– Organize seu negócio.

Hoje estivemos na cidade de Cabreúva, no Distrito do Jacaré, falando sobre “Idéias de Negócios” aos interessados estudantes, em nome do Sebrae.

Gente com vontade de empreender e de fazer do seu local comunitário, um mundo melhor. Muito bom!

#Education

– Tenha empatia!

Empatia e Reflexão:

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Seja Luz!

REFLEXÃO E VIDA – Para muitos, é algo imperceptível. Mas para outros…

Sobre “ser luz”, na mensagem abaixo:

Imagem

– A Mesa Redonda do VAR, no áudio de Atlético Goianiense x Flamengo.

Parece discussão de botequim! No lance de Bruno Henrique e Maguinho (falamos sobre ele aqui: https://wp.me/p4RTuC-VYY), o árbitro explica ao VAR que entendeu ser lance natural, e grita: “segue, segue, segue“. O VAR, por sua vez, vai no “para, para, para”.

Perceba no áudio abaixo: há uma tentativa de convencimento ao árbitro para mudar de opinião (uma característica exclusiva do árbitro brasileiro: a de ser protagonista).

O VAR é para as situações pontuais do protocolo e erros crassos. Se existir um lance dúbio, que gere maior tempo de discussão, deve-se respeitar a decisão de campo. E é esse o princípio do VAR: não re-apitar o jogo, mas sugerir a correção de possíveis erros claros.

Em um determinado momento, quando o árbitro muda de opinião, ele fala de “jogo brusco grave”. Errou. Se entendeu que foi uma cotovelada deliberada, é “conduta violenta” (Jogo Brusco Grave é um carrinho violento, uma entrada mais dura, para Vermelho Direto em disputa de bola; já a “conduta violenta” é para agressões, como tapas e cotoveladas). E não foi nem uma coisa e nem outra… foi casualidade (acidente de trabalho). 

Ouça no link em: https://www.cbf.com.br/a-cbf/analise/do-var/analise-do-var-atletico-go-x-flamengo-1a-rodada-b?csrt=13596215311110794433

Atlético-GO x Flamengo: Saiba onde assistir e prováveis escalações

Arte: SportBuzz

– É tão simples valorizar o colaborador… Lembrando como obter maior comprometimento:

Nas empresas, muitas vezes vemos tantos líderes dificultando coisas simples… relacionamentos conturbados, críticas desnecessárias e pouca empatia.

Abaixo, um simples mas necessário quadro para se conseguir mais comprometimento dos empregados:

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem puder informar para créditos, agradeço de antemão.

– Monja Coen e o conselho de revalidação diária. Bom ou Ruim?

Monja Coen no “Programa Pânico”, no ano passado:

“Eu crio um personagem para minha vida, que preciso ‘revalidar’ todo dia.

Eu não sei se concordo com isso… afinal, personagens são interpretações e precisamos de autenticidade, logicamente, com flexibilidade às situações. 

“Revalidar-nos” é um termo que não usaria, respeitando a visão de mundo da religiosa. Reinventarmos é uma boa expressão. Resignificando também. Revalidar-nos, insisto, dá a sensação de mantermo-nos pragmáticos sem mudança. 

Tamanho Site

Imagem extraída de: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/monja-coen-faz-palestra-sobre-saude-mental-no-ceu-paraisopolis/

– O dilema em usar óculos para quem não usa!

Eu estou em “adaptação”…

Em: https://youtu.be/3blD9on4Z4o?si=KPt8wC93dUYKqN7v

– Minha Princesa!

Mia belíssima principessa! 

I Love you.

Filha querida…

– As escalas da segunda rodada do Brasileirão têm o mesmo critério que a primeira:

Na Rodada 1 do Brasileirão, Seneme tentou mesclar árbitros jovens e veteranos, somados há alguns que outrora tiveram chances e foram mal.

Falamos sobre isso aqui: https://professorrafaelporcari.com/2024/04/15/a-primeira-rodada-do-brasileirao-comecou-mal-com-a-arbitragem/

Flamengo e Corinthians, os dois times de maior torcida e que têm maior pressão, jogaram com os novatos André Luíz Skettino Policarpo Bento e Yuri Elino Ferreira da Cruz apitando seus jogos. Foram mal. Mas para a segunda rodada, Fluminense e Palmeiras jogarão com João Gobbi e Lucas Paulo Torezin apitando.

Repararam o critério? Um paulista e um carioca por rodada com novatos da divisão. Mas assim como tivemos os veteranos Flávio Rodrigues de Souza e Bráulio da Silva Machado atuando também, vamos ver Marcelo de Lima Henrique (com 52 anos) e Anderson Daronco apitando na próxima rodada. Aliás, Daronco apitará pela enésima vez um Flamengo x São Paulo no Maracanã (é uma escala que se repete frequentemente).

