidade. Os Exercícios Espirituais se tornaram, mais tarde, um reconhecido método de evangelização para os católicos.

Em 1534, com mais seis companheiros, entre eles Francisco Xavier, funda a Companhia de Jesus, que recebe a aprovação do Papa Paulo III em 1540, quando Inácio é escolhido para o cargo de superior-geral da ordem.

Os jesuítas se espalharam pelo mundo. No Brasil, tiveram importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial, além de contribuírem decisivamente para o ensino com colégios em diversos pontos do território nacional que hoje integram a Rede Jesuíta de Educação.

Santo Inácio morreu em Roma, em 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Em 1922, o Papa Pio XI declarou Santo Inácio padroeiro de Retiros Espirituais.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.


IN. ENGLISH – Today the Church celebrates Saint Ignatius of Loyola, the precursor of the Jesuits (and here, remembering illustrious members of this order like José de Anchieta and Pope Francis) – his is the phrase: “In everything, Love and Serve! This must be the purpose.”

Learn his story, at: http://is.gd/YHLPrn

HISTORY OF SAINT IGNATIUS OF LOYOLA

Íñigo (Ignatius) López was born in the town of Loyola, now the municipality of Azpeitia, near San Sebastian, in the Basque Country, Spain, in 1491. From a wealthy family, the youngest of thirteen siblings, he decided to dedicate himself to spirituality at the age of 26, when he abandoned his military career, returning to study to better embrace his newly discovered vocation as an evangelizer. From 1522 to 1523, he wrote the Spiritual Exercises, based on his experience of encountering God through reflections that take into account his own humanity. The Spiritual Exercises later became a recognized method of evangelization for Catholics.

In 1534, with six companions, including Francis Xavier, he founded the Society of Jesus, which received approval from Pope Paul III in 1540, when Ignatius was chosen for the position of superior general of the order.

The Jesuits spread throughout the world. In Brazil, they played an important role in the conversion and protection of indigenous peoples during the colonial era, in addition to contributing decisively to education with colleges in various parts of the national territory that today are part of the Jesuit Education Network.

Saint Ignatius died in Rome on July 31, 1556, at the age of 65. In 1922, Pope Pius XI declared Saint Ignatius the patron of Spiritual Retreats.

– O sucesso do Sfera FC.

Nesse momento de clubes-empresa, SAFs e outras modalidades de gestão no futebol, o Sfera FC  (cujo apelido é Raio Amado), que joga na vizinha Salto e treina em Jarinu, tem se destacado bastante.

A ideia é: ser um time que forma jogadores sem perder a preocupaçã0 com a formação da pessoa. E o retorno tem acontecido, financeiramente falando.

Em tempo: o Alexandre Costa Curta, que trabalhou no Paulista FC, faz parte desse sucesso colaborando com seus serviços profissionais por lá.

Olhe que história bacana, extraída de: InvestNews.com

FUTEBOL, NEGÓCIOS E FAMÍLIA: A APOSTA TOTAL DE UM FARIALIMER NO SFERA FC

Futebol, negócios e família: a aposta total de um faria limer no Sfera FC

Gustavo Aranha investe em (e busca investidores para) empresa que ganha com atletas bons de jogo e de cabeça

Foi na última sessão de terapia que ele percebeu como as férias escolares passadas junto ao avô alimentaram as decisões profissionais tomadas décadas depois – e que levaram à grande aposta empresarial da sua vida. Cria do mercado financeiro, Gustavo Aranha é hoje um dos três sócios-fundadores de um time diferente dos tradicionais clubes brasileiros: o Sfera Futebol Clube, “uma empresa que é um clube de futebol”. 

“Meu avô era diretor do São Paulo e eu passava as férias no centro de treinamento, conhecia os jogadores. Vivi muito o São Paulo com ele, é parecido com o que eu vivo aqui no Sfera”, elabora Aranha enquanto relembra ao InvestNews sua relação com Herman Koester, diretor do SPFC nos anos 1990.

As quase duas décadas e meia de Faria Lima deram a Gustavo Aranha os recursos, a experiência e a lista de contatos necessários para botar de pé o projeto de um time de futebol em que o modelo de negócio não é enfileirar títulos, mas formar atletas e vendê-los para outros clubes, especialmente no exterior. E, assim, dar retorno para os investidores.

