
Le cicatrici sono il segno che è stata dura. Il sorriso è il segno che ce l’hai fatta. Madre Teresa di Calcutta
Original em: Madre Teresa di Calcutta

Le cicatrici sono il segno che è stata dura. Il sorriso è il segno che ce l’hai fatta. Madre Teresa di Calcutta
Original em: Madre Teresa di Calcutta
Tiradentes é simbolo de abnegados de um país revoltado com tantos impostos.
Caramba, e hoje é diferente daquele cenário? Some-se a violência, a falta de escolas, saúde precária…O José Joaquim ficaria mais fulo ainda se observasse tudo isso…
Conheça, extraído de: http://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm
TIRADENTES
Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos. Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular. Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil. A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos. Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica. Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Com informações da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha

Pintura de Oscar Pereira da Silva traz um rosto idealizado de quem seria Tiradentes Imagem: Acervo do Museu Paulista da USP (de UOL).
Agora: 18h30, e tudo muito bonito lá fora.
Fotografar desestressa.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#anoitecer #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress
Em nossa vida, precisamos ser gentis, educados e propositivos no acolhimento.
Nestes tempos tão difíceis, ofereça a bondade do seu coração!
Abaixo, uma imagem simplória, mas necessária de se praticar:
Imagem extraída da internet, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, favor informar para crédito.
A CF 2024 é tão importante, falando da tolerância, respeito e amizade (especialmente nas Redes Sociais), que foi apresentado às autoridades de Itupeva.
Compartilho, abaixo:
FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL NA CÂMARA MUNIICIPAL DE ITUPEVA
por Reinaldo Oliveira
A coordenação paroquial da Campanha da Fraternidade da Quase Paróquia São Vicente de Paulo, de Itupeva, no dia 17 de abril, das 19h àas 21h, fez uma apresentação do tema “Fraternidade e Amizade Social” e do lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), na Câmara Municipal de Itupeva.
O evento que já é realizado naquela Casa de Leis, há mais de uma década, contou com a presença do prefeito Rogerio Cavalin, do vice prefeito Isaque Messias Grizoto dos Santos, dos vereadores Ezequiel Alves de Oliveira e Cesar Farali, pela Secretaria da Fazenda Andreia Vilas Boas, Secretaria da Educação, Monica Oliveira da Silva, da Secretaria dos Assuntos Jurídicos, Dra. Carla Cardoso, do presidente da OAB, Dr. Marcos Rafael Cardoso, de coordenadores e agentes de pastorais e demais pessoas da sociedade.
Para falar sobre este importante assunto, esteve presente o seminarista João Vítor, que a luz do Texto Base da CF 2024 e da encíclica Fratelli Tutti, apresentou o conteúdo rico em detalhes, para a apreciação e reflexão do público presente.
Também presente o diácono Ademir Blanco Ortigosa, da Quase Paróquia São Vicente de Paulo e o diácono Fernando Luís Gomes Pereira, da Paróquia São Sebastião, que no encerramento ministraram a bênção aos participantes.
O coordenador paroquial da CF 2024, Reinaldo Oliveira agradeceu à diretoria e funcionários, pela acolhida e utilização do espaço na Casa de Leis, bem como solicitou a ampliação, para em outras oportunidades, apresentar outros temas de relevante interesse para a população.
Foto: Crédito, Reinaldo Oliveira.
Eu não teria dado pênalti no Maracanã, no lance reclamado pelo Vasco da Gama. Explico:
Vegetti chuta para o gol: Manoel está com o braço esquerdo aberto, em claro movimento antinatural, ampliando o seu espaço. Porém, o braço direito está em movimento natural, próximo ao corpo, sem qualquer intenção de tocar a bola ou não. É nesse braço que a bola atinge (furto do chute forte e a curta distância).
Não dá para Manoel fazer aquele braço desaparecer. Não existe intenção, e nem movimento antinatural. Se o braço fosse o esquerdo, aberto propositalmente de maneira antinatural, aí sim seria pênalti (indiscutivelmente).
Foto: reprodução da Sportv.
A evasão escolar é um grave problema em nosso país. Mas talvez o motivo da fuga seja algo ainda mais grave: a falta de interesse em ir à escola!
Compartilho,
Extraído de: https://istoe.com.br/uma-nova-e-preocupante-evasao-escolar/
UMA NOVA E PREOCUPANTE EVASÃO ESCOLAR
Por Camila Brandalise
Mais da metade dos jovens brasileiros, de todas as classes sociais, perdeu o interesse pelos estudos e corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho. Onde a nossa educação está falhando e qual o custo disso para o futuro do País?
