– Minha coluna no JJ.

Minha coluna no Jornal de Jundiaí de hoje.

Prestigie!

🗞️ @portaljj

– Cansei.

Agora: 23h40 e chegando em casa. Ufa!

Hoje transitei nas Rodovias: Vice Prefeito Hermenegildo Tonoli, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (2 vezes), Anhanguera, Dom Pedro, Alkindar Junqueira e Fernão Dias.

Passei e parei para alguma coisa qualquer que seja em: Jundiaí, Itupeva, Itatiba, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva e Itu.

Acordei 4h (fui dormir ontem 23h45), corri, preparei minhas coisas, fui ao enterro do meu sogro, visitei minha filha que estava no hospital com Coqueluche, dei uma passada ver a outra filha que estava de resguardo na casa dos avós, arrumei meu material das próximas aulas, imprimi textos e fui aplicar prova.

Tô cansado. De muitas coisas. Das complicadas especialmente. Só por Deus…

Lembrei de um aluno que me disse: “como aguenta, Mestre”?

S’imbora dormir que daqui a pouco tem mais. Boa noite.

– Avaliações.

Fim de expediente!

Hoje tivemos as avaliações do 2o semestre das disciplinas de Liderança e de Administração de Conflto!

Tomara que na hora da correção, eu tenha boas respostas…

Torço pelos meus alunos 👊🏻.

– Dica da Noite 2:

– Dica da Noite 1:

– Compulsão Digital: um novo mal da Tecnologia

Leio numa edição de dias atrás da Revista Isto É (ed 2289, por Monique Oliveira) a respeito daqueles que são reféns de smartphones e tablets. E um número que assusta: 10% dos brasileiros são viciados digitais e não percebem. Já existe até clínica de reabilitação para viciados digitais.

Mas, repare: o que são aquelas pessoas que ficam nas mesas de restaurantes, ao invés de baterem papo, digitando? Ou aqueles jovens / adolescentes teclando suas mensagens completamente alienados do que está acontecendo ao seu redor?

E nós mesmos, acessando email ou redes sociais muitas vezes desnecessariamente?

Caramba… precisamos nos cuidar desta compulsão ou desse transtorno, chame-o do que quiser.

Extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/326665_VITIMAS+DA+DEPENDENCIA+DIGITAL

VÍTIMAS DA DEPENDÊNCIA DIGITAL

Com a explosão dos smartphones, cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais. A medicina aprofunda o estudo do transtorno e anuncia o surgimento de novas opções de tratamento, como a primeira clínica de reabilitação especializada

“Eu literalmente não sabia o que fazer comigo”, disse um estudante do Reino Unido. “Fiquei me coçando como um viciado porque não podia usar o celular”, contou um americano. “Me senti morto”, desabafou um jovem da Argentina. Esses são alguns dos relatos entre os mil que foram colhidos por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Eles queriam saber o que sentiam jovens espalhados por dez países, nos cinco continentes, depois de passarem 24 horas longe do computador, dos smartphones e tablets. As descrições, como se viu, são assombrosas. E representam exatamente como sofrem os portadores de um transtorno preocupante que tem avançado pelo mundo: o IAD (Internet Addiction Disorder), sigla em inglês para distúrbio da dependência em internet. Na verdade, o que os entrevistados manifestaram são sintomas de abstinência, no mesmo grau dos apresentados por quem é dependente de drogas ou de jogo, por exemplo, quando privado do objeto de sua compulsão.

Estima-se que 10% dos brasileiros enfrentem o problema. Esse número pode ser ainda maior dada a velocidade com que a internet chega aos lares nacionais. Segundo pesquisa da Navegg, empresa de análises de audiências online, o Brasil registrou o número recorde de 105 milhões de pessoas conectadas no primeiro trimestre deste ano. Dados da Serasa Experian mostram que o brasileiro passa mais tempo no YouTube, no Twitter e no Facebook do que os internautas do Reino Unido e dos EUA. A atividade na rede é impulsionada pela explosão dos smartphones. De acordo com a consultoria Internet Data Corporation, esses aparelhos correspondiam a 41% (5,5 milhões) dos celulares vendidos em março. Em abril, o índice pulou para 49% (5,8 milhões).

Tantas pessoas usando esses aparelhos está levando ao surgimento de um fenômeno que começa a chamar a atenção dos estudiosos. Trata-se do vício específico em celular e da nomofobia, nome dado ao mal-estar ou ansiedade apresentados por indivíduos quando não estão com seus celulares. No livro “Vivendo Esse Mundo Digital”, do psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas, do Hospital das Clínicas de São Paulo, há uma das primeiras referências ao tema. Nele, estão descritas as consequências dessa dependência. “Os usuários estão se distraindo com facilidade e têm dificuldade de controlar o tempo gasto com o aparelho”, escreveu o especialista. A obra também pontua os sintomas da dependência. O que assusta é que eles são muito parecidos com os manifestados por dependentes de drogas. Um exemplo: quando não está com seu smartphone na mão, o usuário fica irritado, ansioso (leia mais no quadro na pág.67).