Cria da Faria Lima, Gustavo Aranha é sócio-investidor e fundador do Sfera FC

Uma explicação rápida: quando se diz que determinado clube “comprou o jogador tal”, na verdade o time comprou os direitos econômicos do atleta, o “passe”. Geralmente, o time que revela um jogador é dono de uma parte dos direitos econômicos e é remunerado a cada transação feita para adquirir o vínculo. 

Este é o modelo de negócios do Sfera: formar jogadores e ganhar uma parte do valor sempre que um atleta ali revelado for vendido para um clube. O Sfera costuma ficar com 20% a 40% do valor da transação. 

Por ora, os “clientes” do Sfera são clubes gringos menores, que não tem bolsos fundos o suficiente para concorrer com os tradicionais por jogadores brasileiros que se destacam nas principais ligas daqui. Na última janela de transferências, um dos atletas Sfera foi para um clube de Portugal, outro para a República Tcheca. 

Essas primeiras transações, portanto, não costumam envolver aqueles valores que rendem manchetes, na casa das dezenas de milhões de euros. Por outro lado, dão ao atleta formado pelo Sfera FC uma vitrine com potencial para valorizar o “passe” do jogador, o que eventualmente pode se reverter numa bolada – sem trocadilho – para o time fundado por Aranha. 

“No modelo tradicional dos clubes brasileiros o que importa é fazer a primeira transação e ganhar o máximo com ela. O nosso modelo é maximizar a segunda, a terceira, a quarta venda. Formamos atletas e cidadãos para que eles tenham carreiras longevas, focamos no longo prazo e vamos dar mais lucro assim”, explica Aranha, misturando o faria limer e o dono de clube de futebol. 

Segundo Aranha, embora clubes tradicionais tenham em média 20% das receitas advindas da venda de jogadores, o investimento nas categorias de base não costuma ir além dos 5%. No Sfera, o foco é total na base. Depois dos quatro grandes de São Paulo e do Red Bull Bragantino, o maior orçamento do Estado para atletas iniciantes é o do Sfera FC. Para este ano, são R$ 12 milhões previstos. 

ATLETAS BONS DE JOGO E DE CABEÇA

Essa aposta na longevidade das carreiras dos atletas marca outra diferença do Sfera em relação à estrutura de formação típica dos clubes brasileiros. Primeiro porque a ideia não é depender financeiramente da revelação de um Endrick por ano. Segundo porque, embora não seja um projeto social, a preocupação aqui é que a formação seja a melhor e mais completa possível, “do pescoço para baixo e do pescoço para cima”, como Gustavo costuma destacar. 

O projeto atrai jogadores jovens, paga a eles uma ajuda de custos, plano de saúde e os aloja na estrutura do Sfera que fica em Jarinu (SP), a cerca de uma hora e meia da capital paulista. São jovens atletas entre 11 e 18 anos, com possibilidade de alojamento a partir dos 14. Recentemente, o Sfera também começou a investir no futebol feminino, mas as garotas ainda não ficam alojadas. 

Partida entre Atlético Mineiro e Sfera, válida pela partida da segunda fase da Copa São Paulo de futebol Júnior 2023. Divulgação/Sfera FC

Lá, os 82 atletas mirins atualmente residentes fazem a preparação física, os treinamentos e as refeições. São avaliados individualmente, acompanhados por psicólogos, conversam com atletas em atividade e com aposentados. Além de estudarem em uma escola da região, passam por reforço escolar, têm aulas de inglês, educação financeira e assistem a palestras com temas que vão do racismo estrutural ao machismo. 

“Se você visitar uma base tradicional, vai ver que os meninos são pouco incentivados a serem seres pensantes”, critica Aranha. A proposta do Sfera, explica, é formar atletas capazes de ler e agir sobre as complexidades do jogo e da vida. “Não tem como isso atrapalhar. Quanto melhor for a cabeça do jogador, melhor ele joga”, arremata. 