A decisão de parar de estudar da auxiliar de limpeza Regina de Jesus Araújo, hoje com 24 anos, se deu por motivos econômicos. Há seis anos, quando ela morava com os pais, considerava ter uma estrutura de vida precária e preferiu se dedicar ao trabalho para conseguir se sustentar. Conciliar os estudos, na época, com 18 anos, não era viável. “Não tive incentivo nenhum para continuar na escola.” Hoje, mora sozinha e arca com as próprias contas. Para ter mais oportunidades profissionais, porém, percebeu que era preciso concluir a formação. E foi isso o que ela fez. Neste ano, cursa orgulhosa o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de São Paulo. “Quero ir para o ensino técnico. Gostaria de ser recepcionista porque gosto de trabalhar diretamente com as pessoas”, diz. É a tentativa de Regina para escapar de uma triste estatística, divulgada recentemente pelo Banco Mundial: 52% dos jovens brasileiros com idade entre 19 e 25 anos perderam o interesse pela escola e, por isso, correm o risco de ficar fora do mercado de trabalho. Parte dessa população simplesmente parou de estudar por necessidade financeira, como Regina havia feito, parte não consegue levar o colégio com o comprometimento que isso exige porque é obrigado a conciliar a atividade com trabalho informal e um terceiro grupo encontra-se atrasado em relação à série adequada à idade. Abandonar a escola para ajudar no sustento da família não é novidade. O que preocupa nos dados do relatório do Banco Mundial é que a falta de interesse pelos estudos avança para camadas sociais em que a necessidade de gerar renda não é a maior pressão. Um em cada três brasileiros de 19 anos está hoje fora da escola.
O documento aponta outro dado alarmante: a falta de participação dos jovens na construção da economia vinha diminuindo desde 2004, mas há quatro anos a tendência sofreu uma reversão. Isso ocorreu principalmente por causa do aumento de pessoas que não estão nem estudando nem trabalhando (os chamados “nem-nem”) e de jovens que estão desempregados ou em trabalhos informais. A justificativa imediata para o retrato tem a ver com o momento econômico atual do País, de crise financeira, desemprego e informalidade no trabalho. No entanto, há questões mais complexas por trás da situação. “A pergunta essencial que essa análise suscita para os formuladores de políticas é saber se, em condições econômicas menos favoráveis, é possível manter as conquistas anteriores em termos do engajamento juvenil. Esta é uma preocupação para um País cujo potencial de produtividade agora depende de forma tão crítica do engajamento de seus jovens”, diz o relatório.
A resposta, segundo consenso entre educadores, é a de que é possível manter os jovens em sua formação escolar independentemente da condição econômica da nação. Para isso, o sistema educacional precisa mudar. É necessário que o currículo se modernize o suficiente para despertar e manter o interesse dos jovens contemporâneos. “A escola que estamos oferecendo aos nossos adolescentes não dialoga com eles, não faz mais sentido”, afirma Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. “A escola do século XIX, com os alunos enfileirados e professor falando na frente, não funciona mais.”
Eixo estratégico
Há pelo País iniciativas que contemplam novos modelos. Sob a coordenação do Instituto Ayrton Senna, por exemplo, quinze escolas públicas de Santa Catarina adotaram mudanças importantes. “Estabelecemos um projeto de educação em tempo integral”, conta Ramos. Depois de um ano, a instituição comparou a taxa de abandono nesses colégios com as apresentadas por escolas do mesmo perfil socioeconômico. “O índice foi 50% menor”, informa o especialista.
É preciso promover mudanças no modelo de ensino que estimulem nos estudantes a curiosidade e habilidades como liderança
A educação integral é uma das alternativas para envolver alunos, motivá-los a pesquisar e incitar a curiosidade, tornando o ensino atraente ao mesmo tempo em que desenvolve o potencial dos jovens. Nesse modelo há ainda uma ênfase no desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais, que trabalham habilidades fora da cartilha tradicional de ensino, como resiliência, empatia e liderança.
“Não é preciso criar novas disciplinas, mas sim oferecermos outras maneiras de trabalhar em sala de aula”, afirma Ramos. Alterações mais profundas como essas são vistas em maior escala apenas em escolas particulares que se propõem a oferecer uma nova maneira de ensinar, com mais envolvimento dos alunos, atenção específica para dificuldades ou habilidades individuais e desenvolvimento de conhecimentos que vão além das disciplinas básicas. São instituições, porém, com mensalidades altas — as mais inovadoras chegam a custar R$ 8 mil por mês —, que obviamente não podem ser pagas pela maioria da população. Há, portanto, necessidade de revisão e implantação, por políticas governamentais, de iniciativas que contemplem as mudanças na rede pública. Isso inclui investimento em formação e valorização de professores. “Temos que focar em um projeto de País que coloque educação como eixo estratégico”, afirma Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. “Ou fazemos isso ou o Brasil perderá o bonde da história de novo.”
Os prejuízos envolvem perdas individuais e também coletivas. Do ponto de vista pessoal, o documento do Banco Mundial mostra que os cidadãos de baixa escolaridade enfrentam falta de oportunidades e baixos salários. Os números revelam que quanto maior o índice de conclusão dos ciclos de ensino, maior o rendimento: até quatro anos na escola, o salário cresce 11,64% para cada ano estudado; de 14 a 18 anos de estudo, o salário cresce 35,65% por ano estudado. “Isso gera aumento no Produto Interno Bruto e melhor distribuição de renda”, explica Priscila. O Brasil todo sofre hoje com a queda da produtividade resultante da falta de conhecimento, informação e, muitas vezes, da incapacidade de formular raciocínios básicos. Sem uma população preparada para exigências de um mercado global de trabalho cada vez mais sofisticado, a tendência é o País seguir em ritmo de estagnação. O desafio é quebrar essa corrente.
“O desenvolvimento do Brasil é o desenvolvimento dos seus cidadãos”, afirma a representante do Todos pela Educação.

