– Sobre o Consórcio Fla-Flu e o Maracanã.

O consórcio formado por Flamengo e Fluminense venceu a licitação para gerenciar o Maracanã por 20 anos. E aí, dando uma fuçada pelos borderôs, alguns questionamentos são necessários:

Qual vantagem o Fluminense leva nesse consórcio? Com públicos menores do que o arquirrival Flamengo, as arrecadações dão prejuízo se o estádio não estiver com, aproximadamente, “meia carga”. Será que não era o momento do Flu pensar numa Arena de porte médio, menos dispendiosa, a fim de mandar suas partidas? Quando moleque, eu me lembro dos jogos disputados no Estádio das Laranjeiras… que tal uma adequação / ampliação daquele espaço?

O Flamengo, ao contrário, sempre lota em seis compromissos. E o Mengão fala na construção do seu estádio no Gasômetro. Aqui, a questão é diferente: otimizar o lucro, pois se você verificar nos borderôs, o que há de “cortesias e outras benesses” que diminuem a arrecadação final…

A questão é: se alguém ousasse privatizar o Maraca, teríamos interessados? Ou ainda: o que seria desse equipamento esportivo, se os 4 grandes do RJ tivessem seus estádios próprios e em condições?

Uma coisa é certa: da concepção original e dos vídeos do saudoso Canal 100, o outrora “Maior do mundo” não tem mais o charme que um dia teve…

Foto: Ricardo Stuckert / CBF.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.