Isso tudo custa, claro. Até aqui, o dinheiro tem vindo principalmente dos bolsos de Gustavo e seus dois sócios. O projeto nasceu oficialmente em 2021 e o equilíbrio entre gastos e receita deve acontecer em 2028. 

Até lá, o Sfera aposta em novos sócio-investidores para continuar investindo na formação dos atletas. Os sócios decidiram oferecer 40% do clube, organizado como uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), para novos investidores. Cada percentil custa R$ 1,25 milhão. 

Acostumado a fazer a ponte entre investidores abastados e as gestoras por onde passou – Hedging-Griffo, Bratus e GEO Capital – Gustavo agora roda São Paulo na sua scooter 150 cilindradas para conversar com jornalistas e interessados no projeto do Sfera FC. Ossos do ofício, ele projeta a rentabilidade do investimento, mas não faz promessas. 

“Sou zero bullshiteiro. Eu botei meu dinheiro e tenho certeza que serei muito bem remunerado, mas não sei dizer quando vem o retorno porque não sei como será o processo inteiro”, admite. “É uma conversa muito de dono para dono, não é todo mundo que tem esse perfil”. 

Vender o Sfera aos possíveis novos investidores fica mais fácil quando os sócios potenciais conhecem o projeto, destaca Aranha. Ele explica que o carrego – período entre a alocação e o retorno, no jargão do mercado – do investimento no Sfera FC é “extremamente prazeroso” porque os investidores “percebem a transformação que estamos fazendo”. 

“Meu filho diz que o dia mais feliz da vida dele foi quando a gente ganhou no Galo [Atlético-MG] na Copinha. Ele estava no estádio com uns 15 amigos e foi um transe coletivo”, diz, orgulhoso. 

Família, negócios e futebol continuam uma mistura essencial na vida de Gustavo. Apostando boa parte da herança dos dois filhos – o mais velho, de 17 anos, e a caçula, de 15 – no Sfera, ele diz que a decisão só foi tomada depois de uma conversa séria com eles e com a esposa. O resultado? Apoio total.

“Eu acho que, no fim, é um assunto de família, é uma decisão de família”. Freud explica. 

sferafc | Instagram | Linktree

– O Dr Felicidade e as dicas para ser feliz!

Já pensou existir um PhD em Felicidade, e que trabalha numa das principais universidades do mundo?

Ele existe e nos dá uma boa dica para evitar a infelicidade, os vícios! E alerta: “O maior vício do mundo atual não é o álcool, as drogas nem o jogo: é a tela do celular.”

Extraído de: https://www.metrojornal.com.br/colunistas/2018/12/17/tal-ben-shahar-o-professor-de-harvard-que-ensina-ser-feliz.html

TAL BEN-SHAHAR, O PROFESSOR DE HARVARD QUE ENSINA A SER FELIZ!

por Angélica Banhara

Ele se formou em Psicologia e Filosofia pela Universidade de Harvard (EUA) e lá conduziu seus estudos até se tornar PhD. Mas a fama veio mesmo quando seu curso de Psicologia Positiva passou a figurar entre os mais concorridos de Harvard. O israelense Tal Ben-Shahar esteve dias atrás no Brasil para palestrar no workshop Positive Experience, organizado pela Sociedade Brasileira de Coaching. Autor de vários livros sobre positividade e felicidade, inclusive o best-seller do The New York Times Seja Mais Feliz, Ben-Shahar dá algumas dicas para serem colocadas em prática hoje.

1. Deixe a infelicidade entrar

Se permita ser real, humano. Você não precisa estar feliz o tempo todo. “Quando negamos as emoções dolorosas e negativas — que são naturais, elas se intensificam”, diz Ben-Shahar. Os sentimentos — raiva, angústia, ansiedade — existem independentemente da nossa vontade. Aceitar esses sentimentos não significa se resignar, pois nós decidimos que atitude tomar a partir dessas emoções.

“Coragem não significa não ter medo. Significa ter medo e seguir em frente apesar disso”, conclui.

Dica de Ben-Sahar: “Precisamos ter uma espaço na nossa vida para sermos autênticos e realistas, deixando que as emoções ‘passem’. Do contrário, acabamos comprometendo nossa felicidade, saúde e corremos o risco de um ‘burnout’ (crise de esgotamento físico e mental)”.

