– Ser “não branco” ajuda nas enchentes?

Eu me assusto com o radicalismo ideológico. Digo isso pois tinha ouvido que uma rapper havia respondido a um questionamento sobre ajuda humanitária na tragédia do RS, alegando que “não sendo branca, ajudava”.

Que loucura! Que bobagem… só aí descobri, dias atrás, que isso era verdade. Flora Matos é o nome da artista.

Segundo o jornal “O Tempo”, ela escreveu que:

É muito bonito ver a população se organizando para ajudar a galera no RS. Dentro e fora do Brasil, mobilização. Espero que essa mobilização sirva de inspiração e aconteça quando outros estados enfrentarem catástrofes semelhantes. You know”, declarou ela. 

Na sequência, uma internauta indagou como a artista estava contribuindo para ajudar a população, ao que ela respondeu: “Sendo não branca”. 

“Me explique o que eu disse de errado aqui. Porque eu não estou encontrando o erro em defender que essa mobilização sirva de inspiração para outros estados quando precisarem? Qual é o problema?”, perguntou ela após ser criticada ferozmente. 

“Até no desespero vocês são egoístas. Não pode falar sobre mobilização em outros estados porque branco se ofende, vai tomar no **”, pontuou Flora Matos.

Pra quê tal generalização e ódio? Respeito todas as convicções, mas parece ser um típico caso de racismo inverso desmedido.

Extraído de: https://www.otempo.com.br/entretenimento/2024/5/7/flora-matos-diz-que-ajuda-vitimas-de-enchentes-no-rs–sendo-nao-1

Flora Matos

Foto: Crédito Victor Affaro, extraído de Revista Trip, em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/flora-matos-e-parte-da-historia-do-rap-nacional

Um comentário sobre “– Ser “não branco” ajuda nas enchentes?

  1. Vivo e não vejo tudo. São os misteriosos produtos das tecnologias digitais e da liberdade de expressão. No Julgamento de Nuremberg, Albert Speer, um dos acusados, teria dito, momento antes de sua sentença a prisão perpétua: “Quanto mais o mundo tiver tecnologia, mais a liberdade individual e a independência da humanidade se tornam essenciais”. Temos tido uma falsa impressão de que temos liberdades demais de uns tempos pra cá.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.