No futuro, a adesão aos óculos inteligentes, à venda a partir de 2014, poderá elevar ainda mais o número de dependentes. Esses aparelhos são, na verdade, um computador colocado no campo de visão. Empresas como o Google, por meio de seu Google Glass, apostam alto nessa tecnologia.

Como todas as dependências descritas pela psiquiatria, a digital não é facilmente reconhecida. Mas, da mesma forma que as outras, pode ser diagnosticada a partir de um critério claro. Ela está instalada quando o indivíduo começa a sofrer prejuízos na sua vida pessoal, social ou profissional por causa do uso excessivo do meio digital. Na vida real, isso significa, por exemplo, brigar com o parceiro/a porque quer ficar online mesmo com a insatisfação do companheiro/a ou cair de produção no trabalho porque não se concentra na tarefa que lhe foi delegada.

A gravidade do problema está levando a uma mobilização mundial em busca de soluções. Uma das frentes – a do reconhecimento médico do transtorno – está em franca discussão. Recentemente, a dependência foi um dos temas que envolveram a publicação da nova versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicação da Associação Americana de Psiquiatria adotada como guia para o diagnóstico das doenças mentais. Na edição final, o vício, não citado em edições anteriores, foi mencionado como um transtorno em ascensão que exige a realização de mais estudos. Muitos especialistas criticaram o manual porque acreditam já ser o distúrbio uma doença com critérios diagnósticos definidos.

Uma das vozes a defender essa posição é a psiquiatra americana Kimberley Young, reconhecida autoridade na área e responsável, agora, por dirigir uma experiência mundial inédita: a primeira rehab digital, aberta no mês passado. O centro de reabilitação fica na Pensilvânia, como um anexo do Centro Médico Regional de Bradford. O modelo é igual ao de programas de reabilitação de drogas. No local, o indivíduo passará por uma internação de dez dias. O tratamento terá como base a terapia cognitivo-comportamental, cujo objetivo é substituir hábitos nocivos por outros saudáveis, além de sessões em grupo, individuais e intervenção medicamentosa consensual, se necessária, em situações extremas. “Há uma crescente demanda para esse tipo de serviço”, disse Kimberley à ISTOÉ.

Em países como Japão, China e Coreia do Sul, a dependência já é tratada como questão de saúde pública. Programas desses governos foram criados na tentativa de mitigar o problema. O Ministério da Educação japonês lançou um projeto que atenderá 500 mil adolescentes. Além de psicoterapia, a iniciativa definirá áreas ao ar livre nas quais os jovens serão exortados ao convívio social por meio da prática de esportes, com uso restrito às mídias digitais. Na China, o programa é militarizado, o que desperta críticas no Ocidente. “É um tratamento militar, com total restrição à mídia”, diz Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Psicologia em Informática da PUC-SP, serviço que atende os dependentes por meio de orientações transmitidas por e-mail. Na Coreia do Sul, onde cerca de 30% dos adolescentes são viciados, os jovens passam 12 dias internados.

(CONT…)

Vício digital: você sofre desse mal? - Blog ProDoctor

Imagem extraída de: https://prodoctor.net/blog/vicio-digital-voce-sofre-desse-mal/

– Sempre que puder, pare e reze. Busque a Espiritualidade em um lugar pacífico.

Onde quer que esteja, sempre que puder, pare e faça uma oração.

Abrigue-se em uma igreja, acalme o seu coração e livre-se da dispersão espiritual. Fique em um lugar de paz e converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Aqui: Igreja Santa Luzia – Bragança Paulista / SP.

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Esperança

– Ronaldinho Gaúcho ou Neymar?

Conversando com amigos, surgiu a discussão (comum a muitos): quem jogou mais, Neymar ou Ronaldinho Gaúcho?

Se eu fosse pagar um ingresso, pagaria para assistir R10. Em conquistas, ele também venceu mais. Em beleza de jogo (para mim), idem. Portanto…

Isso não quer dizer que Neymar não seja um grande jogador (e ele nem encerrou a carreira). Mas entre os dois, fico com o Gaúcho.

E para você?

Neymar e Ronaldinho Gaúcho se encontram após vitória do PSG sobre o RB Leipzig — Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Instagram Neymar.

– Álcool ou Gasolina? Saiba qual é mais vantajoso para o seu veículo e seu bolso.

O álcool e a gasolina são dois combustíveis muito usados nos veículos, contudo, eles são diferentes em vários aspectos. Saiba qual deles escolher! …

Continua em: Álcool ou Gasolina? Saiba qual é mais vantajoso para o seu veículo e seu bolso

– Dia de Provas!

Hoje é dia de provas na faculdade!