2. Aprenda a lidar com o estresse

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), vivemos uma pandemia de estresse no mundo todo. O estresse prejudica a criatividade e a produtividade no trabalho e desencadeia doenças crônicas, como problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e até câncer.

Por que o estresse está aumentando tanto? Estamos sobrecarregados, tentando fazer um malabarismo, acumulando muitas coisas ao mesmo tempo.
Ben-Shahar aponta que a descoberta mais relevante dos últimos 20 anos é que: o estresse não é o problema. Ele tem um potencial positivo e faz parte do sistema de defesa do nosso organismo.

O problema é a falta de tempo de recuperação entre os momentos de estresse — fundamental para o equilíbrio físico e mental.

O ser humano tem total capacidade de lidar com o estresse, desde que ele seja intercalado pelos momentos de recuperação.

“ As pessoas mais bem sucedidas, mais saudáveis e mais felizes experimentam o estresse como todos nós, mas encaixam momentos para recuperação na rotina estressante. Esses intervalos entre as situações estressantes têm a função de reenergizar a nossa vida”, afirma o professor.

Há 3 níveis de “recuperação” do estresse:

A – Nível micro

Tirar de 10 a 15 minutos para meditar, tomar um café ou apenas caminhar.

Ir à academia com regularidade.

Sair com amigos ou com a família. Nessas situações, o celular deve ficar na bolsa (nada de ficar olhando ou digitando).

(Dica: durante o expediente, a cada 2 horas, pare por um minuto e respire lenta e profundamente. Inspire contando até 5 e expire no mesmo tempo.)

B- Nível intermediário

Ter uma boa noite de sono. Para quem sofre com insônia: só o fato de estar na cama, deitado e relaxado, já tem efeito positivo na recuperação.

Aproveitar o fim de semana para descansar, viajar ou fazer programas com a família ou amigos.

Tirar um dia de folga de vez em quando.

     (“As pesquisas mostram que quem tira um dia de folga ou tem uma boa noite de sono fica mais criativo, produtivo e feliz”, diz Ben-Sahar).

C – Nível macro

Viajar de férias, pelo menos por uma semana.

      (“São nesses momentos de descanso que atingimos nosso potencial de saúde e felicidade.”)

3. Valorize os relacionamentos

“Este é o indicador número 1 da felicidade e da saúde: as pessoas que investem em seus relacionamentos são mais saudáveis e mais felizes”, declara Ben-Shahar.
E vale todo tipo relacionamento: romântico, familiar, de amizade, profissional…

O professor afirma que, com o surgimento das mídias sociais, o relacionamento entre as pessoas acabou prejudicado. O problema não são as mídias em si, mas seu uso excessivo.

“O maior vício do mundo atual não é o álcool, as drogas nem o jogo: é a tela do celular.”

Os relacionamentos virtuais não substituem o olho no olho, os relacionamentos pessoais.
Quando não desgrudamos do celular, deixamos de aprimorar nosso foco, engajamento e empatia, qualidades fundamentais tanto na vida pessoal como na profissional.

E conclui citando um estudo realizado em parceria pelas universidades de Harvard e Columbia que mostra que, quando fazemos algo bom para o outro, isso traz benefícios para nós mesmos e para todos ao nosso redor.

No estudo foram selecionados dois grupos de participantes: ambos tiveram seus níveis de felicidade mensurados.

O grupo 1 recebeu uma quantia em dinheiro para ser gasto com qualquer coisa que desejassem: um presente para si mesmo. Depois das compras, os níveis de felicidade foram mensurados e tinham aumentado.
No dia seguinte, essas pessoas foram novamente avaliadas. Os níveis de felicidade voltaram para os anteriores à compra.

Na segunda parte da pesquisa, o grupo 2 recebeu a mesma quantia de dinheiro que o primeiro grupo, mas foi orientado a gastar com os outros doando para uma instituição de caridade, comprando presentes para amigos e familiares… Depois das compras, os níveis de felicidade foram mensurados e tinham aumentado tanto quanto os do primeiro grupo.