Gostaria de chamar a atenção para Palmeiras x Internacional: o paranaense Torezin vai estrear na Série A. No ano passado, ele trabalhou como AVAR 2 nessa divisão, e justamente fará seu debute no Allianz Arena (é público e notório como é difícil apitar com Abel Ferreira e seus assistentes pressionando a todo instante), além do que o Internacional tem uma pressão enorme por conta dos últimos tropeços – e Coudet não é fácil de se lidar também. Portanto, quem trabalhar nessa partida, saiba que o pós-jogo será complicado

Sinto que a Rodada 2 será tão “animada” como a Rodada 1, infelizmente.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Pista livre.

A Rodovia Dom Gabriel, em horário de calmaria…

Não poderia ser sempre assim?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #estrada

– Entendendo a Nova Frugalidade.

A Nova Frugalidade chegará ao nosso país, ou já está repercutindo, inconscientemente, em nossas vidas?

Nos EUA, um fenômeno econômico-social aconteceu: as pessoas deixaram de ir a shoppings, teatros ou de gastar em produtos não-essenciais, devido a crise econômica. O abandono de consumidores de certas áreas econômicas foi chamado de Nova Frugalidade, e como todo modismo global, em breve repercutirá no Brasil.

Entenda o que é essa tal de “Nova Frugalidade”, extraído de: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0942/marketing/reverso-fortuna-466551.html

O REVERSO DA FORTUNA

por Daniel Hessel

Em apenas oito meses, a crise financeira americana provocou estragos sem paralelo na história recente dos Estados Unidos. Além de fulminar o mercado de crédito, o índice Dow Jones e a cidade de Detroit, os raios mortíferos provenientes da tempestade econômica atingiram também um dos pilares do american way of life: o consumismo desenfreado e livre de culpas que movimenta mais de dois terços da economia do país. Endividada, assustada pelo fantasma do desemprego e acusada de estar entre os culpados por boa parte da crise com sua gastança desmedida, a classe média americana virou as costas para shopping centers, lojas de grifes, restaurantes estrelados e até mesmo shows e peças de teatro. Hoje, em plena ressaca moral de décadas de consumismo, tornou-se popular a doutrina da nova frugalidade (new frugality), marcada por um estilo de vida austero, em que economizar cada dólar é a regra. O último relatório da divisão de análise econômica do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, divulgado no dia 14 de abril, mostra o impacto dessa mudança. Entre março de 2008 e março de 2009, as vendas do varejo diminuíram 9,5%, a primeira queda em quase duas décadas. Ao mesmo tempo, os índices de poupança, que eram próximos de zero em agosto, estão em patamares equivalentes aos de dez anos atrás. Para os economistas, os dois índices combinados indicam que os americanos estão receosos do que vem pela frente. Pesquisas de opinião mostram que a tendência é uma redução nos gastos ainda mais aguda. Segundo um levantamento do instituto Lightspeed Research, do grupo britânico WPP, 70% dos americanos pretendem mudar seus hábitos de consumo nos próximos meses e apenas 45% dos entrevistados acreditam em uma rápida retomada econômica.

No campo oposto estão os que defendem que as mudanças vieram para ficar. O principal argumento desse grupo é que nunca antes houve um aperto no crédito como o provocado pela atual crise e que o estrangulamento nas finanças domésticas das famílias foi tamanho que deixará sequelas na maneira como os americanos encaram o consumo. “Nossas pesquisas apontam que os consumidores buscam mais segurança. E, para eles, gastar menos e manter dinheiro no banco é uma forma de alcançar essa segurança perdida”, diz Michael Silverstein, especialista em tendências de consumo do Boston Consulting Group.

Seja temporária, seja definitiva, a nova frugalidade tem assumido diversas facetas – algumas quase caricatas de tão radicais. De maneira geral, a redução de gastos com combustíveis e bens duráveis, como móveis e eletroeletrônicos, foi prioridade no processo de reajuste (veja quadro acima). Em menor escala, os americanos cortaram as despesas com roupas, acessórios, brinquedos, livros, CDs e DVDs. Ao mesmo tempo, as vendas de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal e beleza aumentaram. Em meio à frieza generalizante das estatísticas há nuances curiosas, como o crescimento abrupto do mercado para produtos do tipo faça-você-mesmo (do it yourself, ou DIY). Tome-se o exemplo das tinturas para cabelo para uso doméstico, cujas vendas cresceram 27% desde o início da crise – um sinal de que as americanas trocaram os salões de cabeleireiro pela pia do banheiro. Da mesma forma, as famílias estão deixando de pagar por serviços como limpeza doméstica e manutenção de jardins e casas – o que tem sustentado a boa performance dos fabricantes de produtos de limpeza e de varejistas especializados em bricolagem, como a rede Home Depot. O outro lado da moeda é que o setor de serviços domésticos, que sustenta cerca de 18 milhões de americanos, se prepara para tempos ainda mais difíceis.