Torço para que os meus alunos tenham um bom desempenho, e aqui vai uma boa dica:

(Valeu Chico Bento).

Continuar lendo

– The Cat.

Hoje eu revi a gatinha Luna. Olhe só como está bonita e bem vistosa!

Ter um pet é muito bom.

🐈‍⬛ #cat #gato

– Minha linda filhotinha.

O sorriso mais lindo do mundo, de bochecha rosada e covinha engraçada, é da minha Tetéia!

Como não amar essa sapequinha?

💕#PaiDeMenina #kids #amor #carinho #paternidade #daughter

– Faz tempo…

Relembrando um dia feliz com minha Marina!

Faz tempo, hein?
Orgulho de quem ela se tornou!

🩵💖 #Paternidade

– A (possível) mancada de Paquetá.

Falamos sobre as acusações graves contra o jogador Lucas Paquetá e as apostas esportivas (em: https://wp.me/p4RTuC-Xa8). Não precisava (se comprovado) ter feito nada disso….

Hoje, li esse post (abaixo) do jornalista Mauro Cézar Pereira. Perfeito!

Disse tudo e concordo (caso o atleta seja condenado). Confira:

– Genfest 2024:

– Uma tarde no Lago do Taboão.

Agora, 15h00! E esse entardecer maravilhoso no Lago do Taboão, em Bragança Paulista? 

Os raios do sol embelezam o céu

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #inspiração #mobgrafia #XôStress #BragançaPaulista #lago #lake

– Meditações no Mês do Sagrado Coração: 5º Dia.

I PARTE  OS TERNÍSSIMOS AFETOS DO CORAÇÃO DE JESUS Jesus e o pai aflito que lhe pede a cura de seu filho Vinde Espírito Santo Veni, Sancte Spíritus, …

Continua em: Meditações – Mês do Sagrado Coração – 5º Dia

– Imenso horizonte.

A imponência da Rodovia Fernão Dias, em Atibaia: que maravilha!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #blue #azul

– L’amore è amore.

L’amore è amore. Tratto da:Onda Lucana ®by Antonio Lanza – Pescopagano (PZ) Sei tucon la tua anima fragilesono ioche non sono stato vigilema …

Continua em: L’amore è amore

– Caminho do Bambu.

De Itatiba até Morungaba, o que não falta é bambu!

Fotografar desestressa!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada #bamboo

– Let’s save the wildlife – Eastern lowland gorilla (Gorilla beringei graueri).

Eastern lowland gorillas, also known as Grauer’s gorillas, are found only in the Democratic Republic of Congo (DRC) and are critically endangered, …

Continua em: Let’s save the wildlife – Eastern lowland gorilla (Gorilla beringei graueri)

– Que trânsito!

Antes, a Rodovia Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (Itu a Jundiaí) parava na Petri. Depois, na altura do Coopercica. Hoje, na CBC. Loteando as margens do Medeiros e da Ermida (porque ocorrerá), parará nas Frutas Rondon!

E ninguém faz nada?

Está difícil chegar até o Cento de Jundiaí partindo daqui, do Vetor Oeste

🚗 🚙 🚛 #congestionamento

– Liturgia Diária de 05/06/2024.

S. BONIFÁCIO, Bispo e Mártir Festa de 3ª Classe- Missa própria Nasceu na Inglaterra em 675 e entrou na Ordem de S. Bento. Impelido pelo zelo da …

Continua em: Liturgia Diária- 05/06/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje:

– Sobre o Consórcio Fla-Flu e o Maracanã.

O consórcio formado por Flamengo e Fluminense venceu a licitação para gerenciar o Maracanã por 20 anos. E aí, dando uma fuçada pelos borderôs, alguns questionamentos são necessários:

Qual vantagem o Fluminense leva nesse consórcio? Com públicos menores do que o arquirrival Flamengo, as arrecadações dão prejuízo se o estádio não estiver com, aproximadamente, “meia carga”. Será que não era o momento do Flu pensar numa Arena de porte médio, menos dispendiosa, a fim de mandar suas partidas? Quando moleque, eu me lembro dos jogos disputados no Estádio das Laranjeiras… que tal uma adequação / ampliação daquele espaço?

O Flamengo, ao contrário, sempre lota em seis compromissos. E o Mengão fala na construção do seu estádio no Gasômetro. Aqui, a questão é diferente: otimizar o lucro, pois se você verificar nos borderôs, o que há de “cortesias e outras benesses” que diminuem a arrecadação final…

A questão é: se alguém ousasse privatizar o Maraca, teríamos interessados? Ou ainda: o que seria desse equipamento esportivo, se os 4 grandes do RJ tivessem seus estádios próprios e em condições?

Uma coisa é certa: da concepção original e dos vídeos do saudoso Canal 100, o outrora “Maior do mundo” não tem mais o charme que um dia teve…

Foto: Ricardo Stuckert / CBF.