A diferença foi que, no dia seguinte, quando essas pessoas foram novamente avaliadas, os níveis de felicidade tinham diminuído um pouco, mas estavam significantemente maiores do que os do grupo 1. Conclusão: doar é receber…

Coluna AngélicaO professor Ben-Shahar e eu durante sua passagem por São Paulo

– Liturgia Diária de 31/07/2024.

S. INÁCIO DE LOIOLA, Confessor Festa de 3ª Classe- Missa própria Nasceu na Espanha em 1491. Como oficial do exército, foi gravemente ferido no cerco …

Continua em: Liturgia Diária- 31/07/2024

– A expulsão de Marta.

Considero Marta a “Rainha do Futebol”, respeito sua brilhante trajetória, a admiro, mas… não tinha o que fazer no lance da Seleção Brasileira contra a Espanha pelas Olimpíadas. Ela mereceu a expulsão.

Também respeito o Juca Kfouri, brilhante jornalista, mas discordo totalmente da opinião dele (vide abaixo): a Regra do Futebol é universal, e tem que ser cumprida desde o desconhecido Zézinho da Esquina até o famoso Lionel Messi.

Marta simplesmente deveria ter sido mais cuidadosa. E errou. Paciência. O cartão vermelho foi bem aplicado.

– As 12 profissões do futuro.

De “Consultor de Longevidade” a “Coaching”; de “Gestor de Moda para Avatares” a “Fazendeiro Digital”. E, claro, outras novas profissões para todos os gostos surgirão no futuro!

Um especial do “O Estado de São Paulo” trouxe a discussão sobre os ofícios previstos para meados do século XXI, além das tendências profissionais dos novos tempos.

Vale a pena dar uma lida. O link original está em: https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/conheca-12-profissoes-do-futuro-de-consultor-de-longevidade-a-fazendeiro-vertical

Novas profissões vão bem além das que são estritamente ligadas à tecnologia: já ouviu falar em programador de entretenimento pessoal? Imagem extraída do link acima.

– Sempre que puder, pare e reze. Busque a Espiritualidade em um lugar pacífico.

Onde quer que esteja, sempre que puder, pare e faça uma oração.

Abrigue-se em uma igreja, acalme o seu coração e livre-se da dispersão espiritual. Fique em um lugar de paz e converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Aqui: Basílica Nossa Senhora do Rosário (Arautos do Evangelho) – Caieiras / SP.

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Esperança

 

 

 

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino (Copa do Brasil):

E para o confronto entre o Furacão x Massa Bruta, a CBF escalou:

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães – RJ
Árbitro Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva – GO
Árbitro Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha – RJ
Quarto Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes – RJ
Assessor de Arbitragem: José Antonio Chaves Franco Junior – RS 
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior – PE
AVAR1: Diogo Carvalho Silva – RJ
AVAR2: Vinícius Gomes do Amaral – MG
Observador de VAR: Alício Pena Jr – MG

Me preocupa essa escala. Wagner Magalhães está em péssima fase! Cometeu dias atrás seu 3º erro seguido em jogo do Palmeiras, no lance de Aníbal Moreno e Baralhas. Terceiro jogo com equívocos e ainda é prestigiado! Vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2024/07/12/o-polemico-penalti-nao-marcado-em-palmeiras-x-atletico-go-e-o-3o-erro-a-favor-do-mesmo-arbitro/

O juizão foi quem apitou o jogo contra o Sousa-PB também pela Copa do Brasil, e responsável pela ruim atuação na eliminação do mesmo torneio no ano passado contra o Ypiranga. Relembre aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/03/15/analise-da-arbitragem-de-ypiranga-3×1-red-bull-bragantino/

Uma das piores atuações dele, sem dúvida, foi num Coritiba x Santos, onde pareceu um ex-árbitro em campo. Aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/10/26/e-pra-ir-dormir-o-penalti-para-o-coritiba-contra-o-santos/

Enfim: que esteja bem condicionado fisicamente nessa partida.

Acompanhe conosco o jogo do Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/futeboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quarta, 31/07, às 19h. Mas desde às 18h estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– O líder deve transmitir o brilho:

Líderes devem transferir competência, luz e carisma!