Imagem extraída de: https://www.youbilingue.com.br/blog/5-formas-de-diferenciar-a-sua-escola-da-concorrencia/
E a quantidade de aulas a preparar e pepinos a resolver dominam o final de domingo…
Queria que fosse diferente. Paciência. Enfrentemos.

Vez ou outra, ouvia-se o debate sobre quem estava sendo a “4ª força” paulista em determinado período. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo faziam “uma disputa à parte” para não serem chamados por esse nome, pois irritava seus torcedores e dirigentes.
Pois bem: desde o advento “Red Bull”, o Bragantino tem conseguido furar essa lógica de forças e se intrometido no meio. Mais do que isso: tem mantido uma alta regularidade frente aos históricos “grandões”. Veja só:
Em Campeonatos Paulistas (soma de todas as fases), nas duas últimas edições, se manteve à frente de São Paulo e Corinthians:
Paulistão 2024:
1- Palmeiras
2 – Santos
3 – Red Bull Bragantino
4 – São Paulo
10 – Corinthians
Paulistão 2023:
1- Palmeiras
3 – Red Bull Bragantino
4 – São Paulo
6 – Corinthians
12 – Santos
Em Campeonatos Brasileiros, nos últimos 4 anos, todo ano esteve à frente do São Paulo, ou do Corinthians , ou do Santos (ou de ambos) – exceto 2022.
Nesse período, o Palmeiras conquistou 275 pontos no Brasileirão, o Corinthians 223, o São Paulo 221 pontos, o Red Bull Bragantino 215 e o Santos 194 (lembrando que há apenas 5 anos que o clube está na 1a divisão; no atual, é líder provisório do torneio e terminará a rodada 3 como melhor paulista da competição e único invicto).
Brasileirão 2023:
1- Palmeiras
6 – Red Bull Bragantino
11 – São Paulo
13 – Corinthians
17 – Santos
Brasileirão 2022:
1- Palmeiras
4 – Corinthians
9 – São Paulo
12 – Santos
14 – Red Bull Bragantino
Brasileirão 2021:
3- Palmeiras
5 – Corinthians
6 – Red Bull Bragantino
10 – Santos
13 – São Paulo
Brasileirão 2020:
4- São Paulo
7 – Palmeiras
8 – Santos
10 – Red Bull Bragantino
12 – Corinthians
Fica a pergunta: os 4 históricos grandes de São Paulo não conseguem mais se impor, ou estamos vivendo uma nova fase onde os chamados “emergentes” (como Athletico, Red Bull Bragantino e Fortaleza) estão se consolidando como novas forças? Repare, ainda, que de todos os dados, o mais regular, em alta, é o Palmeiras, que nunca ficou atrás do Red Bull Bragantino no Nacional ou no Estadual.
Imagem extraída da Web, Divulgação CBF
Uma boa salada de frutas anima a gente, não?
Goiaba, caqui, morango, uva, kiwi, ameixa e pêra. Tudo 100% saudável!
Gaste com fruta, economize com remédios!
👊🏻 #saúde
Há 2000 anos, o pastoreio era um ofício marginalizado na sociedade. O Pastor de Ovelhas era mal visto, e aproveitando-se desse conceito, Jesus faz a analogia da sua missão com a dEle, proclamando-se o Bom Pastor, que dá a sua vida por todas as suas ovelhas!
O Evangelho nos diz: (Jo 10,11-18)
“Naquele tempo, disse Jesus: 11’Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai’.”
Que alegria ouvir essa verdade de fé!
Foto: Pintura do altar da igreja Santa Luzia – Bragança Paulista / SP. Autoria pessoal.
Horizonte Perfeito!
Aqui: Rodovia Vice Prefeito Hermenegildo Tonoli (sentido Itupeva – Jundiaí).