Num cenário de aperto financeiro, há empresas que são naturalmente favorecidas. É o caso do Wal-Mart, do McDonald’s e da loja online Amazon, reconhecidos por estratégias agressivas de descontos e preços competitivos. Da mesma forma, grandes fabricantes de produtos de consumo para higiene e beleza, como Procter&Gamble e Johnson&Johnson, têm se beneficiado da tendência de o consumidor se permitir pequenas indulgências – um dos raros luxos admitidos pela nova frugalidade. Outras têm se demonstrado irremediavelmente comprometidas com o antigo modelo de consumo supérfluo e precisam de reparos urgentes na estratégia de marketing. Enquadram-se nessa categoria a rede de cafés Starbucks, as grifes internacionais de artigos de luxo e as lojas de departamentos. No caso das marcas de luxo, os especialistas em tendências já deram até um nome ao tipo de reação que elas passaram a despertar no americano médio. Trata-se do populismo vingativo (vengeful populism), em que as marcas são identificadas com o estilo de vida arrogante e perdulário de banqueiros de investimento e altos executivos, acusados de levar o país à ruína. “Essas marcas precisarão resolver esse conflito sob o risco de estar definitivamente associadas a um estilo de vida que as pessoas passaram a desprezar”, diz Thomas O’Guinn, professor de marketing da Universidade de Wisconsin-Madison.

Para sobreviver em meio à crise, os marqueteiros das empresas têm buscado inspiração nos remotos anos 30, período da Grande Depressão americana. A rede de lojas de departamentos Sears ressuscitou um modelo de vendas dirigido a clientes endividados e sem crédito na praça. Trata-se do layaway, sistema em que o cliente escolhe um produto, faz um pequeno depósito e a loja reserva a mercadoria por determinado período (em média 90 dias). A ideia é que o cliente vá pagando o produto em parcelas, conforme for recebendo o dinheiro. Vencido o prazo, ele quita o saldo remanescente. “As redes que não mantiverem uma forte política de descontos e promoções ou não apostarem em soluções criativas como o layaway não conseguirão atrair os consumidores”, diz Kathy Grannis, porta-voz da Federação Nacional do Varejo nos Estados Unidos. Quem não se adaptar à nova frugalidade, seja ela duradoura ou efêmera, corre o risco de ter o mesmo fim dos dinossauros.

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

– Doe Sangue!

Eu defendo essa causa: DOE SANGUE (a vida agradece).

Nesses últimos dias, os bancos de sangue estão muito carentes de doadores. Ajude.

– Resiliência/ Resilience… (by Mágica Mistura).

“Rediscover the value of each day, self-care and empathy. Be aware that our best reflects on the whole and that, therefore, giving up is not an …

Continua em: Resilience…by Mágica Mistura

– Segundo tempo de Running.

Ufa! Segundo tempo de treino terminado.

S’imbora fazer a vida acontecer?

Banho gelado e depois labutar.

– Confie no seu talento.

Se você não acreditar em você mesmo, quem irá?

Uma reflexão:

– A ilusão de ótica da natureza!

Quantas árvores você consegue enxergar nessa fotografia?

Uma pura ilusão de ótica da natureza!

🌲📸👀 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #trees

– A Revolução do Bem pelos Focolares.

Chiara Lubich, fundadora do movimento católico “Focolares”, deixou esse dito:

A Nossa Revolução não consiste simplesmente em combater o mal, mas em fazer o bem”.

Correto! A Paz, o Bem e o Amor são maiores do que uma simples antítese.

bomba.jpg

– Um painel de flores.

Flores para embelezar a tela!

Registrar a Natureza é desestressar…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora

– A primeira rodada do Brasileirão começou mal com a arbitragem…

Seneme fez uma escala de árbitros eclética para o começo do Brasileirão. Teve novato, teve veterano e teve árbitro em “recuperação”.