Em nossas aulas sobre Liderança, costumamos falar sobre essa verdade, abaixo:

– Um cristão não fala palavrão:

Tenha um comportamento correto, incluindo o vocabulário.

Um seguidor de Cristo não pode (e nem deve) falar palavrões. Certo?

O lembrete do Cura d’Ars:

– A saúde financeira dos clubes de futebol brasileiros.

Os clubes de futebol brasileiros, sabidamente, são grandes devedores. Estão com problemas de inadimplência com impostos, salários, fornecedores e outros tantos credores.

Um documento divulgado pelas consultorias Galápagos Capital e Outfield, chamado de “Relatório Convocados”, traz os números compilados do último exercício fiscal dos clubes. E eles são assustadores!

Veja que loucura: a soma das dívidas dos 20 clubes da Série A do Brasileirão se aproxima de 12 bilhões de reais! Repare: não está sendo contabilizado o Santos FC, que tem problemas financeiros e está na Série B.

Se considerarmos em ordem de valores devidos (e aí se inclui o Peixe), os maiores devedores são:

  1. Corinthians: R$ 1,894 bilhão
  2. Botafogo: R$ 1,301 bilhão
  3. Atlético-MG: R$ 998 milhões
  4. São Paulo: R$ 856 milhões
  5. Cruzeiro: R$ 811 milhões
  6. Fluminense: R$ 736 milhões
  7. RB Bragantino: R$ 696 milhões
  8. Vasco: R$ 696 milhões
  9. Internacional: R$ 650 milhões
  10. Santos: R$ 548 milhões
  11. Athletico-PR: R$ 492 milhões
  12. Palmeiras: R$ 466 milhões
  13. Grêmio: R$ 441 milhões
  14. Flamengo: R$ 391 milhões
  15. Bahia: R$ 366 milhões

Temos que tomar cuidado para interpretrar os números: você “ter dívida” não significa que você é um caloteiro. Simplesmente, as contas existem e serão pagas no dia do vencimento (em tese). Por exemplo: o Flamengo deve aproximadamente 400 milhões de reais (a vencer), e as receitas ultrapassam R$ 1 bi (portanto, não tem problemas). O Bahia (pertencente ao City Group) e o Bragantino (Red Bull) têm contas a pagar, mas conseguem quitar as suas pendências em dia pois são superavitários.

Os problemas residem nos clubes que são deficitários: São Paulo e Corinthians têm saldos devedores assustadores, e não conseguem há tempos fechar suas contas no azul. E por que isso acontece?

Por causa de vários fatores, que se resumem a: má gestão e gasto ruim do dinheiro.

Já repararam os valores absurdos pagos a determinados atletas, que não entregam em campo aquilo que recebem? Alguns nem titulares são. Outros, contratados a peso de ouro por empréstimos de agentes. E isso traz um outro problema: os juros cobrados pelos empresários “agiotas”. É só dar uma olhada no balanço dos clubes, e se verificará até empréstimos feitos pelos empresários de atletas.

Será que os gestores dos clubes de futebol administram suas empresas da mesma forma que o fazem na gestão das agremiações esportivas? Penso que não… E isso tem uma resposta fácil: os presidentes de clubes gastam horrores pensando em conquistar títulos, imaginando que as premiações valerão o esforço, e se esquecem: somente um time é campeão! Aí as contas ficam eternizadas, as conquistas não aparecem e o déficit aumenta.

Não é diferente aos pequenos clubes, com contas impagáveis. A dívida do Paulista FC se especula entre 50 a 67 milhões de reais (para um time na 5ª divisão estadual, de onde virá a receita?). Os valores são incertos pois sempre se fala em auditoria e o torcedor nunca sabe o valor real. Mas o certo é: dinheiro para se pagar, evidentemente não se tem.

Fico pensando: como administrar tais contas com responsabilidade? Para um time grande, não há como fazer, se não aceitar o que Palmeiras e Flamengo fizeram no período de vacas magras: cortar despesas, contratar barato, abdicar da disputa de títulos e se esforçar em não cair para a segunda divisão. E com uma gestão financeira responsável, hoje estão entre os clubes mais saneados financeiramente do continente.

O trabalho é árduo para os gestores esportivos, mas é necessário para a saúde do futebol brasileiro.