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#blue #azul #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress
Nos bancos escolares, aprendi que o dia 21 era cívico, marcado pelo precursor José Joaquim (Tiradentes) e por Tancredo de Almeida Neves, o 1o presidente depois do fim do militarismo.
Não existia Internet, celular ou outro meio mais rápido de comunicação do que o rádio. Eu era aluno da 3a série da Escola da Caic, e, ao entrar na classe, veio a notícia: Tancredo morreu!
Mas me lembro também que no dia 21 se exaltava o empreendedor governante JK pela construção de Brasília, nova capital e cidade do futuro.
Entretanto, além de heróis nacionais da política, o dia 21 é marcado por outra vitória: a 1a de Ayrton Senna da Silva em circuitos de Fórmula 1.
Que falta faz bons exemplos no país…

E perto de casa, a pomba e a garça curtem preguiçosamente o domingo de céu azul.
Que vida boa!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Medeiros (Jundiaí/SP), haverá neste domingo o tradicional Almoço Mineiro!
Sempre esse evento é muito bom… e a comida, deliciosa!
Participe e ajude! Nessas marmitas há torresmo, polenta, mandioca e tutu de feijão!

“Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade”. Charles Mingus – mestre do jazz a quem tenho escutado sem …
Continua em: Citação do dia
10 impressive waterfalls from around the world 1. Jajce Waterfall in Bosnia and Herzegovina (or Pliva Waterfall) is in the town of Jajce, in central …
Continua em: 10 impressive waterfalls from around the world

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria O Domingo da Ressurreição e os dois imediatos são completamente dominados pelo pensamento da Ressurreição. Os …
Continua em: Liturgia Diária- III Domingo depois da Páscoa

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 05h50 – Desperte, Jundiaí.
Que o domingo possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: azaleias.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #Adidas #esporte #running
Eu acho uma verdadeira regra tupiniquim. A Regra 8, que fala sobre o início e o reinício do jogo, determina que um sorteio deva decidir quem começará a partida com a posse de bola e/ou escolherá o lado de campo. Dentro do espírito da regra, o árbitro sorteia para os capitães, que são os legítimos representantes de cada equipe.
Seneme, presidente da CA-CBF, já havia pedido em orientação que os árbitros fizessem um bom trabalho preventivo, e agora criou uma novidade: a “Regra 8B”, onde os técnicos devem estar juntos com os capitães para ouvir uma “preleção” do árbitro e acompanhar o sorteio. Não gosto dessa invenção, é dar “poder aos técnicos” e mais liberdade para reclamar posteriormente. Cada um na sua, o árbitro deve sortear conforme a regra e tocar o jogo.
Acontece que…
O protocolo, que deveria ter começado nessa Rodada 03, “não começou como devia”. Quem assistiu os momentos posteriores ao sorteio, reparou que os árbitros foram aos treinadores no banco conversarem com eles. E segundo a Rede Globo, durante Palmeiras x Flamengo, isso só ocorreu pois a CBF ESQUECEU DE AVISAR os treinadores do novo procedimento…
Pode?
Ah, Brasil…
Arte extraída da Web, autoria desconhecida.