Muitos não conheciam o principiante Yuri Elino, que apitou o jogo do Corinthians. Nesse ano, no Cariocão, foi razoável. Mas no Brasileirão 2023, foi muito mal… Para que não se credite ser “oportunismo” em criticá-lo agora, relembre o que ele fez de equívoco aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/08/06/analise-da-arbitragem-de-coritiba-0x1-red-bull-bragantino/

Outro novato, André Luíz Skettino Policarpo Bento, igualmente fraquejou. Para quem não viu (e justo no jogo do Flamengo, que move paixões), aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2024/04/14/os-lances-polemicos-de-atletico-goianiense-1×2-flamengo-e-de-novo-o-medo-de-se-expulsar-fagner/

Ao menos, a CBF foi criteriosa: colocou dois jovens inexperientes nos jogos dos dois times de mais torcida no Brasil…

Também teve veterano bobeando. Em Vasco x Grêmio, houve uma concussão, e a mudança na regra permite a substituição adicional para esses casos (uma 6ª substituição, falamos aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2024/04/11/as-novas-mudancas-das-regras-do-jogo-de-futebol-para-2024-2025/). Mas esqueceram disso lá… Flávio Rodrigues de Souza, eleito o melhor do Paulistão, bobeou. Já no Cruzeiro x Botafogo, igualmente houve uma concussão, e felizmente o árbitro lembrou.

Por fim, vimos a volta do Maguielson (aquele mesmo do Ceará x SPFC que deu uma baita confusão em 2022)… teve chance de novo (falamos aqui que era uma escala complicada: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2024/04/12/analise-pre-jogo-da-arbitragem-para-fluminense-x-red-bull-bragantino-3/) e acabou fazendo vistas grossas à infração cometida por Cano, aos 9m, em cima do goleiro Cleiton (talvez o árbitro não expulsou o jogador do Fluminense pois, atingido na nuca, colocou a mão na testa…)

A arbitragem é péssima. E os jogadores colaboram para o caos…

– Amanhecer abstrato!

Como hoje está nublado, aqui um clique abstrato de outra alvorada para o “bom dia”: uma nuvem diferente encobrindo o sol, observada da sacada de casa.

Cadê o amanhecer bonito que queremos?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#paisagem #inspiration #BragançaPaulista #sol #sun #landscapes #nuvens #clouds

– Os alimentos na prevenção da Próstata.

I CIBBI SALVA PRÓSTATA – alla ricerca del licopene Il ruolo degli antiossidanti è sempre più importante nella prevenzione di malattie, anche importanti. Quelli contenuti in …

Continua em: I CIBI SALVAPROSTATA

– Liturgia Diária de 15/04/2024.

Link abaixo:

Continua em: Liturgia Diária – 15/04/2024.

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 05h30 – Desperte, Jundiaí, bem nublada.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje:

– Nova Semana.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Vasco da Gama:

Para o confronto entre o Massa Bruta e o Gigante da Colina, a CBF escalou:

Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva – MG
Árbitro Assistente 1: Guilherme Dias Camilo – MG
Árbitro Assistente 2: Fernanda Kruger – MT
Quarto Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira – AL
Assessor de Arbitragem: Claydy Mary dos santos Ribeiro – SC
VAR: Charly Wendy Straub Deretti SC
AVAR1: Heltton Nunes – SC
AVAR2: Caio Max Augusto Viana – RN
Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro – MG

Zanovelli, ainda jovem, recebeu o escudo FIFA na saída de Ricardo Marques Ribeiro do quando internacional de árbitros. Sua escolhe se deu por ser de MG, já que o estado ficaria sem um árbitro FIFA. Mas sentiu o peso do escudo.

Foi ele quem marcou vários pênaltis bisonhos no Brasileirão 2023, inclusive um inexistente contra o Red Bull Bragantino diante do Grêmio (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/05/07/analise-da-arbitragem-de-gremio-3×3-red-bull-bragantino/). Depois, foi afastado pela lambança dos excessivos cartões em Bahia x Flamengo (compartilho aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/05/14/cabeca-de-arbitro-por-que-kanu-foi-expulso-no-lance-do-gabigol-em-bahia-2×3-flamengo/).

Em suma: é um árbitro que exagera nas marcações e nos cartões, e que está sendo trabalhado para melhorar técnica e disciplinarmente suas atuações. Veremos se consegue.

O detalhe da escala: é gente de todo Brasil virá para trabalhar, não? O quarto-árbitro vem de Alagoas para Bragança Paulista-SP. Não tinha outro mais próximo, para reduzir despesas?

Em tempo: a VAR Charly Wendy era árbitra até o ano passado. Está pronta para atuar em nova função na série A?

Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo do Red Bull Bragantino x Vasco da Gama pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/futeboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Leio Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quarta-Feira, 17/04, 19h00. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!