– Plantamos sementes para recuperar as pessoas!

Meu trabalho como Professor-facilitador pela IBS-Américas / Sebrae é uma missão.

Frequentemente, vamos às penitenciárias para levar uma mensagem empreendedora e de cidadania. Basicamente, queremos transformar a vida dos reeducandos para que busquem práticas honestas e se reintegrem a sociedade como homens e mulheres melhores. E através de ensinamentos e capacitação, tentar a reinserção de uma maneira que não desejem a criminalidade.

Fico contente quando leio depoimentos como esse, abaixo:

 

– Prudência:

Certos lembretes populares são pertinentes, não?

Veja só:

– Pelé, Neymar e Pituca.

O saudoso Zito representa a importância de ser capitão na história do Santos FC. Foi ele quem orientou Pelé quando o jovem atleta chegou ao Peixe. Depois de seu falecimento, a faixa de Capitão do clube, ao invés do C, passou a ter um Z, em sua homenagem.

Evidentemente, muitas pessoas não conhecem histórias tão bonitas no futebol. E um repórter (o poupemos) após CRB x Santos, perguntou no pós-jogo a Carille:

“Pituca, Pelé e Neymar foram capitães desse clube. Qual a diferenciação que você pode fazer entre esses três jogadores?”

Além de se esquecer de Zito, o profissional não sabia que Pelé não foi capitão no Santos. Mas o difícil é: pedir para comparar Pituca e o Rei do Futebol.

Certamente, quando soube da pergunta, o próprio Pituca deve ter ficado sem graça

– A foto bonita da manhã:

E esse clique do amanhecer?

Das diversas que tirei, essa aqui foi uma das mais legais (abaixo):

Viva a natureza e as suas cores vibrantes.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#morning #sol #sun #sky #céu #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– A Evolução das Letras do Alfabeto!

Extraído do original em: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:groupPost:2474261-7356291162153926658/?utm_source=social_share_send&utm_medium=member_desktop_web&rcm=ACoAAAfYyaUB79SiZOXAYT3-JkVtGtrP1U_H7Ts

7000 YEARS OF WRITING: THE SURPRISING JOURNEY OF THE LETTERS WE USE TODAY

This fascinating image reveals the long and rich evolution of the modern alphabet, connecting cultures and civilizations across more than seven millennia.

Each letter of our Latin alphabet carries within it a millennia-long journey from the sacred symbolism of Egyptian hieroglyphs to the functional simplicity of digital writing.

The graph traces the transformations of letters from:

Egyptian Hieroglyphs (c. 3000 BC)

Proto-Sinaitic (c. 1850 BC)

Phoenician (c. 1050 BC)

Greek (c. 800 BC)

To the forms we use today in the Latin alphabet and its modern offshoots, including Arabic, Hebrew, and Cyrillic.

Each column represents a stage in the graphic, phonetic, and cultural transition.

More than written forms, these letters are testaments to human adaptation, the migration of ideas, and the continuity of communication.

A powerful visual reminder: even our simplest digital messages have roots in ancient symbols carved in stone, ink, or fire.

Writing is a modern act with an ancient soul.

Sources:
The World’s Writing Systems – Daniels & Bright (Oxford University Press)

A History of Writing – Steven Roger Fischer (Reaktion Books)

Graph adapted from Matt Baker’s project (UsefulCharts.com)

HistoryOfWriting Alphabet Language Communication

– 10 steps of skin self-examination due to being in the strong sun.

10 steps of skin self-examination due to being in the strong sunIt is useful to perform a self-examination of the skin during the summer and to look …

Continua em: 10 steps of skin self-examination due to being in the strong sun

– Sue que faz bem.

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem.

🏃‍♂️ #corrida

– Liturgia de hoje, 30 de julho de 2024:

O Evangelho de hoje, extraído de Canção Nova .com:

– Corra que faz bem!

mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 3ª feira (4 de 4).

🌅 6h – Desperte, Jundiaí, bem nublada.

Que a terça-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 3ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 3ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão doentes, enfermos do corpo, da alma ou da mente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 3ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Bem dispostos para mais um dia de vida?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje:

A “Ciência da Paz”: